O plantão pedagógico é fundamental para o bom desempenho dos alunos e para o fortalecimento da comunidade escolar.

Ele é uma reunião de pais e mestres em que o desempenho de cada aluno é discutido individualmente, sendo parte importante da coordenação pedagógica.

Por isso, preparamos neste artigo dicas de como se preparar para receber os pais no plantão pedagógico e como impressioná-los! Boa leitura.

Baixe agora o modelo de plano de aula remoto

O que é plantão pedagógico?

O plantão pedagógico é um evento escolar que envolve mais diálogo. Nele, pais e mestres conversam sobre os estudantes apontando as dificuldades, notas e comportamentos.

No plantão pedagógico o pai pode conversar com o professor representante do filho ou o da matéria que o aluno tiver mais dificuldades.

O também é flexível, por exemplo, das 18h até às 21h. Neste período, o pai tem liberdade de ir no melhor momento para ele, não havendo necessidade dos pais irem todos no mesmo horário.

Plantão pedagógico é diferente da reunião de pais

Muitos pensam que reunião de pais e plantão pedagógico são a mesma coisa, mas eles têm funções e organizações diferentes.

As reuniões de pais são diferentes do plantão pedagógico, pois acontecem com todos os pais juntos ao mesmo momento, existe uma pauta que deve ser seguida e apenas em alguns casos são abertas brechas para perguntas, opiniões ou votações.

A reunião de pais é um momento de informar acerca do processo avaliativo, sobre as regras da escola, apresentar o corpo docente ou informar sobre alguma mudança recente.

Assim, a reunião de pais não tem o objetivo de permitir conversas sobre cada estudante de forma específica.

Como fazer os pais comparecerem ao plantão pedagógico?

Pelo plantão ter um horário mais flexível, já se torna mais possível que os responsáveis compareçam a ele. 

Para aumentar mais ainda a frequência, vamos apresentar 3 estratégias que pode utilizar.

Usar as mídias digitais para avisar

A internet é incrível para unir a comunidade escolar. No entanto, muitas escolas não utilizam muito bem essa ferramenta. Por isso, envie comunicações via:

Fazer o plantão escolar online

Professor usando celular para participar  de um plantão pedagógico online
pexels.com

Fazer o plantão pedagógico online é uma excelente forma de fazer com que mais pais participem!

Pela rotina agitada e a dificuldade de deslocamento até a escola, fazer o plantão pedagógico online pode ser uma excelente forma de aumentar a frequência neles.

Isso pois, por ser online, os pais conseguem acessar de casa enquanto descansam, ou até mesmo no trabalho pelo smartphone, diminuindo as chances de não comparecerem.

Fazer um sorteio para os que comparecerem à reunião

Pode parecer uma ideia simples, mas muitos podem ir motivados pelo sorteio, especialmente se você sortear algo que seja do interesse das crianças também.

Use os alunos como motivador principal para fazer os pais irem à reunião ou ao plantão pedagógico.

Você pode sortear coisas como um desconto nas mensalidades ou Kit de material escolar, por exemplo.

Como organizar um plantão escolar

Um plantão pedagógico é relativamente mais fácil de organizar do que uma reunião de pais porque você não precisa preparar abertura, mensagem ou fechamento, já que os pais têm um horário flexível para chegar. Por outro lado, você precisa usar muitos espaços da escola e mais recursos humanos do que em uma reunião tradicional.

Passos para fazer um plantão pedagógico presencial

Para organizar o plantão pedagógico presencial, siga estes passos:

1 – Definir a data e o horário

A primeira coisa é definir uma data para o plantão pedagógico de acordo com o planejamento escolar.

Se for para  preparar melhor os alunos para os exames finais, o plantão pedagógico pode ser realizado umas duas semanas antes das provas de fim de bimestre.

Se for para entregar os boletins e comentar acerca do desempenho dos alunos ao longo do bimestre escolar, fazer essa reunião uma ou duas semanas depois das provas pode ser interessante.

Para definir o horário, você pode realizar a reunião fora do expediente escolar, no contraturno ou no próprio horário das aulas caso estas sejam canceladas no dia.
Entretanto, plantões pedagógicos à noite costumam ter uma quantidade maior de pais presentes.

2 – Organizar os professores

Com a data definida, é preciso preparar toda uma logística para receber os pais, a começar pela organização dos professores:

Quais professores ficarão em cada sala durante o plantão pedagógico? É importante deixar pelo menos dois professores juntos para a própria segurança deles (como testemunhas caso aconteça alguma coisa).

Todos os professores estarão presentes? Se não, quem pode ficar responsável pelos pareceres dos que não estarão, alguém da gestão pedagógica?

Os professores representantes das turmas terão alguma função especial? 

É muito importante que os professores estejam bem organizados e preparados para que o plantão escolar seja um sucesso.
Imprima para eles as observações, notas e históricos no dia para que eles tenham tudo em mãos para conversar com os pais.

3 – Preparar a escola e os funcionários

Em seguida, deve preparar a escola para o plantão escolar:

Pedir aos encarregados da limpeza que façam uma limpeza mais caprichada no dia da reunião;

Organizar as salas de aula para o plantão, para isso é possível colocar as cadeiras em fila;

Colocar placas nas portas e placas pela escola para que os pais se localizem com mais facilidade;

Escalar os monitores para que eles ajudem na reunião, especialmente ao cuidar das crianças que acabam vindo junto com os pais.

4 – Caprichar na divulgação

Por último, divulgar a data e o horário do plantão pedagógico para os pais, ressaltando sempre a importância deles participarem a fim de fortalecer a comunidade escolar.
Para isso, use tudo que estiver ao seu alcance, como:

5 – Definir uma lembrancinha para plantão pedagógico

Quando os pais vão presencialmente à escola, é interessante os presentear com uma lembrancinha para agradecer pela presença e pela participação na vida acadêmica do filho.

Por isso, entregar algo que seja memorável é uma boa ideia.

São alguns exemplos de lembrancinha para plantão pedagógico:

No plantão escolar fica mais complicado entregar presentes endereçados a cada um, como cartas dos filhos, devido à alta rotatividade dos pais entre as classes.

Passos para organizar um plantão pedagógico online

Professores participando de um plantão pedagógico online pelo computador
pexels.com

Com a pandemia, muitas escolas começaram a fazer os plantões pedagógicos online e gostaram muito por alguns motivos:

Justamente pela rotina agitada e a dificuldade de deslocamento até a escola, fazer o plantão escolar online pode ser uma excelente forma de aumentar a frequência nas reuniões e plantões pedagógicos.

No entanto, o passo a passo fica diferente:

1 – Definir a data, horário e plataforma

Para definir data e horário, os princípios são os mesmos do presencial. O desafio dessa primeira parte fica na escolha da plataforma para realizar o plantão pedagógico.

Depois da pandemia, muitas pessoas ficaram acostumadas a usar ferramentas como google meet, zoom ou Teams. Por isso, não é muito difícil escolher uma delas para organizar seu plantão.
Só é preciso se atentar ao número de pessoas permitidos por sala, pois alguns deles têm limites de minutos e de pessoas.

Banner com enunciado: Pegue nosso Relatório de acompanhamento pedagógico
Baixe agora

2-  Organizar os professores

Este passo também é similar, a diferença é que você pode criar uma sala para cada professor e uma geral com a gestão escolar que pode, inclusive, substituir os professores que não estiverem presentes. Além disso, coordenadores e diretores podem migrar de uma sala para outra a fim de averiguar o andamento.

Professores participando de um plantão pedagógico presencial
pexels.com

Você pode direcionar os links para os pais pedindo que eles entrem primeiro na sala que há o professor representante da turma, ou para a sala geral que você criar.

Pode ser interessante colocar alguns dos professores menos requisitados juntos, dependendo da demanda que existir.

Para encontrar a melhor organização, o segredo é ir testando e experimentando até encontrar o melhor modo para realizar suas reuniões.

3 – Divulgar as datas

Como não é preciso preparar nenhuma logística na escola, é só divulgar! Mas, neste caso, é muito importante que os links das reuniões escolares sejam enviados digitalmente para os pais para que eles consigam acessar com facilidade.

Para isso, você pode enviar via whats, redes sociais ou agenda online.

Também é possível entregar impresso um convite com um QR code para ser escaneado facilmente com os celulares dos pais.

O que conversar com os pais no plantão pedagógico

Pais e mestres conversando no plantão pedagógico
pexels.com

Os pais vêm ao plantão pedagógico com o objetivo de saber sobre o comportamento e desempenho dos alunos, então os professores, coordenadores ou orientadores podem conversar sobre coisas diferentes dependendo de cada caso.

Pode-se focar em falar sobre:

Não há necessidade de uma pauta, pois cada caso será diferente. Alguns alunos precisam de muitos apontamentos, enquanto outros não.

Para facilitar ter essas informações e muitas outras, é muito importante ter um software educacional que facilite a captação de dados, a exemplo do TutorMundi.

O TutorMundi é um aplicativo em que os alunos têm acesso a tutores das melhores universidades do Brasil a qualquer hora e lugar para ajudá-los nos estudos.

No app, cada atendimento fica gravado e possui informações sobre a matéria, a participação e se foram notadas lacunas educacionais.

Para a escola, são gerados relatórios com esses dados que permitem aos professores entenderem as maiores dificuldades dos alunos e aos pais esse monitoramento.

Clique aqui e faça um tour pelo TutorMundi!

Mensagem para plantão pedagógico na escola

Coordenador preparando mensagem para apresentar no plantão pedagógico
pexels.com

É sempre bom deixar uma mensagem reflexiva para os pais no plantão pedagógico, mas isso não pode ser feito oralmente para todos os pais porque cada um chega em um horário diferente.

Por isso, é interessante colocar essa mensagem em um cartão a ser entregue para os pais quando eles chegarem ou saírem do plantão escolar

5 Exemplos de mensagens para plantão pedagógico

Exemplo 1

Querido pai,
Obrigada por participar na educação de seu filho!
Contamos com você!

Exemplo 2

Obrigado por ter vindo!
Sem você participando na educação do seu filho, nada dará certo!

Exemplo 3

Uma criança é como uma sementinha plantada,
Ao ter vindo aqui hoje e ao participar da vida escolar dele,
Você está o regando para crescer e ser uma grande árvore!
Obrigada!

Exemplo 4

Você é muito especial para o seu pequeno!
Obrigada por ser como um herói para ele e pela sua presença!

Exemplo 5

“Um pai vale mais que uma centena de professores” George Hebert
A escola pode fazer muito, mas nada terá valor sem os seus esforços!
Contamos com você!

Use sua criatividade!

Conclusão

Fazer um plantão pedagógico não precisa ser motivo de nervosismo se for bem pensado e planejado. Ele também é uma excelente forma de fortalecer a comunidade escolar e preparar melhor os alunos.

Para fazer um bom plantão pedagógico, ter as informações necessárias facilita muito. Por isso, baixe nosso modelo de ficha de acompanhamento pedagógico e tenha tudo que precisa facilmente!