Garantir que os estudantes tenham uma excelente experiência educacional é essencial para o sucesso das escolas particulares, pois ela faz parte do marketing educacional da escola.

Quando a experiência do aluno é satisfatória, ele se mantém fiel à escola e ainda faz propaganda para os colegas.

Por isso, é muito importante garantir uma boa experiência educacional. Veja 5 formas de melhorar a satisfação dos alunos em sua escola neste artigo! Boa leitura.

Banner oferecendo gratuitamente o guia de campanha de matrículas. Clique para baixar

O que é experiência educacional?

Experiência educacional envolve tudo o que o aluno vivencia na escola e qual a visão deles sobre elas.

Por exemplo, se na escola não são servidos lanches gostosos na cantina, o aluno tem uma experiência ruim na instituição, o que leva a uma baixa satisfação escolar neste quesito. 

Outra situação para exemplificar é quando o aluno tem um excelente professor que dá uma aula dinâmica e divertida, o que faz com que ele tenha uma experiência educacional positiva.

Assim, tudo na escola pode influenciar positivamente ou negativamente essa experiência e, se ela estiver muito baixa, a tendência é que o aluno mude de escola.

Por outro lado, quanto mais positiva for a experiência educacional, maior a probabilidade de os alunos permanecerem na escola e, possivelmente, indicarem a instituição para amigos e familiares. 

Portanto, é importante que as escolas se esforcem para melhorar a experiência educacional dos alunos, a fim de gerar mais matrículas e, consequentemente, mais sucesso financeiro.

Como a satisfação escolar influencia o aprendizado?

A satisfação do aluno influencia diretamente na felicidade que ele sente ao ir para a escola e ao estudar, e um estudante feliz aprende melhor!

Quando os alunos se sentem motivados e engajados em seu ambiente escolar, eles tendem a se concentrar mais em suas aulas e a se envolver mais em suas atividades acadêmicas. 

Eles também podem ser mais propensos a buscar oportunidades de aprendizado fora da sala de aula, como participar de atividades extracurriculares ou projetos da escola.

Quando o aluno está satisfeito com a instituição, ele sente segurança para procurar ajuda quando necessário e sente confiança que a direção escolar está proporcionando tudo que ele precisa para se desenvolver.

Logo, uma boa experiência educacional vai ajudar o aluno a ter um melhor desempenho acadêmico e, consequentemente, trazer mais resultados para a escola.

Veja como dinamizar o ensino com nosso guia de metodologias ativas! Clique para baixar! 👈

Como usar a experiência educacional como estratégia de marketing

Quando você tem alunos satisfeitos com sua escola, você pode utilizar essa experiência positiva como recurso de marketing educacional. Veja 3 formas possíveis a seguir:

Indicação

Quando um estudante tem uma experiência educacional positiva, ele possivelmente vai querer compartilhar com os colegas para que eles estudem na mesma escola que ele.

Por isso, garantir a satisfação do aluno faz com que ele apresente o colégio a outros jovens, ajudando na aquisição de novas matrículas através da indicação.

Essa estratégia ainda pode ser potencializada caso a escola ofereça algum tipo de brinde ou desconto para os estudantes que indicarem mais colegas, por exemplo:

Para esses brindes, é interessante estar atento às modas e às preferências dos seus alunos, você pode presentear qualquer coisa que esteja de acordo com as diretrizes da escola e seja atrativa.

Além disso, descontos nas mensalidades, embora não sejam tão atrativos aos estudantes, farão brilhar os olhos dos pais, o que os fará apresentar a escola para seus amigos. 

Depoimentos

Um aluno que teve uma boa experiência educacional vai estar disposto a comunicar isso aos outros. Neste caso, você pode coletar depoimentos desses alunos para divulgação na mídia e na sua campanha de matrículas.

Redes sociais

Um estudante com alto nível de satisfação escolar vai compartilhar o quanto sua escola é ótima das redes sociais. 

Seja com um twitter ou seja com uma publicação no tik tok mostrando o quanto a escola é legal, sua instituição estará sendo divulgada e pode ter um impacto gigante.

Para estimular isso, é possível criar campanhas com os alunos, por exemplo, que o vídeo com mais visualizações será premiado.

Mas, para que tudo isso funcione bem é preciso primeiro garantir uma boa experiência educacional! Veja como a seguir.

5 formas de melhorar a experiência do aluno

Melhorar a experiência do aluno não é uma tarefa difícil, pois pequenas atitudes já podem fazer a diferença para alegrar o estudante.

Entretanto, é preciso focar em coisas que possam produzir resultados duradouros e não apenas momentâneos.

Por isso, separamos 5 dicas para você abaixo!

Pesquisa de satisfação do aluno

Pesquisas de satisfação do aluno são excelentes formas de identificar o que precisa ser melhorado em sua escola.

Por exemplo, com elas é possível perceber que atitudes simples podem fazer toda a diferença para a experiência educacional dos alunos, como colocar uma cortina mais escura na sala de aula.

Algumas perguntas possíveis para um modelo de questionário de satisfação do aluno são:

Dessa forma, é possível trabalhar diretamente nessas dores dos alunos a fim de melhorar a experiência educacional.

Dinâmicas de acolhimento

Essas dinâmicas de acolhimento para melhorar a experiência do aluno não são apenas aquelas brincadeiras que são feitas no primeiro dia de aula, mas algo sistemático para fazer com que os alunos sempre se sintam amados.

Para isso, é importante:

Atitudes como essas e outras mais podem fazer com que o aluno sinta que a escola é um ambiente muito gostoso de estar, melhorando a experiência educacional do estudante.

Investimentos em infraestrutura

Muitas escolas relutam em fazer isso, mas essa é uma das atividades mais importantes para proporcionar satisfação escolar.

Essas são apenas algumas das várias atitudes que podem ser tomadas para melhorar a infraestrutura escolar, que, muitas vezes, podem ser feitas com custos baixos, ainda mais em comparação com o retorno que isso traz. 

Personalização do ensino

Um ensino personalizado garante uma maior satisfação do aluno. Isso porque o estudante irá aprender de forma contextualizada, no ritmo dele e da forma que ele prefere, o que proporciona uma excelente experiência educacional.

Além disso, as notas e o desempenho também melhoram com essa estratégia.

Personalizar o ensino é uma forma de mostrar aos estudantes que a escola tem interesse em suas individualidades e não apenas na massa de alunos.

Isso mostra ao estudante que a instituição busca proporcionar o melhor para ele da forma que funciona para ele.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

São algumas formas de personalizar o ensino:

Entre as várias formas de personalizar o ensino, a Tutoria online é uma das mais fáceis de aplicar e que proporciona excelentes resultados. Entenda mais sobre ela a seguir!

Tutoria online

A tutoria online é uma excelente ferramenta para melhorar a experiência educacional do estudante, porque ele vai sentir que sempre há alguém disposto a ajudá-lo nas suas dúvidas e necessidades.

Com a tutoria online o estudante consegue acessar um tutor de qualquer lugar e hora, direto do celular, o que faz com que ele não carregue as dúvidas durante sua jornada escolar.

Ela traz benefícios como:

No TutorMundi, aplicativo de tutoria online, os estudantes têm acesso na hora – sem nenhum tipo de agendamento – a tutores das melhores universidades do Brasil.

Os atendimentos acontecem via chat, com a possibilidade de envio de áudios, imagens, vídeos e gifs, assim como no whatsapp, o que permite que alunos tímidos se sintam mais à vontade.

Veja como funciona uma aula no TutorMundi! Clique aqui 😉

Assim, com esse tipo de acompanhamento, a experiência educacional do aluno é mais positiva, já que ele sente que a escola está com ele o tempo todo.

Conheça mais sobre o TutorMundi em seguida!

Como o TutorMundi contribui para a melhora da experiência educacional

Com o TutorMundi, a escola tem diversos benefícios e há uma melhora considerável na satisfação do aluno por alguns motivos:

Otimização dos plantões de dúvidas

Em uma pesquisa realizada em 2020, foi mostrado que boa parte dos estudantes não estão satisfeitos com os plantões de dúvidas por alguns motivos:

Isso faz com que os alunos se sintam sozinhos na sua jornada educacional. 

Entretanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com a tutoria online, pois utilizando o TutorMundi o aluno:

Como um plantão de dúvidas pode gerar uma má experiência educacionalImagem msotrando como o TutorMundi melhora o plantão de dúvidas

Acompanhamento pedagógico

No TutorMundi, todos os atendimentos ficam registrados, o que permite à coordenação, aos pais e aos professores acessarem e entenderem coisas como:

Relatório de acompanhamento pedagógico do TutorMundi. Ele apresenta os alunos que mais utilizaram, as dúvidas mais frequentes, as matérias mais requisitadas e o tempo gasto nelas.
Neste modelo, o mais requisitado é matemática.

Isso permite um acompanhamento pedagógico de perto, facilitando também para executar intervenções pedagógicas quando necessário.

Além disso, há também a matéria “orientação de estudos” em que o estudante consegue ter um acompanhamento semanal de perto sobre como estudar.

Nessa disciplina, o tutor organiza cronogramas de estudo para os alunos diários e mensais. Além disso, também dá listas com as coisas mais requeridas no vestibular desejado pelo aluno.

Planilha de orientação de estudos com acompanhamento semanal

Facilitação do processo de estudo

Os tutores não tiram apenas dúvidas, mas ajudam com trabalhos, aprofundamento de conteúdos e até mesmo em matérias que o aluno não tiver estudado ainda caso o estudante solicite.

Dessa forma, o aluno tem alguém para ajudá-lo o tempo todo, o que facilita o seu processo de estudo.

Faça um tour em vídeo pelo TutorMundi! Clique aqui 😍

Conclusão

Garantir uma boa experiência educacional é crucial para que a escola particular tenha sucesso, tanto financeiro como acadêmico.

Por isso, é importante investir para que a experiência do aluno seja a melhor possível, e uma forma interessante de fazer isso é com o TutorMundi.

Quer entender melhor como fazer? Converse com a gente sem compromisso!