As 10 competências gerais da BNCC foram criadas para agirem como um fio condutor da aprendizagem. Elas devem ser desenvolvidas ao longo de toda a educação básica, além de suas competências específicas, para cada etapa do desenvolvimento escolar.

A BNCC traz orientações para nortear os currículos das redes públicas e privadas da Educação Básica, e sua implementação é uma oportunidade de garantir um padrão de qualidade no ensino do país.

Vamos entender, neste artigo, o que o ensino baseado em competências traz de novo para a educação brasileira e conhecer as competências trabalhadas pela BNCC, questões fundamentais para uma boa gestão pedagógica.

O que é a Base Nacional Comum Curricular?

A BNCC é um documento para guiar a educação básica nas escolas do Brasil, melhorando a aprendizagem a qual todos os alunos têm direito.

A elaboração da Base foi coordenada pelo MEC e contou com a participação de entidades de todo o país. O texto passou por três versões, chegando em sua versão final depois de milhões de contribuições dos diversos setores interessados.

A Base aponta os conhecimentos, competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes do país. Ela segue princípios éticos, políticos e estéticos que direcionam a educação brasileira para a formação humana e construção de uma sociedade mais justa.

Estrutura da BNCC

A estrutura da BNCC é formada por competências gerais (traduzidas nas 10 competências gerais da BNCC), competências específicas e habilidades.

Banner oferecendo gratuitamente o Guia das Metodologias Ativas para escolas. Clique para baixar!

O que são as competências na BNCC?

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Elas são necessárias para o desenvolvimento de sujeitos autônomos, capazes de se adaptar às necessidades de um mundo em transformação, e são orientadas pelo princípio da educação integral.

A educação integral deve contemplar todas as dimensões do desenvolvimento humano, tanto na esfera cognitiva, acadêmica e intelectual quanto no desenvolvimento físico, social, emocional e cultural.

Assim, para desenvolver essas dimensões, os currículos devem contemplar as 10 competências gerais da BNCC, um conjunto de conhecimentos que precisamos desenvolver e que estão conectados com os desafios do mundo contemporâneo.

Qual a diferença entre competência e habilidade para a BNCC?

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), competência e habilidade são termos distintos que desempenham papéis específicos na definição dos objetivos educacionais.

Competência refere-se a capacidades mais abrangentes, envolvendo a mobilização integrada de conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas em diversos contextos.

Essas competências são categorizadas como gerais, comuns a todas as áreas do conhecimento, e específicas, relacionadas a cada disciplina.

Por outro lado, habilidades representam manifestações específicas de competências, descrevendo as ações e tarefas que os alunos devem ser capazes de realizar para alcançar os objetivos educacionais.

Essa distinção ajuda a orientar o desenvolvimento curricular, proporcionando uma abordagem mais holística e alinhada aos desafios contemporâneos da educação.

Quais são as 10 Competências Gerais da BNCC?

A Base aponta 10 competências que devem estar contempladas em todas as etapas da educação básica. São elas:

competências bncc

1. Conhecimento

O que: Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital

Para: Entender e explicar a realidade, continuar aprendendo a colaborar com a sociedade

2. Pensamento científico, crítico e criativo

O que: Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade

Para: Investigar causas, elaborar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções

3. Repertório Cultural

O que: Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais

Para: Fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural

4. Comunicação

O que: Utilizar diferentes linguagens

Para: Expressar-se e compartilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo

5. Cultura Digital

O que: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética

Para: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos e exercer protagonismo e autonomia

6. Trabalho e projeto de vida

O que: Entender o mundo e apropriar-se de conhecimentos e experiências

Para: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia e responsabilidade

7. Argumentação

O que: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis

Para: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética

8. Autoconhecimento e Autocuidado

O que: Conhecer-se compreender-se na diversidade humana e apreciar-se

Para: Cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas

9. Empatia e cooperação

O que: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação

Para: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza

10. Responsabilidade e Autonomia

O que: Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências

Para: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade

Banner oferecendo o Modelo de plano de aula! Baixe gratuitamente.

As 10 competências gerais da BNCC indicam o que deve ser aprendido e para que, ou seja, com qual finalidade, indicando sua importância para a formação integral dos estudantes.

Ou seja, o objetivo seria desenvolver não só a capacidade de ler e escrever, por exemplo, mas também possibilitar que o aluno se comunique, expresse suas opiniões e sentimentos com clareza, e que essas habilidades possam ter um reflexo na vida cotidiana.

Por isso, as competências não devem ser vistas de forma isolada, como um componente curricular específico, mas sim de forma interdisciplinar e associadas a todas as etapas da educação.

Além disso, não há hierarquia entre elas, todas as 10 competências gerais da BNCC são igualmente essenciais para a educação integral.

Como as competências específicas são integradas a cada etapa da educação básica?

As competências gerais são as mesmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, mas elas ganham particularidades em cada uma das fases do desenvolvimento dos alunos.

BNCC Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira fase da Educação Básica. Ela representa a primeira separação entre as crianças e seus vínculos afetivos familiares em direção à socialização.

Além disso, a Base orienta que o trabalho na Educação Infantil seja voltado aos direitos e objetivos de aprendizagem e ao desenvolvimento em campos de experiência.

Direitos de Aprendizagem

A BNCC Educação Infantil traz seis direitos de aprendizagem fundamentais, que têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira.

Eles são importantes para que as crianças tenham os primeiros estímulos em direção a vivenciar o mundo social e natural e se entender como indivíduos.

Confira cada um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil, segundo a BNCC:

Campos de experiência

A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências que definem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Eles formam um arranjo que integra as situações e experiências da vida das crianças aos conhecimentos fundamentais.

Por isso, selecionamos os cinco campos presentes na BNCC e suas principais orientações. Para conhecer as definições completas de cada campo de experiência, acesse o site da BNCC.

  1. O eu, o outro e o nós – criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais e outros modos de vida.
  2. Corpo, gestos e movimentos – promover oportunidades ricas para que as crianças possam explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo.
  3. Traços, sons, cores e formas – promover a participação das crianças na produção, manifestação e apreciação artística, e favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças.
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação – promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral.
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. 

BNCC Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da Educação Básica. Com duração de nove anos, é nesse período que as crianças e adolescentes passam por mudanças físicas, cognitivas e comportamentais que impõem desafios significativos.

Além disso, no Brasil, o Ensino Fundamental é dividido em duas fases: os Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) e os Anos Finais (do 6º ao 9º ano), e a BNCC também é construída com essa divisão.

A partir do Ensino Fundamental, a BNCC é estruturada em áreas do conhecimento e seus componentes curriculares.

Cada área do conhecimento e disciplina possui competências específicas que são relacionadas com as 10 competências gerais da BNCC.

Logo, as competências específicas promovem a articulação entre as áreas tanto de forma horizontal, integrando os componentes curriculares, quanto vertical, na progressão dos Anos Iniciais aos Anos Finais e na continuidade das experiências dos alunos.

Etapa da Alfabetização

A BNCC Etapa Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais têm elementos em comum, mas com algumas particularidades.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a BNCC reforça que o foco da ação pedagógica deve ser a alfabetização.

Dessa forma, a criança deve chegar ao final do 2º ano alfabetizada, e para isso a Base traz competências e habilidades direcionadas.

BNCC Ensino Médio

A BNCC Ensino Médio está organizada por áreas do conhecimento, com dois ou mais componentes curriculares, e habilidades necessárias para o desenvolvimento de competências.

As áreas do conhecimento definidas na BNCC Ensino Médio são 

Da mesma forma que no Ensino Fundamental, cada área do conhecimento do Ensino Médio possui competências específicas relacionadas com as 10 competências gerais da BNCC.

Assim, os componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática têm competências específicas próprias.

Por isso, para cada uma dessas competências, a BNCC descreve habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo do Ensino Médio. Essas competências e habilidades constituem a formação geral básica.

Foco na juventude e no protagonismo do aluno

A BNCC Ensino Médio destaca a necessidade de compreender a juventude de forma plural, formada por adolescentes e jovens heterogêneos, participantes ativos da sociedade.

Dessa forma, cabe à escola acolher as diversidades da juventude e garantir que o estudante seja protagonista de seu próprio processo de escolarização.

O protagonismo pode ser alcançado com várias técnicas, uma delas sendo o uso de metodologias ativas de aprendizagem como o design thinking, aprendizagem baseada em equipes, gamificação na educação e muitas outras.

Além disso, a formação deve permitir que o jovem defina seu projeto de vida, baseado no princípio da educação integral.

O Ensino Médio deve construir aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.

Cultura digital em pauta

Os jovens são os protagonistas da cultura digital, e as competências relacionadas às tecnologias ganham força na BNCC em toda a Educação Básica.

Dada a forte relação entre a juventude e a cultura digital, o Ensino Médio tem como foco reconhecer as potencialidades da tecnologia na realização de atividades de todas as áreas de conhecimento.

Por isso, a BNCC Ensino Médio traz competências e habilidades que permitem aos estudantes:

Logo, essas temáticas, reforçadas pelas competências gerais, apontam para uma presença maior de metodologias ativas nas escolas e modelos de ensino híbrido, que utilizam a tecnologia para mediar o conhecimento.

Veja como usar modelos de ensino híbrido na escola, baixe nosso guia grátis! 😍

Como fazer o planejamento escolar segundo a BNCC

Para montar um planejamento escolar segundo a BNCC, preste atenção a alguns elementos:

Nós explicamos com detalhes cada um desses passos neste artigo completo sobre planejamento segundo a BNCC!

Conclusão 

Portanto, a Base Nacional Comum Curricular traz orientações fundamentais para desenvolver as competências necessárias para a formação integral de crianças e jovens.

As competências colocam o aluno em um lugar ativo no processo de ensino-aprendizagem e estimulam o desenvolvimento de habilidades capazes de promover impactos significativos na sociedade.

O objetivo da Base é contribuir para um maior equilíbrio na educação do Brasil, e garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, comprometido com as reais necessidades da geração atual.

Assim, para se aprofundar ainda mais sobre a BNCC, recomendamos a leitura do documento completo. Para ajudá-lo nisso, baixe também nosso modelo de plano de aulas e facilite o trabalho de seus professores.