coordenacao pedagogica

Tudo o que você precisa saber sobre coordenação pedagógica

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

No dia 22 de agosto, é celebrado o Dia do Coordenador Pedagógico, uma das figuras mais importantes de uma escola. Para celebrar a data, vamos abordar, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre a coordenação pedagógica.

A coordenação pedagógica tem a função de gerenciamento do processo de ensino e aprendizagem da escola. É através de suas ações que professores, direção, pais e alunos entram em harmonia.

O coordenador pedagógico têm, portanto, um papel fundamental no dia a dia escolar e, em muitas instituições, é o profissional que detém maior responsabilidade, sendo admirado pelos estudantes e respeitado pela gestão escolar.

Para entender o que faz a coordenação pedagógica ser uma peça tão importante para a escola, vamos compreender como surgiu esse papel e conhecer detalhadamente quais são as funções do coordenador pedagógico no processo de aprendizagem.

O que é a coordenação pedagógica?

A coordenação pedagógica é um setor escolar relativamente novo, que conquistou espaço e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem ao longo do tempo.

Seu surgimento aconteceu nos anos 80, com objetivo de substituir a antiga supervisão pedagógica.

Saiba mais >> Como são aplicadas as Políticas Educacionais no Brasil?

A supervisão pedagógica, criada no contexto da ditadura militar, tinha função técnica e era responsável por fiscalizar e controlar os professores, através de sua forte carga ideológica.

Com os movimentos democráticos dos anos 80, o papel do supervisor pedagógico começou a perder força, sendo substituído aos poucos pelo coordenador pedagógico, que passou a assumir funções de planejamento, orientação educacional e inspeção.

O cargo de coordenador pedagógica foi legitimado apenas no ano de 1996 com o surgimento da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Qual a diferença entre coordenação pedagógica e direção escolar?

Aos olhos de um leigo, as funções de direção e coordenação pedagógica podem parecer iguais dentro do contexto escolar, mas são muito diferentes!

O diretor da escola é uma peça da gestão escolar ligada diretamente à atividade administrativa. Tem a função de montar calendários, articular os diferentes departamentos e participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola.

Saiba mais >> Qual é o papel do gestor escolar?

A direção escolar tem a responsabilidade de articular a coordenação pedagógica de todos os segmentos, além de liderar a gestão escolar e manter uma boa relação entre os setores.

A coordenação escolar, por sua vez, se divide entre os segmentos da educação básica e trabalha para integrar as ações pedagógicas desenvolvidas pela escola diretamente com professores, alunos e familiares.

O coordenador pedagógico assume diversas funções dentro da escola. A seguir, vamos conhecer melhor o papel da coordenação no processo de ensino-aprendizagem.

  • coordenacao pedagogica 01
  • coordenacao pedagogica 02
  • coordenacao pedagogica 03

Qual é o papel do coordenador pedagógico?

A escola é um organismo vivo que depende da boa relação entre todos seus membros para funcionar do jeito certo. O coordenador pedagógico é uma peça central para garantir o bom funcionamento da escola. Para isso, ele atua em três frentes principais:

  • Ajudar os professores nas ações pedagógicas;
  • Acompanhar o processo de aprendizagem;
  • Gerir as reuniões pedagógicas.

Essas funções se desdobram em atividades específicas, com o objetivo de tornar as ações da escola mais eficientes e melhorar o aprendizado dos estudantes.

O coordenador pedagógico também tem uma forte atuação na liderança. É importante que o coordenador desenvolva habilidades socioemocionais ligadas à comunicação, relacionamento e respeito, que vão ajudar nas suas atividades diárias.

Acompanhar o desempenho em sala de aula

O coordenador assume, entre outras funções, o papel de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dentro de sala de aula, entendendo o aprendizado de cada aluno e pensando em alternativas para melhorar o desempenho coletivo.

Para auxiliar na tarefa de medir o desempenho dos estudantes, ferramentas digitais de avaliação pedagógica podem otimizar a coleta de dados para a gestão escolar.

Conheça quais ferramentas podem auxiliar no trabalho de um coordenador pedagógico com o nosso e-book Avaliação no ensino híbrido para escolas inovadoras.

Selecionar as metodologias de aprendizagem

O coordenador pedagógico está diretamente ligado à escolha de estratégias que podem melhorar o desempenho em sala de aula. Por isso, é fundamental que o coordenador tenha uma postura inovadora e que não tenha medo de propor novos caminhos para a escola.

É papel da coordenação pedagógica escolher as metodologias de aprendizagem que serão conduzidas em sala de aula, selecionar os livros e materiais didáticos e acompanhar a sua utilização pelos professores.

Acompanhar os professores

Os professores mantêm uma relação muito próxima da coordenação escolar, que deve monitorar o trabalho docente, garantindo que os objetivos educacionais sejam conquistados.

Saiba mais >> O papel do professor no ensino híbrido

É comum que os coordenadores acompanhem algumas aulas dos professores, principalmente de profissionais novatos na instituição de ensino. No entanto, essa prática, que pode remeter ao passado da supervisão pedagógica, é bem vista pois aproxima a coordenação e permite identificar falhas e acertos no processo de ensino.

Aproximar a família da escola

A coordenação pedagógica é o primeiro canal de comunicação entre a família e a escola. Através de reuniões pedagógicas e conselhos de classe, pais e alunos têm contato direto com os coordenadores, que se envolvem diretamente no aprendizado dos alunos.

É fundamental que os canais de comunicação estejam abertos e sejam estimulados, para que tanto família quanto professores se sintam acolhidos pela coordenação.

Saiba mais >> Como conduzir uma pesquisa de satisfação dos pais com a escola?

Elaborar o Projeto Político-Pedagógico (PPP)

Apesar de ser um documento elaborado por toda a gestão escolar democrática, a coordenação pedagógica tem uma voz de protagonismo na elaboração do PPP.

A função do projeto político-pedagógico é tornar claro para toda a comunidade escolar quais são os objetivos da instituição, e mostrar como a escola quer atingi-los.

O coordenador deve apresentar propostas para o desenvolvimento e capacitação dos professores e articular o PPP para que atenda às expectativas de todos os envolvidos.

Saiba mais >> Proposta Pedagógica: Como elaborar de acordo com a BNCC?

Como se tornar coordenador pedagógico?

A coordenação pedagógica geralmente é assumida por profissionais formados em Pedagogia, mas a função não exige uma formação específica.

A escolha de um coordenador pedagógico leva em conta, além da experiência na área da educação, a capacidade que o profissional tem para articular as competências esperadas de um bom coordenador.

Um bom caminho para aqueles que desejam seguir na carreira da coordenação pedagógica é fazer cursos de pós-graduação na área.

Coordenação pedagógica durante a pandemia

A coordenação pedagógica também foi bastante afetada pelas mudanças e adaptações experimentadas durante a pandemia de covid-19. Com o ensino remoto, o coordenador teve que assumir novos desafios e criar estratégias para garantir o aprendizado dos alunos.

Da adaptação com as novas plataformas digitais aos efeitos na saúde mental de professores e alunos, os coordenadores se viram no papel de amenizar os transtornos enfrentados por todos os lados, sem esquecer da própria saúde.

Uma grande aliada da coordenação pedagógica durante a pandemia foi a tecnologia. Com ferramentas de automação de processos e de comunicação, as escolas que conseguiram oferecer boas alternativas puderam experimentar novas possibilidades de ensino.

Saiba mais >> Como reduzir a evasão escolar na pandemia?

O resultado dessas mudanças deve ser sentido por muitos anos com a adoção do ensino híbrido. Mesmo em um contexto de retorno às aulas presenciais, a tecnologia deve continuar fazendo parte do processo de aprendizagem e todos têm a ganhar com isso.

Dicas para uma coordenação pedagógica remota

Confira algumas dicas de ações que podem melhorar a atuação da coordenação pedagógica em um contexto de ensino remoto:

  • Investir em ferramentas de contato com as famílias;
  • Promover momentos para escuta dos professores;
  • Ouvir os docentes para entender quais ações têm funcionado e quais não;
  • Manter documentos, planilhas e materiais em plataformas acessíveis, se possível em uma ferramenta utilizada por todos;
  • Manter uma rotina de participação nas aulas;
  • Rever as cobranças com os alunos, respeitando a individualidade;
  • Ouvir famílias e alunos para compreender a realidade de cada contexto;
  • Incentivar o respeito ao horário de trabalho;
  • Explorar alternativas para evitar a sobrecarga dos professores, como ferramentas de tutoria online;
  • Reduzir o número de tarefas burocráticas que a equipe docente precisa fazer.

Saiba mais >> Como otimizar a rotina dos professores com 15 ferramentas para aulas remotas

Conclusão

A profissão de coordenador pedagógico demanda muita dedicação e empenho. É uma função que está diretamente ligada à resolução de conflitos e ao trabalho com pessoas, crianças e adultos, professores e pais de alunos.

Mesmo assumindo um papel de liderança, o coordenador pedagógico não precisa trabalhar sozinho. É fundamental contar com o apoio da rede de profissionais, além de ferramentas educacionais que otimizem os processos dentro da escola.

A voz da coordenação escolar tem muita força, por isso, se você está na função de coordenação ou pretende seguir na área, esteja sempre conectado com as principais inovações que podem vir a transformar o dia a dia em sala de aula e melhorar a vida de todos.

Fontes

A TRANSFORMAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA AO LONGO DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990

Coordenação pedagógica: mudanças e adaptações na rotina na pandemia

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Uma resposta

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação