O reforço escolar é uma prática que exerce grande influência sobre um dos principais objetivos da educação: promover um processo de ensino e a aprendizagem de qualidade. Além disso, faz parte do projeto político pedagógico da escola.

Independente do método de ensino, a aprendizagem nunca é a mesma para todos. Isso pois cada aluno possui suas individualidades e dificuldades.

Por isso, preparamos este artigo completo sobre reforço escolar! Boa leitura.

Quais são as dificuldades de aprendizagem?

As dificuldades no processo de aprendizagem aparecem por motivos diversos, seja por fatores intrínsecos (características afetivas e cognitivas do aluno), extrínsecos (metodologias adotadas e estrutura escolar), ou por falta de recursos que permitam que o conteúdo seja repassado ao aluno de forma que ele o entenda. 

Fatores que Intrínsecos e Extrínsecos que influenciam a aprendizagem, sendo eles:
Extrínsecos: Instrução, problemas fisiológicos, situação de vida
Intrínsecos: Habilidades aprendidas, habilidade de processamento, mentalidade e caráter.

Portanto, para garantir a aprendizagem de qualidade, é necessário um acompanhamento personalizado. Tal acompanhamento se torna inviável de ser feito dentro de sala de aula, já que o professor tem muitos alunos para atender.

Diante deste contexto, o reforço escolar tem o propósito de romper barreiras de desigualdade de raciocínio e auxiliar o entendimento de conceitos ensinados em sala de aula de maneira personalizada. 

O Reforço escolar para melhorar a aprendizagem

As aulas de reforço escolar são formas de auxiliar os alunos a compreenderem efetivamente as matérias que foram passadas dentro de sala de aula. Elas auxiliam, também, na fixação e na aplicação prática do conteúdo estudado.

O tutor, profissional responsável pelas aulas de reforço, é quem facilita o processo de aprendizagem e explica os conceitos de sala de aula através de diferentes visões e linguagens, levando em consideração, neste processo, as particularidades de cada aluno. 

Durante o reforço escolar, o conteúdo pode, e deve, ser apresentado de diversas maneiras até ser compreendido.

Com isso, o complemento dado pelo reforço escolar gera maior engajamento e vontade de aprender nos alunos. Além disso, é um importante instrumento para a remoção de barreiras psicológicas que afetam o processo de ensino e aprendizagem.

Durante o atendimento individual, o aluno pode se expressar melhor e se sentir mais seguro para tirar suas dúvidas. O que muitas vezes não acontece em sala de aula, em que existem diversas vozes com dificuldades particulares.

Como consequência, o reforço escolar e a personalização do ensino, gerada por sua aplicação individual, permitem que o aluno desenvolva autoconfiança e autonomia intelectual, supere desafios individuais , conheça suas melhores estratégias de aprendizagem e, por fim, tenha desempenhos positivos.

Veja como funciona uma tutoria de reforço escolar, clique aqui! 👈

A efetividade do reforço escolar

O reforço escolar tem se demonstrado muito efetivo para garantir a aprendizagem.

Segundo um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) realizado com estudantes de diferente idades e escolas distintas, foi demonstrado um aumento consistente no desempenho de alunos que tiveram sessões de tutoria individuais.

O objetivo do estudo era identificar algum método de instruções em grupo que fossem tão efetivos quanto tutoria individual.

Gráfico com dados sobre a efetividade do reforço escolar, colocando que a tutoria um a um é o mais eficiente.

Após o fim do estudo, foi observado que os alunos que tiveram acompanhamento de tutores em uma determinada matéria, eram alunos com QI 30 pontos maior em relação aos que não tiveram acompanhamento.

Isso em um mesmo espaço de tempo, ou seja, estar com alguém ao seu lado é uma vantagem inestimável no aprendizado.

Avaliação: Instrumento de reforço escolar

Para implementar um plano efetivo de reforço escolar baseado em dificuldades particulares, é preciso conhecer e avaliar os alunos individualmente

Porém, muitas vezes, com ferramentas tradicionais de avaliação, não é possível obter esta visão personalizada.

Uma alternativa, então, para conhecer as individualidades dos alunos é a utilização de espaços formais (aulas presenciais, bibliotecas, laboratórios, etc) combinados com espaços informais (plataformas, blogs, sites) para a realização de avaliações, como acontece no ensino híbrido.

Mas, lembre-se: avaliação deve ser um processo e não um fim. Deve ter um viés qualitativo e ser utilizada como ferramenta para conhecer as dificuldades dos alunos, bem como suas inseguranças e outras possíveis razões para baixos desempenhos. 

A avaliação tem, consequentemente, como objetivo mapear um plano de ação individual para cada estudante a fim de reforçar e garantir o conhecimento.

As avaliações tornam-se, assim, instrumentos para planejar e garantir a aprendizagem individual. Por isso, devem agir como uma leitura que orienta o caminho do estudante: interpretação, correção e superação. 

Tipos de reforço escolar

Existem várias formas de proporcionar reforço escolar para os estudantes. Abaixo vamos explicar algumas delas, confira!

Monitoria escolar ou Plantão de Dúvidas

A monitoria escolar ou plantão de dúvidas incentiva a troca de conhecimento entre alunos. Ela é geralmente implementada para aumentar o nível do ensino, reduzir a evasão escolar e a distorção idade-série. 

Ademais, a monitoria pode unir estudantes de diferentes períodos. Geralmente oferece, para acompanhar e auxiliar os alunos, um monitor, que pode ser um professor plantonista ou um universitário.

As sessões de monitorias acontecem por disciplina e com hora marcada. São usadas para tirar dúvidas e resolver exercícios.

Além disso, as monitorias também passam por adaptações. Elas estão migrando para um formato mais digital, em que as escolas marcam horários, os alunos entram virtualmente no espaço e são recebidos por um professor que tira suas dúvidas.

Tutoria Online

A tutoria online é uma ótima ferramenta para oferecer uma aprendizagem personalizada e híbrida. Ela funciona através de um processo dinâmico, com características únicas.

Através da tutoria online, o aluno tem acesso a professores que ficam disponíveis a toda hora para tirar suas dúvidas.

Outra vantagem é que as aulas podem acontecer em qualquer dia da semana, a qualquer hora, o que respeita o processo de aprendizagem individual de cada aluno. 

O sistema de tutorias online permite, também, que o aluno converse com alguém que vivenciou experiências parecidas com as suas, o que gera maior motivação para os estudos.

Veja como o Plus Aprendizagens revolucionou o ensino com a tutoria online! 🤩

Aulas particulares

Nas aulas particulares toda a interação precisa ser agendada, o estudante chega com uma dificuldade e tem um tempo fechado para falar com o professor.

Além disso, aulas particulares avulsas não tem um acompanhamento personalizado pelo fato de serem altamente orientadas para as dúvidas. 

Atividades extracurriculares

Atividades extracurriculares também podem ser utilizadas como um reforço escolar dependendo de como for a atividade e quais são as necessidades dos estudantes.

Por exemplo, se o aluno vai mal em inglês, uma atividade extracurricular de estudo dessa língua certamente funcionaria como um reforço escolar.

Atividades no contraturno escolar

Realizar atividades no contraturno escolar também pode ser uma forma interessante de proporcionar um reforço escolar sem, necessariamente, colocar o nome de monitoria ou plantão de dúvidas.

Proporcionar um laboratório de ciências, por exemplo, é uma excelente forma de entregar um reforço escolar nas matérias de química, física e ciências para os alunos.

4 princípios para aplicar o reforço escolar na escola

Para que o reforço escolar seja efetivo em sua escola, é preciso seguir alguns princípios:

  1. Estimular os alunos a compreenderem erros e sanar dúvidas;

As aulas de reforço devem sempre estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos. Para isso, preparar os professores e monitores para solucionar as dúvidas sem dar as respostas, mas auxiliando a chegar ao resultado é algo fundamental.

  1. Fazer com que os alunos conheçam seus potenciais;

O reforço escolar não deve ser encarado como uma prática negativa. 

Por isso, estimular os alunos a participarem destes momentos, como oportunidade de conhecerem suas fraquezas e fortalezas, é imprescindível para que o reforço escolar seja um sucesso dentro das escolas.

  1. Criar condições favoráveis para o estudo;

O reforço escolar deve ser um ambiente de ensino agradável e confortável. Logo, as escolas devem garantir que nesses espaços os alunos se sintam à vontade para tirar suas dúvidas quantas vezes forem necessárias.

Além disso, devem buscar transformar as aulas de reforço em aulas leves e divertidas. Devem utilizá-las, também, para oferecer dicas e macetes.

  1. Utilizar diferentes técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar conteúdos e atividades.

Para as aulas de reforço escolar, contar com diferentes técnicas e recursos para transmitir o conhecimento aos alunos é essencial para que eles realmente entendam o que está sendo ensinado.

Lembre-se, cada aluno tem suas individualidades e elas devem ser levadas em conta durante o processo de ensino e aprendizagem. 

Tutoria online como reforço escolar

Desde o surgimento da internet, surgem mudanças em várias áreas, como a Financeira (Nubank substituiu antigos tipos de cartão de crédito), Hospedagem (Airbnb trouxe mais opções para quem quer se hospedar além de hotéis e pousadas), Mobilidade (Uber trouxe uma opção a mais para quem não quer pegar táxi), etc.

Entretanto, a educação ainda tem modelos parecidos de ensino, como vídeo aulas, aulas particulares, dentre outros que mudam pouco a dinâmica de como se aprende.

Por isso, utilizar a tutoria online como ferramenta de reforço escolar no processo de ensino e aprendizagem pode ser o primeiro passo para melhorar a qualidade do ensino e trazer as escolas para a realidade do mundo digital.

No TutorMundi, startup de reforço escolar, os alunos aprendem com estudantes das melhores universidades do Brasil na hora em que a dúvida surge.

Os atendimentos ocorrem por chat com textos, áudios, imagens e vídeos, sempre da forma que for a preferência do aluno.

Dos professores parceiros da plataforma, 76% afirmam que os alunos utilizarem o TutorMundi melhorou consideravelmente o desempenho dos estudantes.

Quer saber mais? Agende um teste grátis do TutorMundi na sua escola, clique aqui!

Conclusão

Ter reforço escolar nas escolas faz parte do Projeto Político Pedagógico das instituições e é algo necessário e exigido pelos pais.

Com isso, as escolas precisam oferecer um reforço escolar de qualidade para aumentar a satisfação dos pais e o seu diferencial competitivo no mercado.

Quer saber como? Baixe nosso guia para verificar o quanto sua escola é competitiva no mercado!