Banner oferecendo gratuitamente para download o modelo de Relatório de Acompanhamento Pedagógico

O desempenho de um aluno diz muito sobre as estratégias que são utilizadas no ensino de uma turma. Para evitar o desnível escolar, é essencial ficar de olhos nos alunos e realizar o acompanhamento pedagógico individualizado. 

É possível afirmar que cada estudante aprende em seu próprio ritmo, com necessidades únicas. Por isso, o acompanhamento pedagógico ajuda a melhorar o desempenho escolar da turma, no geral, e ajuda no aprendizado do aluno em si.

Quer saber mais sobre como o acompanhamento pode aumentar o desempenho dos alunos? Confira tudo sobre o assunto em nosso texto! Leia mais!

O que é o acompanhamento pedagógico?

O acompanhamento pedagógico pode ser definido como um modo de avaliação individual do desempenho pedagógico dos estudantes, ou seja, um plano de ação para alunos com baixo rendimento.

O acompanhamento escolar oferece ao aluno uma atenção especializada, dando a ele exatamente o que precisa de modo personalizado.

Esse processo também é vantajoso para os professores, que podem conhecer melhor os estudantes, melhorando a sua abordagem quando se depararem com determinadas dificuldades. Além, é claro, de melhorar o desempenho geral da turma.

Coordenadora utilizando um caderno para fazer o acompanhamento pedagógico dos alunos.
pexels.com

O acompanhamento pedagógico, em geral, é conciliado com a grade curricular do professor a fim de atender a todos os alunos.

Na maioria das vezes, esse processo é feito por meio de uma ficha de acompanhamento pedagógico que pode ser preenchida também com o auxílio dos responsáveis.

Ela também envolve uma avaliação diagnóstica para ter um ponto de início no monitoramento.

O acompanhamento pedagógico é um dos instrumentos de avaliação da aprendizagem que mais apresenta vantagens. 

A equipe pedagógica de uma escola pode se beneficiar de estudantes melhor preparados de várias formas, pois contribui muito para a imagem da escola, auxiliando na captação de novos alunos.

Diferença entre acompanhamento pedagógico e reforço escolar?

Algumas pessoas confundem os conceitos de acompanhamento pedagógico e reforço escolar. Por isso, vamos explicar.

 De modo simples, o acompanhamento pedagógico é uma estratégia que utiliza instrumentos de avaliação da aprendizagem (como o relatório de acompanhamento pedagógico e a ficha individual do aluno) para melhorar o desempenho do estudante.

Esse desempenho é um termo usado com sentido geral, não se limitando apenas às notas e aos conceitos atribuídos, mas sim a competências e a habilidades.

Além disso, é uma estratégia conduzida pelo corpo pedagógico de uma escola, nas dependências da instituição.

Nada impede que os responsáveis ajudem nessa missão, assim como tutores e outros profissionais, mas a estratégia parte como uma avaliação da instituição de ensino.

Por outro lado, o reforço escolar visa ajudar alunos na compreensão e entendimento de matérias que foram passadas em sala de aula. 

Outra coisa é que muitos alunos recorrem a ele como forma de fixar o conteúdo e estudar para provas.

Em geral, esse reforço é feito por um profissional de pedagogia ou professor licenciado em determinada área. Seu objetivo é o aprofundamento do que foi ensinado em sala de aula, de modo pontual. Portanto, o reforço é um método complementar e direcionado.

Os benefícios do acompanhamento pedagógico?

Professora pesquisando os benefícios do acompanhamento pedagógico pelo notebook e anotando no caderno..
pexels.com

O acompanhamento pedagógico é uma estratégia que visa melhorar o desempenho do aluno. Isso é obtido por meio de diversas vantagens oferecidas ao aluno alvo do acompanhamento.

Assim que é implementado em uma instituição de ensino, já é possível observar uma melhoria no desempenho dos estudantes. Ao auxiliá-los com suas dificuldades, os alunos vão para casa com menos dúvidas, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. 

Além de simplesmente tirar notas melhores, existem fatores socioemocionais que estão envolvidos no processo. Por isso, confira os benefícios do acompanhamento pedagógico abaixo.

Banner oferecendo gratuitamente para download o modelo de Relatório de Acompanhamento Pedagógico

Eleva o desempenho individual do aluno

O desempenho individual do estudante pode ser medido não apenas por suas notas, mas por fatores cognitivos, sociais e emocionais que envolvem o dia a dia escolar, tais como: a velocidade do raciocínio, a habilidade de resolução de conflitos, de gerenciar os relacionamentos.

O apoio que os professores oferecem, nesse sentido, eleva o desempenho de forma total. Afinal, a orientação de um profissional da área, preparado para lidar com a situação, faz com que o aluno tenha o que é necessário para superar problemas e otimizar seu desempenho. 

Além disso, a atenção nessa fase do desenvolvimento ajuda na motivação.

O aluno vai se sentir mais motivado, pois ele sabe que tem alguém na escola que se importa com seus problemas. Tal atitude gera alguns benefícios:

Além de benefícios para a escola, que tem alunos melhores e pode aperfeiçoar suas abordagens futuras com as informações geradas durante o acompanhamento individual.

Auxilia na superação de dificuldades

Assim como mencionamos, a estratégia implementada de acompanhamento pedagógico apresenta benefícios além dos escolares, mas também permite que o corpo docente diagnostique problemas e dificuldades enfrentadas pelos alunos, reduzindo o desnível pedagógico.

Nos mais diversos aspectos, os alunos podem apresentar comportamentos que precisam de intervenção pedagógica, como agressividade, timidez excessiva, agitação, entre outros.

Tais fatores dificultam o aprendizado e o bom rendimento do estudante, assim como da turma. Por isso, o acompanhamento pedagógico visa ir à raiz de tais problemas e ajudar os alunos a superarem as dificuldades, quaisquer que sejam.

Desenvolve a confiança individual

Quando tem dificuldades, cada estudante reage de um modo e isso é completamente normal e esperado.

Há aquele que pergunta, aquele que espera o colega perguntar e aquele que simplesmente trava. Isso é um sinal de baixa confiança e pode ocorrer por diversos motivos.

Independente da razão, o fato é que um aluno que não divide suas dificuldades acaba se sentindo sozinho. 

O acompanhamento pedagógico, portanto, é um meio de deixar os alunos à vontade para conversar com os professores sobre tais assuntos.

Essa acessibilidade aumenta sua confiança individual, institui uma rede de apoio e desenvolve a autoestima do estudante para a vida futura, uma vez que todo o processo de ensino-aprendizagem depende, em determinada parte, dessa vulnerabilidade de fazer perguntas para aprender.

A autoconfiança não significa apenas que o aluno vai saber tudo e nunca mais perguntar, mas sim que ele vai poder se desenvolver sabendo que, em sua preparação, a escola vai ampará-lo no que for necessário

Podemos afirmar que um aluno mais confiante tem menos chances de faltar às aulas, o que acarreta uma menor evasão escolar.

Melhora a compreensão dos alunos

Não é raro ver estudantes reclamando de disciplinas como matemática, português ou física, visto que são um pouco complexas, especialmente no ensino médio.

Por isso, o acompanhamento pedagógico é uma estratégia de apresentar conteúdos para  facilitar a compreensão dos alunos com dificuldades. 

Se uma turma inteira, ou até mesmo um aluno, está com um rendimento baixo em determinada disciplina, o professor precisa abordar o conteúdo de forma diferente para melhorar o desempenho pedagógico, como com microlearning, por exemplo.

Ademais, com a motivação extra que o estudante acaba tendo por conta do acompanhamento escolar individual, cada vez mais a sua autonomia é desenvolvida.

A dinâmica da turma, como um todo, muda, e, ao chegar no ensino superior, o aluno vai saber estudar de um modo mais eficiente para compreender e aprender de fato.

Tutoria e Acompanhamento Pedagógico

Além de diferenciar o reforço escolar e o acompanhamento pedagógico, é preciso falar de outro assunto: a tutoria. 

O acompanhamento pedagógico e tutoria são confundidos, mas seus conceitos são complementares.

Investir em uma tutoria é benéfico, pois ensina o aluno focando em suas dificuldades específicas e potencializa o acompanhamento pedagógico.

A premissa do acompanhamento pedagógico é avaliar o aluno e a tutoria serve como uma proposta de acompanhamento da aprendizagem.

Nela o aluno tira dúvidas e adquire mais conhecimentos com base no que está sendo ensinado na escola, por isso ela é um complemento do acompanhamento escolar.

A tutoria ajuda a acelerar a aprendizagem, já que auxilia a diagnosticar as dificuldades e dá um feedback personalizado e instantâneo para o aluno. 

Essa personalização do ensino ajuda a complementar o acompanhamento escolar de vários modos:

Tutor online

Como ação potencializadora do acompanhamento da aprendizagem, a tutoria é excelente. Melhor ainda é a versão online da tutoria, visto que o aluno nem mesmo precisa sair de casa para melhorar o seu desenvolvimento individual.

Nesse sentido, funciona como um plantão de dúvidas,pois a qualquer momento o aluno pode tirar dúvidas, contribuindo ainda mais para o seu rendimento. Além de, é claro, ajudar no plano de acompanhamento pedagógico.

Na maioria das vezes, o acompanhamento em questão é feito a partir de relatórios. Por isso, aproveite a oportunidade para baixar o nosso modelo de relatório de acompanhamento pedagógico já pronto!

Como trabalhar com acompanhamento escolar?

Professora usando computador e caderno para entender o desempenho pedagógico de seus alunos
pexels.com

Por fim, vamos ressaltar como é possível trabalhar com o acompanhamento pedagógico na instituição de ensino. Todo o desempenho pedagógico de um aluno depende, em grande parte, das estratégias utilizadas pelo corpo docente.

A seguir, veja como trabalhar com o acompanhamento escolar.

Metas

O primeiro passo é ter em mente que o acompanhamento escolar visa melhorar o desempenho dos alunos, e seu objetivo é atingido a partir de metas bem-definidas e cumpridas. Por isso, definir os objetivos da estratégia é essencial.

Essa definição de metas deve levar em conta o contexto em que a escola se localiza, e os recursos disponíveis. 

Vale a pena conversar com os professores, responsáveis e com os próprios estudantes para se ter uma ideia do que vai ser necessário em termos de acompanhamento pedagógico

Após considerar tais variáveis (que têm toda a relevância), é o momento de voltar as atenções para os alunos em si.

Por fim, é preciso definir as metas o mais realistas possível.

Não adianta mirar em uma perfeição inalcançável, visto que isso só vai trazer frustração para o corpo docente e para os estudantes.

Com o aumento do nível da escola, gradualmente, aí sim vai ser possível alterar as metas.

Ações de monitoramento pedagógico

Ter dados pedagógicos é necessário para entender a evolução e as próximas direções do acompanhamento.

Por isso, a fim de fazer o acompanhamento escolar do melhor modo, cabe aos professores, coordenadores e demais profissionais utilizarem de recursos tecnológicos à disposição para registar qualquer intercorrência e eventos que fujam do normal.

Professor olhando as fichas individuais de cada aluno no monitoramento pedagógico.
pexels.com

Tais registros são mais bem mantidos por meio de uma ficha individual do aluno à disposição do professor.

 A coordenação também se inclui, tendo a ficha de acompanhamento pedagógico do coordenador para registrar suas considerações acerca dos alunos.

 Um simples relatório, se bem utilizado, também serve, como citamos anteriormente e disponibilizamos para download.

A partir dos registros, o corpo docente vai perceber quais alunos mais precisam de ajuda e com qual urgência. Isso vai evitar problemas futuros, como a evasão escolar.

Algo que podemos ressaltar é que esse processo deve ser o mais prático possível para que a escola não gaste muito tempo ao executar a referida estratégia. 

Inovação nas práticas de ensino

Investir em práticas educacionais mais inovadoras, ligadas a competências e a habilidades do momento, é a melhor forma de ter uma turma engajada em atividades, bem como de captar a atenção dos alunos independentemente do assunto.

Tratar de um assunto de matemática, por exemplo, que costuma ser uma matéria na qual os alunos têm dificuldade, utilizando-se de metodologias ativas pode ser uma boa ideia. 

Tais práticas de ensino podem ou não ser integradas com a tecnologia e dão, como resultado, maior autonomia ao aluno.

Alguns exemplos de metodologias ativas inovadoras que podem ser utilizadas em conjunto com o acompanhamento escolar:

Comunicação com os pais

Os pais são uma peça importante do acompanhamento escolar dos alunos. Acompanhar seus filhos na escola os motiva e mostra como a instituição entrega o que promete. 

Portanto, deixá-los de fora dessa equação vai fazer do trabalho dos professores ainda mais complicado. É fisicamente impossível, para o corpo docente, acompanhar como o estudante se comporta em casa ao desenvolver as atividades. No entanto, o responsável pode (e deve) fazer isso.

Determinados problemas na escola podem ser resultado de fatores externos, por isso o papel dos pais é importante.

 Essa relação próxima de responsáveis e escola ajuda no desempenho estudantil, já que fica mais fácil abordar o aluno para melhorar seu rendimento.

Da mesma forma, é bom ressaltar como a escola deve sempre dar um bom feedback acerca dos seus filhos para os pais. A construção dessa comunicação apenas tem a beneficiar o aluno. A partir do relatório de acompanhamento pedagógico, o professor pode mostrar aos pais a evolução e desempenho do aluno em questões como:

Formação continuada dos professores

Por fim, sobre a importância de ter professores preparados para lidar com alunos que precisem, é preciso ter em mente que acompanhar uma turma não é fácil, e diagnosticar as suas necessidades para evitar o desnível pedagógico é mais difícil ainda.

Exatamente por isso, a formação continuada para os professores tem uma grande importância para o acompanhamento pedagógico, visto que esse é o principal profissional que tem contato com o aluno diariamente.

A formação continuada diz respeito à atualização constante, buscando uma maior qualificação profissional.

 O objetivo é ter uma prática docente melhor, nos mais diversos aspectos, a fim de adaptar suas condutas a tendências mais modernas.

Tutoria Online

A tutoria online tem um grande potencial impulsionador para o acompanhamento pedagógico. Nesse sentido, o tutor online pode destacar os dados pedagógicos e individuais que são possíveis identificar de cada aluno, ajudando na elaboração da ficha individual do aluno.

Como consequência, a escola vai poder ver em que assuntos os alunos apresentam mais dificuldades, assim como ter alunos com mais autonomia e confiança. 

Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem através do acompanhamento pedagógico

Quando se fala em tutoria online, não podemos deixar de mencionar o TutorMundi, visto que nossa plataforma é uma solução incrível para alunos, pois ele conecta alunos a um tutor online na hora, no momento em que a dúvida surge.

Os tutores são egressos das melhores universidades do país e o serviço não precisa de agendamento.

 Os assuntos são os mais diversos, podendo até mesmo ser o aprendizado de um idioma. Para o caso de dúvidas posteriores, as aulas ficam gravadas e disponíveis para o aluno.

O TutorMundi ajuda o aluno e, de quebra, inclui a escola nessa jornada de personalização do ensino.

Assim, os benefícios da tutoria online para a avaliação de desempenho pedagógico são diversos.

Conclusão

Hoje, você aprendeu mais sobre o acompanhamento pedagógico. Essa estratégia se mostra como uma forma eficiente de orientar alunos, com vistas a melhorar seu desempenho de diversos modos.

O acompanhamento pedagógico deve ser feito a partir de abordagens condizentes com a realidade e demandas dos estudantes.

Apenas assim, será possível aumentar seu rendimento e despertar um maior interesse pelos assuntos estudados.