Aprendizagem significativa é um conceito que tem sido amplamente utilizado na educação, embora, muitas vezes, não seja conhecido como este nome.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é a aprendizagem significativa, os tipos de aprendizagem significativa e como aplicá-la em sua escola.

Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Qual o significado da palavra aprendizagem?

Aprendizagem é o nome dado ao processo de aquisição de novos conhecimentos. Quando você começa a fazer algo que não sabia antes, aplica algo novo ou trabalha com uma informação nova, significa que passou por um processo de aprendizagem.

Então, por exemplo, se alguém te explica como costurar uma barra de uma calça e você aplica este conhecimento, isso mostra que passou por um processo de aprendizagem.

O que é aprendizagem significativa?

Como aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos, a teoria da aprendizagem significativa implica que esses conhecimentos adquiridos sejam de fato significativos e duradouros para o estudante.

De que forma? O conhecimento novo deve ter relação com algo que o aluno já sabia para que assim exista uma ressignificação e uma ampliação daquele conhecimento.

Em suma, o conceito de aprendizagem significativa busca proporcionar um ensino contextualizado.

Em outras palavras, que é feito a partir das experiências que o estudante já tinha anteriormente para que ele se lembre sempre daquela lição.

Essa teoria foi criada por David Ausubel e publicada no livro The Psychology of Meaningful Verbal Learning, em que ele apresenta o quanto a aprendizagem precisa ser significativa para que seja eficiente.

Ele também discute como a aprendizagem significativa pode ser facilitada através da apresentação de exemplos práticos e da utilização de perguntas para que haja uma aplicação do conhecimento adquirido.

Exemplos de aprendizagem significativa

Professora escrevendo com a caneta no caderno da aluna, ensinando um novo conteúdo de geografia, proporcionando uma aprendizagem significativa.
pexels.com

Para facilitar a compreensão, veja abaixo 3 exemplos de aprendizagem significativa aplicada a alunos do ensino fundamental:

Aprendizagem significativa em ciências

O professor está explicando a um aluno sobre a dissolução dos elementos, porém, em vez de ir direto para a teoria, ele pergunta aos estudantes se alguma vez, ao tomarem leite com nescau, perceberam que havia açúcar ou chocolate no fundo do copo. 

Como a resposta possivelmente será positiva, ele pergunta se alguém sabe o porquê daquilo acontecer e como resolver.

 Então, pede aos alunos que digam quantas colheres de nescau eles acham que seria necessário para preencher o copo de leite que trouxe para a sala. 

Nisso eles fazem alguns experimentos e percebem, por exemplo, que a concentração ideal seria de duas colheres.

Então, a partir desse conhecimento prévio, ele ensina o conceito e explica a teoria, dessa forma, a aprendizagem será significativa pois: está contextualizada; ligada ao conhecimento anterior; aplicada de forma prática.

Aprendizagem significativa em matemática

Outro exemplo de aprendizagem significativa é quando o professor pergunta aos alunos qual é o aplicativo de compras que eles ou os pais mais gostam, por exemplo, a shopee.

Então, no projetor, ele chama os alunos para fazerem uma pequena lista de compras com os produtos da loja. Os alunos ficam animados comprando games ou materiais escolares.

Em seguida, quando vai para o carrinho, mostra que eles tem um cupom de 10% de desconto de primeira compra e pergunta aos alunos se eles sabem quanto daria de desconto e se eles gostam de usar cupons assim.

Os alunos vão ficar empolgados e ver o desconto ali nos produtos. A partir disso o professor começa a explicar que o desconto é a aplicação do conceito de porcentagem e faz outras simulações com eles.

Para colocar em prática, é possível fazer um mini mercado com os alunos ou desafiá-los a calcular o desconto com outras percentagens em produtos que eles gostaram.

Isso faz com que a aprendizagem seja significativa porque está conectada a coisas que eles gostam e usam no dia a dia, além de ser relacionada a um conhecimento prévio que tinham, mas que não havia sido explicado.

Aprendizagem significativa em história

O professor pergunta aos alunos se eles já tiveram um diário e mostra o seu da época em que era jovem. Pergunta também quais são as formas que eles gostam de relatar as vidas, seria no twitter, no insta. 

Pede aos alunos, então, que investiguem um pouco da história da família perguntando ou navegando nas redes sociais dos parentes.

Então, explica aos alunos que tudo aquilo é fazer história. Sempre que deixam um registro assim, seja em um caderno ou na internet, estão fazendo história e demonstrando como a história é feita.

Em seguida, ele contextualiza isso com o passado, não havia redes sociais, mas diários, relatórios e histórias contadas sempre existiram e é a partir delas que a história é feita.

Com isso, os alunos vão aprender de forma significativa os conceitos históricos, porque estão contextualizados e conectados a um conhecimento anterior.

Quer arrasar em suas aulas? Baixe nosso modelo de plano de aula!

Quais os tipos de aprendizagem significativa?

Ilustração do TutorMundi explicando resumidamente os tipos de aprendizagem significativa.

David Ausubel divide os tipos de aprendizagem significativa em 3: representacional, conceitual e proposicional.

Aprendizagem significativa representacional

Este é o estágio de aprendizagem mais primário do ser humano, que é basicamente associar objetos a símbolos. Por exemplo, o cachorro desenhado ao cachorro de verdade, o sol desenhado ao sol verdadeiro, bem como palavras a coisas.

Também entra nesse estágio o nomear coisas, classificar, dividir e entender a função de cada coisa.

Aprendizagem significativa conceitual

Como o próprio nome já diz, este estágio consiste em associar conceitos aos símbolos aprendidos no estágio anterior. 

Então, ao ir além do objeto e entender o seu conceito, significado ou função, isso se torna uma aprendizagem significativa.

Aprendizagem significativa proposicional

Este estágio consiste em pegar o que foi aprendido através dos estágios anteriores e aplicar o propósito a ele. Ou seja, conectar com outras coisas e conceitos, criando assim novas conexões e uma grande estrutura de rede que conecta os conhecimentos.

Dessa forma, a estrutura cognitiva vai sendo criada e o aprendizado se torna significativo.

Aprendizagem significativa e o ensino personalizado

O ensino personalizado é um grande aliado para proporcionar a aprendizagem significativa, já que ele busca proporcionar ao estudante um ensino prático e contextualizado.

Já que o ensino personalizado é voltado para as necessidades do aluno e o coloca como protagonista do processo de ensino, tornar a aprendizagem significativa torna-se uma tarefa muito mais fácil e prazerosa.

Como nesta metodologia de ensino o aluno fica muito mais próximo do docente, as salas de aulas são menores ou até é proporcionado um ensino individual, fica muito mais fácil para o professor ou tutor conhecer as coisas que o estudante já conhece, o que ele gosta e a forma que prefere ser ensinado.

Por isso, o ensino personalizado anda de mãos dadas com a aprendizagem significativa.

Veja como aplicar o ensino personalizado! Baixe nosso e-book, é grátis! 👈

Aprendizagem significativa e a tutoria online

A tutoria online proporciona aos alunos contato com tutores diariamente e em qualquer momento para tirar dúvidas e pedir aprofundamento nas matérias.

Isso gera uma proximidade entre tutor e aluno que permite perceber com mais facilidade:

Tudo isso é excelente para proporcionar um ensino significativo, porque os estudantes aprendem de forma personalizada com o auxílio do tutor.

Isso quer dizer que o estudante terá a oportunidade de aprender a partir de coisas que gosta, de conceitos que já conhece e no ritmo e maneira que gosta.

Dessa forma, o ensino fica muito mais contextualizado, significativo e efetivo para o aluno.

No aplicativo de reforço escolar TutorMundi, os alunos têm acesso a tutores das melhores universidades do Brasil sem precisar agendar e em qualquer dia da semana.

Os estudantes podem favoritar seus tutores favoritos, marcar horário com eles e pedir ajuda em todas as matérias da BNCC, além de solicitar ajuda com orientação de estudos.

Os tutores nunca passam as respostas prontas para os alunos, mas partem do que eles já conhecem e de contextualizações para que haja de fato uma aprendizagem significativa

Dinamismo ao tirar as dúvidas na startup de reforço escolar tutormundi

Quer ver como funciona o TutorMundi? Clique aqui! 😍

Conclusão

A aprendizagem significativa é muito eficiente e pode fazer muita diferença no desempenho de seus alunos.

Para potencializá-la, usar o ensino personalizado é essencial!Veja como fazer isso, fale com a gente e teste o TutorMundi em sua escola!