Banner oferecendo gratuitamente o Guia das Metodologias Ativas para escolas. Clique para baixar.

A gamificação na educação tem ganhado destaque no ambiente escolar.

Ela colabora com o desenvolvimento e participação do aluno, além de oferecer estímulos externos que ajudam no processo de aquisição de conhecimento e no reforço escolar.

A prática consiste em aplicar elementos de jogos no processo de aprendizagem, sendo considerada também uma metodologia ativa de aprendizagem.

Ela é beneficiada pelo uso da tecnologia por meio de tablets, smartphones e computadores para aplicar conhecimentos através de atividades interativas. Isso deixa o aprendizado mais dinâmico, construtivo e atraente para os alunos.

Se você quer entender melhor sobre esse assunto, continue lendo este conteúdo!

Imagem ilustrativa com uma aluna vestida de astronauta conhecendo o espaço através da gamificação na educação

O que é a gamificação na educação?

O termo gamificação se origina da expressão, em inglês, gamification. Segundo Luciane Maria Fadel e Vania Ribas Ulbricht, organizadoras do livro Gamificação na Educação, o termo significa aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos.

Assim, a estratégia propõe o uso de elementos de jogos como: progresso, pontuação, avatares, desafios e rankings em contextos escolares. A gamificação não precisa da tecnologia para existir.

A principal diferença entre gamificação na educação e jogos é que o jogo é considerado algo completo, já a gamificação é uma abordagem que contém elementos de jogos, conforme o diagrama abaixo.

Baixa grátis nosso Guia das Metodologias Ativas para escolas! 😍 

Gráfico mostrando como funciona o processo de gamificação
Não é usar brinquedos e nem apenas aplicar um design lúdico, também não é meramente um jogo, mas aplicá-lo de forma educativa.
Deterding et al., 2011

Muito antes dos avanços tecnológicos, os educadores já utilizavam a estratégia quando promoviam disputas entre os alunos e ofereciam recompensas ao time vencedor.

A gamificação na educação traz vários benefícios, tanto para a escola quanto para os alunos. No caso das instituições, oferecer esse tipo de ensino é um diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Para os alunos, essa técnica traz mais autonomia, melhora o relacionamento entre eles, deixa o ensino mais atrativo e desenvolve competência socioemocionais.

Veja como identificar e melhorar o diferencial competitivo de sua escola! É grátis! 💹

Por que é importante investir nessa estratégia?

Atualmente, os jogos não são mais vistos como distrações. Eles são canais que estimulam o contato visual e intelectual que facilitam o processo de aprendizagem e tornam o conhecimento mais dinâmico e rápido.

Confira outros benefícios da gamificação na educação.

Reaviva o interesse a motivação dos alunos

Oferecer apenas conteúdos teóricos para os alunos pode ser cansativo e pouco proveitoso.

Segundo a pirâmide de aprendizado, a retenção de conhecimento é menor quando assistimos às aulas e aumenta quando trabalhamos esse conhecimento de forma ativa, que seria o caso da gamificação na educação.

Assim, além de ser mais eficiente, essa proposta reaviva o interesse dos estudantes, pois é algo novo e diferente na rotina, bem como os motiva a desafiar colegas e acertar o máximo de perguntas possíveis.

Traz dinamismo ao aprendizado

A rotina escolar pode ser cansativa e monótona. Afinal,  ao longo das séries os alunos vão tendo mais aulas e menos momentos lúdicos em sua rotina.

Dessa forma, um dos benefícios da gamificação é o dinamismo que ele traz ao aprendizado e a nova maneira que os alunos começam a enxergar as atividades.

Para a maioria dos estudantes, as tarefas pedagógicas são obrigações, mas quando há aplicações de jogos, acontece uma quebra na rotina e essa percepção muda.

O ambiente lúdico deixa o processo mais interessante e prazeroso, assim, a adesão é natural e existe uma maior troca e absorção de conhecimento.

Melhora na autonomia do aluno

A gamificação é um dos métodos usados ao aplicar metodologias ativas de aprendizagem. Diferentemente de uma aula comum, na gamificação, os alunos ganham autonomia e constroem o aprendizado de forma coletiva.

Assim, o estudante se torna protagonista do seu processo de aprendizagem e o professor atua como um guia para o conhecimento. Dessa forma, é responsabilidade do aluno se esforçar, pensar e agir para alcançar o êxito.

Vantagens competitivas à escola

Novos métodos de ensino como o ensino híbrido estão surgindo, por isso, é importante que as escolas fiquem atentas a essas alternativas ao ensino tradicional.

Como as metodologias de ensino-aprendizagem estão em constante mudança e desenvolvimento, os pais procuram nas instituições as melhores opções para os filhos.

Por isso, as instituições que implementam a gamificação em suas rotinas estão à frente de suas concorrentes que ainda não fazem essa prática.

A gamificação na educação colabora com o desenvolvimento escolar e traz dinamismo às aulas. Ela pode ser aplicada em todo tipo de aula, utilizando ferramentas simples para reavivar o interesse dos alunos.

O TutorMundi, por exemplo, apresenta um diferencial competitivo para as escolas. Ele conecta alunos com os melhores tutores do país, oferecendo monitorias personalizadas e alinhadas às necessidades de cada estudantes, os tutores da plataforma são encorajados a explorar métodos inovadores para otimizar o aprendizado como a gamificação.

A tutora Thais Benedetti, por exemplo, usa a plataforma Quizziz nos seus atendimentos no TutorMundi para fixar conteúdos de inglês e redação, auxiliando os alunos a aprenderem de maneira divertidas coisas complicadas, como uso de conectivos na redação e Irregular Verbs no inglês.

Veja como é uma aula no tutormundi, clique para ver!

Se você se interessou pelo assunto e quer entender melhor como digitalizar a sua monitoria escolar, entre em contato conosco.

Elementos de gamificação no ensino

Listamos abaixo alguns elementos da gamificação no ensino que podem ser usados em atividades na sala de aula, incentivando o engajamento e melhorando a motivação dos alunos para o processo de aprendizado.

Curiosidade ou Mistério

Curiosidade pode incentivar o engajamento com o aprendizado. Ela é o motor para fazer os alunos quererem saber mais sobre o tema abordado, saber a resposta para uma questão ou descobrir como fazer alguma coisa. 

Progresso e Feedback

Acompanhar as conquistas mostra para os alunos o caminho que eles já percorreram desde o início da sua jornada. Os professores podem acompanhar o desenvolvimento dos alunos para que eles possam enxergar seu progresso.

Isso oferece algo para se sentir orgulhoso e pode visualmente mostrar o conhecimento adquirido. O feedback dessa jornada os ajuda a continuar engajados.

Pressão de tempo

Estabelecer um prazo de tempo pode transformar uma atividade em algo mais divertido. Ajuda no foco em relação à atividade e garante a entrega no prazo. Se existir tempo ilimitado, eles vão usar todo o tempo no mundo.

Competição

Competição pode transformar as atividades em algo mais divertido e social. Os estudantes estão mais motivados a completar atividades antes de seus colegas. Não deve ser usada o tempo todo, pois pode alienar alguns estudantes. 

Times e guildas

Competição entre times é uma ótima ferramenta para balancear diferentes níveis de competência, trabalhar na cooperação e construir habilidades de trabalho em equipe. 

Exploração

Esse elemento permite que os alunos explorem tópicos ou assuntos específicos com maior profundidade. A exploração pode ser adicionada na sala de aula através de gincanas ou webquests. 

Customização

Esse elemento oferece aos alunos alguma liberdade para fazer customizações em seus projetos ou atividades. Oferece uma maneira do estudante aplicar um pouco da sua personalidade e originalidade às tarefas. 

Desafios

Desafios motivam os alunos a aplicar o seu conhecimento encorajando-os a completar objetivos, mesmo quando tem dificuldade para atingir suas metas. Não podem ser muito difíceis nem muito fáceis.

Missões

Missões desenvolvem uma série de desafios que os estudantes precisam completar para atingir um objetivo. Pode ajudar a atingir objetivos mais complexos através de tarefas menores. 

Compartilhamento de conhecimento

Compartilhar conhecimento oferece aos estudantes uma maneira de compartilhar o que aprenderam com seus colegas.  Além de ser uma das melhores formas de aprender. 

Votação e Voz 

Votar em o que fazer na sala de aula oferece aos alunos um senso de autonomia e protagonismo. O professor pode oferecer duas opções de leitura e pedir para que os alunos votem na que preferem para a atividade.

Placar classificatório

Placares classificatórios são um recurso visual para mostrar o progresso dos alunos em alguma atividade. Evidencia quem está indo melhor e motiva os outros a desempenhar.

Ferramentas para gamificar suas aulas

Listamos algumas ferramentas muito usadas pelos tutores do TutorMundi para gamificar os atendimentos de tutoria.

Kahoot

O Kahoot é um aplicativo de perguntas e repostas, onde é possível criar um sistema de pontuação. Professores podem criar perguntas específicas sobre um assunto para compartilhar com os estudantes e aplicar nas aulas.

Aluno jogando atividade gamificada com Kahoot no computador

Matific

Matific é uma ferramenta que contempla atividades de matemática com elementos de gamificação que ajuda no aprendizado dos alunos focado na solução de problemas e o pensamento crítico. 

Exemplo de como funciona o Matific

Minecraft for Education

Minecraft for education é uma versão educacional do famoso jogo, desenhado para a sala de aula. É uma ótima ferramenta para oferecer aulas mais lúdicas, estimulando a criatividade.

Conteúdos sugeridos a trabalhar: planejamento urbano, mudanças climáticas, biodiversidade, períodos da história humana, geometria, perímetro e muitos outros.

Phantenon feito no Minecraft Education

Enem Game

O ENEM GAME é uma ferramenta gratuita que apresenta uma forma divertida de estudo para o Enem. A plataforma usa elementos de gamificação para incentivar a resolução de exercícios.

Exemplo de atividade no Enem Game

Scratch

Para quem gostar de se aventurar com programação, é possível desenvolver seus próprios jogos no Scratch, sendo inclusive, uma excelente ferramenta para ensinar os primeiros passos de linguagem de programação para os estudantes.

Exemplo de jogo feito no Scratch, o "Naruto da redação".
Naruto da redação desenvolvido no Scratch pelo canal Gamescrever. Veja uma gameplay do jogo aqui.

Quizziz

Parecido com o Kahoot, essa plataforma usa basicamente a mesma mecânica, mas permite mais alguns tipos de questões.

Os alunos precisam responder o mais rápido possível para ganhar mais pontos, além disso podem usar power-ups que o jogo disponibiliza para que a partida fique balanceada.

Exemplo de atividade gamificada com o Quizziz, em que o aluno precisa escolher a resposta correta.

Conclusão

Portanto, a gamificação tem um poder tremendo para revolucionar a educação, por isso vale muito a pena aplicar em sua escola.

Veja como aplicar esta e outras metodologias ativas com o nosso guia das metodologias ativas! 😍