Banner oferecendo gratuitamente o guia do ensino híbrido, clique para baixar!

Há alguns meses, buscar por escolas com ensino a distância parecia algo impensável. Embora a implementação do EAD na educação básica não seja uma discussão recente, foi por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) que os alunos tiveram o primeiro contato com esse método de ensino.

Assim, usar a tecnologia para mediar o processo de ensino-aprendizagem foi a única solução para manter os alunos próximos dos estudos durante o período de isolamento.  

Ilustração mostrando uma sala de aula vazia, já que o ensino híbrido está sendo utilizado.

Ainda que as circunstâncias tenham levado as escolas a correrem contra o tempo para se ajustarem ao novo normal, a tecnologia se mostrou uma ferramenta extremamente importante para a produção do conhecimento.

Ensino básico a distância: um marco na educação 

Se por um lado as interações sociais são fundamentais para o ser humano, por outro, explorar os recursos online se mostrou cada vez mais necessário.

Como nos mostra o ensino híbrido, a mescla dos universos online e offline é capaz de tornar as aulas mais atrativas, aumentar a produtividade, despertar a curiosidade dos alunos e chamar atenção para a importância da aprendizagem extraclasse.

Além disso, o formato de ensino a distância prioriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais básicas para o aprendizado formal, como autonomia, senso de responsabilidade, paciência e concentração.

Tais habilidades são essenciais para os jovens do ensino médio, que se preparam para encarar os vestibulares. Não estamos andando de carro voador, mas a tecnologia entrou de vez na rotina educacional.

Banner oferecendo o e-book sobre avaliação no ensino híbrido. Clique para baixar

A nota do ENEM como referência para o ensino a distância

Já faz alguns que a nota do ENEM é usada como referência para avaliar a qualidade de ensino ofertado nas escolas.

De acordo com os dados do Melhor Escola, plataforma especializada em educação básica, estas foram as dez escolas com ensino a distância com melhor desempenho no último ENEM.

O ranqueamento foi feito a partir da média geral – soma das notas das cinco provas, incluindo a redação, dividida por cinco – obtida por cada escola.

Leia mais >> História de Sucesso: Como o TutorMundi ajudou o Colégio Fator na Pandemia

Ranking das melhores escolas no Enem 2019

1. Farias Brito Colégio de Aplicação

Nota Enem: 760.18 / Localização: Fortaleza – Ceará 

2- Ari de Sá Cavalcante (sede Mário Mamede Colégio)

Nota Enem 755.34 / Localização: Fortaleza – Ceará 

3- Colégio Bernoulli

Nota Enem 742.94 / Localização: Belo Horizonte – Minas Gerais

4- Objetivo Colégio Integrado

Nota Enem 740.77 / Localização: São Paulo – São Paulo

5- Fibonacci Colégio

Nota Enem 740.72 / Localização: Ipatinga – Minas Gerais 

6- Coleguium

Nota Enem 739.83 / Localização: Belo Horizonte – Minas Gerais 

7- Colégio Santo Antônio

Nota Enem 734.78 / Localização: Belo Horizonte – Minas Gerais 

8- Vital Brazil Colégio

Nota Enem 729.92 / Localização: São Paulo – São Paulo

9- Vertice Colegio (Unidade II)

Nota Enem 728.33 / Localização: São Paulo – São Paulo

10 – Instituto Dom Barreto

Nota Enem 727.84 / Localização: Teresina – Piauí

Olhar o desempenho das escolas de ensino médio nos anos anteriores será importante, nos próximos meses, para avaliar as escolas com ensino a distância.

Vale ressaltar que a qualidade de uma escola deve ser avaliada em diversos aspectos. Entretanto, os resultados dos vestibulares servirão como um indicativo das escolas que melhor souberam se adaptar às condições impostas pela pandemia.

Como as escolas com ensino a distância podem preparar os alunos do ensino médio?

A resposta para essa pergunta ainda não é certa. Certamente os efeitos da mudança no modo de fazer educação serão sentidos por bastante tempo. Porém, as escolas com ensino a distância podem usar algumas estratégias para auxiliar os alunos na preparação para os vestibulares. 

Simulação de ambiente de prova

Embora seja difícil fazer isso em casa, os alunos precisam se esforçar ao máximo para simular o ambiente de prova. A escola precisa reforçar a importância em escolher um ambiente tranquilo, livre de interrupções e distrações na hora de realizar o simulado, já que no dia da prova essas serão as condições.

Desenvolvimento de habilidades 

Como dissemos, o ensino a distância prioriza o desenvolvimento de habilidades como autonomia, senso de responsabilidade, paciência e concentração.

Nesse aspecto, é preciso fazer o aluno compreender que ele é o protagonista de seu processo de preparação. Ou seja, os resultados serão obtidos proporcionalmente ao seu próprio esforço. 

Assim, a escola desenvolve no aluno uma disciplina consciente que o faz se comprometer com os estudos porque é o que ele precisa fazer para alcançar seus objetivos, e não porque existe um professor monitorando suas atividades. 

Estímulo a autoavaliação

Associado ao desenvolvimento de habilidades, o ensino a distância também estimula a autoavaliação do aluno, que deverá perceber suas habilidades e pontos a serem melhorados durante os estudos.

Ao realizar o simulado em casa, o aluno deve se atentar aos pontos que interferem na sua performance: o tempo lhe causa nervosismo? O ambiente é tranquilo? Durante o simulado, ele é interrompido pelos familiares? Ele tem dificuldade de se concentrar? 

Embora o estudante deva fazer essa reflexão por conta própria, ele deve sempre contar com a escola para orientá-lo e ajudá-lo na busca por melhores resultados. 

Conclusão

Várias escolas que tem ensino a distância tiveram um excelente desempenho. Da mesma forma, a sua instituição também pode ter excelentes resultados.

Para ajudar nessa missão, nossos especialistas criaram o e-book “10 passos para a implementação do ensino hídrido”, baixe-o agora gratuitamente!