Os aplicativos de educação têm se tornado cada vez mais populares no meio escolar, já que eles trazem diversos benefícios que facilitam a vida dos alunos e dos funcionários da escola.

apps de educação para ensino, gestão, gamificação, administração da escola e muito mais.

Entre essas tecnologias educacionais, quais os aplicativos educacionais mais relevantes para a sua escola? Quais são os disponíveis para fazer testes e ver como se adequam a sua instituição?

Veja as respostas a essas perguntas e muito mais em nosso artigo! Boa leitura.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

O que são aplicativos educacionais?

Aplicativos educacionais ou aplicativos educativos são softwares de educação que têm o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem ou de melhorar a gestão escolar.

Em outras palavras, são programas voltados para a melhoria da educação no geral, cada um voltado para resolver um ou mais problemas enfrentados no meio educacional.

Quais os tipos de aplicativos educacionais?

Existem vários tipos de aplicativos para ajudar na escola, neste artigo vamos focar em 4 deles:

Aplicativos de gamificação – esses programas educacionais tem o objetivo de transformar as atividades escolares em jogos. Assim, o aluno aprende jogando.

Existem também os aplicativos educativos de gamificar toda a estrutura escolar e não apenas a atividade, a chamada gamificação estrutural.

Aplicativos de simulação – os desse tipo têm o objetivo de simular situações ou atividades para que os alunos consigam aprender sem correr riscos reais, por exemplo, simulações de ações químicas ou de direção de automóveis.

Aplicativos de produção de atividades – esses aplicativos educacionais focam em ajudar os gestores e professores na produção de atividades, fazendo que a inserção de informações e a formatação seja mais fácil.

Aplicativos de tutoria online – aplicativos de tutoria digital tem o objetivo de conectar alunos a tutores de forma prática e rápida pelo computador ou celular. Dessa forma, os estudantes conseguem ter o auxílio de um tutor de forma presente no dia a dia escolar.

Como devem ser utilizados os aplicativos educacionais?

Aplicativos educacionais têm um potencial gigantesco para revolucionar a educação, mas é preciso utilizá-los da maneira correta.

O primeiro passo para que os aplicativos educativos sejam bem utilizados é capacitar os professores para que eles consigam lidar com essa tecnologia educacional.

Portanto, é preciso investir em uma formação continuada que permita aos professores, primeiramente, manejarem esses aplicativos para que consigam aplicá-los com os estudantes. 

No caso de aplicativos focados na gestão escolar, o próprio software educacional, muitas vezes, oferece o treinamento para que os gestores consigam utilizar o app. 

Além disso, a infraestrutura adequada também é necessária para uma boa aplicação dos aplicativos educacionais. É preciso ter tablets ou computadores suficientes para os estudantes. Também é possível utilizar os próprios smartphones dos alunos, mas, nos dois casos, é crucial que a escola tenha uma internet de qualidade.

Por último, para uma boa utilização de aplicativos de educação, é necessário que os estudantes saibam como utilizar. Por isso, precisam ter o mínimo de educação digital para manejarem o equipamento.

É claro, se o app educativo for intuitivo, mais fácil será para que os alunos consigam utilizá-lo.

Os aplicativos para escola devem ser utilizados em conjunto com metodologias ativas de educação, o que potencializa a personalização do ensino. Além disso, a tecnologia educacional é o braço direito do aprendizado ativo. Veja mais sobre isso no próximo tópico. 

O que significa personalização do ensino?

A personalização do ensino, ou ensino adaptativo, busca, em suma, que o aluno aprenda de forma adaptada às suas necessidades. Logo, o estudante aprende no ritmo dele e da forma que ele achar melhor, por exemplo:

Além de vários outros usos possíveis do ensino personalizado.

Existem vários perfis de aprendizado, e usar uma metodologia de ensino padrão e única significa ignorar a individualidade dos estudantes. 

Por isso, com a personalização do ensino, os estudantes conseguem aprender de forma mais efetiva e o aluno se torna o protagonista do processo de aprendizagem. Os alunos deixam de ter o papel passivo e participam ativamente na construção do saber.

Para tudo isso ser possível, as tecnologias educacionais têm papel fundamental. Veja abaixo aplicativos de educação para ajudar nesse processo.

Banner com a capa sobre a História de Sucesso do Colégio XIX de Março, um dos parceiros do TutorMundi, em como se adequou as necessidades do ensino online.

5 aplicativos para ajudar na escola

  1. Wordwall

Esse é um site e aplicativo em que os professores podem facilmente fazer atividades para os alunos.

As lições feitas nele podem ser facilmente impressas já diagramadas e sem o professor precisar ter todo o trabalho de encaixar os espaços vazios, por exemplo, em um caça-palavras.

Além disso, as atividades produzidas nele ficam disponíveis para serem jogadas também. Existem diversas modalidades de jogos, desde estilo pacman, show de perguntas até games em que o aluno precisa desviar da pergunta errada.

O programa é pago mensalmente, mas você pode fazer até 5 atividades gratuitamente.

Aplicativo de educação wordwall mostrando uma atividade em que o avião precisa bater na nuvem com a resposta correta
  1. Quizziz

Essa é uma plataforma de gamificação. Os professores podem fazer atividades gamificadas e até slides interativos.

Esse aplicativo educacional é bem intuitivo e fácil de utilizar tanto para os professores quanto para os alunos.

Os estudantes podem participar em duas modalidades de jogo a serem escolhidas pelo professor: em times ou individual. Em ambas o objetivo é o mesmo: fazer mais pontos ao responder as perguntas corretamente e o mais rápido possível.

Esse aplicativo é gratuito, mas conta com uma versão pro que possui mais funcionalidades.

aplicativo de educação quizizz
  1. Mozaik

Esse é um aplicativo educacional de simulações. Os estudantes podem simular um passeio na Babilônia, ver as pirâmides do Egito ou até fazer uma cirurgia analisando a anatomia humana.

É possível acessar também uma espécie de livro didático interativo e gamificado. O professor pode ter um acesso ou providenciar o acesso individual para cada um dos alunos.

O aplicativo educativo é gratuito até 5 simulações por semana, após isso é preciso fazer uma assinatura.

  1. Khan Academy

Esse programa educacional auxilia os alunos com exercícios personalizados para as suas dificuldades. 

A Khan Academy pode ser acessada tanto do celular quanto do pc e, apesar de ter começado com matemática, também oferece exercícios de química, física e atualmente todas as outras matérias.

Eles oferecem formação continuada para os professores utilizarem seus recursos gratuitamente. 

Há muitos conteúdos gratuitos, mas eles também oferecem um plano para escolas.

  1. TutorMundi

Esse aplicativo educacional auxilia tanto os alunos quanto a gestão escolar. O foco do Tutormundi é oferecer tutoria digital de qualidade pelo celular ou computador para os estudantes que têm dúvidas.

Desse modo, os alunos têm acesso a um tutor na hora para explicar a matéria ou ajudar na resolução de um exercício.

Os tutores são alunos das 60 melhores universidades do país e passam por um rigoroso processo seletivo e de treinamento para acompanharem os estudantes nos estudos.

Os atendimentos são realizados por chat através de mensagens, áudios, imagens e vídeos, permitindo aos alunos mais tímidos que perguntem sem ter vergonha de serem vistos em uma câmera.

Para os gestores, ele providencia dados que podem ser utilizados para criação de planos de intervenção pedagógica, projetos interdisciplinares e para monitoramento da qualidade do ensino na escola.

Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem

Com o TutorMundi, 76% dos professores afirmam que há uma ampliação da visão interdisciplinar, já que o aplicativo mostra as dúvidas dos alunos em todas as matérias.

Quer testar gratuitamente a plataforma com seus alunos? 🤩

Como a tutoria online auxilia na personalização do ensino?

Durante as tutorias, o aluno interage com o tutor de forma individual. Com isso, o tutor pode identificar todas as dificuldades do estudante e ensiná-lo de forma adaptada às suas necessidades.

No atendimento, o aluno pode fazer quantas perguntas quiser, pode enviar uma dúvida, pedir a explicação de um conteúdo ou até a correção de um texto (dependendo da matéria que ele tiver solicitado o atendimento). Essa liberdade permite ao estudante ter de fato um ensino personalizado para ele.

Assim, o aluno consegue ter um melhor desempenho escolar, já que possui esse atendimento individualizado que preenche as lacunas de aprendizagem.

Com isso, em sala de aula, é possível ao professor:

Com a parceria entre aplicativo educativo e escola, é possível personalizar o ensino dentro e fora da sala de aula.

A importância de tirar dúvidas em um aplicativo de reforço escolar

É importante que o aluno consiga tirar as dúvidas com facilidade, porque, se ele continuar com elas, muitos prejuízos são gerados, como:

Por isso, é crucial que os alunos consigam tirar as dúvidas na hora em que elas surgem, pois isso potencializa o desempenho escolar.

Tirar as dúvidas em um aplicativo de reforço escolar permite que o caminho entre a dúvida e a resolução dela seja grandemente encurtado, fazendo com que o aluno tire mais dúvidas e com uma frequência maior.

Quando o aluno não pode perguntar na hora, a tendência é que ele se frustre ou até mesmo esqueça qual era a dúvida dele, o que impacta na hora da prova.

Se é necessário deslocamento até algum lugar para um plantão de dúvidas presencial, por exemplo, o estudante já enfrenta impedimentos para tirar a dúvida, porque:

Tudo isso pode ser resolvido facilmente se o aluno puder tirar a dúvida dele na hora através do smartphone ou tablet! Essa alternativa é também vantajosa para a escola, pois permite economizar com a estrutura e contratação de monitores para os plantões de dúvidas presenciais.

Além disso, há uma diminuição da sobrecarga dos professores, porque não precisam mais cuidar desses plantões e nem responder os alunos pessoalmente no WhatApp, AVA ou outro meio de comunicação que a escola utilize para que os alunos entrem em contato com os professores.

Assim, os professores ficam mais tranquilos e conseguem focar no que realmente importa, como a preparação de aulas de qualidade.

Dos docentes de escolas que utilizam o TutorMundi, 82% alegam que há melhora no entendimento dos conteúdos por parte dos alunos e 80% deles colocam que TutorMundi é efetivo para reduzir as lacunas de aprendizagem dos estudantes.

Ilustração exemplificando pesquisa feita pelo TutorMundi sobre a satisfação dos docentes em relação ao aplicativo de educação.

Quanto ao desempenho dos alunos, 90% dos professores colocam que os estudantes utilizarem o app aumenta consideravelmente suas notas em provas e atividades, o que mostra o quanto um aplicativo de reforço escolar potencializa o ensino.

Quer levar estes resultados para sua escola? Experimente grátis! 😍

Conclusão

Aplicativos de educação são tecnologias educacionais fantásticas que têm um grande poder para revolucionar o ensino de sua escola.

Dentre os vários recursos disponíveis, um aplicativo de reforço escolar pode contribuir muito para o sucesso escolar.

Quer saber mais? Veja como o cursinho Plus Aprendizagens utilizou o TutorMundi para superar os problemas envolvendo o plantão de dúvidas!