A metodologia sociointeracionista teve origem com Vygotsky e é amplamente conhecida e defendida por muitos educadores como um excelente método de ensino.

A teoria sociocultural de Vygotsky é uma das perspectivas teóricas mais influentes em psicologia e educação e destaca a importância da interação social na aprendizagem e no desenvolvimento humano.

Por que o sociointeracionismo é tão amado? Quais são suas vantagens e desvantagens? Como aplicar em sala de aula? 

Descubra a resposta para essas e outras perguntas neste artigo!

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

O que é sociointeracionismo?

A pedagogia sociointeracionista foi criada pelo psicólogo soviético Lev Vygotsky e suas ideias ajudaram, inclusive, a moldar a filosofia de sua nação.

O sociointeracionismo entende que a pessoa se desenvolve com influências socioculturais, pois o homem é formado também pelo meio em que ele está inserido.

Essa teoria coloca que o contato que o indivíduo tem com o meio e com seus iguais é mediado por um conhecimento e/ou experiência assimilado anteriormente e que toda troca e relacionamento gera uma aprendizagem.

Nesse sentido, esse instrumento de mediação é a linguagem. 

Isso pois a linguagem permite que haja compartilhamento de conhecimentos, e é por meio da interação verbal que as crianças aprendem a pensar e a resolver problemas. 

Como funciona o sociointeracionismo de Vygostsky?

Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e o desenvolvimento cognitivo é influenciado por fatores culturais e sociais realizados principalmente através da linguagem.

Logo, o desenvolvimento cognitivo não é um processo individual, mas sim um processo social. 

Dessa forma, as crianças não aprendem sozinhas, elas precisam do meio para desenvolverem habilidades cognitivas superiores, como a resolução de problemas por exemplo.

Essa teoria faz sentido se analisarmos o caso da menina Oxana Malaya, que foi criada por cachorros selvagens até os 5 anos de idade e, por isso, agia como um animal e teve dificuldade para se adaptar à sociedade humana.

Casos como esses mostram que o meio social tem, de fato, grande importância no desenvolvimento cognitivo de uma criança, corroborando a teoria do pensador.

Em suma, o sociointeracionismo de Vygotsky propõe que a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo são influenciados pela interação social, cultura e linguagem, como ilustrado abaixo:

Ilustração exemplificando o conceito de sociointeracionista de Vygotsky que propõe que a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo são influenciados pela interação social, cultura e linguagem

Qual a diferença entre o sociointeracionismo e o construtivismo?

O sociointeracionismo e o construtivismo têm diferenças bem significativas. Primeiramente, o idealizador do construtivismo é Jean Piaget, enquanto o do sociointeracionismo é Vygotsky.

O sociointeracionismo, como o próprio nome diz, leva em conta o social, as interações da pessoa com o meio em que está inserida. 

Por outro lado, o construtivismo não considera esses fatores sociais.

O construtivismo também apresenta rígidos estágios de desenvolvimento, enquanto o sociointeracionismo já é mais flexível nisso e coloca que há atividades que a criança pode desenvolver em várias idades e situações.

“Piaget apresenta um pensamento sociologizante, enquanto Piaget um pensamento biologizante”

Fernando Becker

Veja abaixo algumas das principais diferenças entre o pensamento construtivista de Piaget e o sociointeracionismo de Vygotsky

Ilustração de tabela apresentando algumas das principais diferenças entre o pensamento construtivista de Piaget e o sociointeracionismo de Vygotsky

Assim, é perceptível que existem diferenças grandes entre construtivismo e sociointeracionismo e, por isso, elas não devem ser confundidas.

Qual é o papel do professor na pedagogia sociointeracionista?

Na metodologia sociointeracionista, o papel do professor é diferente da metodologia tradicional de ensino. O aluno não é visto como uma folha em branca a ser preenchida com conhecimentos, mas sim um ser pensante em desenvolvimento.

Com isso, no ensino interacionista, o professor age como condutor do aprendizado. 

Por isso, seu papel é ativo em sala de aula, não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem.

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente. Clique para baixar

Vantagens do sociointeracionismo

A metodologia sociointeracionista tem muitos pontos positivos tanto no desenvolvimento individual quanto social da criança. Veja alguns deles em seguida

Desenvolvimento social

Como o interacionismo tem esse foco na sociedade e a crença de que todo aprendizado é feito graças à cultura, à linguagem e às interações sociais, é natural que uma criança ensinada nessa metodologia interaja bem com outras pessoas.

Ou seja, a socialização desse aluno é feita desde cedo, o que ajuda a ter um bom desenvolvimento social.

Inteligência emocional

Devido a esse envolvimento com a sociedade desde cedo, é natural que a criança desenvolva uma boa inteligência emocional, já que, desde cedo, vai estar aprendendo a resolver conflitos e problemas envolvendo os demais.

Protagonista do aprendizado

Na metodologia sociointeracionista, a aprendizagem não é um processo passivo, mas sim ativo. 

Assim, o indivíduo não apenas absorve informações, mas as constrói ativamente por meio da interação social, o que o permite ser o protagonista do seu processo de aprendizagem.

Valorização da cultura

Como a cultura é um dos 3 pilares da teoria sociointeracionista, ela costuma ser muito valorizada pelas crianças desde cedo.

Por isso, essas crianças costumam ter mais interesse em coisas e eventos culturais.

Inclusão social

É por meio da interação com pessoas de diferentes culturas e realidades que o indivíduo amplia seu conhecimento e se desenvolve cognitivamente.

Logo, lidar com todas as pessoas, independente de sua cultura, cor ou situação, faz parte da aprendizagem e, consequentemente, diminui preconceitos futuros na sociedade.

Desenvolvimento da zona de desenvolvimento proximal (ZDP)

Por último, a teoria de Vygotsky destaca a importância da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que é a distância entre o que o indivíduo consegue fazer sozinho e o que ele é capaz de fazer com ajuda de outra pessoa. 

Para o sociointeracionismo, é na ZDP que ocorre a aprendizagem significativa.

Ilustração exemplificando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) que ocorre a aprendizagem significativa, segundo o conceito de Sociointeracionista.

Veja alguns exemplos de situações de desenvolvimento da ZPD mais adiante no artigo.

Desvantagens da educação sociointeracionista

Infelizmente, este método de ensino também traz algumas desvantagens, como:

Desprezo por outras formas de aprendizado

O sociointeracionismo enfatiza muito a importância da linguagem oral no desenvolvimento cognitivo, o que pode subestimar a importância da linguagem escrita ou da comunicação não verbal.

Isso porque gestos, escrita, expressões de diversas formas também são importantes para o desenvolvimento infantil.

Menosprezo à independência do aprendizado

Embora a mediação social seja um conceito importante no sociointeracionismo de Vygotsky, alguns críticos argumentam que ele superestima o papel dos outros na construção do conhecimento.

Dessa forma, a capacidade da criança de aprender de forma independente é subestimada. 

Por exemplo, uma criança sozinha interagindo com objetos da natureza, por exemplo, pode aprender sozinha que o fogo é perigoso, ou que subir em uma árvore pode fazê-lo cair.

Desconsideração da individualidade

A teoria sociointeracionista tende a enfatizar a importância do contexto social e cultural em detrimento das características individuais de cada criança.

Isso leva a uma abordagem uniforme e pouco adaptada às necessidades individuais de cada criança.

Afinal, nem todas as crianças aprendem no mesmo ritmo, cada uma delas tem uma composição biológica diferente, a mente de cada um funciona de uma forma e tudo isso também influencia no aprendizado.

Exemplos de atividades sociointeracionistas

Como a pedagogia sociointeracionista valoriza a cultura, a linguagem e as interações sociais, várias atividades que envolvam estes elementos já vão estar contribuindo com a educação.

Porém, é preciso lembrar que aquela educação significativa ocorre no limbo entre o que o aluno consegue fazer sozinho e o que ele precisa de ajuda. Ou seja, na zona de desenvolvimento proximal.  

Por isso, vale ressaltar que a colaboração do professor é essencial, mas o aluno também precisa raciocinar sozinho.

Algumas atividades pertinentes para esses casos são as também chamadas Metodologias ativas de aprendizagem, e cada uma é também um exemplo de aula sociointeracionista, tais como:

Esses são apenas alguns exemplos de atividades, conheça outros no nosso e-book de metodologias ativas! Baixe logo abaixo 👇👇👇

Como a tutoria digital contribui com o sociointeracionismo

A Tutoria digital é uma boa aplicação da pedagogia sociointeracionista justamente por trabalhar todos os 3 pilares e proporcionar aprendizagem na zona de desenvolvimento proximal.

Por exemplo, no aplicativo TutorMundi, em que os alunos são conectados a tutores das melhores universidades do Brasil na hora, a linguagem, a interação social e a cultura são trabalhadas.

Linguagem

Os estudantes precisam se comunicar com os tutores via chat, podendo enviar textos, áudios, imagens e vídeos. Da mesma forma, os tutores também usam esses recursos para explicarem para os alunos.

Ou seja, vai além da linguagem oral, mas também usa vários outras formas de comunicação, proporcionando uma aprendizagem completa.

Imagem mostrando a correção de uma redação no TutorMundi, aplicativo de monitoria online

Quer ver como funciona o TutorMundi? Clique aqui! 🤩

Interação social

Os alunos e tutores, muitas vezes, desenvolvem uma relação de amizade. Isso pois o tutor não apenas dá a resposta ao aluno, mas ajuda o estudante a chegar à resposta.

Nesse processo, o tutor consegue perceber as dificuldades do aluno, suas lacunas e a forma que ele prefere ser ensinado.

O aluno também precisa explicar o que não entendeu e interagir com o tutor, permitindo que o estudante fixe melhor os conteúdos e perceba suas falhas.

No final da aula, ainda, o aluno dá um feedback acerca do atendimento do tutor, fazendo-o refletir sobre como foi o atendimento que recebeu.

Cultura

Os tutores do TutorMundi são uma porta de entrada para que o aluno conheça culturas diferentes e aprenda a lidar com pessoas de vários lugares.

Isso porque temos tutores de todos os estados do Brasil, de diversos cursos, que estudam ou estudaram nas faculdades mais prestigiadas do país. 

Além disso, muitos viajaram para o exterior, fizeram intercâmbio e tem muito com o que contribuir culturalmente com os alunos.

Vale lembrar que os tutores passam por um rigoroso processo seletivo em 4 etapas:

  1. Análise de currículo
  2. Treinamento pedagógico e prova
  3. Provas técnicas
  4. Avaliação constante dos alunos
tutores disponíveis na startup de reforço escolar tutormundi

Zona de desenvolvimento proximal

O TutorMundi permite que os alunos tenham uma aprendizagem significativa justamente por desenvolvê-los dentro da zona de desenvolvimento proximal.

Isso porque, embora o tutor esteja ali para ajudá-lo, ele não dá a resposta pronta ao aluno, pelo contrário, ajuda o aluno a seguir um caminho que consiga chegar à resposta sozinho.

Ou seja, o estudante tem um suporte, mas também tem que se esforçar sozinho, sendo esta uma atividade de aprendizagem significativa, já que fica dentro da ZDP.

Protagonismo do estudante

Por último, o TutorMundi contribui com a teoria sociointeracionista pois permite que o aluno seja o protagonista do processo de aprendizagem.

Trabalhamos com aprendizagem ativa, portanto, o tutor é um colaborador na construção do conhecimento e não o detentor do saber.

Dessa forma, o aluno precisa interagir, responder às perguntas do tutor, opinar, tentar desenvolver para que chegue ao resultado.

Quer ver como funciona uma aula no TutorMundi? Clique aqui! 🤩

Conclusão

A pedagogia sociointeracionista possui diversas vantagens, mas também possui algumas desvantagens que podem ser mitigadas se a ferramenta certa for utilizada.

Por isso, o TutorMundi é uma excelente ferramenta para potencializar o sociointeracionismo. Quer experimentar em sua escola? Faça um teste grátis sem compromisso!

Fontes

Sociointeracionismo: um desafio para o professor da educação básica

Vygostsky vs Piaget