Nos últimos anos, as mudanças pelas quais a educação no Brasil tem passado buscam estimular a formação integral dos jovens. Com currículos flexíveis, foco em competências e carga horária ampliada, o Novo Ensino Médio destaca a necessidade de trabalhar o projeto de vida dos estudantes. Mas afinal, o que isso significa?

Com o objetivo de desenvolver o protagonismo e prepará-los para a vida em sociedade, o projeto de vida surge como uma nova competência, um novo componente curricular, associado a uma formação integral e personalizada.

É com um olhar para o projeto de vida que as escolas devem estruturar suas propostas pedagógicas e metodologias de ensino, para atender aos objetivos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Neste artigo, vamos explicar como essa competência pode ser trabalhada e quais os seus impactos para a formação dos estudantes. Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o Relatório de acompanhamento pedagógico. Clique para baixar

O que é projeto de vida?

O projeto de vida é um componente curricular do Novo Ensino Médio ligado ao desenvolvimento de competências socioemocionais que permitem que o aluno construa sua própria trajetória profissional, acadêmica e pessoal com autonomia.
Para entender melhor, observe as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O documento apresenta nove princípios; desses, os dois primeiros estão relacionados ao projeto de vida, que são:

  1. Formação integral do estudante, expressa por valores, aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais;
  2. Projeto de vida como estratégia de reflexão sobre a trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante.

O projeto de vida também é citado na 6ª competência geral da BNCC, e está relacionada à compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na sociedade:

“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.”

O projeto de vida contempla três dimensões: pessoal, social e profissional. Esse é um ponto essencial para entender o seu conceito.

Apesar de a 6ª competência chamar atenção para a dimensão do trabalho, o projeto não foca apenas no desenvolvimento profissional, mas sim em uma formação integral do aluno.

Através da apropriação do conhecimento, os estudantes são capazes de tomar o controle sobre a própria vida, suas escolhas, objetivos e desejos.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Por que trabalhar o projeto de vida no ensino médio?

A evasão escolar é um dos maiores problemas enfrentados na educação básica, e que se agrava no ensino médio.

Segundo dados da Pnad Contínua 2019, cerca de 680 mil jovens entre 15 e 17 anos – 7,1% das pessoas nesta faixa etária – não concluíram a escola, e cerca de 26% dos alunos abandonam a escola ainda no primeiro ano do Ensino Médio.

Ao analisarmos os motivos para a evasão escolar, o desinteresse e a falta de perspectiva com o futuro são fatores que levam jovens a deixar a escola.

Isso se deve, muitas vezes, a modelos de ensino que não dialogam com o jovem e ignoram as necessidades do aluno.

Nesse sentido, a implementação do projeto de vida no Novo Ensino Médio ajuda a conectar a escola com os anseios e os objetivos do jovem.

Através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além do acompanhamento pedagógico, o estudante pode visualizar novas possibilidades para a sua vida e reconhecer seus desejos na educação.

É importante lembrar que cada projeto é individual e pessoal, portanto, não cabe à escola dizer qual é o projeto ideal para cada aluno. Seu papel é o de guiar o jovem para tomar as suas escolhas e desenvolver o seu lado socioemocional.

Objetivos do projeto de vida no ensino médio

O objetivo de trabalhar o projeto de vida no novo ensino médio é fomentar a autonomia do estudante, estimulando-o a buscar o conhecimento e as habilidades necessárias para construir seu próprio caminho.

Para atingir essa autonomia, o projeto de vida estimula desenvolver o autoconhecimento, comunicação e empatia, na busca pelas metas pessoais e profissionais do aluno, indo além do conteúdo das disciplinas e integrando a escola com a vida do estudante.

Como trabalhar o projeto de vida no ensino médio?

Para trabalhar o projeto de vida em sala de aula, é importante propor atividades baseadas em dimensões da vida do estudante, através de sua história e vivência.

A sua implementação na escola deve ser realizada através de projetos específicos com os alunos, e por ser um componente curricular, o projeto de vida também deve ter um professor dedicado a ele.

O professor pode ser de qualquer disciplina e não precisa de nenhuma formação específica na área de psicologia, mas o seu foco precisa estar no aluno e na construção do projeto de vida, ajudando o aluno a desenhar metas e estando aberto ao diálogo.

A formação continuada dos professores é algo que facilita na hora de capacitar os profissionais para atuar nesta nova função.

As três dimensões do projeto de vida podem servir de referência para a criação de planos de aula que envolvam o componente. Eles não devem ser vistos como um conceito fixo, mas sim um ponto de partida para criar práticas que estimulem os estudantes. 

Atividades de projeto de vida para aplicar

Para facilitar as aulas de projeto de vida, veja 2 atividades de projeto de vida prontas:

1 Roda da vida

Roda da vida como atividade de projeto de vida

Nessa atividade, o estudante tem que dar uma nota para cada uma dessas áreas da vida.

Então o estudante consegue ter um panorama do que está bom e das áreas que ele precisa dedicar mais tempo e esforço para isso.

Dessa forma, o estudante consegue visualizar em que ele precisa dedicar mais tempo e esforço em sua vida.

Essa é uma atividade de projeto de vida pronta interessante para ser utilizada no começo do ano letivo. Além disso, essa atividade pode ser aplicada bimestralmente para que o estudante veja se houve progresso nas áreas que desejava.

2 Metas e objetivos

Essa atividade é interessante para as aulas de projeto de vida. O objetivo é fazer com que os alunos percebam quais são suas verdadeiras prioridades.

  1. Entregue aos alunos a folha com a impressão abaixo:
atividade de projeto de vida envolvendo metas e objetivos
  1. Peça aos alunos que escrevam um sonho em cada mala, 5 no total.
  2. Agora use o storytelling abaixo para fazer os alunos refletirem no que realmente importa:

Imagine que você saiu em uma viagem com suas 5 malas.

Tudo estava indo bem até que… o Pneu fura e, ao consertá-lo, o motorista informa que o ônibus está muito pesado que todos deverão deixar uma bagagem para trás…

Peça aos alunos que risquem uma das malas.

Segunda mala

Então continuamos a viagem. Tudo segue bem até que… o motor do ônibus faz um barulhão e começa a sair fumaça… Vão precisar substituir o ônibus.

Entretanto, o ônibus que chega para substituir é menor que o anterior e não cabem todas as malas nele.

Novamente, peça aos alunos que risquem uma das malas da atividade de projeto de vida.

Terceira mala

Então… A estrada está bloqueada e vão ter que pegar um desvio que passa por uma ponte não muito confiável… Por isso, para o ônibus ficar mais leve… pois é, todos terão que deixar uma bagagem.

Peça aos alunos que façam mais um X em uma das bagagens.

Quarta mala

Chegaram perto do destino! mas… vocês vão ter que fazer o fim do caminho a pé.

Só dá para levar uma mala, qual vocês vão deixar para trás?

Essa última mala é o que realmente é importante para você! Muitas das coisa que desejamos são superficiais, por isso, precisamos focar no que é duradouro, no que de fato precisamos, ou seja, essa sua última mala.

A partir disso, é possível trabalhar com os alunos as suas metas e objetivos.

Texto reflexivo sobre projeto de vida com atividades

Aqui está um atividade de projeto de vida bônus que envolve a leitura por parte dos estudantes.

Texto: Otimismo e positividade como projetos de vida

A vida é uma jornada que pode ser cheia de altos e baixos. No entanto, é importante lembrar que a forma como você vê pode ter um grande impacto em como você experimenta cada momento.

Quando você mantém uma atitude positiva, é mais fácil encontrar soluções criativas para os desafios, apreciar as coisas boas da vida e se manter motivado para alcançar seus objetivos.

Para incorporar mais otimismo em sua vida, comece com pequenos passos.

Tente começar seu dia com uma rotina matinal que o coloque em um estado de espírito positivo, por exemplo: tome um café da manhã saudável, faça exercícios ou medite por alguns minutos.

Outra maneira de aumentar a positividade é praticar a gratidão. Em vez de se concentrar no que você não tem, tente se concentrar no que você tem e sinta gratidão por isso.

Comece um diário de gratidão e anote três coisas pelas quais você é grato todos os dias.

Finalmente, lembre-se de que a positividade é contagiosa. Quando você é positivo, você pode ajudar a elevar o humor e a atitude das pessoas ao seu redor.

Compartilhe sua positividade com os outros e veja como isso pode melhorar seus relacionamentos e sua vida em geral.

Lembre-se, a vida pode ser desafiadora, mas manter uma atitude positiva pode ajudá-lo a superar os obstáculos e aproveitar ao máximo cada momento.

Atividades sobre o texto

  1. Como você pode incorporar mais positividade em sua vida? Enumere ao menos 5 formas.
  2. Por que é importante praticar a gratidão? Como você deseja demonstrar mais gratidão em sua vida?
  3. Como a positividade pode ajudá-lo a superar obstáculos?
  4. De que maneira você pode compartilhar sua positividade com os outros? O que pode fazer para melhorar isso?
  5. Enumere 3 coisas que você reclama muito. Tente, agora, ver o lado positivo delas e como fazer para resolver isso e, assim, parar de reclamar.

Conclusão

A importância de se trabalhar o projeto de vida no Novo Ensino Médio está ligada à necessidade de desenvolver uma educação integral e conectada com os reais problemas e desejos dos estudantes.

A escola deve ser um ambiente de transformação, em que o estudante se reconheça e encontre formas de dar os primeiros passos em direção a vida que terá dali em diante.

Assim, para ajudar nessa missão, use também metodologias ativas de aprendizagem! Baixe nosso e-book grátis!