As plataformas digitais educacionais estão cada vez mais presentes nas escolas, especialmente após a pandemia do coronavírus. Por isso questiona-se: qual é o papel das plataformas digitais na educação? 

Descubra a resposta dessa e outras perguntas neste artigo! Boa leitura.

Ilustração de Banner com material gratuito sobre Mapeamento Edtechs de Educação Básica do Brasil ofertado pelo TutorMundi, startup de reforço escolar que fornece ensino personalizado.

O que são plataformas educacionais?

Plataformas educacionais são sistemas digitais projetados para fornecer e facilitar a aprendizagem, a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades em um ambiente online ou virtual. 

Elas servem como espaços virtuais em que instrutores e alunos se encontram, interagem e acessam uma variedade de recursos educacionais. As características que definem uma plataforma educacional incluem:

Essas plataformas podem atender a uma ampla gama de finalidades educacionais, desde o ensino formal em instituições de ensino até o treinamento corporativo, a aprendizagem autodidata e a gamificação educacional.

Tipos de plataformas digitais na educação

Existem vários tipos de plataformas digitais na educação, mencionaremos abaixo algumas delas:

Plataformas de Ensino a Distância (EaD)

As plataformas de ensino a distância são uma das formas mais populares de plataformas educacionais. 

Elas possibilitam que alunos de todo o mundo tenham acesso a cursos, palestras e materiais de estudo de instituições renomadas, sem a necessidade de presença física em uma sala de aula. 

Plataformas de aprendizado online

Essas plataformas oferecem uma variedade de recursos para o aprendizado autodidata, incluindo videoaulas, quizzes, fóruns de discussão e tarefas. 

O Khan Academy, Duolingo e Udemy são exemplos de plataformas de aprendizado online amplamente reconhecidas.

O papel das plataformas digitais de educação, nesse caso, é também democratizar o ensino. Isso porque os cursos são muitas vezes acessíveis, podem ser parcelados e, às vezes, são oferecidos até gratuitamente.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

Os ambientes virtuais de aprendizagem são usados principalmente para gerenciar a interação entre professores e alunos, disponibilizando materiais didáticos, fóruns de discussão e avaliações online. 

Isso pode ser feito pelo próprio sistema da escola ou até mesmo utilizando ferramentas grátis como o Google Classroom.

O papel das plataformas digitais de educação como essas é facilitar o ensino híbrido, por exemplo, pois permite ao aluno acesso aos materiais didáticos em qualquer momento e lugar.

Plataformas de gamificação

A gamificação na educação tem ganhado destaque, e várias plataformas oferecem experiências de aprendizado envolventes por meio de elementos de jogos. 

Exemplos incluem:

Banner oferecendo a lista com 41 ferramentas para uso em aula

Plataformas educacionais de monitoria 

Outro tipo de plataforma de aprendizagem é o tipo que fornece monitoria online.

Nesse tipo de plataforma, o estudante pode tirar suas dúvidas na hora, sem precisar agendar.

Um monitor fica com o aluno pelo tempo que ele precisar, assim como em uma aula particular.

Qual o papel das plataformas digitais de educação no pós-pandemia?

Durante a pandemia, o papel das plataformas digitais de educação foi crucial para que as aulas continuassem acontecendo.

Por conta da urgência, muitos professores e escolas tiveram que se adaptar à força ao mundo digital, o que causa uma aversão em muitos às tecnologias educacionais.

Após a pandemia, muitas escolas deixaram as plataformas educacionais de lado, o que é um grande erro, pois elas podem potencializar o ensino.

Então, hoje, o papel das plataformas digitais de educação envolve:

o papel das plataformas digitais na educação envolvem: inclusão, dinamização das aulas, preparação para o mercado de trabalho

Veja mais sobre cada uma delas abaixo:

Plataformas educacionais e a preparação para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho cada vez mais exige conhecimento tecnológico.

Isso pois, desde a mais simples função, atualmente, exige um mínimo de educação digital, nem que seja para inserir o horário de ponto no sistema.

Além disso, as vagas mais bem pagas sempre envolvem tecnologia.

É preciso saber lidar com coisas como google docs, word, navegação na internet, excel e, algumas vezes, até mesmo o básico de programação.

Por isso, utilizar plataformas digitais de educação é uma forma de preparar os alunos para as várias plataformas e conhecimentos em tecnologia que vão precisar para trabalhar.

Educação digital

Outro papel das plataformas digitais de educação é a educação digital. 

Ou seja, ensinar os estudantes a lidarem com a tecnologia. Eles aprendem a resolver pequenos conflitos que muitas vezes existem quando estão usando um computador;

Tudo isso faz parte da educação digital e promove a inclusão digital.

Plataformas de aprendizagem e a dinamização do ensino

Outro papel das plataformas digitais de educação é a dinamização do ensino.

As plataformas digitais permitem que os alunos tenham acesso a uma infinidade muito maior de recursos educacionais, como:

Dessa forma, o ensino fica muito mais dinâmico, pois garante aos professores uma amplitude muito maior de recursos educacionais.

Plataformas digitais de educação promovem a inclusão

Um dos papéis mais importantes das plataformas digitais de educação é a promoção da inclusão educacional.

Elas facilitam para que os estudantes aprendam, mesmo com suas deficiências ou dificuldades.

Por exemplo, uma tecnologia assistiva narra o que está acontecendo para que um aluno cego também consiga “assistir” ao vídeo.

Há também plataformas como o Dosvox que tem até jogos para os alunos com deficiência visual jogarem.

Plataformas educacionais personalizam o ensino

O papel das plataformas digitais na educação envolve também a personalização do ensino.

Elas permitem um ensino mais individualizado e, muitas vezes, têm mecanismos que permitem mapear as lacunas educacionais dos estudantes e trabalhar em cima delas.

Além disso, os estudantes podem aprender no seu ritmo, da forma que preferirem e no horário que for melhor para eles.

Por isso, as plataformas permitem o ensino adaptativo, ou seja, o ensino personalizado, pois o aluno consegue aprender da forma que prefere.

O papel das plataformas digitais de educação no uso das metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem representam uma abordagem pedagógica na qual os alunos desempenham um papel ativo no processo de aquisição de conhecimento. 

Elas substituem a tradicional transmissão passiva de informações por um ambiente de aprendizado mais participativo, em que os alunos são desafiados a investigar, colaborar, discutir e aplicar o que aprendem. 

Algumas metodologias ativas são:

Todas essas metodologias são potencializadas com as plataformas educacionais. Claro, não é obrigatório o uso de tecnologia, mas as utilizar potencializa o ensino.

Na sala de aula invertida, por exemplo, ter uma plataforma de ensino facilita o estudo do aluno em casa.

Na rotação por estações, uma plataforma de aprendizagem em uma das estações permite a dinamização do ensino. Pode ser um game, um chamado para um monitor online, um puzzle ou até assistir a um vídeo.

A plataforma digital de educação TutorMundi

O TutorMundi é um aplicativo inovador de reforço escolar que se destaca por sua abordagem de tutoria online em tempo real, sem necessidade de agendamento prévio.

Além disso, o TutorMundi é uma plataforma educacional que oferece a personalização do ensino, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e estilo. 

Isso significa que os alunos podem se concentrar nas áreas em que têm mais dificuldade, receber explicações detalhadas e aprofundadas e trabalhar em tópicos específicos de seu interesse.

O aplicativo garante reforço escolar, tira-dúvidas e orientação de estudos! Tudo isso baseado em dados.

plataforma digital de educação tutormundi e seus passos para tirar as dúvidas

Tira-dúvidas

Na plataforma digital de educação TutorMundi, o estudante pode tirar as suas dúvidas rapidamente, basta postar a dúvida e aguardar que um tutor envie a resposta.

Caso ele prefira algo ao vivo, é só chamar um tutor na hora e tirar todas as dúvidas com ele via chat.

Quando os alunos recebem ajuda para suas dúvidas específicas, eles estão se envolvendo em um processo de aprendizado altamente personalizado. 

Por isso, os tutores do TutorMundi adaptam suas explicações e abordagens às necessidades individuais dos alunos. 

Isso ajuda os estudantes a entender o conteúdo de maneira mais profunda e a superar obstáculos de aprendizado de maneira eficaz.

exemplo de inteligência artificial na educação com TutorMundi

Reforço escolar

O papel das plataformas digitais de educação é auxiliar na aprendizagem, e o TutorMundi faz isso através do reforço escolar.

Além de simplesmente fornecer respostas, os monitores ajudam os estudantes a chegarem à resposta.

Além disso, o TutorMundi também oferece feedback construtivo. 

Assim, os tutores ajudam os alunos a entender os conceitos subjacentes, corrigir erros e fornecer orientações valiosas para melhorar o entendimento do assunto. 

Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Dinamismo ao tirar as dúvidas na startup de reforço escolar tutormundi

Orientação de estudos

O TutorMundi oferece uma funcionalidade adicional valiosa que vai além do reforço escolar tradicional: a orientação de estudos.

Com a orientação de estudos do TutorMundi é possível ter:

Planos de Estudos Personalizados

Os monitores do TutorMundi, que são especialistas em áreas como psicologia, licenciaturas e pedagogia, auxiliam os alunos na criação de planos de estudos personalizados. 

Esses planos podem abranger diferentes escalas, desde o dia a dia até uma visão semestral, permitindo que os alunos estabeleçam metas claras para sua jornada de aprendizado.

Materiais de orientação de estudos personalizados no aplicativo TutorMundi para melhorar o desempenho na avaliação somativa

Cronograma de Conteúdo

Além de planos de estudos, os monitores também ajudam os alunos a criar um cronograma que identifica quais conteúdos devem ser estudados em determinados períodos.

Isso é particularmente útil para alunos que se preparam para exames ou vestibulares, pois auxilia na distribuição eficiente do tempo de estudo.

Dicas e Estratégias de Estudo

A orientação de estudos inclui dicas valiosas e estratégias de estudo. Os monitores fornecem orientações sobre como estudar de maneira eficaz, como se concentrar em tarefas específicas, manter o foco e aproveitar ao máximo o tempo de estudo.

Material para orientação de estudo envolvendo um cronograma de matérias

Acompanhamento Semanal

Os alunos têm a opção de receber um acompanhamento pedagógico semanal, no qual podem discutir seu progresso, tirar dúvidas e receber orientação contínua.

Esse acompanhamento contribui para o desenvolvimento de hábitos de estudo consistentes.

Acompanhamento pedagógico

O TutorMundi coleta dados relevantes sobre o desempenho dos alunos, o progresso nas disciplinas e o uso da plataforma. 

Isso é feito de forma automatizada e contínua, fornecendo informações valiosas sobre como os alunos estão se saindo em seus estudos.

As escolas que fazem parceria com o TutorMundi têm acesso aos dados e relatórios gerados pela plataforma. Isso permite que as escolas tomem medidas para melhorar seus programas de ensino com base nas necessidades identificadas nos dados.

o papel das plataformas digitais na educação envolve o uso de dados

Conclusão

O papel das plataformas digitais na educação é enorme e importante, mas cada plataforma tem um papel diferente.

O papel do TutorMundi é fornecer educação personalizada 1×1! Quer fazer um teste grátis em sua escola? Preencha o formulário abaixo: