Peer instruction é uma metodologia ativa de aprendizagem que pode dinamizar muito a sala de aula. Entretanto, ela ainda é pouco utilizada pelos professores no Brasil.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é e quais os passos para aplicar a aprendizagem entre pares na sua sala de aula. Boa leitura!

Guia das Metodologias Ativas para escolas

O que é peer instruction?

Peer instruction, ou “instrução pelos pares”, é uma estratégia de ensino colaborativa que potencializa a aprendizagem e dinamiza o ensino.

A técnica foi desenvolvida pelo físico Eric Mazur na Universidade de Harvard e consiste em dividir os alunos em duplas ou pequenos grupos para discutir conceitos e resolver problemas.

Portanto, tem como base a ideia de que “duas cabeças pensam melhor do que uma só”, ou seja, que é possível aprender mais e conhecer mais trabalhando em conjunto.

O processo de peer instruction é bastante simples: o professor apresenta um conceito ou problema e dá tempo para que os alunos o compreendam individualmente. 

Em seguida, os alunos são divididos em pequenos grupos, geralmente de três a quatro pessoas, para discutir o conceito ou problema entre si e tentar chegar a uma resposta.

Durante essa etapa, o professor circula pela sala e tira dúvidas dos alunos.

Assim, o professor não é o centro de todo o conhecimento, mas uma espécie de mentor que auxilia os alunos na construção do saber.

Os objetivos do peer instruction

Os objetivos da técnica de peer instruction incluem:

  1. Melhorar a compreensão dos conceitos por parte dos alunos, já que eles conseguem refletir sobre o tema individualmente e depois com os colegas;
  2. Estimular a participação e a interação social entre os estudantes, uma vez que é necessário trabalhar ao menos em dupla nesse tipo de atividade;
  3. Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação, pois o estudante vai precisar argumentar para o colega o porquê dele achar que a resposta está correta ou não;
  4. Reduzir a ansiedade e o estresse dos alunos em relação ao aprendizado devido ao “peso” ser dividido nas duplas;
  5. Aumentar a motivação dos alunos em relação ao processo de aprendizagem através de uma aula dinâmica.

Esses objetivos são alcançados por meio da discussão em grupo e da votação, que incentivam a participação ativa dos alunos e permitem que eles colaborem e aprendam uns com os outros.

Metodologia ativa de aprendizagem

A aprendizagem entre pares é uma das metodologias ativas de aprendizagem que podem ser facilmente aplicadas em sala de aula.

As metodologias ativas de aprendizagem são aquelas que colocam o aluno como o protagonista do processo de aprendizagem, incentivando a participação ativa e a colaboração entre os estudantes. 

Por isso, a peer instruction se caracteriza como uma delas por permitir que os alunos discutam conceitos e resolvam problemas em grupo, o que estimula a interação social e aprimora a compreensão dos conteúdos. 

Quer conhecer outras metodologias ativas de aprendizagem? Baixe nosso e-book logo abaixo! 👇

Passos da aprendizagem entre pares

Para aplicar a peer instruction em sala de aula, aplique alguns passos simples que podem ser realizados pelo professor com o devido planejamento, sendo eles:

Explicação do conteúdo

Primeiramente, é preciso fazer uma apresentação do conteúdo para os alunos, ou retomar aulas anteriores.

Outra opção é o professor fazer apenas uma breve recapitulação neste momento.

Entretanto, nada impede o professor de ensinar um conteúdo novo utilizando a estratégia de microlearning, em que a matéria é brevemente explicada e os alunos logo vão para a prática.

Essa explicação pode ser feita através de um vídeo, slides ou de uma aula expositiva. No entanto, precisa ser breve para que haja tempo suficiente para a discussão posteriormente.

Problematização

Uma vez explicado o conteúdo, o próximo passo da peer instruction é problematizar, ou seja, criar o problema ou a questão que precisa ser resolvida pelos alunos.

É interessante que seja:

O professor pode preparar uma ou mais questões que podem ser de alternativa ou dissertativas, desde que sejam de fácil correção para que o próximo passo seja aplicado logo em seguida.

Para isso, o professor pode contar também com a tecnologia, em especial ferramentas que geram quizes, pois eles proporcionam correção imediata.
São alguns deles:

Dessa forma, além de ser corrigido na hora, vai ser super divertido para os alunos e é possível configurar para que os alunos não saibam se erraram ou não. 

Resolução individual

Antes de irem para as duplas ou grupos, os alunos devem buscar a resposta da questão sozinhos, por isso utilizar uma ferramenta tecnológica de quiz pode ser interessante, já que a correção vai ser imediata.

Esse passo individual é importante para mensurar o nível dos alunos e para ajudar na hora de formar as duplas ou grupos.

Avaliação das respostas

Este momento é um passo que o professor realiza sozinho, é preciso avaliar as respostas dos alunos para perceber se o desempenho foi satisfatório ou não. 

Afinal, se todos os alunos tiverem acertado, a discussão em duplas nem será necessária, não é?

Por isso é interessante que a pergunta seja desafiadora, para que, assim, nem todos os alunos acertem e a aplicação da peer instruction seja mais divertida.

Esse tipo de metodologia ativa pode ser bem interessante também para as áreas de humanas, em que não necessariamente exista uma única resposta correta.

Assim, de acordo com as respostas dos alunos, o professor pode ir para o próximo passo.

DesempenhoPercentagemPróximo passo
Bom70-100%Fechamento da explicação e questão nova
Médio30-70%Discussão em pares
Insuficiente0-30%Revisar o conteúdo

Como podem perceber, a depender do desempenho dos alunos, algumas etapas podem ser repetidas ou puladas.
Para facilitar a compreensão, veja o infográfico abaixo.

Como funciona a peer instruction

Discussão em duplas ou grupos

Chega então o momento, de fato, da instrução em pares! Pode ser feito em duplas ou grupos, a depender do número de alunos em sala e da preferência da turma e do professor.

O objetivo aqui é que haja discussão e um aluno explique ao outro o porquê dele achar que aquela resposta ou caminho é o correto.

Neste momento, há muita troca de informação e os alunos trabalham a lógica e o poder de persuasão.

É preciso dar tempo para que o grupo consiga chegar em um consenso, algo entre 5 e 10 minutos dependendo da complexidade da questão.

Nova entrega de respostas

Depois da discussão em grupos, há agora mais um momento de responderem ou de votarem qual seria a resposta correta.

Aqui, novamente, a tecnologia pode ser útil para ter uma correção imediata.

Explanação final do professor

O professor então explica o porquê das respostas dos grupos estarem certas ou erradas e termina a sua explicação com um fechamento.

Em seguida, ele pode dar uma nova questão aos alunos se assim desejar.

É possível continuar o ciclo por todo o período da aula, de acordo com o que o professor tiver preparado.

Por isso, prepare mais de uma questão, já que, se os alunos tiverem um bom desempenho, a parte da discussão é pulada.

Tecnologia e peer instruction

A tecnologia pode ser uma ferramenta facilitadora da aplicação dessa metodologia em sala de aula.

Isso tanto na parte de contabilizar as respostas, quanto na parte da instrução entre pares mesmo.

Em casos que a turma for pequena ou que o grupo tenha ido mal nas respostas, é possível solicitar um monitor para explicar aos alunos de forma personalizada individualmente.

Com o TutorMundi, os estudantes são conectados a tutores na hora para terem uma explicação de acordo com as suas necessidades e preferências.

Dessa forma, usando isso nos grupos ou solicitando aos alunos individualmente, o professor não precisa explicar novamente o conteúdo e pode dar segmento à aula de forma diferenciada.

Quer ver como funciona uma monitoria no TutorMundi? Clique aqui! 😉

Conclusão

Aplicar a peer instruction em sala de aula pode ser muito fácil, especialmente com o uso da tecnologia! Por isso, vale a pena inovar e testar.

Quer ajuda nisso? Baixe nosso guia de metodologias ativas e revolucione sua escola!

Fontes

Aplicação do método peer instruction