Como otimizar a rotina dos professores com 15 ferramentas para aulas remotas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

Mesmo em um cenário com a pandemia controlada, a volta às aulas deve acontecer no formato híbrido, com momentos online e presenciais. É o que indica a diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV, Cláudia Costin, em entrevista à CNN.

Para otimizar a rotina e evitar a sobrecarga, as ferramentas digitais passaram a fazer parte do dia a dia das aulas. Algumas das ferramentas para aulas remotas amplamente utilizadas são: ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sistemas de gestão da aprendizagem (LMS), aplicativos gamificados, tutoria digital, entre outras.

Muitos desses instrumentos já eram conhecidos, mas seu uso foi impulsionado pelo distanciamento social. Alguns deles ainda são desconhecidos para a maioria dos professores e podem ser a ajuda que falta para melhorar o desempenho das aulas remotas.

Neste artigo, vamos conhecer ferramentas para aulas online que vão ajudar a construir o futuro da educação.

Por que usar tecnologia na sala de aula?

Usar a tecnologia na sala de aula não é apenas uma tendência da era digital. Tais ferramentas têm o poder de agilizar processos e reduzir o esforço de tarefas diárias, como avaliação de aprendizagem e reforço escolar.

Desenvolvidas por especialistas da educação, as tecnologias educacionais são baseadas nos conceitos mais atuais da neurociência, do design e da programação, oferecendo a melhor experiência de aprendizagem para os alunos.

Além de favorecer o aprendizado, as plataformas digitais também ajudam a gestão escolar a coletar dados sobre aprendizagem e oferecer um percurso personalizado para cada estudante.

Saiba mais >> Como trabalhar com alunos desmotivados e desinteressados nas aulas remotas?

Se um aluno não apresenta bons resultados com uma abordagem, o professor pode analisar onde está a dificuldade e, a partir daí, utilizar outras metodologias mais adequadas para o ritmo do aluno.

Isso acontece pelo alto poder de personalização do ensino através das ferramentas digitais. Com recursos diversos e a possibilidade de encontrar um tutor individual para suas dúvidas, o aluno tem autonomia para aprender da forma que se sente mais confortável.

15 ferramentas para aulas remotas

Criar conteúdo, se comunicar com a turma e avaliar os alunos. Existem muitas ferramentas digitais que podem otimizar as tarefas do professor. Algumas delas podem ser usadas em uma única atividade, outras são mais complexas e ajudam a gestão escolar. 

Entre as principais funções, as tecnologias ajudam a otimizar tarefas diárias, como:

  • Gestão de trabalho – ajudam na visualização de tarefas, cumprimento de metas, geração de relatórios, entre outras funções.
  • Interação virtual – permitem melhorar a interação entre os alunos no formato digital, utilizando recursos como vídeos, jogos, entre outros.
  • Criação de conteúdo – para professores que precisam criar seu próprio material de aulas, essas ferramentas ajudam a montar imagens, vídeos, brincadeiras, com recursos visuais fáceis de usar.
  • Avaliação online – tornam o processo de avaliação de aprendizagem mais rápido e fácil de fazer, com bom engajamento dos estudantes.
  • Tutoria digital – colocam o estudante em contato com tutores especialistas para resolver suas dúvidas na hora em que elas surgem.

Vamos conhecer algumas plataformas e ferramentas acessíveis e muito utilizadas por escolas ao redor do mundo. Confira!

Trello

Trello

O Trello é uma plataforma de gestão de trabalho muito utilizada no marketing e na comunicação. Ela utiliza um modelo de visualização baseado no Kanban, método japonês que consiste em usar colunas e cartões para identificar etapas de um processo.

A forma mais simples de usar o Trello é criar uma lista para atividades que devem ser feitas, uma lista para atividades que estão em andamento e outra para tarefas concluídas. Você pode adicionar outras etapas, de acordo com o seu fluxo de trabalho.

Na escola, é possível usar o Trello para organizar atividades, planejar avaliações e gerenciar trabalhos em aprendizagem baseadas em equipes, por exemplo.

Acesse o Trello.

WPensar

WPensar

O WPensar é uma ferramenta desenvolvida para trazer soluções para as escolas, otimizando seus processos.

A plataforma oferece dois serviços: um sistema de gestão escolar, que integra os setores da instituição e levanta dados sobre o desempenho acadêmico, e uma agenda digital no formato de aplicativo, que auxilia na comunicação entre alunos, escolas e responsáveis.

Acesse o WPensar.

Miro

Miro

O Miro é uma ferramenta online para criar um quadro-branco colaborativo. Em outras palavras, essa plataforma permite trabalhar em equipes de vários tamanhos, com o uso de um sistema de adesivos digitais. 

Em aulas remotas, o Miro ajuda a manter a comunicação dos alunos e do professor em sintonia, tornando o trabalho mais eficiente.

Acesse o Miro.

Padlet

Padlet

O Padlet é uma ferramenta para criação de murais virtuais para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia. Funciona como uma folha de papel, que permite organizar a rotina de trabalho e atividades escolares.

A plataforma permite compartilhar os quadros com outros usuários, o que ajuda a realização de trabalhos em equipes na escola. É possível inserir conteúdos (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) simultaneamente com outras pessoas.

Acesse o Padlet.

Google Classroom

Google Classroom

O Google Classroom é uma ferramenta completa que consegue atender demandas de quase todas as etapas do processo de aprendizagem.

Ele se tornou muito popular durante a pandemia do Coronavírus, entre outros motivos, por ser gratuito e estar integrado com outras ferramentas do Google, o que deixou sua interface muito familiar para boa parte dos usuários. 

Na ferramenta, é possível criar turmas online, gerenciar atividades e fazer o controle de entrega de conteúdo e tarefas. Fizemos um tutorial completo para quem quer dar os primeiros passos na ferramenta. Acesse e comece agora mesmo.

Acesse o Google Classroom.

Vizia

Vizia

O Vizia é uma plataforma para criação de vídeos interativos. De forma simples e intuitiva, ela permite adicionar questionários em vídeos da internet, como no Youtube, tornando o conteúdo das suas aulas mais interessantes para os alunos.

A ferramenta pode ser utilizada tanto em atividades educativas quanto para outros objetivos e é uma ótima forma de avaliar se o que foi ensinado no vídeo foi entendido.

Acesse o Vizia.

Canva

Canva

O Canva é uma plataforma que facilita o trabalho de criação de conteúdo para pessoas que não tem muita experiência com design.

Totalmente online, a ferramenta permite criar apresentações e imagens com uma grande variedade de layouts pré-definidos. Saia da mesmice e crie materiais didáticos para encher os olhos dos seus alunos!

Acesse o Canva.

Edpuzzle

Edpuzzle

O Edpuzzle é uma ferramenta que permite criar vídeo-aulas interativas. Semelhante ao Vizia, o Edpuzzle tem outros recursos, como a possibilidade de edição do vídeo original.

O professor pode utilizar qualquer vídeo online, adaptando o conteúdo às necessidades dos estudantes. É possível criar turmas e compartilhar, além dos vídeos do professor, produções dos próprios alunos.

Acesse o Edpuzzle.

Eduqo

Eduqo

A Eduqo é uma plataforma de aprendizagem completa que oferece soluções para mais de 400 escolas e redes de ensino em todo o Brasil.

A plataforma oferece ferramentas como banco de questões e suporte para avaliação online, construção de cadernos digitais e trilhas de aprendizagem personalizáveis, ferramentas para marketing educacional, entre outros.

Acesse o Eduqo.

KaHoot!

Kahoot!

O Kahoot! é uma plataforma intuitiva que permite criar jogos ao vivo e desafios individuais. É ótima para realizar avaliações em grupo, pois oferece visualização de pontos em formato de score por desempenho.

Criada na Noruega, a ferramenta se destacou durante a pandemia no Brasil, chegando a ser o terceiro país com mais usuários. Hoje a plataforma, que é gratuita, já tem uma versão em português.

Acesse o Kahoot!.

Quizlet

Quizlet

O Quizlet é uma ferramenta de criação de questionários e resumos que permite uma grande interatividade e engajamento através de jogos e modelos gamificados.

O professor pode criar suas avaliações e compartilhar com seus alunos, utilizando conteúdos prontos ou totalmente personalizados. Com recursos ao vivo e offline em celular, computador e tablet, é uma ótima plataforma para fazer revisão de conteúdo.

Acesso o Quizlet.

EasyLMS

EasyLMS

O EasyLMS é uma plataforma que oferece um sistema de gestão de aprendizagem completo. Utilizada em diversos países, a ferramenta também pode ser encontrada em português.

Ela pode ser usada para preparação de atividades e questionários com fácil aplicação, oferecendo mais de 10 tipos diferentes de avaliações online.

Acesse o EasyLMS.

Saiba mais >> Automação Escolar: 7 processos para otimizar a gestão escolar

ProvaFácil

ProvaFácil

O ProvaFácil é um sistema de gestão de provas que facilita a realização de avaliações em grande quantidade, permitindo visualizar os dados e identificar lacunas no aprendizado através do uso da tecnologia.

Além das funções de correção de gabarito, a ferramenta permite realizar simulados, pesquisas de satisfação escolar e diversos tipos de avaliação de aprendizagem.

Acesse o ProvaFácil.

Mentimeter

Mentimeter

O Mentimeter é uma ferramenta online que permite criar apresentações interativas. Ela oferece recursos como nuvem de palavras e avaliações para enviar para os alunos.

É um ótimo recurso para utilizar durante as aulas, ao fazer uma apresentação de conteúdo, para medir em tempo real o entendimento dos estudantes e aumentar o engajamento.

Acesse o Mentimeter.

TutorMundi

Deixamos para o final desta lista a ferramenta de tutoria online que mais cresce no Brasil, o TutorMundi. Nossa plataforma consiste em uma ponte entre estudantes e tutores online especialistas, que ajudam alunos a avançar nos estudos e melhorar o desempenho.

A tutoria individual é comprovadamente um fator que traz benefícios para os estudantes, e com a tecnologia, ela passou a ser acessível para um volume ainda maior de alunos.

Com o TutorMundi, o aluno tem acesso a um atendimento personalizado, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com tutores das melhores universidades do país, por mensagem de texto, imagens, vídeos ou áudios.

Conheça o TutorMundi e o que nós podemos fazer pela sua escola.

Conclusão

Já foi o tempo em que tecnologia e sala de aula eram conceitos rivais. Hoje, usar ferramentas educativas em sala de aula melhora o engajamento e facilita a execução de tarefas, como resolução de provas e contato com os alunos.

Durante a pandemia de Covid-19, as plataformas de aprendizagem online evitaram que um número ainda maior de alunos fosse afetado pelas restrições de circulação. Muitas das ferramentas que citamos neste post salvaram o aprendizado de milhões de alunos.

Se você quiser conhecer mais tecnologias educacionais para usar em sala de aula, confira a lista que o TutorMundi preparou com 41 ferramentas para aulas online. Quanto mais você conhece, mais a tecnologia vai estar a serviço da aprendizagem.

ferramentas para aula online
Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação