Ver categorias

TutorMundi e a BNCC

1 minutos de leitura

Impacto #

Conhecimento, habilidades e atitudes são os três pilares que levam ao desenvolvimento das competências que devem nortear todo o trabalho educacional. Entendemos que não basta ajustar oportunidades sem observar se as crianças e jovens chegam a pontos semelhantes no fim de sua trajetória escolar. Na educação básica, por exemplo, é fundamental analisar se estudantes de diferentes grupos raciais e socioeconômicos conseguem acessar a escola, permanecer nela e aprender em níveis semelhantes. Essa é a ideia de equidade de resultados.

A parceria entre o TutorMundi e as escolas visa, a curto prazo, contribuir para a diminuição das disparidades entre os estudantes, oferecendo uma oportunidade concreta de aprofundamento em seus estudos e nivelamento em relação às propostas curriculares.

A longo prazo, a implantação do TutorMundi contribui fortemente para promover oportunidades de um aprendizado significativo e voltado às necessidades de cada estudante, levando para o campo da ação a oportunidade de transformar vidas por meio da educação. Em amplo diálogo com as competências expressas pela BNCC, temos o intuito de que os alunos, ao longo dessa experiência, sejam capazes de:

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária e crítica.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas do conhecimento aplicadas à realidade do aluno.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, unindo o desenvolvimento tecnológico ao processo de construção do conhecimento.
  • Argumentar, com base em fatos, dados e informações científicas, a fim de formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitam entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Competências gerais e TutorMundi #

Segundo o próprio documento da BNCC, competência é definida como “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. Nesse contexto, podemos analisar o TutorMundi como fundamental para desenvolver as competências gerais da BNCC – por meio da interdisciplinaridade – como Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, cultura digital, autogestão, argumentação, dentre outras.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.