A coordenação pedagógica tem a função de gerenciamento do processo de ensino e aprendizagem da escola. É através de suas ações que professores, direção, pais e alunos entram em harmonia.

O coordenador pedagógico têm, portanto, um papel fundamental no dia a dia escolar e, em muitas instituições, é o profissional que detém maior responsabilidade, sendo admirado pelos estudantes e respeitado pela gestão escolar.

Para entender melhor a coordenação pedagógica, preparamos este artigo completo! Boa leitura.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

O que é coordenação pedagógica?

A coordenação pedagógica é responsável por articular e harmonizar as práticas pedagógicas, proporcionando uma integração efetiva entre a teoria educacional e sua aplicação prática no ambiente escolar.

Além disso, a coordenação pedagógica assume o papel de mediadora, estabelecendo uma ponte crucial entre os educadores, os alunos e a proposta pedagógica da instituição.

Nesse sentido, ela não apenas supervisiona, mas atua como facilitadora do processo educativo, promovendo um ambiente propício para a aprendizagem significativa.

Por último, a coordenação pedagógica, ao fomentar a formação continuada dos professores, contribui significativamente para o aprimoramento das metodologias de ensino.

História da coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica é um setor escolar relativamente novo, que conquistou espaço e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem ao longo do tempo.

Seu surgimento aconteceu nos anos 80, com objetivo de substituir a antiga supervisão pedagógica.

A supervisão pedagógica, criada no contexto da ditadura militar, tinha função técnica e era responsável por fiscalizar e controlar os professores, através de sua forte carga ideológica.

Com os movimentos democráticos dos anos 80, o papel do supervisor pedagógico começou a perder força, sendo substituído aos poucos pelo coordenador pedagógico, que passou a assumir funções de planejamento, orientação educacional e inspeção.

O cargo de coordenador pedagógica foi legitimado apenas no ano de 1996 com o surgimento da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Qual a diferença entre coordenação pedagógica e direção escolar?

Aos olhos de um leigo, as funções de direção e coordenação pedagógica podem parecer iguais dentro do contexto escolar, mas são muito diferentes!

O diretor da escola é uma peça da gestão escolar ligada diretamente à atividade administrativa. Tem a função de montar calendários, articular os diferentes departamentos e participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola.

A direção escolar tem a responsabilidade de articular a coordenação pedagógica de todos os segmentos, além de liderar a gestão escolar e manter uma boa relação entre os setores.

A coordenação escolar, por sua vez, se divide entre os segmentos da educação básica e trabalha para integrar as ações pedagógicas desenvolvidas pela escola diretamente com professores, alunos e familiares.

O coordenador pedagógico assume diversas funções dentro da escola. A seguir, vamos conhecer melhor o papel da coordenação no processo de ensino-aprendizagem.

Qual é o papel do coordenador pedagógico?

A escola é um organismo vivo que depende da boa relação entre todos seus membros para funcionar do jeito certo. O coordenador pedagógico é uma peça central para garantir o bom funcionamento da escola. Para isso, ele atua em três frentes principais:

Essas funções se desdobram em atividades específicas, com o objetivo de tornar as ações da escola mais eficientes e melhorar o aprendizado dos estudantes.

O coordenador pedagógico também tem uma forte atuação na liderança.

Por isso, é importante que o coordenador desenvolva habilidades socioemocionais ligadas à comunicação, relacionamento e respeito, que vão ajudar nas suas atividades diárias.

Acompanhar o desempenho em sala de aula

O coordenador assume, entre outras funções, o papel de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dentro de sala de aula, entendendo o aprendizado de cada aluno e pensando em alternativas para melhorar o desempenho coletivo.

Para auxiliar na tarefa de medir o desempenho dos estudantes, ferramentas digitais de avaliação pedagógica podem otimizar a coleta de dados para a gestão pedagógica.

Um exemplo dessas é o TutorMundi, que permite à coordenação pedagógica ver as principais dúvidas dos estudantes, suas lacunas educacionais, bem como seus domínios teóricos e práticos.

o papel das plataformas digitais na educação envolve o uso de dados

Selecionar as metodologias de aprendizagem

O coordenador pedagógico está diretamente ligado à escolha de estratégias que podem melhorar o desempenho em sala de aula. Por isso, é fundamental que o coordenador tenha uma postura inovadora e que não tenha medo de propor novos caminhos para a escola.

É papel da coordenação pedagógica escolher as metodologias de aprendizagem que serão conduzidas em sala de aula, selecionar os livros e materiais didáticos e acompanhar a sua utilização pelos professores.

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente para criar aulas interativas.

Verificar a coerência com a BNCC

Além disso, ele precisa se certificar que a proposta pedagógica e as estratégias pedagógicas estão de acordo com as competências da BNCC, especialmente as 10 primárias abaixo.

competências bncc

Por isso, o planejamento pedagógico deve estar de acordo com a BNCC sempre através da elaboração de projetos pedagógicos que abordem temas transversais e a adoção de metodologias ativas, aliadas a práticas avaliativas formativas.

Além disso, é essencial considerar a diversidade e inclusão, integrando perspectivas plurais e proporcionando formação continuada para os professores, garantindo uma implementação efetiva e significativa da BNCC no cotidiano escolar.

Para isso, é importante analisar as competências e habilidades da BNCC, aliás, mais que isso, o coordenador pedagógico precisa estar bem familiarizado com elas.

Acompanhar os professores

Os professores mantêm uma relação muito próxima da coordenação escolar, que deve monitorar o trabalho docente, garantindo que os objetivos educacionais sejam conquistados.

Mas não só isso, é preciso se preocupar também com a saúde mental dos professores.

É comum que os coordenadores acompanhem algumas aulas dos professores, principalmente de profissionais novatos na instituição de ensino.

Além disso, ele também deve motivar e orientar os professores. Por isso, deve enviar mensagens de incentivo aos professores sempre, por exemplo.

Programar eventos e estar sempre disposto a reuniões também faz parte do trabalho de um coordenador.

Formação continuada para professores

Os coordenadores são responsáveis pela formação continuada dos professores, tendo a responsabilidade de escolher os cursos ou temas que a escola fornecerá a eles.

Essa formação é muito importante para familiarizar os professores à ferramentas novas da escola, por exemplo.

Recrutamento de professores

Outro papel do coordenador pedagógico é a seleção e o recrutamento de professores. Entretanto, é claro, muitas vezes a direção escolar também pode participar nesse processo.

Os coordenadores então analisam os currículos, assistem a aulas dos professores candidatos e escolhem os que estiverem mais de acordo com as necessidades da escola.

Aproximar a família da escola

A coordenação pedagógica é o primeiro canal de comunicação entre a família e a escola.

Através de reuniões pedagógicas e conselhos de classe, pais e alunos têm contato direto com os coordenadores, que se envolvem diretamente no aprendizado dos alunos.

Por isso, é fundamental que os canais de comunicação estejam abertos e sejam estimulados, para que tanto família quanto professores se sintam acolhidos pela coordenação.

O plantão pedagógico é uma das formas de fazer isso, pois a escola fica aberta para que os pais venham e conversem com os professores e com a coordenação pedagógica.

Coordenar a reunião de pais

Ainda nessa linha de aproximar a família da escola, outra responsabilidade da coordenação é organizar a reunião de pais.

Nesse sentido, a coordenadora pedagógica faz a pauta, seleciona quem vai falar, prepara uma reflexão e tudo mais que for necessário.

Entretanto, o diretor escolar também pode fazer essa organização.

Elaborar o Projeto Político-Pedagógico (PPP)

Apesar de ser um documento elaborado por toda a gestão escolar democrática, a coordenação pedagógica tem uma voz de protagonismo na elaboração do PPP.

A função do projeto político-pedagógico é tornar claro para toda a comunidade escolar quais são os objetivos da instituição, e mostrar como a escola quer atingi-los.

O coordenador deve apresentar propostas para o desenvolvimento e capacitação dos professores e articular o PPP para que atenda às expectativas de todos os envolvidos.

O Projeto Político Pedagógico envolve também a proposta pedagógica da escola, que também deve ser pensada pelo coordenador.

Orientar os estudantes

Algumas escolas possuem um orientador educacional, mas, na grande maioria das vezes, é a coordenação quem faz esse papel.

A coordenação pedagógica é quem analisa os resultados dos estudantes, conversa com eles quanto a problemas nas notas ou até mesmo comportamentais e pensa em formas dos professores lidarem melhor com os estudantes.

Por isso, atividades como:

São formas de promover essa atenção aos estudantes.

Estar sempre ligado às últimas notícias da educação

O coordenador pedagógico precisa sempre estar atento às notícias da educação.

São alguns dos assuntos que quem está na coordenação pedagógica precisa estar sempre ligado.

Para isso, pode-se estar ligado em studygrams, bem como assinar a nossa newsletter e receber semanalmente as notícias mais quentes da educação.

Como se tornar coordenador pedagógico?

A coordenação pedagógica geralmente é assumida por profissionais formados em Pedagogia, mas a função não exige uma formação específica.

A escolha de um coordenador pedagógico leva em conta, além da experiência na área da educação, a capacidade que o profissional tem para articular as competências esperadas de um bom coordenador.

Um bom caminho para aqueles que desejam seguir na carreira da coordenação pedagógica é fazer cursos de pós-graduação na área.

Dicas para uma coordenação pedagógica remota

Confira algumas dicas de ações que podem melhorar a atuação da coordenação pedagógica em um contexto de ensino remoto, como no ensino superior:

Conclusão

A profissão de coordenador pedagógico demanda muita dedicação e empenho. É uma função que está diretamente ligada à resolução de conflitos e ao trabalho com pessoas, crianças e adultos, professores e pais de alunos.

Mesmo assumindo um papel de liderança, o coordenador pedagógico não precisa trabalhar sozinho. É fundamental contar com o apoio da rede de profissionais, além de ferramentas educacionais que otimizem os processos dentro da escola.

Que tal experimentar o TutorMundi para ajudá-lo nessa tarefa? Faça um teste grátis em sua escola!

Fontes

A TRANSFORMAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA AO LONGO DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990

Coordenação pedagógica: mudanças e adaptações na rotina na pandemia