competencia e habilidade

Qual é a diferença entre competência e habilidade para a BNCC?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os conhecimentos essenciais que todo aluno da educação básica do Brasil tem direito a aprender, e isso deve ser feito através de um ensino baseado em competência e habilidade.

Esses conhecimentos são descritos em competências gerais ou específicas e habilidades que devem ser alcançadas ao longo da jornada escolar, com o objetivo de garantir que todos tenham acesso a uma formação integral.

Mas afinal, quais são as competências e habilidades da BNCC? Qual a diferença entre elas? Neste artigo, vamos responder estas perguntas e conhecer estratégias e ferramentas para dominar as habilidades da BNCC.

O que é competência na BNCC?

A BNCC define competência como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Essas competências direcionam para uma educação integral, capaz de contemplar todas as dimensões da formação do aluno, com valores e atitudes que estimulam a transformação da sociedade de forma mais justa e sustentável.

A Base traz 10 competências gerais que devem estar presentes ao longo de toda a educação básica, e competências específicas para cada área do conhecimento.

Elas são essenciais para que os jovens se desenvolvam tanto no âmbito cognitivo e intelectual quanto em suas relações pessoais e no autoconhecimento, pois, apontam para necessidades da vida cotidiana, como o exercício da autonomia, a valorização da cultura e o estímulo ao pensamento crítico. 

O que é habilidade na BNCC?

As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências.

Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.

As habilidades na BNCC estão normalmente relacionadas a verbos, como identificar, associar e interpretar

Em cada etapa da educação básica, as habilidades estão associadas às competências gerais e específicas da BNCC e apresentam peculiaridades.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil

Na Educação Infantil, a BNCC apresenta as habilidades como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Elas são necessárias para assegurar os 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento de toda criança: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Já a organização curricular da Educação Infantil está estruturada em 5 campos de experiência. Cada um deles relaciona as situações e experiências da vida das crianças com os objetivos de aprendizagem de cada faixa etária.

habilidades bncc ensino infantil 1

Exemplificando:

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

A habilidade acima é direcionada a crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), ligada ao campo de experiências: traços, sons, cores e formas.

Habilidades da BNCC no Ensino Fundamental

A partir do Ensino Fundamental, a BNCC divide o aprendizado em áreas de conhecimento:

  • Linguagens
  • Matemática
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Humanas
  • Ensino Religioso

E seus respectivos componentes curriculares

  • Língua Portuguesa
  • Artes
  • Educação Física
  • Língua Inglesa
  • Matemática
  • Ciências
  • Geografia
  • História
  • Religião

O foco da BNCC no Ensino Fundamental continua sendo o desenvolvimento das 10 competências gerais – com a adição de competências específicas para cada área do conhecimento.

Cada componente curricular tem objetos de conhecimento específicos organizados em unidades temáticas que, por sua vez, são estruturadas em um conjunto de habilidades que ficam mais complexas ao longo dos anos.

Vale destacar que o Ensino Fundamental é dividido em duas etapas: o EF Anos Iniciais e o EF Anos Finais. Logo, cada uma delas tem suas habilidades específicas.

habilidades ensino fundamental

Exemplificando:

(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

A habilidade é direcionada ao 2º ano do Ensino Fundamental, relativa ao componente curricular Ciências. Está dentro da Unidade Temática “Vida e evolução” que tem como objetos de conhecimento os seres vivos no ambiente/Plantas.

Habilidades da BNCC no Ensino Médio

As aprendizagens essenciais definidas na BNCC do Ensino Médio estão organizadas por áreas do conhecimento, cada uma com dois ou mais componentes curriculares.

  • Área de Linguagens e suas Tecnologias
    • Arte
    • Educação Física
    • Língua Inglesa
    • Língua Portuguesa
  • Área de Matemática
    • Matemática
  • Área de Ciências da Natureza
    • Biologia
    • Física
    • Química.
  • Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 
    • História
    • Geografia
    • Sociologia
    • Filosofia.

O Ensino Médio ganhou uma nova estrutura a partir da homologação da BNCC, conhecido como Novo Ensino Médio.

Esse novo arranjo é composto por uma formação geral básica e por itinerários formativos escolhidos pelo aluno de acordo com as possibilidades oferecidas pela escola.

Nesse novo formato, as 10 competências gerais orientam igualmente as aprendizagens, além de competências específicas para cada área do conhecimento.

Para cada competência a BNCC aponta habilidades que devem ser desenvolvidas no Ensino Médio, além de habilidades específicas para Língua Portuguesa e Matemática, componentes curriculares obrigatórios para toda a etapa.

Saiba mais >> BNCC Língua Portuguesa: dicas para planejar suas aulas

As competências e habilidades da BNCC fazem parte da formação geral básica, a qual corresponde à 1.800 horas do total de 3.000 horas do Ensino Médio. Elas também podem e devem ser trabalhadas na construção dos itinerários formativos.

competencia e habilidade ensino médio

Exemplificando:

(EM13CNT308) Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.

A habilidade faz parte da área Ciências da Natureza e suas Tecnologias, correspondente a competência específica 3: investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Como adaptar o currículo com base em competência e habilidade?

O primeiro passo para adaptação é a revisão dos currículos, pois eles devem ser estruturados de forma a alcançar as competências e habilidades propostas na BNCC.

A Base não é o currículo em si, mas sim uma ferramenta que auxilia na construção curricular. Sendo assim, é fundamental que todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem conheçam as possibilidades que a BNCC oferece.

Para facilitar a aplicação da BNCC no cotidiano, selecionamos algumas ferramentas que ajudam a visualizar e escolher as habilidades de forma prática  e objetiva. Confira!

Matriz de habilidades

A matriz de habilidades é uma planilha que ajuda a visualizar as possibilidades de construção de currículos e materiais didáticos.

Ela é organizada de forma inversa, o que facilita a localização dos objetivos de aprendizagem. A matriz parte das áreas de conhecimento e componentes curriculares até a descrição das habilidades, direcionando para os códigos das habilidades presentes na BNCC.

ComponenteAno/FaixaCampos de AtuaçãoPráticas de LinguagemObjetivos de ConhecimentoPalavra-ChaveHabilidades
Língua PortuguesaTodos os camposLeitura/escuta (compartilhada e autônoma)Protocolos de leituraLeitura; escuta; compartilhada; autônoma; protocolo de leitura; texto;escrita; página; reconhecimento; direção da leitura na página(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página

Sequência de Unidades

Produzida pela associação Nova Escola, a Sequência de Unidades é um documento criado para orientar a produção de planos de aulas com base nas habilidades da BNCC.

sequencia de unidades min

A sequência vai além do que é proposto na Base, trazendo sugestões para aplicar as habilidades de forma sequencial e combinada, com o objetivo de desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que promovam com eficiência as habilidades da BNCC.

Baixe os modelos clicando aqui

Tabela interdisciplinar

Com as tabelas interdisciplinares, é possível visualizar como trabalhar as habilidades de diferentes áreas do conhecimento de forma integrada.

tabela interdisciplinar min

A ferramenta auxilia na construção de currículos interdisciplinares, com a convergência de conteúdos dos componentes curriculares. A tabela é voltada para o Ensino Fundamental e foi separada em duas: uma para os Anos Iniciais e outra para os Anos Finais.

Baixe os modelos clicando aqui

Sugestões de aprofundamento

Dividida em tabelas, as sugestões de aprofundamento apresentam caminhos para aprofundar as habilidades presentes na BNCC, mostrando as competências gerais e específicas associadas a cada habilidade.

sugesta%CC%83o de aprofundamento min

Além disso, há uma explicação detalhada de cada habilidade e apresenta outras habilidades relacionadas e dá dicas para contextualizá-las no currículo.

Baixe os modelos clicando aqui

Conclusão

Portanto, as competências e habilidades da BNCC são conceitos complementares que direcionam para o mesmo objetivo: a possibilidade de garantir uma formação integral para todos os estudantes.

Por isso, entender a diferença entre esses conceitos ajuda a formular estratégias para aplicar a BNCC nos currículos escolares, além de formar estudantes capazes de construir seu próprio caminho com autonomia e protagonismo.

Fontes

RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E BASE NACIONAL

A BNCC – Mec

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

O que achou do artigo? Nos conte.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação