aprendizagem criativa

Como a aprendizagem criativa melhora a sua aula

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

A aprendizagem criativa é uma abordagem que trabalha o processo de exploração criativa de conhecimentos e que tem objetivos pedagógicos concretos.

É uma metodologia que tem como base as metodologias ativas, por colocar o aluno no centro do processo.

Ela foi desenvolvida pelo matemático Seymour Papert e tem despertado nos alunos as atitudes de autonomia, interação, senso crítico e criatividade.

As habilidades conquistadas são devido à dedicação que acontece através do interesse e engajamento pelo projeto. Esse projeto se concretiza por interferência dos conhecimentos teóricos e das realizações práticas.

Quer conhecer a Aprendizagem criativa e saber como ela pode transformar o aprendizado dos seus alunos? Continue lendo este artigo!

aprendizagem criativa

Conheça os 4 Ps da aprendizagem criativa

A Aprendizagem criativa é realizada por um processo conhecido como Espiral da Aprendizagem Criativa, em que compreende os 4 Ps. Entenda os seus significados: 

  • Projetos: para que o processo de aprendizagem alcance seus resultados é importante que o educando estabeleça um projeto. Nele, o aluno vai planejar e executar os seus objetivos. Esse objetivo deve ser segundo as suas ideias;
  • Parcerias: o compartilhamento de ideias e a construção de trabalhos colaborativos são determinantes para que a aprendizagem criativa se realize de forma enriquecedora;
  • Paixão: a paixão é um ponto indispensável para a aprendizagem criativa, pois os alunos devem construir seu projeto por meio das suas afinidades (do que gosta de fazer);
  • Pensar e compartilhar: Esse P é junção de todos os outros. Quando o aluno trabalha de forma lúdica e criativa, há um despertar de novas ideias e realizações de trabalhos além do esperado.

Veja como aplicar a aprendizagem criativa na sua escola

Implementar a Aprendizagem criativa utilizando os 4 Ps na sua escola, vai transformar o processo de ensino aprendizagem e formar alunos comprometidos e estratégicos na construção das novas competências, habilidades e de transformação no meio social.

Conheça algumas dicas para colocá-la em prática na sua escola.

1.    Incentive o planejamento das ideias

Os educadores devem inserir em suas aulas a exploração da criatividade, oferecendo diversos materiais, como papéis, tintas, fios, caixas, garrafas pet e outros objetos.

Intencionalmente, os materiais são escolhidos segundo os seus objetivos de ensino. É interessante que a construção apresente certo grau de dificuldade para induzir os alunos, ainda mais, a um planejamento eficiente.

No final da atividade, compartilhar com os colegas as facilidades e dificuldades da criação.

2.    Ofereça os recursos necessários

O objetivo da Aprendizagem criativa é potencializar o raciocínio no momento de formar ideias, por isso, o grupo de alunos deve ter em mãos o número suficiente de materiais para que, a partir deles, possam planejar juntos, criar e recriar ideias.

A intenção é despertar as diversas funcionalidades dos objetos para concluir a construção planejada, como por exemplo, ao construir um carro, as tampinhas de refrigerante podem ser colocadas como roda etc.

3.    Trabalhe conceitos referentes ao processo de criação

É importante o educador motivar os seus alunos sobre a importância de ser uma pessoa criativa e competente.

A Aprendizagem criativa relata que os alunos realizem suas inovações a partir de experiências práticas e concretas.

Essa tomada de decisão imediata do educando, desperta o senso de aprender a tomar decisões rápidas, corretas e eficientes.

Adquirir esse tipo de habilidade tornará o aluno um adulto maduro e apto para atuar com estratégias positivas em diversas situações da vida.

Leia também: Aprendizagem baseada em problemas: o que você precisa saber

Tipos de aprendizado criativo para a sala de aula

Uma maneira eficaz de mensurar os resultados do ensino-aprendizagem, tendo como metodologia a aprendizagem criativa, é elaborar projetos e feiras para o público escolar e pais, em que os próprios alunos constroem os objetos que serão demonstrados.

Na tabela a seguir, listamos alguns tipos de aprendizado criativo para usar em atividades.

Questões hipotéticasQuestões que contém cenários hipotéticos
AnáliseQuebrar o conhecimento em partes
AnalogiaExplicar o conteúdo usando analogias
DebatePedir para o estudante defender o seu ponto com argumentos
StorytellingTransformar o conteúdo em uma história
5 PorquêsEncontrar a causa raiz ao perguntando o porque 5 vezes em sucessão

Usar o processo criativo para aprender conteúdos diversos pode ser uma maneira de estimular os estudantes a ser mais ativos na sua própria educação.

Tente aplicar estes conceitos nas atividades que planeja para sua aula e veja como seus alunos se comportam, fazendo adaptações de acordo com o seu contexto.

Gostou do artigo? Deixe seus pensamentos nos comentários!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

O que achou do artigo? Nos conte.

Inscreva-se para receber conteúdo e notícias sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail toda a semana.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação