reforço escolar

Reforço escolar: uma ferramenta para transformar a aprendizagem

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Neste artigo, explicamos como o reforço escolar tem função essencial nos desafios da educação: o ensino e a aprendizagem de qualidade e os conhecimentos determinados pelo currículo escolar, orientados pelas diretrizes definidas por secretarias municipais e estaduais e o Ministério da Educação. 

Independente do método de ensino, a aprendizagem nunca é a mesma para todos. Em escolas públicas ou privadas, as dificuldades aparecem de diversas formas, seja por fatores intrínsecos (características afetiva e cognitivas do aluno), extrínsecos (metodologias adotadas e estrutura escolar), ou por falta de recursos que coloquem o conteúdo no contexto que o aluno entenda. 

Para garantir a aprendizagem, é necessário um acompanhamento personalizado, e o professor na sala de aula tem muitos alunos para isso.

Nesse contexto, o reforço escolar tem o propósito de romper barreiras de desigualdade de raciocínio e auxiliar o entendimento de conceitos ensinados em sala de aula, de maneira personalizada. 

O Reforço escolar para melhorar a aprendizagem

O reforço escolar se diferencia do conteúdo da sala de aula pela mudança da linguagem utilizada. O tutor preza por facilitar a aprendizagem e explica os conceitos da sala de aula com uma visão diferente. O conteúdo precisa ser apresentado de diversas maneiras até ser compreendido.

O complemento da sala de aula dado pelo reforço escolar, de forma integrada e inteligente, tem como objetivo engajar a vontade de aprender do aluno e remover barreiras psicológicas.

Durante o atendimento individual, o aluno pode se expressar melhor, diferentemente do que em sala de aula, onde existem diversas vozes com suas dificuldades particulares.

Na sessão individual, o aluno pode ressaltar suas dificuldades e consegue trabalhar nelas, junto com o profissional que está reforçando aquele conhecimento.

A efetividade do reforço escolar

O reforço escolar tem se demonstrado muito efetivo para garantir a aprendizagem. Segundo um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) realizado com estudantes de diferente idades e escolas distintas, foi possível demonstrar um aumento consistente no desempenho de alunos que tiveram sessões de tutoria individuais.

O objetivo do estudo era identificar algum método de instruções em grupo que fossem tão efetivos quanto tutoria individual.

grafico mostrando a eficiencia da tutoria

Após o fim do estudo, foi observado que os alunos que tiveram acompanhamento de tutores em uma determinada matéria, eram alunos com QI 30 pontos maior em relação aos que não tiveram acompanhamento. Isso em um mesmo espaço de tempo, ou seja, estar com alguém ao seu lado é uma vantagem inestimável no aprendizado.

Avaliação: Instrumento de reforço escolar

O reforço escolar é muitas vezes usado para melhorar a nota dos alunos em avaliações, porém isso deve ser visto apenas como consequência da melhoria do processo de aprendizagem.

Para implementar um plano efetivo de reforço escolar baseado em dificuldades individuais, é preciso conhecer os alunos individualmente. Muitas vezes com ferramentas de avaliação tradicionais, não é possível ter uma visão personalizada sobre cada aluno.

A combinação de espaços formais (aulas presenciais, bibliotecas, laboratórios, etc) com informais (Plataformas, blogs, sites) como no ensino híbrido faz-se um aliado poderoso. 

A avaliação deve ser um processo e não um fim, um referencial de informações para todos os envolvidos. Esse instrumento deve ter um viés qualitativo para mapear as dificuldades do aluno, com o objetivo de mapear um plano de ação para reforçar o conhecimento.

Então, se torna um instrumento para planejar e garantir a aprendizagem individual. Avaliação deve agir como uma leitura que orienta o caminho do estudante: interpretação, correção e superação. 

Tipos de reforço escolar

Monitoria escolar ou Plantão de Dúvidas

A monitoria escolar ou plantão de dúvidas é amplamente adotada por escolas no Brasil, ela incentiva a troca de conhecimento entre alunos, geralmente é implementado em uma escola para aumentar o nível do ensino, reduzir a evasão e distorção idade-série. 

Ela une estudantes de outros períodos. Geralmente oferece um monitor, que pode ser um professor plantonista ou um universitário. As sessões de monitorias acontecem por disciplina e com hora marcada. Ela é usada para tirar dúvidas ou resolver  exercícios através de grupos de estudos. 

Após a pandemia, teremos várias maneiras de nos adaptarmos ao novo normal em diferentes setores da vida. As monitorias estão migrando para um formato mais digital, onde as escolas marcam horários, os alunos entram virtualmente no espaço e são recebidos por um professor que tira suas dúvidas.

Tutoria Online

A tutoria online é uma ótima ferramenta para oferecer uma aprendizagem personalizada e híbrida. É um processo mais dinâmico, com características únicas.

O estudante tem respostas mais rápidas para dúvidas pontuais, transformando a interação em um contato mais natural com um tutor. Com a tutoria online, o aluno tem um professor a toda hora para tirar suas dúvidas. 

Isso pode ser feito em qualquer dia da semana, a qualquer hora. Este processo respeita o processo de aprendizagem do indivíduo. Este sistema permite que o aluno converse com alguém que vivenciou experiências parecidas com as suas, facilitando o ensino.

Aulas particulares

Nas aulas particulares toda a interação precisa ser agendada, o estudante chega com uma dificuldade e tem um tempo fechado para falar com o professor. Além disso, aulas particulares avulsas não tem um acompanhamento personalizado devido a ser altamente orientada para as dúvidas em questão ao invés do desenvolvimento cognitivo do estudante. 

Tutoria online como reforço escolar

 

Desde o surgimento da internet, surgem mudanças em várias áreas, como a Financeira (Nubank substituiu antigos tipos de cartão de crédito), Hospedagem (Airbnb trouxe mais opções para quem quer se hospedar além de hotéis e pousadas), Mobilidade (Uber trouxe uma opção a mais para quem não quer pegar táxi), etc.

A educação ainda tem modelos parecidos de ensino, como video aulas, aulas particulares, dentre outros que mudam pouco a dinâmica de como se aprende.

Com recentes avanços, temos novas forma de aprender, que busca conectar o aluno com a rapidez e a eficiência, por meio da tutoria online. Essa nova forma está sendo usada por empresas norte-americanas como Chegg, TutorMe, Tutor.com, assim como a TutorMundi

Fontes

http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5575_3563_ID.pdf

http://www.mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2014/11/ANDRE-LUIZ-DOS-PASSOS.pdf

http://web.mit.edu/5.95/readings/bloom-two-sigma.pdf

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos vão além de seus potenciais.

O que achou do artigo? Nos conte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail.

Aprendizagem Personalizada

Inscreva-se na nossa Newsletter semanal

Fique por dentro de como a tecnologia tem tranformado a aprendizagem.