As atividades de contraturno escolar são aquelas que acontecem fora da carga horária obrigatória, que envolvem também atividades esportivas, culturais e de reforço escolar.

Elas trazem benefícios para os alunos, vantagens para os pais e novas possibilidades para as escolas, permitindo aproveitar mais o tempo dos alunos.

Com mais atividades na escola, os alunos chegam mais perto de obter uma formação integral.

Além de descobrirem novas habilidades, os jovens exploram o lado socioemocional através do trabalho em equipe, da colaboração e da autonomia.

Por isso, para entender melhor os benefícios que as atividades no contraturno escolar oferecem, preparamos este artigo completo sobre o tema. Boa leitura!

Guia Diferencial Competitivo nas escolas

O que quer dizer contraturno escolar?

O contraturno escolar é o período que acontece fora do horário normal de atividades, com a oferta de atividades extracurriculares.

Seu objetivo é estimular o desenvolvimento de novas habilidades, bem como a socialização e o bem-estar dos alunos.

No Brasil, as escolas são obrigadas a atender uma carga horária mínima de 800 horas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e 200 dias letivos.

Entretanto, essa determinação não impede que as instituições explorem o aprendizado para além das horas obrigatórias.

Por isso, através das atividades no contraturno, a escola pode oferecer opções para que os alunos desenvolvam outras práticas que podem, inclusive, ter reflexos positivos na vida dos estudantes, como atividades esportivas e culturais.

Além disso, os pais também ficam bem felizes de deixarem os filhos na escola por mais tempo, pois é um lugar seguro e de confiança para eles.

Qual a importância do contraturno escolar?

O objetivo das atividades no contraturno escolar é diversificar a oferta de práticas educativas, esportivas, culturais e sociais na escola.

Assim, com mais opções fora do horário convencional, os alunos têm a possibilidade de desenvolverem novas habilidades e melhorarem o desempenho naquilo que realmente gostam.

Para os pais, a opção de atividades extras no contraturno permite organizar melhor o tempo entre família, trabalho e o apoio à educação dos filhos.

As escolas que dão opções de atividades no contraturno escolar criam uma fonte extra de receita, captando recursos que poderiam estar sendo investidos em clubes, cursos particulares e até mesmo em outras escolas que oferecem atividades para a comunidade escolar.

Entre os benefícios, podemos destacar:

Melhora do aproveitamento escolar

Ao diversificar as experiências escolares, as atividades extracurriculares de contraturno contribuem para o processo de ensino aprendizagem.

Dessa forma, por meio do contraturno escolar, os estudantes podem aprender outras formas de aplicar o conteúdo visto em sala de aula, integrando o conhecimento com a prática.

Estimula o desenvolvimento integral

As atividades de contraturno escolar não se limitam a sala de aula e ao conteúdo expositivo, podendo ser realizadas ao ar livre, nas quadras e equipamentos esportivos da escola ou até mesmo fora das dependências da instituição.

Guia Diferencial Competitivo para escolas

Além disso, o contato com outros alunos nas atividades contribui para:

Alternativa para os pais que precisam trabalhar

Com jornadas semanais de 40 horas ou mais, estar ao lado dos filhos durante o dia pode ser algo impossível para a maioria dos pais de alunos. Mesmo em modelos home office, conciliar o trabalho com a atenção para a educação das crianças não é fácil.

Nesse sentido, as atividades extracurriculares no contraturno escolar permitem que os alunos fiquem na escola por mais tempo, com a supervisão de profissionais capacitados e ao lado dos amigos.

Dedicar o tempo ocioso das crianças a atividades que demandam energia e desenvolvem novas habilidades também ajuda a manter um clima de tranquilidade em casa, enquanto os familiares podem dedicar o tempo para tarefas profissionais. 

Incentiva a socialização entre os alunos

A pandemia de covid-19 mostrou o quanto é importante manter o contato com amigos e familiares. Para crianças e jovens em desenvolvimento, a impossibilidade do convívio social pode trazer prejuízos para a formação e problemas como ansiedade e depressão.

Com atividades no contraturno escolar, os estudantes têm a chance de aumentar o contato com seus pares, em atividades em grupo que estimulam a cooperação, o diálogo e o trabalho em equipe. Isso gera impactos positivos na vida do aluno.

Como as atividades no contraturno escolar podem auxiliar na socialização

Desenvolve habilidades físicas e saudáveis

Algumas alternativas de atividades para o contraturno escolar, como veremos a seguir, envolvem exercícios físicos, domínio da coordenação motora e desenvolvimento corporal, o que tem reflexos significativos na saúde e no bem-estar das crianças.

Essas atividades devem ser realizadas com o acompanhamento de um profissional da área da educação física para evitar danos e estimular o desenvolvimento correto.

Atividades no contraturno escolar

As escolas podem aproveitar o contraturno escolar para oferecer diversas opções de atividades extracurriculares. Antes de ofertar, é importante ter em mente que é preciso ter a estrutura adequada, equipe e espaço para dar conta da demanda.

Além disso, as atividades podem ser realizadas tanto durante o ano letivo quanto em momentos de férias escolares, aproveitando o intervalo entre os semestres para atividades de imersão, como cursos intensivos e campeonatos recreativos.

Então, confira, a seguir, algumas opções de atividades para levar para o contraturno da sua escola.

Esportes

A prática esportiva traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, como condicionamento, coordenação motora e equilíbrio, além de desenvolver competências essenciais, como trabalho em equipe, disciplina e autocontrole.

As escolas que contam com um bom equipamento esportivo, como:

Além dos benefícios para os alunos, é possível utilizar o espaço para oferecer atividades esportivas para professores, funcionários e até mesmo para pessoas de fora da escola.

Uso de esportes no contraturno escolar

Dança

As atividades de dança no contraturno trazem benefícios tanto para a saúde, graças ao seu potencial no desenvolvimento físico e motor, como nas atividades culturais da escola.

A prática de dança tem o papel de envolver os estudantes e estimular a socialização e o convívio, além de efetivamente atuar no aperfeiçoamento da coordenação motora, do equilíbrio e na respiração dos praticantes.

Os resultados das turmas de dança podem ser exibidos em atividades culturais da escola, como eventos de final de ano ou encerramento de atividades como feiras de ciências. Os integrantes do grupo ganham mais autoconfiança, com reflexos no desempenho escolar.

Culinária

Aprender a cozinhar envolve conhecimentos interdisciplinares e é uma ótima forma de estimular a autonomia e a disciplina nos alunos.

Durante as aulas de culinária, é possível ensinar coisas como:

Isso integra conceitos da matemática, química, biologia e ciências em uma atividade.

Além disso, ao promover cursos de culinária no contraturno, muito provavelmente pais e a comunidade também ficarão interessados em participar.

Afinal, quem não quer aprender a fazer um bom pão caseiro, por exemplo?

Como usar aulas de culinária no contraturno escolar

Teatro

As atividades de teatro no contraturno estimulam a criatividade e a expressão nos estudantes, além de favorecer o convívio, a socialização e a interatividade entre os alunos.

Com a capacidade de integrar disciplinas como:

no estímulo à elaboração de roteiros e resenhas críticas.

Além disso, quando a escola decide apresentar as peças ensaiadas pelos alunos à comunidade, há um bom engajamento e participação dos pais e familiares.

A prática de teatro pode, inclusive, estar associada a visitas a peças e a espetáculos, nos quais os alunos podem conhecer de perto o dia a dia da profissão e entender melhor sua integração com o mundo da arte.

Idiomas

Segundo ranking divulgado pela Europeiska Ferieskolan (EF) em 2020, o Brasil ocupa a 53ª posição no índice de proficiência em inglês.

Esse resultado está relacionado com a oferta de cursos de idiomas nas escolas, além da dificuldade de trabalhar isso nos horários de aula normais.

Mesmo nas instituições que oferecem para os alunos, a disciplina não recebe a devida atenção, levando muitos pais a matricularem seus filhos em cursos particulares.

Por isso, uma alternativa para estimular o fluxo interno de alunos e melhorar o desempenho em idiomas é oferecer aulas no contraturno escolar.

Isso reforça o aprendizado em sala, com atividades de conversação e de leitura.

Além dos benefícios no aprendizado, aprender um novo idioma coloca o aluno em uma posição de vantagem competitiva ao ingressar no mercado de trabalho.

Por último, ensinar inglês no contraturno escolar é uma excelente forma de agradar os pais, pois eles sabem o quanto ser bilíngue é importante.

Aulas de fotografia e artes

Atualmente as redes sociais como instagram e tiktok “bombam” entre os jovens. Então técnicas de foto e arte são coisas que chamam a atenção da juventude.

Inicie com uma introdução aos princípios fundamentais da fotografia, abrangendo conceitos como composição, iluminação e enquadramento.

Além disso, se tiver profissionais para isso, inclua sessões sobre edição de imagens, apresentando ferramentas de software de edição.

Isso ajudará os alunos a aprimorar suas habilidades técnicas e a compreender a importância da pós-produção na fotografia contemporânea.

Aulas de música

Ao oferecer aulas de música no contraturno escolar, é proporcionado aos alunos uma experiência enriquecedora e prazerosa no universo musical.

Existem 3 coisas que são fáceis de serem trabalhadas na escola, são elas:

Assim, ao implementar essas sugestões, você cria um ambiente musical diversificado, em que os alunos podem explorar diferentes facetas da música.

Robótica

Oferecer uma oficina de robótica no contraturno escolar visa introduzir os alunos ao mundo da tecnologia, combinando aprendizado prático de programação e construção de robôs.

Inicialmente, é importante proporcionar uma visão geral da robótica, destacando a interação entre hardware e software na criação de dispositivos robóticos.

Além disso, o ensino de programação, começando com conceitos básicos possibilita que os alunos desenvolvam lógica de programação de forma intuitiva.

Para isso, é possível utilizar ferramentas visuais como o Scratch, o que permite às crianças criarem jogos.

Ademais, a construção de robôs simples pode fazer parte do processo, envolvendo a montagem de estruturas mecânicas, a conexão de motores e sensores, e a programação para realizar tarefas básicas.

Conclusão

As atividades realizadas no contraturno escolar são uma forma de melhorar o desempenho dos alunos e promover o desenvolvimento de novas habilidades.

Além disso, alivia a pressão na rotina dos pais e garante mais receita para as escolas.

Se bem explorado, o contraturno escolar pode ser um caminho para criar um diferencial competitivo para as instituições.

Quer ver outras formas de criar um diferencial competitivo? Baixe nosso e-book grátis!