gamificação na educação

Gamificação na educação: como aumentar o interesse dos alunos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A gamificação na educação tem ganhado destaque no ambiente escolar. A incorporação desse tipo de tecnologia colabora com o desenvolvimento e participação do aluno, além de oferecer estímulos externos que ajudam no processo de aquisição de conhecimento e no reforço escolar.

A prática consiste em aplicar elementos de jogos no processo de aprendizagem. Ela é beneficiada pelo uso da tecnologia por meio de tablets, smartphones e computadores para aplicar conhecimentos através de atividades interativas. Isso deixa o aprendizado mais dinâmico, construtivo e atraente para os alunos.

Se você quer entender melhor sobre esse assunto, continue lendo este conteúdo!

gamificacao na educacao

O que é a gamificação na educação?

O termo gamificação se origina da expressão, em inglês, gamification. Segundo Luciane Maria Fadel e Vania Ribas Ulbricht, organizadoras do livro Gamificação na Educação, o termo significa aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, a estratégia propõe o uso de games com avatares, desafios e rankings em contextos escolares.

Diferente do que muitos acreditam, a gamificação não precisa da tecnologia para existir. Muito antes dos avanços tecnológicos, os educadores já utilizavam a estratégia quando promoviam disputas entre os alunos e ofereciam recompensas ao time vencedor.

A gamificação traz vários benefícios, tanto para a escola quanto para os alunos. No caso das instituições, oferecer esse tipo de ensino é um diferencial competitivo frente aos concorrentes. Para os alunos, essa técnica traz mais autonomia, melhora o relacionamento entre eles, deixa o ensino mais atrativo e desenvolve competência socioemocionais.

Por que é importante investir nessa estratégia?

Atualmente, os jogos não são mais vistos como distrações. Eles são canais que estimulam o contato visual e intelectual que facilitam o processo de aprendizagem e tornam o conhecimento mais dinâmico e rápido. Confira outros benefícios da gamificação na educação.

Reaviva o interesse a motivação dos alunos

Oferecer apenas conteúdos teóricos para os alunos pode ser cansativo e pouco proveitoso. Segundo a pirâmide de aprendizado, a retenção de conhecimento é de 5% quando assistimos às aulas e 75% quando praticamos, que seria o caso da gamificação.

Assim, além de ser mais eficiente, essa proposta reaviva o interesse dos estudantes, pois é algo novo e diferente na rotina, bem como os motiva a desafiar colegas e acertar o máximo de perguntas possíveis.

Traz dinamismo ao aprendizado

A rotina escolar pode ser cansativa e monótona. Afinal,  ao longo das séries os alunos vão tendo mais aulas e menos momentos lúdicos em sua rotina. Dessa forma, um dos benefícios da gamificação é o dinamismo que ele traz ao aprendizado e a nova maneira que os alunos começam a enxergar as atividades.

Para a maioria dos estudantes, as tarefas pedagógicas são obrigações, mas quando há aplicações de jogos, acontece uma quebra na rotina e essa percepção muda. O ambiente lúdico deixa o processo mais interessante e prazeroso, assim, a adesão é natural e existe uma maior troca e absorção de conhecimento.

Melhora na autonomia do aluno

A gamificação é um dos métodos usados ao aplicar metodologias ativas de aprendizagem. Diferentemente de uma aula comum, na gamificação, os alunos ganham autonomia e constroem o aprendizado de forma coletiva. Assim, o estudante se torna protagonista do seu processo de aprendizagem e o professor atua como um guia para o conhecimento. Dessa forma, é responsabilidade do aluno se esforçar, pensar e agir para alcançar o êxito.

Vantagens competitivas à escola

Novos métodos de ensino como o ensino híbrido estão surgindo, por isso, é importante que as escolas fiquem atentas a essas alternativas ao ensino tradicional.

Como as metodologias de ensino-aprendizagem estão em constante mudança e desenvolvimento, os pais procuram nas instituições as melhores opções para os filhos. Por isso, as instituições que implementam a gamificação em suas rotinas estão à frente de suas concorrentes que ainda não fazem essa prática.

Portanto, podemos concluir que a gamificação na educação colabora com o desenvolvimento escolar e traz dinamismo às aulas. A modalidade é bem versátil e pode ser aplicada em todo tipo de aula, utilizando ferramentas simples para reavivar o interesse dos alunos.

O aplicativo TutorMundi, por exemplo, apresenta um diferencial competitivo para as escolas. Ele conecta alunos com os melhores tutores do país, oferecendo monitorias personalizadas e alinhadas às necessidades de cada estudantes, os tutores da plataforma são encorajados a explorar métodos inovadores para otimizar o aprendizado como a gamificação.

A tutora Thais Benedetti, por exemplo, usa a plataforma Quizziz nos seus atendimentos no TutorMundi para fixar conteúdos de inglês e redação, auxiliando os alunos a aprenderem de maneira divertidas coisas complicadas, como uso de conectivos na redação e Irregular Verbs no inglês.

Se você se interessou pelo assunto e quer entender melhor como digitalizar a sua monitoria escolar, entre em contato conosco.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos vão além de seus potenciais.

O que achou do artigo? Nos conte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail.

Aprendizagem Personalizada

Inscreva-se na nossa Newsletter semanal

Fique por dentro de como a tecnologia tem tranformado a aprendizagem.