Ao escolher uma escola, os pais buscam nos métodos de ensino adotados pela instituição um diferencial. Por esse motivo, é importante que as instituições tenham clareza sobre as escolhas de suas abordagens pedagógicas.

Os métodos de ensino servem para nortear as ações tomadas pela escola em direção aos objetivos de aprendizagem. Eles são um fio condutor que devem ser escolhidos com base na realidade de seus alunos e nas demandas da comunidade escolar.

Neste artigo, vamos conhecer quais são os principais métodos de ensino e aprendizagem e como diferenciar sua escola, por meio da escolha das melhores abordagens que vão influenciar a educação dos estudantes.

Banner oferecendo gratuitamente nosso guia das metodologias ativas. clique para baixar!

O que é um método de ensino?

O método de ensino pode ser definido como o caminho pelo qual se atinge os objetivos de ensino-aprendizagem. Em outras palavras, o método é um conjunto de ações de ensino que visam assegurar a aprendizagem, são técnicas de ensino.

Os métodos de ensino também são uma forma de tornar a aula mais dinâmica. Sendo assim, o educador deve conhecê-los e praticá-los para promover experiências diversas e oportunidades de aprendizado para seus alunos.

José Carlos Libâneo, no livro Didática, classifica os métodos de ensino pelos seus aspectos externos e internos. Para ele, os métodos de ensino são:

Veja como utilizar essas metodologias ativas, baixe logo abaixo nosso guia completo! 😍

Quais são os principais métodos de ensino?

As escolas brasileiras utilizam diversas abordagens de ensino para entregar experiências de aprendizado completas. Vamos conhecer alguns dos principais métodos de aprendizagem aplicados na educação brasileira, suas características e suas origens, tais como:

Método de ensino tradicional

A escola tradicional utiliza um método pedagógico no qual o professor tem um papel protagonista na transmissão do conhecimento, enquanto o aluno assume uma postura passiva.

Imagem mostrando como funciona o ensino tradicional, em que o conhecimento é adquirido pelo professor e então passado para os alunos.

Muito comum na maioria das escolas, o método de ensino tradicional é focado na exposição verbal de conteúdo e de demonstrações.

O objetivo da metodologia tradicional é preparar o aluno para a vida em sociedade, através de uma relação hierárquica que coloca o professor como detentor do saber e o aluno como “tábula rasa” – que deve receber o conhecimento.

Além disso, uma crítica recorrente ao método de ensino tradicional é a falta de autonomia do estudante.

Isso porque o conteúdo é apresentado igualmente para os alunos, o que também possibilita a formação de desníveis de conhecimento na turma – já que cada um aprende em um ritmo.

Esse método foi criticado por Paulo Freire, o qual chamava-o de “educação bancária”, em que apenas se “deposita” o conteúdo nos cofrinhos das cabeças dos alunos, sem se preocupar com a real absorção do conhecimento.

Método de ensino construtivista

O construtivismo é uma teoria de aprendizagem desenvolvida pelo pensador suíço Jean Piaget. Essa abordagem traz a ideia central de que o conhecimento é uma construção, e que as crianças têm um papel ativo no processo.

Diferente do método tradicional, na escola construtivista o professor tem o papel de mediar as atividades que estimulem o aluno a desenvolver o aprendizado.

Com o aluno em posição de protagonismo, a escola se torna um apoio na promoção de experiências de aprendizado.

A teoria considera que o desenvolvimento cognitivo acontece através de um movimento que Piaget classifica como assimilação e acomodação.

Assim, ele é caracterizado pela descoberta de novas habilidades e desafios, com o objetivo de construir o saber.

Ilustração mostrando como funciona o método construtivista. Um ciclo em que há assimilação, desequilíbrio, acomodação e nova informação.

Ao assimilar um conteúdo, a mente não sofre grandes mudanças. O desenvolvimento ocorre quando a criança não consegue assimilar, o que a leva a desistir ou a se modificar.

O processo de modificação leva à acomodação, o que segundo Piaget é um caminho para a descoberta e a construção do conhecimento através de novos esquemas de assimilação.

Método de ensino Montessoriano

Criado pela educadora italiana Maria Montessori, o método de ensino montessoriano dá mais autonomia à criança, que é estimulada a aprender sozinha e a desenvolver seus conhecimentos através da curiosidade e da independência.

Nas escolas montessorianas, o ambiente da sala de aula é preparado para que o aluno tenha a possibilidade de vivenciar experiências diversas.

Dessa forma, os objetos e o mobiliário da sala são feitos em tamanhos adequados para a criança, com materiais e formatos acessíveis.

Assim como no método construtivista, o professor assume um papel de mediador e guia, ajudando os alunos em suas dificuldades.

Além disso, a avaliação é feita a partir das observações que os professores têm ao longo das atividades. 

Método de Ensino das Escolas Waldorf

As escolas Waldorf ficaram conhecidas em todo o mundo por apresentarem uma metodologia que visa o desenvolvimento integral do aluno, formando as crianças para a vida.

Criado pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, o método de ensino Waldorf utiliza atividades corporais, manuais e artísticas no desenvolvimento dos alunos, que são divididos em três grupos por faixa etária: de 0 a 7 anos, de 7 a 14 e de 14 a 21.

A abordagem pedagógica Waldorf não é focada em livros ou recursos didáticos tradicionais, mas em técnicas e materiais e colocam o aluno em contato com a natureza e com atividades do dia a dia.

Logo, na pedagogia Waldorf, a família assume um papel central no aprendizado, tanto no apoio à gestão democrática da escola através da escuta e da participação quanto para estimular a integração dos conhecimentos em casa. 

Método de Ensino Freireano

O pedagogo Paulo Freire é um dos intelectuais brasileiros mais respeitados no mundo todo graças à sua metodologia de ensino. A escola freiriana – conhecida como Educação Libertadora – estimula o pensamento crítico e o desenvolvimento cognitivo a partir de aspectos próprios da vida do aluno.

Através de uma experiência desenvolvida na cidade de Angicos, no interior do Rio Grande do Norte, o método de Paulo Freire foi utilizado em um projeto para alfabetizar 380 trabalhadores rurais.

A atividade consistiu em trazer os conteúdos e conceitos estudados em sala para o vocabulário do aluno, estimulando não só a educação, mas também a autoestima e a humanização dessas pessoas. O resultado foi surpreendente, eles foram alfabetizados rapidamente – em 40 horas de curso.

Além disso, a educação freireana está focada na liberdade e na autonomia.

Por isso, o professor não só é um mediador do conhecimento, mas também aprende com o aluno a partir do compartilhamento das vivências e da sabedoria popular.

Método de Ensino Sociointeracionista

Proposto pelo psicólogo Lev Vygotsky, o método de ensino sociointeracionista é uma abordagem do desenvolvimento humano que avalia como o ambiente influencia nos processos de aprendizagem.

Para Vygotsky, o conhecimento é resultado de aspectos objetivos e subjetivos presentes no cotidiano das pessoas, e eles têm impacto no desenvolvimento e na formação do aluno.

Ele se dá através da interação social, da troca de experiências e da geração de novas ideias através dos encontros.

Na teoria sociointeracionista, o conhecimento é construído ao longo de toda a vida do sujeito, entendendo que o desenvolvimento acontece da sociedade para o indivíduo.

Além disso, a escola sócio interacionista estimula o respeito à subjetividade dos alunos e os incentiva a contribuir para a construção de sentido da comunidade de forma participativa.

Assim, as experiências de aprendizagem devem estimular a colaboração e a troca, de forma que os alunos ensinem uns aos outros.

Método de ensino ágil

O método ágil na verdade vem do desenvolvimento de Software, mas pode, também, ser aplicado à educação observando-se 4 princípios:

Para entender mais sobre isso, veja nosso artigo completo!

Como escolher o método de ensino para a aula?

Um método de aprendizagem pode funcionar para um aluno e não para outro. Por isso o professor deve estudar a sua realidade e planejar suas atividades de acordo com as especificidades de cada estudante.

A escolha do método de ensino é feito de acordo com o discente, com o conteúdo e com o contexto. Dessa forma, a escolha desses métodos depende de:

Ademais, é preciso identificar as características cognitivas e comportamentais dos estudantes, bem como a natureza do conteúdo da disciplina.

Além disso, o contexto no qual alunos, professores e a comunidade escolar estão inseridos é de fundamental importância na seleção dos métodos adotados.

Assim, conhecer as possibilidades de ensino é importante para promover um ambiente escolar diverso e acessível para o maior número de estudantes.

Por isso, as metodologias ativas de aprendizagem são uma boa opção para começar a trabalhar técnicas e abordagens práticas no desenvolvimento integral dos alunos, respeitando suas diferenças e estimulando o protagonismo.

Com salas de aula dinâmicas, trabalhos em grupo e ferramentas digitais, as metodologias ativas de aprendizagem propõem uma abordagem de ensino centrada no estudante.

Baixe nosso E-book: Guia das Metodologias Ativas para escolas e foque no aluno! 👇👇👇

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente. Podendo auxiliar na aplicação de rotações de estações de aprendizagem.

Conclusão

Portanto, se o método é um caminho, a escolha dele deve ter como objetivo final a garantia da aprendizagem.

Assim, diversificar os métodos de ensino não só amplia as alternativas de aprendizagem dos alunos, como também leva mais possibilidades para a sala de aula.

Por isso, saber como aplicá-las pode ser o grande diferencial transformará suas aulas em momentos ricos de aprendizado para seus alunos, superando as dificuldades do processo.

Veja como contextualizar o ensino de sua escola com nosso guia completo!

Fontes

Métodos de Ensino Para a Aprendizagem e Dinamização das Aulas

Didática