Os jogos sempre foram uma forma de entretenimento muito popular, mas você já se perguntou como eles podem ser utilizados na educação? Com o avanço da tecnologia, a gamificação tem se mostrado uma ferramenta poderosa para o ensino, permitindo que alunos aprendam de forma mais lúdica e interativa. 

Neste artigo, vamos explorar 9 games na educação! Boa leitura.

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Por que usar games na educação?

De acordo com o livro “Games em educação – como os nativos digitais aprendem”, de João Mattar, os jogos podem ser utilizados na educação por diversos motivos. 

Primeiro, eles oferecem uma forma de aprendizagem mais lúdica e interativa, o que aumenta a motivação dos alunos. 

Segundo, jogos podem ser utilizados para simular situações do mundo real, permitindo que os alunos aprendam de forma prática. 

Terceiro, jogos podem ser utilizados para avaliar o desempenho dos alunos de forma mais precisa e objetiva.

Por último, essa geração de estudantes é chamada de “nativos digitais”, ou seja, eles já nascem sabendo lidar com a tecnologia, por isso, ensinar usando jogos é uma forma de proporcionar um ensino contextualizado.

Por isso, a gamificação na educação tem se mostrado uma tendência cada vez mais forte, e é importante explorar todas as possibilidades que os jogos podem oferecer para aprimorar a aprendizagem dos alunos.

Como usar jogos na educação?

Existem diversas formas de utilizar games na educação, vamos abordar algumas delas em seguida:

Jogos na educação manuais

Primeiramente, deve-se ter em mente que nem todo jogo é e precisa ser tecnológico. 

Ou seja, games na educação podem ser jogos de tabuleiro, de cartas, de memória ou até mesmo jogos desenvolvidos pelos professores.

Logo, se o professor cria um jogo de tabuleiro para ensinar algo aos seus alunos em sala, ele está utilizando games na educação também.

Veja a seguir algumas ideias de jogos em sala de aula:

  • RPG de mesa, fazendo com que os alunos simulem a vida de personagens da Idade Média, por exemplo, em que eles precisem escolher qual parte do feudo vão viver e como vão sobreviver; 
  • Perguntas e respostas, no estilo de PERFIL por exemplo;
  • Imagem e ação com temas estudados na tarefa;
  • Detetive, em que precisam descobrir quem, com o que e onde de acordo com o conteúdo estudado.

É claro, elaborar esses jogos em sala de aula dá um certo trabalho, mas a alegria dos alunos ao jogarem esses games na educação é recompensadora.

Jogos educativos

Outra forma de utilizar games na educação é usar jogos educativos.

Diversas plataformas disponibilizam esses games, como:

  • Wordwall;
  • Quizizz;
  • Flippity;
  • EducaPlay;
  • UFBA
  • Escola Games e mais.

Esse jogos são desenvolvidos com o propósito educacional, portanto, normalmente serão mais simples.

Existem também jogos mais complexos desenvolvidos com propósito educacional, como:

Capoeira Legends

Capoeira Legends é um jogo sobre capoeira criado e produzido pela Donsoft Entertainment do Brasil, com a consultoria da Escola de Capoeira Água de Beber e Mestre Vuê.

O objetivo do jogo, além de entreter, é valorizar a cultura e história afro.

McDonalds Videogame

Este game educativo ensina o estudante a lidar com uma grande empresa e como fazê-la lucrar.

Para o sucesso, o estudante precisa fazer escolhas que envolvem ética, sendo uma boa forma de analisar o sistema capitalista.

Você pode jogá-lo gratuitamente aqui.

Scratch

O Scratch é uma plataforma de programação visual em que os estudantes podem aprender a programarem os seus próprios jogos ou jogarem os de outros.

Um exemplo de jogo educativo feito no scratch é o Naruto da Redação, em que o estudante aprende as estratégias argumentativas. 

Jogo Naruto da Redação como um game na educação

Outro nessa mesma plataforma é o Resident Evil do Português, em que o aluno precisa mostrar quais são as “palavras-zumbi” para se livrar do “bad ending”.

Você pode encontrar esses games e mais o “Among us da redação” neste link.

Uso de jogos convencionais

Nesta última forma de usar jogos na educação, os jogos criados para entretenimento mesmo são utilizados na escola para ensinar alguma coisa.

Dessa forma, mesmo que o jogo seja educativo, é possível utilizar o game na educação. Veja como em seguida!

9 games para usar na educação

Para utilizar games na educação, se eles forem convencionais como os que mostraremos abaixo, verifique a classificação indicativa ou cuide para deixar de fora as partes que os pais podem considerar sensíveis.

1 Assassin’s creed

Por mais que o nome possa assustar os pais ou professores ao se pensar na violência, o jogo apresenta um contexto histórico muito fiel e pode ser utilizado nas aulas de história.

O jogo tem cenários tão realistas que até cogitaram usar o 3D do jogo para a reconstrução da catedral de Notre Dame na França.

A ideia do game envolve “reviver” memórias do passado, o que permite que o aluno visite momentos chave da história, como a revolução francesa por exemplo.

Além disso, existe o modo Discovery Tour que permite ao professor e estudantes explorarem o cenário com explicações históricas feitas pelos personagens não jogáveis (e sem violência).

No Assassin’s Creed em que é possível explorar a Grécia antiga, por exemplo, o aluno consegue entender a história das Olimpíadas como uma das atividades do game.

Entretanto, um dos pontos negativos de jogos com gráficos mais elaborados como o Assassin’s Creed é a necessidade de possuir um console ou computador com configurações mais avançadas para que seja possível rodar o jogo.

Assassin's creed como um game na educação

2 The Last of Us

The last of Us é o game com uma narrativa fantástica envolvendo questões éticas e filosóficas, sendo, portanto, um jogo perfeito para o uso nas aulas de filosofia, sociologia e até mesmo de socioemocional.

Isso porque a parte psicológica do jogo foi muito bem trabalhada, em que profissionais como psicólogos e psiquiatras fizeram consultorias para a construção da personalidade dos personagens.

As pessoas no mundo pós-apocalíptico de The Last of Us passam por problemas emocionais como:

  • Crises de ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT);
  • Fobia social e mais.

Além disso, especialmente no fim do game, há escolhas éticas que são verdadeiros dilemas morais, fazendo do game uma excelente forma de se debater assuntos da filosofia como:

  • Ética e Moral;
  • Contrato social;
  • Natureza humana;
  • Papel da sociedade e mais.

Por isso, The Last of Us é um jogo convencional que certamente pode ser um game na educação.

3 Minecraft

Certamente, Minecraft não poderia ficar fora da lista de games na educação.

Embora seja um jogo não educativo, ele conta com uma versão educativa que pode ser adquirida pelas escolas que é o “Minecraft education”.

Entretanto, mesmo na versão normal, é possível utilizar o game na educação. 

No jogo normal, dá para desenvolver atividades de:

  • Geografia: como o estudo das pedras, em que o aluno tem que encontrá-las, por exemplo, diamante sempre mais ao fundo e perto de locais em que houve lava. Além disso, o processo para utilizá-las também.
  • Biologia: com a exploração dos diversos biomas e animais em cada um deles.
  • Arte: usando a criatividade para construção de quaisquer coisas que desejar.
  • Matemática: especialmente lógica e programação dentro do game.

Outra vantagem é que, diferente dos outros dois games apresentados anteriormente, no Minecraft é possível fazer com que todos os alunos entrem no game juntos, podendo dividi-los em equipes. 

Assim, um caça ao tesouro em um mundo aberto como no desse jogo se torna uma excelente forma de utilizar o game na educação.

Imagem do Minecraft como um game na educação

4 Age of empires

Age of Empires é um jogo de estratégia em tempo real que pode ser utilizado como uma ferramenta educacional para ensinar tópicos relacionados à história e à geografia. 

O jogo permite que os jogadores construam e gerenciem civilizações antigas, desde a Idade da Pedra até a Idade Média.

Com isso, os alunos aprendem sobre diferentes culturas, como egípcios, babilônios e gregos, e explorar como essas culturas se desenvolveram ao longo do tempo através de suas batalhas.

Os jogadores devem gerenciar seus recursos e tomar decisões estratégicas sobre como alocar seus trabalhadores e militares, desenvolvendo o pensamento rápido e a habilidade de lidar com recursos.

Eles também devem lidar com eventos aleatórios, como ataques de inimigos ou desastres naturais, o que requer pensamento rápido e adaptabilidade.

Além disso, o jogo também apresenta gráficos e animações impressionantes que podem ajudar a tornar a história e a geografia mais interessantes e acessíveis para os alunos.

Age of empires como um game na educação

5 Tomb Raider

Tomb Raider é uma série de jogos eletrônicos que tem como protagonista a exploradora e arqueóloga Lara Croft. Desde o seu lançamento em 1996, a série tem sido um sucesso de vendas e uma referência no mundo dos jogos eletrônicos. 

Os jogos combinam elementos da arqueologia, história e geografia com quebra-cabeça. Ou seja, não é fácil chegar até os artefatos desejados para o término das missões.

Os jogos da série Tomb Raider se passam em vários locais recheados de história, desde a Grécia Antiga até a América Latina, em que é possível explorar elementos da cultura maia, por exemplo.

Ao jogar esses jogos, os alunos podem aprender sobre a história dessas civilizações. A jogabilidade e a ambientação dos jogos ajudam a tornar o aprendizado mais interessante e envolvente.

Além disso, para solucionar os puzzles (quebra-cabeça) é preciso pensar e usar a criatividade, auxiliando no desenvolvimento lógico e de reflexão.

Os games da nova geração trabalham também questões emocionais e há uma construção no caráter da protagonista.

Tomb Raider como um game na educação

6 It takes two

O jogo “It Takes 2” pode ser utilizado como uma ferramenta educacional para o ensino de trabalho em equipe e resolução de problemas. 

É um jogo cooperativo que requer que dois jogadores trabalhem juntos para superar os desafios apresentados.

Além disso, a ambientação do jogo é mais infantil, não tendo coisas como violência e tiros.

Os professores podem utilizar o jogo em sala de aula para ensinar habilidades de colaboração e comunicação, especialmente porque a temática envolve uma questão de divórcio e mostra como o poder do diálogo pode reparar relacionamentos.

Os alunos podem ser divididos em duplas e trabalhar juntos para completar o jogo, se houver apenas um console disponível, pode-se usar a antiga estratégia de “morreu passa a vez”.

Isso vai ajudá-los a desenvolver habilidades de resolução de problemas, bem como a aprender a trabalhar em equipe.

7 The sims

The Sims é um jogo popular de simulação de vida que pode ser utilizado na educação de diversas maneiras. 

Ele pode ser usado para ensinar habilidades como:

  • gerenciamento de tempo; 
  • planejamento financeiro; 
  • resolução de problemas;
  • tomada de decisões;
  • construção de relacionamentos;
  • comunicação eficaz. 

Como ele tem também uma diversidade de ações e objetos, pode ser utilizado para ensinar verbos e palavras para os estudantes menores.

Além disso, se colocado em inglês, pode ser uma excelente ferramenta de ensino de inglês para os alunos.

The sims como um game para ser utilizado na educação

8 SimCity

SimCity é um jogo de simulação de cidade. Você é o prefeito e precisa fazer a cidade crescer e funcionar.

Para fazer isso, os jogadores precisam entender a geografia da cidade. Eles precisam saber onde colocar estradas, parques, escolas e outras instalações para que a cidade funcione de maneira eficiente. 

Em suma, eles têm que lidar com o planejamento urbano e vão ver que não é fácil fazer esse gerenciamento.

O game também ensina conceitos importantes de economia. Os jogadores precisam gerenciar o orçamento da cidade e decidir onde gastar o dinheiro e equilibrar as contas.

Além disso, o SimCity também pode ensinar importantes conceitos de cidadania. Os jogadores precisam tomar decisões que afetam a vida dos cidadãos da cidade virtual. 

Eles precisam decidir onde construir escolas, hospitais e outras instalações para atender às necessidades da cidade, bem como socorrer os cidadãos em calamidades.

Isso ensina aos alunos a importância da responsabilidade cívica e da tomada de decisões informadas.

SimCity como um game na educação

9 Planet Zoo

O Planet Zoo é um jogo de simulação de gerenciamento de zoológicos que pode ser usado como uma ferramenta educacional, pois fornece informações detalhadas sobre os animais e suas características.

O Planet Zoo apresenta uma grande variedade de animais, cada um com características únicas. Os jogadores podem aprender sobre o habitat natural de cada animal, seus hábitos alimentares e comportamentais, além de informações sobre sua conservação. 

Além disso, ele é um jogo de gerenciamento de negócios. Por isso, os jogadores precisam tomar decisões para administrar seu zoológico. 

Por último, o Planet Zoo apresenta vários desafios para os jogadores, como a necessidade de manter o ambiente limpo e saudável para os animais. 

Os jogadores precisam gerenciar a água, o lixo e a poluição para manter o ambiente saudável para os animais.

Conclusão

Os games na educação são poderosas ferramentas para o ensino. Experimente utilizar em sua escola!
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Referências

Games em educação: como os nativos digitais aprendem (João Mattar)