tecnologia educacional

Como a tecnologia educacional está transformando a educação

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A tecnologia educacional é cada vez mais frequente na vida de alunos e professores. O uso de novos recursos didáticos na rotina escolar proporciona melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Quando aplicadas de maneira planejada e criativa – impactando alunos, professores, gestores e famílias, as ferramentas de aprendizagem digital tem benefícios incríveis.

Neste artigo, vamos entender o porquê do tema estar sendo amplamente discutido no mundo da educação, enxergar os benefícios na prática e conhecer os recursos e soluções mais populares.

O que é tecnologia educacional?

A tecnologia educacional representa um conjunto de ferramentas para transformar o processo de ensino-aprendizado. Incorporando as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo das escolas.

Ela pode ser aplicada em diversas tarefas – como o simples aproveitamento de materiais e conteúdos pedagógicos, por exemplo.

As escolas estão optando cada vez mais por soluções e ferramentas tecnológicas e digitais, a fim de entender e desenvolver as competências e habilidades de cada aluno. 

Quer continuar aprendendo e se aprofundar na discussão? Recomendamos esse artigo sobre inteligência de dados que reúne conceitos e aplicação no contexto escolar.

Por que a tecnologia educacional está cada vez mais importante? 

Assim como os mais diversos aspectos da sociedade, a educação também precisa estar em constante atualização.

Isso se intensifica pelo fato de que os alunos do século 21 são intensamente influenciados pelas tecnologias, afinal, são nativos digitais

Logo, a preparação para a vida presente e futura dos alunos de hoje demanda habilidades e competências relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. 

A Tecnologia veio substituir o professor?

De maneira alguma! A tecnologia educacional é uma oportunidade de fazer coisas antes impossíveis, possibilitando que educadores abandonem atividades mecânicas e realoquem o tempo atuando como mentores da aprendizagem.

Vale ressaltar que a tecnologia não é o fim, mas sim o meio de tornar a aprendizagem mais eficiente. Levar rotinas pedagógicas para o digital não deve ser uma simples substituição.

SAMR: Guia para aplicar tecnologia na sala de aula

Por isso, é pensando nisso que se discute muito sobre o ensino híbrido (atividades digitais mesclada a experiências e interações presenciais, fundamentais para a promoção do desenvolvimento de forma integral).

Conhecendo os recursos tecnológicos mais utilizados

Plataformas

Plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) proporcionam a troca de informações e o acompanhamento do percurso pedagógico de cada aluno.

Neles, os docentes podem:

  • Reunir e publicar conteúdos;
  • Entender o progresso dos estudantes;
  • Estimular interações entre eles. 

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na aprendizagem (TDIC’s)

As TDIC’s são recursos digitais, utilizados para a apoiar a aprendizagem presencial e a distância, com o intuito de ajudar o aluno no seu processo de aprendizagem, por exemplo: textos, animações, vídeos, jogos, plataformas como o Tutormundi e imagens.

Leia mais em: A importância das TDICs para a educação

Ferramentas de gestão

Auxiliam na organização dos processos da escola fazendo com que gestores e professores dediquem menos tempo a tarefas burocráticas.

Vão desde softwares de controle financeiro, até tecnologias que atuam no planejamento de aula e na avaliação de alunos, como é o caso do Qmágico, uma plataforma Eduqo.

Ele ajuda escolas a levarem rotinas pedagógicas para o digital com eficiência e qualidade. Assim, visa o acompanhamento personalizado da aprendizagem de cada aluno. 

tecnologia educacional qmágico
Relatório Diagnóstico exemplo da plataforma Qmágico
sobre aprendizagem individual 

Ferramentas de comunicação

Criadas com o intuito de facilitar a interação entre diferentes agentes do processo educativo, elas estimulam o diálogo entre colaboradores, professores, alunos, famílias e gestores.

Dessa forma, garantem um relacionamento próximo e eficiente a favor da aprendizagem, por meio do compartilhamento de fotos, documentos em PDF, enquetes interativas e relatórios detalhados, por exemplo.

Ferramentas de trabalho

Ferramentas de produtividade oferecem recursos que otimizam tarefas e auxiliam na organização de arquivos, tornando o dia a dia de professores e alunos mais simples. 

Uma das substituições mais comuns e eficientes que as escolas estão experimentando é com relação aos papéis.

Hoje, os armários arquivos e gaveteiros viraram dados na nuvem – armazenamento compartilhado que permite salvar e reter arquivos na internet com a possibilidade de consulta imediata e autônoma – evitando, assim, a bagunça com a papelada e contribuindo para o meio ambiente.

6 benefícios que a tecnologia pode trazer para a educação

Bússola de aprendizado

A bússula de aprendizado envolve ter instrumentos pedagógicos confiáveis e adaptativos que reúnam os seguintes elementos: o que, como e quanto cada aluno aprendeu.

Esses recursos de acompanhamento de aprendizagem ainda tem o potencial de ajudar a garantir a satisfação, qualidade e padrão de ensino de uma escola — o que não é uma tarefa fácil.

Autonomia para o aluno

Autonomia é fundamental para a construção do conhecimento, pois nos ajuda a garantir o entendimento do aluno que aprende de formas diferentes com diferentes níveis de conhecimento.

Saiba mais: Metodologias ativas de aprendizagem gerando autonomia

Ao unir o incentivo de pesquisa e estudo independente com tecnologias e ferramentas a disposição, o desenvolvimento da capacidade de aprender é estimulado continuamente e cresce de maneira natural.

Planejamento eficiente e otimizado para o professor

Com a série de conteúdos otimizada e com adequação de alunos feita, os professores podem se preocupar com o que realmente importa: atividades que são essenciais, como o acompanhamento e feedbacks constantes aos alunos.

Guia completo do Google Classroom

Diferencial competitivo para a escola

Além dos benefícios pedagógicos, um dos principais ganhos de ter a tecnologia na educação é a preparação das instituições de ensino para atender as tendências do mercado.

Assim como a educação está em constante evolução, quanto mais recursos educacionais digitais a escola tiver, maior será seu crescimento.

Comunicação

A dificuldade de aproximar os pais e responsáveis do aprendizado das crianças sempre foi uma questão importante dentro e fora da escola.

A tecnologia diminui à distância entre estes elos tão importantes através de portais e agendas digitais.

Tem dúvidas de como fazer isso na prática? Baixe o ebook gratuito que reúne 6 dicas práticas que escolas ao redor do Brasil estão aplicando para melhorar a comunicação entre escola e família.

Conclusão

A inserção da tecnologia educacional na escola necessita de união entre professor e escola.

O professor deve ter domínio sobre as ferramentas disponíveis e sua utilização no dia a dia.

Logo, a escola precisa prover uma boa estrutura física e material que facilite a utilização dessas tecnologias durante as aulas.

Além disso, a tecnologia precisa ser incluída nos currículos escolares, conectadas ao projeto político pedagógico da escola. 

“É preciso entender que qualquer tecnologia a ser incorporada deve ser vista como meio e não um fim em si mesma. Por que uso? Qual o objetivo ou objetivos de aprendizagem quero trabalhar? Como uso? Quando uso? Com quem uso? Definido o que se pretende ensinar/aprender elegem-se os recursos didáticos mais pertinentes para que se promova os processos de ensino aprendizagem, e não o contrário”

Professora Geisa Mendes, Professora Doutora I – MS.3 na Universidade Estadual de Campinas.

O que já estamos construindo e podemos esperar no futuro?

Agora que você conhece a influência da tecnologia na educação, é importante analisar o projeto pedagógico da escola e conversar com a coordenação para verificar como a instituição introduz a tecnologia no processo educativo. 

Quer continuar lendo sobre o assunto? Neste artigo você encontra informações e dicas para superar os desafios de implantação de um modelo híbrido na sua escola.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Luiza Braga

Luiza Braga

Comunicadora e professora apaixonada, analista de Marketing de formação e curiosa pelo mundo.

O que achou do artigo? Nos conte.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.