A tecnologia educacional é cada vez mais frequente na vida de alunos e professores, pois o uso de novos recursos didáticos na rotina escolar proporciona melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Quando aplicadas de maneira planejada e criativa – impactando alunos, professores, gestores e famílias – as ferramentas de aprendizagem digital tem benefícios incríveis e devem fazer parte do projeto político pedagógico da escola.

Neste artigo, vamos entender o porquê da tecnologia educacional estar sendo amplamente discutida no mundo da educação, enxergar os seus benefícios na prática e conhecer os recursos e soluções mais populares.

Banner oferecendo para download gratuito a lista de 41 ferramentas para aulas online. Clique para baixar.

O que é tecnologia educacional?

A tecnologia educacional é um conjunto de ferramentas para transformar o processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia, incorporando as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo das escolas.

Existem tecnologias educacionais para vários aspectos e trabalhos da escola, como:

Por isso, as escolas estão optando cada vez mais por soluções e ferramentas tecnológicas porque, além de facilitarem o trabalho, potencializam o aprendizado.

Por que utilizar tecnologia educacional?

Assim como a sociedade passa por constantes revoluções tecnológicas, a educação também precisa estar em constante atualização.

Isso se intensifica pelo fato de que os alunos do século XXI são intensamente influenciados pelas tecnologias, afinal, são nativos digitais.

Logo, a preparação para a vida presente e futura dos alunos de hoje demanda habilidades e competências relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. 

Por isso, o uso da tecnologia educacional é muito benéfica para:

A tecnologia vai substituir o professor?

De maneira alguma! A tecnologia educacional é uma oportunidade de fazer coisas antes impossíveis, possibilitando que educadores abandonem atividades mecânicas e realoquem o tempo atuando como mentores da aprendizagem.

Vale ressaltar que a tecnologia não é o fim, mas sim o meio de tornar a aprendizagem mais eficiente. Levar rotinas pedagógicas para o digital não deve ser uma simples substituição.

Por isso, discute-se muito sobre o ensino híbrido (atividades digitais mesclada a experiências e interações presenciais, fundamentais para a promoção do desenvolvimento de forma integral).

41 ferramentas para aulas online

Quais os recursos tecnológicos mais utilizados?

Existem diversos tipos de ferramentas tecnológicas educacionais que podem ser utilizadas, veja abaixo algumas delas:

Plataformas

Plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) proporcionam a troca de informações e o acompanhamento do percurso pedagógico de cada aluno.

Neles, os docentes podem:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na aprendizagem (TDIC’s)

As TDIC’s são recursos digitais, utilizados para a apoiar a aprendizagem presencial e à distância, com o intuito de ajudar o aluno no seu processo de aprendizagem, por exemplo: textos, animações, vídeos, jogos, plataformas como o Tutormundi e imagens.

Aplicativos de educação

Aplicativos de educação são também tipos de TDIC’s, mas tais aplicativos educacionais podem ser muito variados e proporcionar diversos tipos de soluções para a escola e para o estudante.

A vantagem dos aplicativos de educação é que podem ser facilmente acessados do celular ou tablet, não apenas do computador, o que torna o acesso a eles muito mais democrático e fácil para professores e estudantes.

Aplicativos de reforço escolar

Dente os aplicativos educacionais, há também aplicativos de reforço escolar, que permitem, por exemplo, através de tutoria online, que os estudantes consigam tirar todas as dúvidas sem precisar de agendamento.

Um aplicativo de reforço escolar é uma excelente forma de potencializar o ensino na sua escola, pois permite um ensino personalizado aos alunos.

Veja como funciona uma aula num aplicativo de reforço escolar! Clique aqui! 🤩

Ferramentas de gestão

Auxiliam na organização dos processos da escola fazendo com que gestores e professores dediquem menos tempo a tarefas burocráticas, conhecidos também como ferramentas de automação escolar.

Vão desde softwares de controle financeiro, até tecnologias que atuam no planejamento de aula e na avaliação de alunos, como é o caso do Qmágico, uma plataforma Eduqo.

Ele ajuda escolas a levarem rotinas pedagógicas para o digital com eficiência e qualidade. Assim, visa o acompanhamento personalizado da aprendizagem de cada aluno. 

Ferramentas de comunicação

Criadas com o intuito de facilitar a interação entre diferentes agentes do processo educativo, elas estimulam o diálogo entre colaboradores, professores, alunos, famílias e gestores.

Dessa forma, garantem um relacionamento próximo e eficiente a favor da aprendizagem, por meio do compartilhamento de fotos, documentos em PDF, enquetes interativas e relatórios detalhados, por exemplo.

Ferramentas de trabalho

Ferramentas de produtividade oferecem recursos que otimizam tarefas e auxiliam na organização de arquivos, tornando o dia a dia de professores e alunos mais simples. 

Uma das substituições mais comuns e eficientes que as escolas estão experimentando é com relação aos papéis.

Hoje, os armários arquivos e gaveteiros viraram dados na nuvem – armazenamento compartilhado que permite salvar e reter arquivos na internet com a possibilidade de consulta imediata e autônoma – evitando, assim, a bagunça com a papelada e contribuindo para o meio ambiente.

6 benefícios que a inovação tecnológica traz para a educação

O uso de novas tecnologias na educação proporciona diversos benefícios para as escolas e alunos. Em seguida, vamos mencionar 6 deles.

Bússola de aprendizado

A bússula de aprendizado envolve ter instrumentos pedagógicos confiáveis e adaptativos que reúnam os seguintes elementos: o que, como e quanto cada aluno aprendeu.

Esses recursos de acompanhamento de aprendizagem ainda tem o potencial de ajudar a garantir a satisfação, qualidade e padrão de ensino de uma escola — o que não é uma tarefa fácil, mas é facilitada com o uso de softwares educacionais.

Autonomia para o aluno

Autonomia é fundamental para a construção do conhecimento, pois nos ajuda a garantir o entendimento do aluno que aprende de formas diferentes com diferentes níveis de conhecimento.

Ao unir o incentivo de pesquisa e estudo independente com tecnologias e ferramentas a disposição, o desenvolvimento da capacidade de aprender é estimulado continuamente e cresce de maneira natural.

Planejamento eficiente e otimizado para o professor

Com a série de conteúdos otimizada e com adequação de alunos feita, os professores podem se preocupar com o que realmente importa: atividades que são essenciais, como o acompanhamento e feedbacks constantes aos alunos.

Diferencial competitivo para a escola

Além dos benefícios pedagógicos, um dos principais ganhos de ter a tecnologia na educação é a preparação das instituições de ensino para atender as tendências do mercado.

Assim como a educação está em constante evolução, quanto mais recursos educacionais digitais a escola tiver, maior será seu crescimento.

Baixe gratuitamente nosso Guia “sua escola é competitiva no mercado?” e crie um diferencial competitivo em sua escola! 😍

Comunicação

A dificuldade de aproximar os pais e responsáveis do aprendizado das crianças sempre foi uma questão importante dentro e fora da escola.

A tecnologia diminui à distância entre estes elos tão importantes através de portais e agendas digitais.

Tem dúvidas de como fazer isso na prática? Baixe o ebook gratuito que reúne 6 dicas práticas que escolas ao redor do Brasil estão aplicando para melhorar a comunicação entre escola e família.

Inovações educacionais

A tecnologia tem um papel muito importante na implementação de inovações tecnológicas em sua escola. Isso porque muitas das práticas e metodologias ativas estão aliadas à tecnologia ou podem ser grandemente facilitadas com o uso dela.

Portanto, se deseja ter uma escola inovadora, é muito importante fazer o uso de tecnologias educacionais, inclusive para facilitar e melhorar o trabalho de seus professores.

Entretanto, para isso, a inserção da tecnologia educacional na escola necessita de união entre professor e escola.

Além disso, a tecnologia precisa ser incluída nos currículos escolares, conectadas ao projeto político pedagógico da escola. 

“É preciso entender que qualquer tecnologia a ser incorporada deve ser vista como meio e não um fim em si mesma. Por que uso? Qual o objetivo ou objetivos de aprendizagem quero trabalhar? Como uso? Quando uso? Com quem uso? Definido o que se pretende ensinar/aprender elegem-se os recursos didáticos mais pertinentes para que se promova os processos de ensino aprendizagem, e não o contrário”

Professora Geisa Mendes, Professora Doutora I – MS.3 na Universidade Estadual de Campinas.

Conclusão

A tecnologia na educação é muito importante para revolucionar e inovar a sua escolar, permitindo, inclusive, a existência de um diferencial competitivo.

Para inovar sua escola, que tal conhecer o TutorMundi? A startup de reforço escolar que está impactando a educação no Brasil! Veja como funciona!

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi