5 Atividades para o contraturno escolar

Contraturno escolar: 5 atividades para realizar na sua escola

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

As atividades de contraturno escolar são aquelas que acontecem fora da carga horária obrigatória, que envolvem também atividades esportivas, culturais e de reforço escolar.

Elas trazem benefícios para os alunos, vantagens para os pais e novas possibilidades para as escolas, permitindo aproveitar mais o tempo dos alunos dentro e fora da sala de aula.

Com mais atividades na escola, os alunos chegam mais perto de obter uma formação integral. Além de descobrirem novas habilidades, os jovens exploram o lado socioemocional através do trabalho em equipe, da colaboração e da autonomia.

Para entender melhor os benefícios que as atividades no contraturno escolar oferecem, preparamos este artigo completo sobre o tema. Boa leitura!

O que quer dizer contraturno escolar?

O contraturno escolar é o período que acontece fora do horário normal de atividades, com a oferta de atividades extracurriculares. Seu objetivo é estimular o desenvolvimento de novas habilidades, bem como a socialização e o bem-estar dos alunos.

No Brasil, as escolas são obrigadas a atender uma carga horária mínima de 800 horas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e 200 dias letivos. Entretanto, essa determinação não impede que as instituições explorem o aprendizado para além das horas obrigatórias.

Saiba mais >> Como são aplicadas as Políticas Educacionais no Brasil?

Através das atividades no contraturno, a escola pode oferecer opções para que os alunos desenvolvam outras práticas que podem, inclusive, ter reflexos positivos na vida dos estudantes, como atividades esportivas e culturais.

Qual a importância do contraturno escolar?

O objetivo das atividades no contraturno escolar é diversificar a oferta de práticas educativas, esportivas, culturais e sociais na escola. Com mais opções fora do horário convencional, os alunos têm a possibilidade de desenvolverem novas habilidades e melhorarem o desempenho naquilo que realmente gostam.

Para os pais, a opção de atividades extras no contraturno permite organizar melhor o tempo entre família, trabalho e o apoio à educação dos filhos.

As escolas que dão opções de atividades no contraturno escolar criam uma fonte extra de receita, captando recursos que poderiam estar sendo investidos em clubes, cursos particulares e até mesmo em outras escolas que oferecem atividades para a comunidade escolar. Entre os benefícios, podemos destacar:

  • Melhora do aproveitamento escolar;
  • Estimula o desenvolvimento integral;
  • Traz uma alternativa para os pais que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos;
  • Incentiva a socialização entre os alunos;
  • Desenvolve habilidades físicas e saudáveis.

Melhora do aproveitamento escolar

Ao diversificar as experiências escolares, as atividades extracurriculares de contraturno contribuem para o processo de ensino aprendizagem. Por meio do contraturno escolar, os estudantes podem aprender outras formas de aplicar o conteúdo visto em sala de aula, integrando o conhecimento com a prática.

Saiba mais >> O que é a teoria das múltiplas inteligências e como aplicar na educação?

Estimula o desenvolvimento integral

As atividades de contraturno escolar não se limitam a sala de aula e ao conteúdo expositivo, podendo ser realizadas ao ar livre, nas quadras e equipamentos esportivos da escola ou até mesmo fora das dependências da instituição.

Além disso, o contato com outros alunos nas atividades contribui para desenvolver habilidades socioemocionais, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, alinhando os conhecimentos teóricos com atividades práticas e esportivas. 

Alternativa para os pais que precisam trabalhar

Com jornadas semanais de 40 horas ou mais, estar ao lado dos filhos durante o dia pode ser algo impossível para a maioria dos pais de alunos. Mesmo em modelos home office, conciliar o trabalho com a atenção para a educação das crianças não é fácil.

Nesse sentido, as atividades extracurriculares no contraturno escolar permitem que os alunos fiquem na escola por mais tempo, com a supervisão de profissionais capacitados e ao lado dos amigos.

Dedicar o tempo ocioso das crianças a atividades que demandam energia e desenvolvem novas habilidades também ajuda a manter um clima de tranquilidade em casa, enquanto os familiares podem dedicar o tempo para tarefas profissionais. 

Incentiva a socialização entre os alunos

A pandemia de covid-19 mostrou o quanto é importante manter o contato com amigos e familiares. Para crianças e jovens em desenvolvimento, a impossibilidade do convívio social pode trazer prejuízos para a formação e problemas como ansiedade e depressão.

Com atividades no contraturno escolar, os estudantes têm a chance de aumentar o contato com seus pares, em atividades em grupo que estimulam a cooperação, o diálogo e o trabalho em equipe. Isso gera impactos positivos na vida do aluno.

Saiba mais >> Como reduzir a evasão escolar na pandemia?

Como as atividades no contraturno escolar podem auxiliar na socialização

Desenvolve habilidades físicas e saudáveis

Algumas alternativas de atividades para o contraturno escolar, como veremos a seguir, envolvem exercícios físicos, domínio da coordenação motora e desenvolvimento corporal, o que tem reflexos significativos na saúde e no bem-estar das crianças.

Essas atividades devem ser realizadas com o acompanhamento de um profissional da área da educação física para evitar danos e estimular o desenvolvimento correto.

Que atividades podem ser realizadas na escola?

As escolas podem aproveitar o contraturno escolar para oferecer diversas opções de atividades extracurriculares. Antes de ofertar, é importante ter em mente que é preciso ter a estrutura adequada, equipe e espaço para dar conta da demanda.

As atividades podem ser realizadas tanto durante o ano letivo quanto em momentos de férias escolares, aproveitando o intervalo entre os semestres para atividades de imersão, como cursos intensivos e campeonatos recreativos.

Confira, a seguir, algumas opções de atividades para levar para o contraturno da sua escola.

Esportes

A prática esportiva traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, como condicionamento, coordenação motora e equilíbrio, além de desenvolver competências essenciais para o séc. XXI, como trabalho em equipe, disciplina e autocontrole.

As escolas que contam com um bom equipamento esportivo, como quadras poliesportivas, piscinas e salas preparadas, podem oferecer atividades no contraturno para os alunos, garantindo uma nova fonte de receita para a instituição.

Além dos benefícios para os alunos, é possível utilizar o espaço para oferecer atividades esportivas para professores, funcionários e até mesmo para pessoas de fora da escola.

Uso de esportes no contraturno escolar

Dança

As atividades de dança no contraturno trazem benefícios tanto para a saúde, graças ao seu potencial no desenvolvimento físico e motor, como nas atividades culturais da escola.

A prática de dança tem o papel de envolver os estudantes e estimular a socialização e o convívio, além de efetivamente atuar no aperfeiçoamento da coordenação motora, do equilíbrio e na respiração dos praticantes.

Os resultados das turmas de dança podem ser exibidos em atividades culturais da escola, como eventos de final de ano ou encerramento de atividades como feiras de ciências. Os integrantes do grupo ganham mais autoconfiança, com reflexos no desempenho escolar.

Culinária

Aprender a cozinhar envolve conhecimentos interdisciplinares e é uma ótima forma de estimular a autonomia e a disciplina nos alunos.

Durante as aulas de culinária, é possível ensinar como calcular medidas de ingredientes, como é a composição dos alimentos, o efeito de cada coisa no nosso organismo, integrando conceitos da matemática, química, biologia e ciências em uma atividade.

Além disso, ao promover cursos de culinária no contraturno, muito provavelmente pais e a comunidade também ficarão interessados em participar. Afinal, quem não quer aprender a fazer um bom pão caseiro, por exemplo?

Como usar aulas de culinária no contraturno escolar

Teatro

As atividades de teatro no contraturno estimulam a criatividade e a expressão nos estudantes, além de favorecer o convívio, a socialização e a interatividade entre os alunos.

Com a capacidade de integrar disciplinas como literatura, história e português, a prática do teatro pode ser utilizada como reforço às atividades de leitura e redação, no estímulo à elaboração de roteiros e resenhas críticas.

Além disso, quando a escola decide apresentar as peças ensaiadas pelos alunos à comunidade, há um bom engajamento e participação dos pais e familiares.

A prática de teatro pode, inclusive, estar associada a visitas a peças e a espetáculos, nos quais os alunos podem conhecer de perto o dia a dia da profissão e entender melhor sua integração com o mundo da arte.

Idiomas

Segundo ranking divulgado pela Europeiska Ferieskolan (EF) em 2020, o Brasil ocupa a 53ª posição no índice de proficiência em inglês, ficando abaixo de países como República Dominicana e Honduras.

Esse resultado está relacionado com a oferta de cursos de idiomas nas escolas, e mesmo nas instituições que oferecem para os alunos, a disciplina não recebe a devida atenção, levando muitos pais a matricularem seus filhos em cursos particulares.

Uma alternativa para estimular o fluxo interno de alunos e melhorar o desempenho em idiomas é oferecer aulas no contraturno, de modo a reforçar o aprendizado em sala, com atividades de conversação e de leitura.

Além dos benefícios no aprendizado, aprender um novo idioma coloca o aluno em uma posição de vantagem competitiva ao ingressar no mercado de trabalho, garantindo mais chances de conseguir uma vaga de emprego no futuro.

Conclusão

As atividades realizadas no contraturno escolar são uma forma de melhorar o desempenho dos alunos e promover o desenvolvimento de novas habilidades, aliviar a pressão na rotina dos pais e garantir mais receita para as escolas.

Se bem explorado, o contraturno escolar pode ser um caminho para criar um diferencial competitivo para as instituições, destacando-as das concorrentes e aumentando a sensação de satisfação dos pais e alunos.

Conheça mais maneiras de criar um diferencial competitivo para a sua escola no nosso e-book gratuito! Baixe agora mesmo e confira.

Neste artigo, vimos quais os benefícios que as atividades podem trazer para os alunos e conhecemos algumas modalidades para aplicar no contraturno da sua escola. Confira mais artigos sobre gestão escolar em escolas inovadoras no nosso blog!

Até a próxima!

Leia também:

O que é Tutoria Online e como ela melhora a jornada de aprendizagem do aluno?

Qual é o papel do gestor escolar?

Captação de alunos: Como gerar mais matrículas para escolas particulares?

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação