Banner oferecendo gratuitamente o guia das metodologias ativas para a escola. Clique para baixar.

A aprendizagem criativa é uma abordagem que trabalha o processo de exploração criativa de conhecimentos e que tem objetivos pedagógicos concretos.

É uma metodologia que tem como base as metodologias ativas, por colocar o aluno no centro do processo.

Ela foi desenvolvida pelo matemático Seymour Papert e tem despertado nos alunos as atitudes de autonomia, interação, senso crítico e criatividade.

As habilidades conquistadas são devido à dedicação que acontece através do interesse e engajamento pelo projeto. Esse projeto se concretiza por interferência dos conhecimentos teóricos e das realizações práticas.

Quer conhecer a aprendizagem criativa e saber como ela pode transformar o aprendizado dos seus alunos? Continue lendo este artigo!

Ilustração mostrando uma moça preenchendo um quebra-cabeça para simbolizar a aprendizagem criativa.

Confira também >> Guia das Metodologias Ativas para escolas 

Conheça os 4 Ps da aprendizagem criativa

A Aprendizagem criativa é realizada por um processo conhecido como Espiral da Aprendizagem Criativa, em que compreende os 4 Ps. Entenda os seus significados: 

Veja como aplicar a aprendizagem criativa na sua escola

Implementar a Aprendizagem criativa utilizando os 4 Ps na sua escola, vai transformar o processo de ensino aprendizagem e formar alunos comprometidos e estratégicos na construção das novas competências, habilidades e de transformação no meio social.

Conheça algumas dicas para colocá-la em prática na sua escola.

1.    Incentive o planejamento das ideias

Os educadores devem inserir em suas aulas a exploração da criatividade, oferecendo diversos materiais, como papéis, tintas, fios, caixas, garrafas pet e outros objetos.

Intencionalmente, os materiais são escolhidos segundo os seus objetivos de ensino. É interessante que a construção apresente certo grau de dificuldade para induzir os alunos, ainda mais, a um planejamento eficiente.

No final da atividade, compartilhar com os colegas as facilidades e dificuldades da criação.

2.    Ofereça os recursos necessários

O objetivo da Aprendizagem criativa é potencializar o raciocínio no momento de formar ideias, por isso, o grupo de alunos deve ter em mãos o número suficiente de materiais para que, a partir deles, possam planejar juntos, criar e recriar ideias.

A intenção é despertar as diversas funcionalidades dos objetos para concluir a construção planejada, como por exemplo, ao construir um carro, as tampinhas de refrigerante podem ser colocadas como roda etc.

3.    Trabalhe conceitos referentes ao processo de criação

É importante o educador motivar os seus alunos sobre a importância de ser uma pessoa criativa e competente.

A Aprendizagem criativa relata que os alunos realizem suas inovações a partir de experiências práticas e concretas.

Essa tomada de decisão imediata do educando, desperta o senso de aprender a tomar decisões rápidas, corretas e eficientes.

Adquirir esse tipo de habilidade tornará o aluno um adulto maduro e apto para atuar com estratégias positivas em diversas situações da vida.

Baixe gratuitamente nosso Guia das Metodologias Ativas para escolas 😍

Tipos de aprendizado criativo para a sala de aula

Uma maneira eficaz de mensurar os resultados do ensino-aprendizagem, tendo como metodologia a aprendizagem criativa, é elaborar projetos e feiras para o público escolar e pais, em que os próprios alunos constroem os objetos que serão demonstrados.

Na tabela a seguir, listamos alguns tipos de aprendizado criativo para usar em atividades.

Questões hipotéticasQuestões que contém cenários hipotéticos
AnáliseQuebrar o conhecimento em partes
AnalogiaExplicar o conteúdo usando analogias
DebatePedir para o estudante defender o seu ponto com argumentos
StorytellingTransformar o conteúdo em uma história
5 PorquêsEncontrar a causa raiz ao perguntando o porquê 5 vezes em sucessão

Conclusão

Usar o processo criativo para aprender conteúdos diversos pode ser uma maneira de estimular os estudantes a ser mais ativos na sua própria educação.

Tente aplicar estes conceitos nas atividades que planeja para sua aula e veja como seus alunos se comportam, fazendo adaptações de acordo com o seu contexto.

Baixe também nosso guia das metodologias ativas e estimule a criatividade de seus alunos!