O Projeto Político Pedagógico (PPP), é um documento que faz parte do coração de toda instituição de ensino. Ele foi criado para apresentar de forma clara quais são os objetivos pedagógicos da escola, seus valores e sua missão.

Também conhecido como projeto pedagógico, o instrumento detalha as propostas da instituição para o processo de ensino aprendizagem, considerando a voz de todos os participantes do ambiente educacional.

Neste artigo, vamos apresentar o que é o PPP, qual sua função e os principais pontos que devem ser levados em conta na hora de montar o documento. Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o Guia Diferencial Competitivo nas escolas. Clique para baixar.

O que é o Projeto Político Pedagógico?

Criado para nortear a proposta educacional das escolas, o Projeto Político Pedagógico é um instrumento que deve fazer parte de todas as instituições de ensino.

Sua implementação está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, com o objetivo de garantir uma gestão democrática nas escolas, com impacto real na comunidade.

O PPP organiza as atividades pedagógicas da escola ao longo de um determinado período. Sua elaboração é feita através de trabalho colaborativo, com a participação de toda a equipe pedagógica.

O documento considera a realidade socioeconômica e cultural em que a escola está inserida, além das metodologias aplicadas.

Ou seja, o PPP de uma escola não pode ser igual ao de outra, porque cada uma tem uma realidade diferente.

Para que serve um Projeto Político Pedagógico?

A função do PPP é apresentar os objetivos da instituição e traçar como a escola deverá alcançá-los.

Esses objetivos são expressos através da proposta curricular, diretrizes para a formação de professores e procedimentos para a gestão administrativa

Na proposta curricular, as metodologias e o conteúdo que farão parte do currículo escolar devem estar claros, bem como os métodos utilizados para a avaliação de aprendizagem

O documento também deve apresentar propostas para o desenvolvimento e capacitação dos professores, a fim de que eles sejam capazes de atender aos objetivos do projeto pedagógico. 

Por fim, a gestão administrativa também deve ser organizada para dar suporte a execução do projeto político pedagógico da escola.  

Qual é a importância do Projeto Político Pedagógico para a escola?

O objetivo do PPP é ser um guia para a comunidade escolar, acessível a professores, a coordenadores, aos alunos e aos pais, articulando a aplicação das metodologias adotadas e do conteúdo ministrado.

Para isso, ele considera conta a realidade da comunidade da qual a escola faz parte, suas características sociais e econômicas, além da estrutura da instituição.

dimensões do projeto político pedagógico, sendo elas: Projeto, política e pedagógica.

O PPP é caracterizado, como o termo indica, a partir de três dimensões:

A dimensão do Projeto diz respeito ao detalhamento de ações concretas para alcançar os objetivos de aprendizagem.

A dimensão política do PPP é relacionada a sua concepção em um espaço dedicado à formação de cidadãos que vão atuar na construção de uma sociedade mais justa.

O último termo refere-se à dimensão pedagógica do PPP, na organização de atividades para o processo de ensino aprendizagem. O projeto deve ser elaborado de forma a deixar claro os rumos que serão adotados na escola no sentido de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Em resumo, o Projeto Político Pedagógico destaca a função social da escola na formação de cidadãos ativos da sociedade, através de ações e propostas para condução do processo de ensino aprendizagem.

Qual é a estrutura de um Projeto Político Pedagógico?

O documento deve ser estruturado com o objetivo de apresentar a escola, as diretrizes pedagógicas, o contexto local (com dados demográficos sobre a comunidade) e o plano de ação.

Logo no início, o documento deve informar o nome da instituição, localização, CNPJ e dados gerais dos membros da equipe principal. Após a identificação geral da instituição de ensino, a estrutura do PPP é construída em três grandes etapas:

1. Missão da Escola

O primeiro passo da estrutura do PPP é definir qual é a missão da escola. A partir dessa definição, começa-se a desenhar quais os principais objetivos, valores e propostas da instituição.

A missão da escola é o momento em que se define a identidade da instituição, ela reúne informações sobre as práticas educacionais, o histórico da escola e sua visão de mundo. 

Entretanto, vale destacar que a missão não é definitiva, ela pode ser revista e modificada de acordo com o andamento dos objetivos pedagógicos da instituição.

2. Contexto

A realidade da instituição de ensino e dos estudantes é a segunda etapa decisiva na elaboração do PPP. Ela é feita a partir de um diagnóstico do contexto em que a escola está inserida.

Além das informações gerais da comunidade, o levantamento deve trazer detalhes sobre a infraestrutura da escola, a equipe docente e os recursos financeiros disponíveis.

Portanto, nesta etapa, a gestão escolar democrática é essencial para construir um retrato fiel que considere aspectos sociais, econômicos e culturais da região.

3. Projeto Pedagógico

A terceira etapa é detalhar o projeto pedagógico da escola e o processo para atingir os objetivos gerais, para isso, a gestão pedagógica precisa estudar e estruturar tudo com cuidado.

O projeto pedagógico inclui o currículo escolar, os métodos de avaliação de aprendizagem, os conteúdos que serão trabalhados, as tecnologias e tudo o que tem impacto nas práticas pedagógicas.

Essa etapa do PPP reflete a missão e a identidade da escola, e também deve contemplar os recursos oferecidos como diferencial, como quais as metodologias de ensino que serão utilizadas, as abordagens pedagógicas, atividades extracurriculares, entre outros.

Além disso, é importante lembrar que o Projeto Político Pedagógico deve estar alinhado a BNCC, e para isso, deve-se identificar quais são as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas, para que sejam contempladas no projeto.

4. Plano de Ação

Todas as propostas do PPP devem resultar em um plano de ação, o qual deve ter como objetivo traçar estratégias para implementação do projeto.

Por isso, o plano de ação deve ser claro e objetivo, descrever os recursos que serão usados, prazos e cronogramas, detalhar os profissionais envolvidos e trazer metas mensuráveis para acompanhar a implementação do projeto.

Como montar um Projeto Político Pedagógico?

O primeiro passo para a elaboração de um Projeto Político Pedagógico é a escuta da comunidade e o diagnóstico. A gestão escolar precisa estar bem alinhada com isso.

Deve-se considerar a realidade da comunidade na qual a instituição está inserida e levantar o máximo de informações relevantes para o planejamento.

A elaboração do plano decorre de algumas condições em seu planejamento.

Veja a seguir tópicos importantes para estarem listados no projeto político pedagógico de sua escola.

Sistema de indicadores

Para que haja um controle sobre as metas que o PPP pretende atingir, é importante construir um sistema de indicadores que permita acompanhar e avaliar o andamento do projeto.

Para ser efetivo, o sistema precisa que as partes envolvidas na instituição de ensino contribuam para as medições dos resultados alcançados pelo PPP.

Assim, o sistema de indicadores deve levar em conta três tipos de medições:

Os indicadores devem refletir alguns fatores, como:

  1. os grupos que serão beneficiados pelo projeto;
  2. a quantidade de pessoas beneficiadas;
  3. a qualidade do ensino da escola em comparação com outras unidades regionais;
  4. o período e a abrangência do projeto.

IDEB

Os indicadores e objetivos devem estar relacionados ao IDEB, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, já que bons resultados nele vão melhorar a reputação da escola.

O IDEB é um instrumento estabelecido pelo Plano Nacional da Educação (PNE), que define metas e estratégias para melhoria da educação no Brasil. 

As escolas particulares também são analisadas neste índice, por isso, é importante lembrar dele na construção do seu Projeto Político Pedagógico.

Educação Inclusiva

Como sua escola lida com a inclusão também é um assunto muito importante de constar no PPP. É preciso deixar clara a visão da escola sobre a educação inclusiva.

Além disso, é necessário também deixar claro as medidas que são ou serão tomadas para fazer da escola um lugar inclusivo. Como:

Uso de tecnologia educacional

Apresentar no seu projeto político pedagógico o uso que será feito das tecnologias educacionais é crucial para manter os pais e alunos informados.

Anuncie no PPP quais as ferramentas que serão utilizadas, como:

Logo, para que a escola tenha um diferencial competitivo no mercado atual, é preciso investir em tecnologia educacional, pois ela potencializa o ensino e facilita o trabalho de todos os envolvidos.

Quer saber se sua escola tem um diferencial competitivo? Baixe nosso guia e descubra! 💹

Metodologias ativas

Apresentar o modelo de aprendizagem é crucial e vai na parte do projeto pedagógico do PPP.

Entretanto, é preciso descrever não só a linha que sua escola segue, mas também os recursos que ela utilizará para ensinar os alunos, e uma das coisas necessárias é o uso de metodologias ativas de aprendizagem.

As metodologias ativas permitem ao aluno que seja protagonista no processo de ensino e aprenda de forma mais eficaz. Algumas delas são:

Quer conhecer mais sobre as metodologias ativas? Baixe grátis nosso e-book! 😍

Novo Ensino Médio

Mesmo que sua escola não tenha ensino médio, é importante mostrar no projeto político pedagógico como ela estará preparando os estudantes para o Novo Ensino Médio.

Isso pois é este último estágio de ensino que termina a preparação dos alunos para o mercado de trabalho e para a sociedade, e como há mudanças recentes, é preciso deixar claro como sua proposta pedagógica se alinha a isso.

Assim, questões como autonomia, desenvolvimento emocional e as demais competências e habilidades da BNCC precisam ser trabalhadas para deixar o aluno preparado para este novo modelo de ensino médio.

Reforço escolar

Os desníveis escolares sempre acontecem nas turmas, já que há muitos alunos por turma. Por isso, é necessário descrever o plano de reforço escolar no plano pedagógico também.

Ações como:

precisam ser descritas para que os pais e alunos saibam o que eles podem fazer em caso de necessidade.

Veja também nosso modelo de relatório de acompanhamento pedagógico! Clique aqui 👈

Ensino Híbrido e Projeto Pedagógico

Para que o projeto político-pedagógico leve em conta a implementação do ensino híbrido, ele deve abordar estratégias para incentivar a mudança no ensino-aprendizado. 

O documento deve incentivar a utilização de novos formatos de aula, adotando uma mentalidade de experimentação, assim como uma reflexão sobre o papel do professor nesse contexto.

Além disso, ao abordar tecnologia e inovação, é importante ressaltar que ela precisa ter um contexto e um objetivo claro para melhorar o aprendizado. 

Banner oferecendo gratuitamente o e-book10 passos para você implementar o Ensino Híbrido na sua escola​

Conclusão

O PPP é um documento que preza pela gestão democrática da instituição de ensino, sendo um espaço para escutar a voz da comunidade, bem como seus anseios e desejos.

Logo, o projeto não deve ser visto como algo fixo no tempo, mas sim uma peça de caráter flexível, capaz de se adaptar às necessidades da comunidade educacional onde a escola está inserida.

Para facilitar nisso, baixe nosso modelo de acompanhamento pedagógico e acompanhe com mais facilidade seus alunos e professores!

Fontes

https://www.somospar.com.br/wp-content/uploads/2020/01/e-book-passo-projeto-politico-pedagogico.pdf

http://nc-www5.fgv.br/cursosgratuitos/cg/OCWPEGEEAD/base_rede/downloads/planejamento_estrategia_gestao_escolar.pdf