banner oferecendo gratuitamente a lista de ferramentas de aula online

Quando se aproxima o final do bimestre, o dia dos professores, ou, simplesmente, uma reunião pedagógica, nem sempre temos ideia de que tipo de mensagem de incentivo para professores realmente os motivaria, não é?

A profissão de professor exige muita motivação, alegria e dinamismo. Entretanto, a rotina puxada muitas vezes deixa os docentes desmotivados e sem alegria.

Por isso, é sempre importante, especialmente por parte da coordenação pedagógica, enviar frases para professores que os incentivem e mostrem o quanto eles são importantes.

Por isso, separamos 25 frases motivacionais para professores, além de dicas de motivação de forma divertida. Boa leitura!

Desmotivação dos professores: quais as causas?

As causas para os professores ficarem desmotivados são várias, muitas vezes nem envolvendo a própria escola, já que depende muito do bem-estar emocional dos professores como um todo.

No entanto, existem diversos motivos que podem desanimar o professor quanto à vida docente e dificilmente uma mensagem de motivação para professores resolveria o problema, pois eles são mais profundos, como:

Professor tomando café com semblante desmotivado.
pexels.com

Como estimular professores desmotivados

Para estimular professores desanimados, várias atitudes podem ser tomadas, como:

Sempre escutar os seus docentes, atender às solicitações e proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível. Em situações de conflitos, não desmereça o professor na frente dos estudantes.

Coordenadoras usando notebook para preparar mensagens de incentivo para professores.
pexels.com

Ofereça infraestrutura adequada, como: projetores nas salas de aula, acesso a plataformas educacionais, recursos tecnológicos.

É importante também não responsabilizar o professor pelos problemas da escola ou por cancelamento de matrículas, pois, ao tornar o ambiente escolar mais tranquilo, sem pressão, já é um bom caminho para motivar seu grupo docente.

Ademais, um plano de carreira para melhorar o salário dos docentes é um excelente modo de melhorar a motivação do grupo.

banner oferecendo gratuitamente a lista de ferramentas de aula online

Além disso, também é importante mostrar reconhecimento ao trabalho docente. Quando seus professores fizerem algo positivo, sempre elogie, afinal, se esperamos que o docente sempre dê feedback positivo aos alunos, precisamos fazer o mesmo com ele.

Para isso, enviar uma mensagem para professora ou para o professor é uma boa forma de mostrar esse reconhecimento.

25 frases para motivar professores

É muito bom receber mensagens de incentivo! Por isso, abaixo estão algumas frases para o dia dos professores e como mensagem para reunião de professores. Inspire-se!

Frases inspiradoras de famosos

Mensagem incentivando professores de Paulo Freire
Mensagem de Rubem Alves para motivar professores
Frase inspiradora de Einstein sobre educação

O poder de influência de um professor

frase inspiradora para motivar professora.

O papel do professor

mensagem motivacional para incentivar professora
frase com mensagem de inspiração e incentivo pedagógico
frase de agradecimento para professor

Dicas para motivar professores

Além das frases, é possível colocar em prática algumas atitudes diferentes para motivar os seus professores, usando, especialmente, a gratidão dos alunos como forma de homenageá-los. Então confira essas diferentes dicas para motivar professores!

Carta Bombom

Lembra da carta-bombom? É quando trocamos algumas palavras por chocolates com os nomes respectivos!

Os professores ficam muito felizes, porque, além do reconhecimento, recebem também uns chocolates para adoçar a vida.

Vídeo

Vídeos nos emocionam, nos alegram ou nos fazem chorar! Então por que não utilizar esse poder para motivar os seus professores?

Peça para alguns alunos gravarem depoimentos curtos, compile e envie para os professores individualmente ou mostre em um telão em um momento especial.

Se os alunos enviarem mensagens de agradecimento para os professores, com certeza, muitos ficarão emocionados, pois o reconhecimento dos estudantes é uma das coisas que mais motiva os docentes.

Tapete vermelho

Em algum dia ou evento, prepare um tapete vermelho e faça uma surpresa para os docentes ao saírem da sala dos professores. De que forma?

Convite os alunos para ficarem nas laterais do tapete e para baterem palmas para os professores quando eles saírem da sala. Provavelmente ficarão emocionados com a atitude. 

Dar um presente neste momento ou colocar uma faixa ou coroa nos docentes também é uma boa dica para motivar os professores.

Capa e roupas de heróis

Em vez de dar jalecos no começo do ano letivo aos seus professores, presenteie-os com uma capa! Ou até mesmo jalecos personalizados com temática de heróis. Afinal, os docentes são os verdadeiros super-heróis. 

É claro, é bacana explicar isso acompanhado de um texto motivacional para professores como alguns dos acima.

Conclusão

Muitas são as coisas que podem ser feitas para motivar a sua equipe docente, por isso, não faça apenas uma, mas várias delas! Certamente uma equipe de professores bem motivada será uma excelente propaganda para sua instituição, auxiliando inclusive na captação de novos alunos.

Se você gostou do nosso post, aproveite e baixe também, gratuitamente, este guia com 41 ferramentas para aulas e compartilhe com seus professores!