Banner oferecendo gratuitamente o Guia Diferencial Competitivo nas escolas. Clique para baixar

Você sabe quando é comemorado o dia do diretor escolar? A diretoria escolar é essencial para garantir a qualidade de ensino nas escolas brasileiras. Todo dia enfrenta inúmeros desafios que, quando vencidos, permitem que alunos de diversas idades se formem como cidadãos.

É por esse trabalho árduo que uma comemoração adequada se torna indispensável. Afinal, valorizar a função não é apenas uma forma de agradecimento, mas também de incentivo para que a direção escolar continue a fazer um bom trabalho.

Não sabe como preparar uma homenagem para o dia do diretor escolar? Veja a seguir!

Quando é o dia do diretor escolar?

Diretora usando o microfone para falar com os professores
pexels.com

Nacionalmente, o dia do diretor escolar é comemorado no dia 12 de novembro. Essa data, no entanto, não é válida para todo o Brasil.

Diferente do dia do professor, que possui uma única data para todo o país, o dia do diretor de escola tem datas diferentes de acordo com o estado em que vive.

Isso porque o estado de São Paulo, por causa de uma lei estadual estabelecida em 2001, comemora o dia do gestor escolar em 18 de outubro. O que não é um problema, pois o importante é que a homenagem não passe em branco.

Por que homenagear o diretor escolar?

O diretor escolar é um profissional presente há muitas décadas no contexto educacional. Antigamente, não havia escolas e as aulas eram dadas nas casas dos professores ou alunos: foi assim até o final dos anos 1800 aqui no Brasil.

Depois disso, o estado de São Paulo determinou uma lei que estruturava as escolas e nomeava um diretor para ficar à frente da organização. A partir disso, a educação brasileira começou a se expandir.

Os diretores eram chamados para escrever artigos em meios de comunicação, participavam de reuniões com políticos, davam conselhos e consultorias sobre o tema e falavam amplamente sobre a transformação pela qual o Brasil passava.

Até hoje, eles exercem funções de igual responsabilidade. A diferença é o cenário!

Por exemplo, durante a pandemia da Covid-19, diretores precisaram reinventar o ensino de suas escolas e lidar com as dificuldades de adaptação de alunos e professores e de evitar a evasão escolar.

Esse é um contexto totalmente atípico e que exigiu muito dos profissionais, mas, aos poucos, o problema está sendo vencido.

Por isso a importância de reconhecer o papel do diretor: não importa a época, é ele quem toma a frente de problemas e sugere inovações para que professores tenham condições de trabalho e os alunos continuem a ter um bom aprendizado.

O que faz a diretora da escola?

O diretor ou a diretora da escola têm um papel muito importante para o bom funcionamento do espaço.

Primeiro, porque são considerados como líderes na escola. São as pessoas para quem professores e funcionários se voltam quando procuram motivação ou precisam de algum tipo de auxílio.

Eles não devem ser vistos apenas como uma pessoa que impõe regras, mas como quem cuida de toda a organização escolar, sendo às vezes gestores escolares também. Além disso, seu papel é fundamental para estabelecer um relacionamento saudável entre a escola, os alunos e suas famílias.

Leia também >> Guia das Metodologias Ativas para escolas

Sem contar que identificam o que precisa de melhorias, o que se destaca pela excelência, quais estratégias usar para mudar metodologias e qual o trabalho pedagógico deve ser realizado.

Precisam, ainda, ficar de olho na saúde financeira da escola, zelar pela infraestrutura e qualidade de salas de aula, laboratórios e quadras, revisar documentos pedagógicos, fazer com que as normas educacionais sejam cumpridas e prezar pelo desenvolvimento pleno dos alunos.

Não é um trabalho fácil, e, na medida em que o mundo avança, novos impasses surgem que eles aprendem a lidar. Por isso que merecem uma homenagem significativa, concorda?

Como comemorar o dia do diretor escolar?

Professoras em reunião
pexels.com

Não há uma regra para comemorar o dia do diretor escolar. Toda a escola pode estar envolvida nesse evento, inclusive os alunos. 

A oportunidade é perfeita para conscientizar os estudantes a respeito do papel do profissional para o bom funcionamento do espaço. Sendo assim, uma cerimônia formal seria uma ótima opção de comemoração.

No entanto, há diretores e diretoras mais descontraídos, que gostariam de um momento mais leve e divertido.

Fazer uma postagem nas redes sociais da escola, o que já contribui com o marketing educacional, com uma bela mensagem, também costuma dar certo. Basta usar a criatividade para aproveitar ao máximo a oportunidade de homenagear o diretor.

Banner oferecendo gratuitamente o Guia Diferencial Competitivo nas escolas. Clique para baixar

5 frases para o dia do diretor

Não basta dizer apenas feliz dia do diretor escolar. É muito importante que a mensagem para o dia do diretor de escola seja mais profunda e realmente reflita uma bela homenagem. Aqui estão 5 frases para o dia do diretor que servem como referência para que você personalize suas mensagens.

1. Hoje, queremos homenagear o capitão de nossa equipe, uma grande inspiração para todos nós: o diretor da instituição! Seu empenho diário é o que nos move para seguir em frente e permite que tenhamos coragem para enfrentar os desafios diários.

2. Por todas as conversas, apoio e incentivo de sempre: a escola agradece! Parabéns pelo excelente trabalho, diretor.

3. Muitas felicitações ao senhor diretor nessa data tão especial. Você consegue impulsionar toda a equipe escolar para que, além de um bom trabalho, desenvolva também a empatia e o respeito. Seu exemplo de liderança enche a todos de orgulho!

4. A sua contribuição é de extrema importância para a comunidade escolar. Professores, funcionários e alunos têm, na sua imagem, inspiração constante. Feliz dia do diretor!

5. Orgulhe-se de tudo o que construiu até aqui. O trabalho do diretor escolar não é fácil, e saiba que reconhecemos e valorizamos seu esforço diário. Obrigado por tudo.

Descubra mais >> Guia das Metodologias Ativas para escolas

Dicas de homenagem para diretora escolar

Existem várias formas de homenagear o diretor e a diretoria escolar. Veja algumas sugestões:

Sendo assim, basta observar qual é a postura do profissional, o quanto os alunos estariam dispostos a participar e o quanto é apreciado para acertar na homenagem.

Ideias de presentes para o dia do diretor escolar

Moça segurando sacolas de presente
pexels.com

Não sabe como presentear no dia do diretor? Não se preocupe. As opções são muitas, e variam em preço e significado. Vale a pena observar o perfil do profissional antes de comprar a lembrança, mas aqui estão algumas ideias para que você se inspire.

Arranjo de flores

O arranjo de flores é uma excelente homenagem para a diretora. Elas são clássicas e compõem arranjos personalizados e cheios de estilo.

Com um cartão desejando feliz dia da diretora escolar, o presente fica ainda melhor!

Livros

Outro acerto na hora de homenagear o diretor ou diretora da escola é presentear com livros. Vale a pena procurar por edições especiais de obras famosas ou publicações feitas para colecionadores.

Além de proporcionar uma excelente leitura, a obra se tornará um objeto inesquecível, que marcou uma data importante. Nada mais conveniente, certo?

E-books

Livros digitais também estão em alta, já que podem ser facilmente levados para qualquer lugar, facilitando uma leitura rápida enquanto espera algo por exemplo.

Sugerimos aqui alguns materiais gratuitos que são interessantes para diretores:

Guia do diferencial competitivo

E-book: Metodologias Ativas

Guia para captação de alunos

Planner ou agenda

Os diretores de escola sempre têm uma série de compromissos importantes todos os dias. Sendo assim, precisam de organização.

Um presente que atende a esse requisito com excelência é o planner ou a agenda. As papelarias estão repletas de modelos bonitos e artesanais. A escolha será difícil, mas não há dúvidas de que o presente agrada seja em qual versão for.

Chocolates

Os chocolates também são presentes infalíveis. As principais marcas do mercado contam com caixas elegantes e com vários sabores para os mais diversos paladares. É impossível não gostar de receber um presente assim, e com certeza o diretor se sentirá muito feliz com o presente.

Itens de papelaria

Os itens de papelaria são muito utilizados por diretores e diretoras. Canetas, organizadores, cadernos, marca-textos e clipes são apenas alguns exemplos de produtos que podem compor uma caixa bem recheada para presentear.

Não há dúvidas de que as tarefas do dia a dia serão executadas com muito mais alegria por quem tem esses presentes em mãos.

Conclusão

Gostou dessas dicas e ideias para comemorar o dia do diretor escolar? Esse profissional tão importante merece essa homenagem, então organize o calendário para programar tudo com antecedência e preparar presentes e mensagens com carinho e consideração como manda a ocasião.

Inclusive, saiba que essa iniciativa traz um destaque e tanto para a escola!

Os colaboradores e a comunidade admiram instituições que promovem a valorização de quem trabalha para que elas cresçam.

Entretanto, não é só essa valorização que faz com que a escola melhore, é preciso ter um diferencial.

Para identificar qual o de sua instituição ou definir um, baixe nosso guia do diferencial competitivo para escolas!