escolas inovadoras

O que são escolas inovadoras?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

As mudanças comportamentais e de aprendizado da nova geração promoveram grandes transformações na educação. Para atender essas demandas, escolas inovadoras têm se esforçado para criar novas formas de ensinar.

Nascidos em um mundo tecnológico, os nativos digitais chegam na escola com outras necessidades que não são atendidas por completo pelos métodos de ensino tradicionais.

Para entender como esse novo aluno aprende e descobrir como os professores podem melhorar o ensino, as escolas inovadoras propõem um olhar diferente para o processo de aprendizagem.

Neste artigo, vamos explicar o que é uma escola inovadora e como é possível construir um aprendizado que leve em consideração as demandas da nova geração.

Quais são as características das escolas inovadoras?

O conceito de escolas inovadoras vem sendo construído ao longo dos anos e geralmente está associado a instituições de ensino que se propõe a adotar novas metodologias e abordagens de ensino.

Com a tecnologia, a expressão escola inovadora passou também a estar associada ao uso de ferramentas digitais na educação e em abordagens ligadas às demandas tecnológicas, como a robótica e o ensino da programação.

Mas, quando falamos sobre inovação dos métodos de ensino, é importante pensar que o que define uma escola inovadora não se resume ao uso de aparelhos digitais ou a adoção de uma ou outra metodologia de ensino.

A escola inovadora deve buscar soluções para os problemas enfrentados pela educação hoje em dia: por que os alunos não aprendem? Por que as pessoas não estão engajadas com o aprendizado? O que o professor espera dos alunos?

Dessa forma, as escolas inovadoras buscam:

  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos;
  • Estimular a criatividade e inteligência múltiplas;
  • Trabalhar em equipes na resolução de problemas;
  • Otimizar os processos educacionais;
  • Repensar o tempo e o espaço das aulas.

Além desses pontos, existem outras características que fazem parte de uma escola moderna e inovadora, como o protagonismo do aluno, o uso de metodologias inovadoras e a personalização do ensino.

O aluno no centro do processo de aprendizagem

Um dos principais elementos que fazem parte das escolas inovadoras é a inversão de papéis do professor e do aluno dentro da sala de aula.

Nos modelos de ensino tradicionais, o aluno é um agente passivo, enquanto cabe ao professor ensinar o conteúdo. Nesse modelo, o estudante não tem controle sobre o que quer aprender, e acaba se sentindo desestimulado para estudar.

Saiba mais >> Como trabalhar com alunos desmotivados e desinteressados nas aulas remotas?

Nas escolas inovadoras, o aluno assume um papel de protagonismo em relação ao próprio conhecimento. Por outro lado, o professor ganha a função de orientador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Entende-se que o aluno tem vivências, habilidades e competências próprias e cabe à escola estimular que as crianças e os jovens busquem o aprendizado a partir de suas próprias ações.

Tecnologia a serviço da educação

Uma escola inovadora não é definida apenas pelo uso de tecnologias em sala de aula. A tecnologia tem que estar a serviço da educação, e não ser a finalidade do aprendizado. 

Os recursos digitais devem estar relacionados com as intencionalidades pedagógicas da escola, e trazer novas funcionalidades que permitam otimizar o aprendizado, melhorar o trabalho dos professores e da gestão escolar e trazer dados sobre o desempenho.

Em outras palavras, não adianta usar a tecnologia para reforçar o ensino tradicional. Os recursos tecnológicos devem ser aliados da educação, e não uma forma de manter os mesmos padrões utilizados em aulas expositivas.

Saiba mais >> Como otimizar a rotina dos professores com 15 ferramentas para aulas remotas

Metodologias de ensino inovadoras

A partir da compreensão de que as escolas inovadoras demandam uma nova relação de papéis dentro de sala de aula, é necessário também pensar sobre como o ensino será administrado e quais serão as práticas educativas dessa escola.

As metodologias ativas de aprendizagem são uma alternativa para reforçar o protagonismo do estudante através de abordagens que buscam engajar o aluno em atividades de resolução de problemas e trabalhos em grupo.

O uso das metodologias ativas oferece vários benefícios para os alunos:

  • Mais autoconfiança;
  • Melhora o engajamento;
  • Estimula à autonomia;
  • Aumenta a absorção de conhecimento;
  • Desenvolve o pensamento crítico;
  • Trabalha a resolução de problemas.

Para saber mais sobre como as metodologias ativas podem tornar a sua escola mais inovadora, baixe o nosso e-book completo sobre o tema.

guia das metodologias ativas

Ensino personalizado

Uma das características que fazem parte das escolas inovadoras é a consciência de que cada estudante chega na escola com uma bagagem de vida própria, habilidades e competências individuais e tem ritmo de aprendizado diferente.

Nesse sentido, as escolas têm buscado desenvolver formas de personalizar o ensino, ou seja, oferecer um caminho de aprendizado que leve em consideração essas diferenças individuais dos alunos.

Uma ação pedagógica utilizada por escolas inovadoras para personalizar o ensino é a tutoria individual. Com um professor para cada aluno, as dificuldades podem ser solucionadas no ritmo e da melhor forma para cada aluno.

No entanto, oferecer tutoria individual pode ser uma alternativa cara para a maioria das escolas, que não tem um quadro de professores suficiente para atender todos os alunos.

Saiba mais >> Problema de 2 Sigma de Bloom: Escalando a Tutoria Individualizada

Uma solução para esse problema é a tutoria online, que usa a tecnologia para conectar estudantes com tutores de qualquer lugar do país.

Essas ferramentas também oferecem dados para a gestão escolar sobre o desempenho dos alunos, informações sobre os conteúdos com mais dificuldade, tudo em tempo real.

Dessa forma, a gestão pedagógica pode criar planos de ação para investigar possíveis lacunas de aprendizado e trabalhar para resolvê-las, antes que se tornem problemas maiores no futuro.

Exemplos de escolas inovadoras ao redor do mundo

Para entender melhor como trazer inovação para as escolas, nada melhor do que conhecer exemplos de escolas inovadoras ao redor do mundo que buscam transformar as suas relações dentro de sala de aula.

Selecionamos quatro modelos de escolas inovadoras no Brasil e no mundo para inspirar na hora de adotar novas abordagens educacionais na sua escola. Confira!

Escola da Ponte

escola da ponte

A Escola da Ponte é uma escola pública em Portugal, localizada na cidade do Porto. Conhecida por radicalizar os limites físicos da sala de aula, a Escola da Ponte não divide as turmas em classes nem em anos de escolaridade.

Sem disciplinas ou grade de horários fixa, os professores trabalham com os alunos temáticas diferentes, de acordo com o interesse dos estudantes.

A escola também estimula a interação entre os estudantes, colocando alunos com necessidades especiais para conviver no mesmo espaço que os outros. 

Escola Meninos e Meninas do Parque

escolas meninos e meninas do parque

Criada com o objetivo de garantir o direito à educação a pessoas em situação de rua, a Escola Meninos e Meninas do Parque atua dentro do Parque da Cidade, em Brasília

Além de oferecer oportunidades de ensino aos moradores de rua, a instituição também estimula a cidadania e o respeito, oferece kits de higiene e uniforme escolar para os educandos e dá aos alunos melhores condições de vida.

Funcionando em períodos matutino e vespertino, a escola forma os alunos no ensino fundamental e direciona os estudantes para cursar o ensino médio em outras unidades.

Saiba mais >> Como reduzir a evasão escolar na pandemia?

Steve Jobs School

steve jobs school

Não é à toa que essa escola na Holanda leva o nome de um dos principais personagens da tecnologia. A Steve Jobs School é uma escola inovadora que aproveita o melhor da cultura digital para reinventar a forma de pensar o espaço e o tempo em sala de aula.

Usando metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido como regra, essa escola foca em preparar os alunos para os desafios do séc. 21, estimulando o protagonismo, a interação e o uso de ferramentas digitais na aprendizagem.

Núcleo Avançado em Educação (NAVE)

núcleo avançado em educação (NAVE)

Um dos exemplos nacionais de escolas inovadoras é a NAVE. Com duas unidades, uma no Recife e outra no Rio de Janeiro, a escola faz parte do programa de ensino médio integrado e profissionalizante desenvolvido em parceria com escolas estaduais.

Os estudantes são incentivados a aprender através de metodologias de ensino que conectam a tecnologia, o aprendizado baseado em projetos e o desenvolvimento do pensamento crítico, se apropriando das linguagens do mundo digital.

Como transformar a sua escola em uma escola inovadora?

Não existe uma fórmula secreta para criar uma escola inovadora, é necessário muito planejamento estratégico e planos de ação que envolvam toda a comunidade escolar. 

O primeiro passo é identificar quais são os problemas que a escola tem para atingir os seus objetivos pedagógicos, e, a partir daí, pensar em soluções que levem em conta as características próprias da nova geração de alunos.

Muitas vezes o caminho para a inovação pode partir da escuta dos alunos e das famílias, para entender quais são as necessidades e como a escola pode atuar para atender essas demandas.

Para isso, fazer pesquisas de satisfação com pais e alunos é uma boa opção para entender o que a comunidade escolar quer da escola, seus desejos e vontades.

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é uma escola inovadora e conheceu exemplos de instituições de ensino que estão modernizando a forma de ensinar ao redor do mundo.

Para ficar por dentro de abordagens de ensino que podem ajudar a transformar a educação na sua escola, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos exclusivos selecionados pelo TutorMundi

Fontes

Escola Meninos e Meninas do Parque atende jovens e adultos moradores de rua

Escola da Ponte radicaliza a ideia de autonomia dos estudantes

STEVE JOBS SCHOOL

NAVE

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação