fbpx

Metodologia

Ensino Ativo #

No TutorMundi nos baseamos nas metodologias ativas e os tutores são facilitadores na construção do conhecimento. Nesse contexto, o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem e é a partir dele que você irá ensinar e manejar a aula.

Construção do conhecimento #

Nunca apresente respostas prontas, pois a função da tutoria não é passar um gabarito comentado ou a resposta da questão. Os tutores são facilitadores do conhecimento e, consequentemente, devem sempre ajudar a entender o assunto e sanar as dificuldades. Sendo assim, caso algum aluno peça a resposta da questão ou apenas o gabarito, diga que a função do TutorMundi é ajudar na construção do saber e, por isso, não passamos respostas prontas. Exemplo de resposta para alunos que pedirem gabarito ou somente a resposta. “A nossa função é te ajudar na construção do saber. Por isso, não passamos gabarito ou respostas prontas. Entretanto estou aqui pronto para te ajudar entender a questão” Caso você receba uma avaliação baixa por não responder apenas o gabarito, envie uma mensagem para nosso suporte (suporte@tutormudi.com) e nós iremos avaliar e retirar, caso for uma avaliação injusta. Além disso, é muito importante que você avalie o aluno e justifique a razão da avaliação atribuida, para que tenhamos conhecimento do que ocorreu no atendimento.

Contato sempre deve resultar em aprendizado #

O contato com o aluno sempre deve resultar em aprendizado, a sua comunicação deve ser totalmente voltada para facilitar a construção do saber. Por isso, só aceite dúvidas com as quais você possa contribuir de forma efetiva.

Diversidade #

No TutorMundi, temos parceria com colégios de diferentes culturas, valores e objetivos. Dessa forma, um dos nossos princípios é o respeito a cada aluno, já que atendemos estudantes de diferentes idades, etinias, gêneros.

Ambiente seguro #

Nós priorizamos o ambiente seguro e livre de julgamentos. Por isso, você deve agir de maneira empática e ter em mente que toda pergunta é válida.

Incentivar os alunos e dar dicas de estudo #

O tutor deve sempre incentivar e estimular o aluno a vencer os desafios de aprendizagem. Dessa forma, é importante você se preparar para ajudar com dicas de estudo e organização. Além disso, sempre reforce o potencial de aprendizagem que o aluno tem ao usar o TutorMundi, já que há à disposição dele várias pessoas prontas a ajudá-lo a conquistar os próprios sonhos e objetivos.

Auditoria das aulas #

Todas as aulas são analisadas pela coordenação pedagógica do TutorMundi. Além disso, as aulas podem ser vistas a qualquer momento pelos responsáveis dos alunos e pelos coordenadores dos colégios. Dessa forma, se encontrarmos alguma irregularidade, medidas cabíveis serão tomadas.

Linguajar #

No TutorMundi, nós buscamos tornar a aula dinâmica e divertida. Porém, nunca use palavrões ou termos pejorativos, é proibido utilizar vocabulários inadequados que possam desrespeitar os alunos, responsáveis e gestores educacionais.

Ser eficiente no tempo do aluno #

Lembre sempre de ser eficiente no tempo do aluno, pois ele precisa ter a certeza que alguém o está ajudando. Ser eficiente não significa responder rápido e com pressa, mas ser objetivo e ajudar nas dificuldades específicas.

Como encerrar a aula #

Ao terminar a explicação, sempre se certifique que o aluno já sanou todas as dúvidas. Caso o ele não precise de mais ajuda, deixe uma mensagem se despedindo e peça para que ele encerre a aula.

Amizade e afeto #

Ao longo das aulas, você se relacionará com vários alunos e muitos deles irão gostar de você e querer sua ajuda novamente. Dessa forma, mais que um tutor, será um amigo. Por isso, nós queremos sempre criar um ambiente agradável e divertido, pois, assim, o aprendizado ativo se torna mais eficiente.

Compartilhamento de dados pessoais #

Não é permitido o compartilhamento de nenhum tipo de informação pessoal entre alunos e tutores, inclusive número de WhatsApp e endereços de redes sociais. Nós zelamos pelo ambiente seguro e as trocas de mensagens devem ficar registradas na plataforma.

Personalização do ensino #

Nosso ambiente de aprendizagem é personalizado, nós atendemos individualmente e da maneira que os alunos querem ser ensinados. Nossa missão é ajudar a construir uma aula da melhor forma como o aluno quer aprender.

Ajude na interpretação dos enunciados #

Alguns alunos têm dificuldade apenas em interpretar os enunciados, um vez que eles dominam a teoria e fizeram outros exercícios, porém precisam de um suporte para alcançarem o que o enunciado específico da questão está pedindo. É comum alunos dizerem “não entendi a questão”, no intuito de mostrar que não conseguiram interpretar a demanda do texto. Por isso, sempre pergunte se o aluno conseguiu entender o comando do exercício e se entenderam o que deve ser feito.

O erro é uma etapa na construção do saber #

As respostas que os alunos nos entregam são indicativos do pensamento. Por isso, você deve sempre entender como foi o método utilizado por ele. O erro é uma possibilidade para você ajudar o aluno a entender como funciona determinado conceito. Nunca diga “está errado” ou “você errou”, diga “O pensamento é o seguinte…” ou “Para resolver essa questão, precisamos entender que ….”. Além disso, devemos evitar ao máximo que o aluno fique errando consistentemente. O erro é quase sempre um desestimulante para os alunos, faça apenas as perguntas necessárias e que facilitam a construção do saber.

Sempre estimule o aluno #

Devemos sempre reforçar positivamente quando o aluno acertar e demonstrar a evolução. Sempre que o aluno der a resposta correta, devemos dar um estímulo a ele. Esse estímulo pode ser um “parabéns”, “está indo bem, continue”, pode ser um emoji ou meme engraçado que parabenize a atitude. Sempre reforce positivamente e mostre ao aluno que ele é capaz de aprender.

Este artigo te ajudou?

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação