O construtivismo tem feito parte da educação brasileira de forma massiva desde 1970, popularizando esse método educacional.

Mas, afinal, o que é o método de ensino construtivista? Quais são os 4 estágios de Piaget? Como aplicar a teoria construtivista na educação? Veja a resposta para essas e mais perguntas neste artigo! Boa leitura!

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente. Clique para baixar

O que é construtivismo?

Construtivismo é o nome dado à teoria educacional elaborada por Jean Piaget.

A teoria construtivista consiste, basicamente, na crença de que as crianças se desenvolvem construindo seu próprio conhecimento através da interação com o ambiente.

Eles aprendem com base naquilo que já experienciaram antes, por isso o nome construtivismo, já que o conhecimento sempre vai sendo construído em cima de um outro adquirido previamente nas interações com o ambiente.

Por exemplo, a criança aprende a desenhar um sol, não porque ela nasceu sabendo o que é o sol, mas porque observou na natureza, viu os pais e os irmãos apontando para ele, o que o fez ter esse conhecimento prévio para passar para o papel e, posteriormente, aprender a palavra.

Veja mais adiante como o método construtivista funciona.

Como funciona o modelo de ensino construtivista?

O modelo de ensino construtivista coloca a criança como protagonista do processo de aprendizagem.

Ou seja, a pessoa tem um papel ativo na construção do saber.

Por isso, Piaget se opunha ao método de ensino tradicional das escolas, já que elas tratam as crianças, muitas vezes, como adultos, apenas trazendo informações para eles, como se elas fossem meros receptores. 

Além disso, ele também critica a atitude coercitiva na hora de “transmitir” esses conhecimentos às crianças, o que dificulta a construção da autonomia da criança.

Aprendizagem

Para o modelo construtivista, a aprendizagem não é apenas um resultado, mas é o próprio desenvolvimento da criança. Assim, a aprendizagem ocorre através de um processo ativo de construção do conhecimento pelo indivíduo. 

Nesse processo, a assimilação, acomodação e equilibração são conceitos centrais.

A assimilação é quando o indivíduo acrescenta coisas novas em seu conhecimento existente. Por exemplo, uma criança que já conhece cachorros pode assimilar facilmente o conceito de um gato como outro animal de estimação.

A acomodação ocorre quando o indivíduo ajusta seu conhecimento existente para se adaptar a essas novas informações adquiridas. 

Para exemplificar, seguindo esse exemplo dos animais de estimação, a criança pode precisar acomodar seu conhecimento prévio de animais de estimação para incluir outras espécies, como pássaros ou hamsters.

Já a equilibração, como o nome já indica, é um processo de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. 

Quando o indivíduo encontra um novo conceito que não pode ser assimilado diretamente, ele busca acomodar esse novo conhecimento para criar um equilíbrio em seu sistema cognitivo.

Esses processos ajudam a explicar como o indivíduo constrói o conhecimento através da interação com o ambiente, para exemplificar, preparamos a imagem abaixo.

Ilustração mostrando como o processo de assimilação e acomodação são interligados, mas, ao mesmo tempo, mediados pela equilibração. Isso dentro da teoria construtivista de Piaget.

Além disso, para entender melhor como funciona o modelo de ensino construtivista, é preciso conhecer os 4 estágios do desenvolvimento.

Os 4 estágios do desenvolvimento para Piaget

Segundo a concepção construtivista de Piaget, as crianças passam por quatro estágios de desenvolvimento cognitivo, cada um com habilidades cognitivas e formas de pensar diferentes.

É importante conhecer cada uma dessas fases para entender o que a criança pode aprender ou não naquele momento da vida.

Estágio sensoriomotor

O primeiro estágio é o sensoriomotor, ele vai do nascimento até cerca dos dois anos de idade. 

Nesse estágio, as crianças aprendem:

Estágio pré-operacional

Este segundo estágio é o pré-operacional, indo dos dois aos sete anos de idade.

Nesse estágio, as crianças começam a desenvolver a capacidade de desenhar e pensar em letras e símbolos para representar objetos e ideias. 

Assim, elas são capazes de usar palavras e imagens para representar objetos e conceitos.

Estágio das operações concretas

O terceiro estágio é o das operações concretas, que vai dos sete aos 12 anos de idade. 

Nesse estágio da teoria construtivista, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre objetos concretos e eventos. 

Dessa forma, elas se tornam capazes de entender que as coisas podem ser transformadas e revertidas. 

Também começam a compreender que, mesmo que você troque a água de um copo para outro maior, a quantidade permanece a mesma.

Além disso,  elas começam a entender que outras pessoas têm perspectivas diferentes das suas.

Estágio das operações formais

O quarto e último estágio é o das operações formais. Nesse estágio, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre ideias abstratas e hipotéticas.

Assim, elas são capazes de entender a lógica das proposições e de realizar operações mentais complexas. Além disso, elas são capazes de pensar em múltiplas perspectivas e considerar diferentes possibilidades.

Por isso, muitas vezes, quando assistimos a um programa ou série complexo quando crianças, não conseguimos perceber toda a lógica e a drama por trás, mas, ao assistirmos quando mais velhos, entendemos muito mais coisas. 

Em suma, cada estágio é importante e tem seu papel. Por isso, é preciso respeitar o tempo da criança e apresentar coisas coerentes com a sua fase de desenvolvimento.

Abaixo um quadro que resume essas fases:

Tabela resumindo os 4 estágios de desenvolvimento apresentados por Piaget na teoria construtivista.

Qual o papel do professor na teoria construtivista?

O papel do professor na teoria construtivista é de um facilitador do conhecimento. Ou seja, diferente da metodologia tradicional, o professor não é o detentor do conhecimento que meramente deposita o conhecimento nos alunos.

A figura do professor então é muito mais de um mediador do conhecimento, ele é quem auxilia o aluno na construção do conhecimento.

“O trabalho do professor consiste,  então,  em  propor  ao  aluno  uma  situação  de  aprendizagem  para  que  elabore  seus  conhecimentos  como  resposta  pessoal  a  uma  pergunta  e  os  faça  funcionar  ou  os  modifique  como  resposta  às  exigências  do  meio.” – Brousseau

Qual a diferença entre o pensamento de Piaget e Vygostky?

O pensamento de Piaget e Vygotsky, embora ambos analisem o desenvolvimento e a aprendizagem, é divergente.

O sociointeracionismo de Vygotsky e o construtivismo de Piaget têm diferenças bem significativas. 

O sociointeracionismo, como o próprio nome diz, leva em conta o social, as interações da pessoa com o meio em que está inserida. Por outro lado, o construtivismo não considera esses fatores sociais.

O construtivismo também apresenta rígidos estágios de desenvolvimento, enquanto o sociointeracionismo já é mais flexível nisso e coloca que há atividades que a criança pode desenvolver em várias idades e situações.

Veja abaixo algumas das principais diferenças entre o pensamento construtivista de Piaget e o sociointeracionismo de Vygotsky. 

Tabela apresentando as diferenças entre o Construtivismo e o Sociointeracionismo, ou seja, entre o pensamento de Piaget e de Vygotsky.

Como é uma sala de aula construtivista?

Uma sala de aula construtivista é caracterizada por um ambiente de aprendizado interativo.

Como os alunos são colocados como protagonistas do aprendizado, eles são incentivados a construir seu próprio conhecimento.

Isso pode ser feito por meio de perguntas, debates, experimentação e resolução de problemas.

Por isso, as metodologias ativas de aprendizagem se encaixam bem para serem utilizadas em uma sala de aula construtivista, tais como:

Quer conhecer mais sobre as metodologias ativas? Baixe nosso e-book grátis! 😍

Além disso, algumas características comuns de uma sala de aula construtivista incluem:

Em resumo, uma sala de aula construtivista é um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, no qual os alunos são incentivados a construir seu próprio conhecimento através da colaboração, da experimentação e da reflexão.

Como a tecnologia pode contribuir com o construtivismo?

A tecnologia pode facilitar a aprendizagem construtivista pois permite um ensino personalizado.

Com o uso de recursos tecnológicos, o estudante consegue aprender no ritmo dele, a partir das dificuldades dele, considerando o que o aluno mais gosta e proporcionando um ensino contextualizado.

Por exemplo, utilizando inteligência artificial, muitas plataformas enviam aos alunos questões coerentes com os níveis deles e buscando mitigar lacunas de aprendizagem.

Além disso, com a tutoria online, o aluno aprende com um tutor exclusivo para ele, podendo estudar os conteúdos no seu ritmo e da forma que preferir.

Portanto, a tecnologia é uma aliada do construtivismo já que permite que o aluno sempre passe pelo processo de assimilação e acomodação de forma adaptada à sua realidade.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Tutoria Online como aliada do construtivismo

O TutorMundi é um aplicativo educacional em que o aluno é conectado a um tutor na hora, sem necessidade de agendamento.

No app, o estudante precisa, primeiramente, refletir sobre sua dúvida para escrevê-la a fim de enviar ao tutor. Essa parte, embora simples, é crucial e tem tudo a ver com a parte da reflexão e equilibração do construtivismo.

Em seguida, ao entrar no atendimento com o tutor, o aluno aprende no ritmo dele, manda quantas dúvidas quiser e o tutor ensina da maneira que o estudante prefere. 

Por exemplo, utilizando elementos da cultura pop para explicar o conteúdo, partindo então de algo conhecido para o desconhecido.

Dessa forma, os princípios construtivistas conseguem ser aplicados nas tutorias.

Quer ver como funciona o TutorMundi? Clique aqui! 👈

Além disso, o ambiente de tutoria é seguro e as escolas têm acesso aos atendimentos, além de relatórios pedagógicos com informações que ajudam a tomar melhores decisões pedagógicas, como:

Imagem mostrando o exemplo de relatório pedagógico do TutorMundi.

O aluno também consegue escolher o tutor que gostaria que o atendesse, permitindo a criação de um vínculo, o que auxilia na aprendizagem.

Mais de 80% dos professores parceiros colocam que o TutorMundi foi efetivo para melhorar o desempenho dos alunos.

Conclusão

O construtivismo de Piaget pode ser muito benéfico na escola, pois trabalha a aprendizagem respeitando o processo de desenvolvimento do estudante.

Ele pode ser potencializado, nos dias de hoje, com a tecnologia, especialmente através da tutoria online.

Quer experimentar o TutorMundi na sua escola? Clique no botão abaixo!

Fontes

Relações entre aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e Vygostsky

O que é construtivismo