Banner com a capa do e-book de metodologias ativas sendo oferecido pelo TutorMundi para tornar mais efetivas as aulas da sala de aula invertida.

Sala de aula invertida, conhecida também como flipped classroom, é uma inovação no processo de aprendizagem.

Assim como o ensino on-line, que tem mudado como as pessoas se relacionam em um ambiente de aprendizagem, ela trás vários benefícios para o aluno.

Graças à eficiência do ensino on-line, a cada dia surgem melhores formas de trabalhar a educação, construindo processos, estruturas e ambientes mais eficientes para que o estudante possa aprender com motivação.

Então, a sala de aula invertida é um desses novos modelos.

Quer saber mais sobre essa nova metodologia ativa e como ela funciona? Então continue acompanhando o texto!

O que é a sala de aula invertida?

No modelo tradicional de ensino o docente, em uma aula expositiva, apresenta e comenta sobre a matéria no quadro. Em seguida, é enviada uma lição para casa a qual os alunos fazem sozinhos.

A sala de aula invertida é uma inversão da lógica do modelo. Os estudantes entendem os conceitos antes da aula.

Depois, na sala de aula com os demais, discutem o que aprenderam e tiram dúvidas sobre o conteúdo com a ajuda do professor.

Como a sala de aula invertida surgiu?

A primeira vez que essa metodologia foi aplicada foi em 1996, na Miami University (Ohio, EUA) durante uma disciplina de Microeconomia. 

A sala de aula invertida consolidou-se como uma das maiores tendências de educação dos últimos tempos, sendo uma modalidade do ensino híbrido.

Como a sala da aula invertida funciona na prática?

A ideia principal é que o aluno entenda a matéria através de recursos virtuais em casa e, na sala de aula, ele já entende o mínimo sobre assunto que será desenvolvido.

Dessa maneira, a sala de aula presencial passa a ser um local de troca entre professor e alunos para atividades em grupo e tirar as dúvidas acerca de algum assunto, por exemplo.

Ilustração mostrando duas garotas em uma sala de aula invertida, entendendo conceitos antes da aula.

Uma das principais preocupações ao aplicar essa metodologia é o aprendizado e contato com o conceito sem o acompanhamento do professor. Algumas ferramentas são especialmente relevantes nesse contexto, como a tutoria digital.

O serviço apoia o aprendizado dos estudantes em casa através de tutores disponíveis a qualquer momento, otimizando a prática e disponibilidade do professor na sala de aula presencial. 

Atividades para a casa

As atividades feitas em casa podem aumentar o acesso dos alunos aos professores, com lições em formato de vídeo criadas pelos professores remotamente, além das aulas presenciais em sala de aula. Segue alguns exemplos e ideias de atividades em casa:

Baixe gratuitamente nosso modelo de plano de aulas remotas!

Atividades para a sala

No modelo de sala de aula invertida, os alunos praticam sob a orientação do professor, enquanto acessam o conteúdo por conta própria, remotamente e nem sempre dentro da sala de aula.

Banner com a capa do e-book de metodologias ativas sendo oferecido pelo TutorMundi para tornar mais efetivas as aulas da sala de aula invertida.

Quais são os benefícios da sala de aula invertida para o aprendizado?

Veja, a seguir, os principais benefícios da sala de aula invertida!

Otimização de tempo: o professor, geralmente, gasta a maior parte do tempo explicando a matéria presencialmente. Na sala de aula invertida, como o aluno já tem um contato prévio com a matéria, o tempo de aula pode render mais;

Maior engajamento: os alunos, por terem de interagir entre si, participam mais das aulas e, consequentemente, o rendimento da turma aumenta;

Personalização da aprendizagem: a sala de aula invertida consegue abarcar várias ações pedagógicas nas quais os conteúdos atingem o estudante por meio de diferentes canais e ferramentas, logo, há uma personalização do processo da aprendizagem. A individualidade de cada aluno é considerada;

Aluno no papel de protagonista: o aluno se torna um agente bem mais responsável e ativo com o aprendizado, aprimorando seu engajamento nos conteúdos;

Flexibilidade de ensino: quando se inverte a sala de aula, diferentes modelos podem ser aplicados. Grupos de estudo, leitura silenciosa e desenvolvimento de projetos são alguns exemplos de como a aula em si é flexível.

Como a metodologia sala de aula invertida pode ser aplicada pelas escolas?

A aplicação desse modelo nas escolas exige mudanças na gestão, na prática do professor e na dinâmica da sala de aula.

Por esse motivo, é preciso que a gestão pedagógica oriente os professores quanto às formas de apresentarem o conteúdo aos alunos, como:

TutorMundi como auxiliar para a implementação da sala de aula invertida

O TutorMundi, aplicativo de tutoria digital, é uma excelente ferramenta para a implementação da sala de aula invertida em sua escola, isso porque ele garante acesso a um tutor para o aluno direto do celular.

Com atendimentos que ocorrem via chat por meio de textos, imagens, áudios e vídeos – sempre de acordo com a preferência do estudante – o aluno pode tirar todas as dúvidas quanto ao conteúdo em casa.

Além disso, o tutor também pode ajudá-lo fazendo um roteiro de estudos ou até simulando questões para que ele fixe bem o conteúdo antes da sala de aula presencial.

Dessa forma, com o auxilio do tutor a apenas um clique de distância, o aluno fica bem amparado e com isso os pais dificilmente reclamarão da implementação de novas metodologias como essa.

Veja como o Plus aprendizagens usou essa estratégia com o TutorMundi!

Como fazer o planejamento de aula invertida

Para o planejamento da sala de aula invertida, é importante pensar em materiais e atividades que permitiram os estudantes atingirem objetivos definidos para cada aula e desenvolvendo as habilidades contempladas nos currículos.

Por isso, preparamos um passo a passo para montar sua aula invertida:

  1. Habilidade da BNCC: Quais habilidades você pretende trabalhar com os alunos nessa aula ou itinerário formativo?
  2. Objetivo da aula: Quais objetivos específicos você quer desenvolver? Uso a taxonomia de bloom, considere usar verbos para aulas online.
  3. Avaliação: Liste quais critérios você usará para avaliar se os alunos atingiram seus objetivos

Etapa 1: Desafio

Elabore uma proposta que desperte a curiosidade dos alunos para início da aula. Faça uma breve introdução do assunto, explicado as atividades que serão realizadas e as informações que os alunos precisam saber até a próxima etapa.

Etapa 2: Pesquisa

Essa hora os alunos precisam buscar o conhecimento necessário para entender o básico sobre o assunto. Liste conteúdos onde os alunos possam fazer a pesquisa, mas deixe livre para pesquisarem da forma que acharem melhor.

Validação do conhecimento

Apresente as questões que precisam ser respondidas a partir do conhecimento adquirido na etapa de pesquisa. Use a criatividade, essa etapa pode ser feita em vídeos gravados e submetidos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Etapa 3: Atividade Principal

Procure trabalhar em grupos para engajar os alunos. As atividades podem ser apresentações, debates, vídeos, criação de blogs, entre outros.

Além disso, descreva de que forma você espera que os alunos apresentem o trabalho final. Seja uma apresentação via zoom para a classe toda ou uma submissão de um documento via AVA.

Etapa 4: Sistematização

Planeje o momento que os alunos chegarão as conclusões sobre o conteúdo. Pode ser uma videochamada ou aula presencial. É importante a mediação do professor para garantir o aprendizado. O feedback dos alunos é essencial para entender se a atividade foi efetiva.

Etapa 5: Aprofundamento

Em seguida, mostre como ou onde os alunos podem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. É importante uma visão sobre a complexidade não abordada nessa aula para despertar a curiosidade de quem se interessa pelo assunto. Sugira conteúdos para que possam se aprofundar.

Etapa 6: Avaliação

Então, é hora de aprender com essa aula. Essa avaliação é para entender se essa aula que você planejou foi produtiva. Escreva o que deu certo durante a atividade e o que deu errado. Pense em formas de contornar o que não ficou muito bom para as próximas.

Conclusão

Logo, a sala de aula invertida é uma forma bem interessante de dar autonomia para os estudantes, sendo também uma metodologia ativa de fácil aplicação.

Quer conhecer mais sobre como o TutorMundi pode te ajudar a implementá-la? Fale com a gente!

Fontes

STUDENTS HARNESS THE SKILL OF PREPAREDNESS THROUGH BLENDED LEARNING

The blended learning models that can help schools reopen