estratégias de marketing para escolas particulares

Estratégias de marketing para escolas particulares: como conquistar novos alunos?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

Investir em estratégias de marketing para escolas particulares é um dos melhores caminhos para melhorar a captação e a retenção de alunos e construir valor para a instituição.

Além de momentos decisivos para a vida financeira da escola particular, como no período de campanha de matrícula escolar, o marketing educacional deve ser praticado no dia a dia, com benefícios na comunicação e no reconhecimento da escola na cidade.

O marketing é um campo de estudo muito complexo, que ganhou novos formatos com a cultura digital. Para escolas particulares, o marketing tem características próprias e que devem ser levadas em conta antes dele ser colocado em prática.

Neste artigo, vamos conhecer estratégias de marketing para divulgar a sua escola particular e conquistar a confiança e o coração de pais e alunos. Boa leitura!

O que é marketing educacional?

O marketing educacional é o meio pelo qual a sua escola será encontrada pelos pais dos alunos que você procura. São estratégias de comunicação, publicidade, posicionamento e presença digital que criam valor para a sua escola particular.

O principal objetivo do marketing educacional está na captação e retenção de alunos, mas não é apenas isso. Ele está diretamente ligado com a saúde financeira da escola, e pode ser a diferença que vai trazer mais investimentos para toda a unidade.

É preciso ter em mente que escolas particulares são empresas, e como toda empresa, precisa contratar funcionários, investir em infraestrutura e se posicionar no mercado.

Da mesma forma que produtos e serviços precisam do marketing para alcançar novos clientes, as escolas particulares precisam divulgar seus diferenciais para atrair alunos.

Qual é a importância do marketing para escolas particulares?

“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.” Essa frase é de Philip Kotler, um dos principais pensadores do marketing, e não é difícil trazer essa afirmação para a realidade das escolas particulares.

De acordo com o último censo escolar, o Brasil conta com 179.533 escolas públicas e privadas de Educação Básica, que juntas somam quase 50 milhões de matrículas todos os anos. Ou seja, é um mercado de grande concorrência.

A situação ficou ainda mais complicada durante a pandemia. Uma pesquisa feita com mais de 1,2 mil escolas brasileiras, entre setembro/2020 e março/2021, mostrou que 34% dos alunos saíram das escolas particulares por causa da pandemia.

Saiba mais >> Como reduzir a evasão escolar na pandemia?

Diante desse cenário, novos desafios surgem e a concorrência aumenta. As escolas particulares precisam encontrar formas de se destacar e mostrar seu diferencial e o marketing educacional é um aliado importante desse processo.

Confira alguns benefícios que uma boa estratégia de marketing para escolas particulares pode trazer:

  • Autoridade – Posicionar a marca da sua escola garante maior reconhecimento e reputação no mercado educacional da região.
  • Captação de alunos – O marketing educacional ajuda que a sua marca seja encontrada por pais de alunos interessados.
  • Retenção dos estudantes – Com uma marca reconhecida e forte, os alunos não vão querer trocar de escola!
  • Sustentabilidade financeira – Os resultados que o marketing traz para escolas particulares têm reflexos na saúde financeira da instituição a longo prazo.
estratégias de marketing para escolas particulares

Marketing para escolas: digital ou offline?

O marketing para escolas particulares não é uma novidade. Ele sempre esteve presente, em anúncios na TV e jornais, outdoors e campanhas físicas. Mas, com a tecnologia, ele também ganhou novos formatos.

Hoje, as escolas precisam investir em formas de se destacar na internet. Se por um lado o alto poder de personalização dos algoritmos das redes sociais facilitou alcançar o seu público alvo, por outro lado tornou muito mais complexa a tarefa de criar uma marca.

Saiba mais >> Automação Escolar: 7 processos para otimizar a gestão escolar

Não existe um único caminho para investir no marketing para escolas particulares. Cada formato tem suas vantagens e desvantagens, e é fundamental usar os dois métodos em sua estratégia. Conheça alguns pontos antes de fazer sua escolha:

Vantagens do marketing digital para escolas

  • Alto poder de personalização – No marketing digital é possível segmentar o alcance da publicidade para um público específico.
  • Baixo custo – Em geral o investimento no digital é menor que a produção de campanhas físicas.
  • Interação com potenciais clientes – Você pode converter seguidores em alunos e se aproximar das pessoas.
  • Menor produção de lixo – O consumo digital é mais sustentável e agride menos o meio ambiente.

Desvantagens do marketing digital para escolas

  • Alcance – O marketing digital não atinge pessoas que não tem acesso à internet ou não usam redes sociais.
  • Concorrência – O volume de conteúdo produzido na internet é muito grande, e o esforço para se destacar na multidão é maior.
  • Necessidade de atualização constante – As plataformas digitais mudam com frequência e é necessário estar sempre atualizado para aproveitar o melhor de cada uma.

Saiba mais >> Como a tecnologia educacional está transformando a educação

Vantagens do marketing offline para escolas

  • Credibilidade – Mídias como TV e outdoors transmitem mais valor e confiança para consumidores mais tradicionais.
  • Alcance democrático – Mais pessoas podem ter acesso a publicidade de escolas em mídias físicas ou tradicionais.
  • Durabilidade – Uma mídia física dura mais tempo e é vista por mais pessoas do que uma postagem em rede social.

Desvantagens do marketing offline para escolas

  • Não fornece dados – É impossível saber a quantidade exata de pessoas que foram impactadas por uma mídia offline.
  • Alto custo – Veicular anúncios na televisão ou imprimir material de divulgação tem um custo muito superior ao de mídias digitais.
  • Produção de lixo – A impressão de material publicitário físico gera impacto para o meio ambiente.

Mas afinal, o que é melhor: marketing digital ou offline? Cada estratégia de marketing para sua escola vai trazer resultados diferentes e alcançar grupos específicos. Por isso, o melhor caminho é diversificar e explorar todas as possibilidades.

Dicas e estratégias de marketing para escolas particulares

Agora que você já sabe porque é importante criar estratégias de marketing para escolas particulares, vamos conhecer alguns pontos importantes para divulgar a sua escola.

Lembramos que não existe uma fórmula ideal. Cada escola tem sua identidade e características, e nem sempre um caminho funciona para todas.

Defina o público alvo da escola

Uma das primeiras etapas para se pensar em uma estratégia de marketing educacional é a definição do público-alvo. Nesse ponto, é comum pensar que o público-alvo de uma escola são os alunos e é aí que muitas pessoas se enganam.

Os pais dos alunos são, em grande parte, os responsáveis pela escolha da escola que o filho irá estudar, até mesmo contra a vontade da criança. 

Existem vários motivos para escolher uma escola: o preço da mensalidade, as opções de atividades esportivas, os professores, as tecnologias educacionais disponíveis, etc.

Por isso, é importante conhecer quem são os clientes da sua escola, qual o poder aquisitivo, a classe social e a partir daí criar estratégias de comunicação direcionadas.

Ouvir as demandas dos pais e entender o contexto em que a sua escola está inserida pode ajudar a direcionar os esforços em um público alvo ideal.

definir o público alvo: estratégias de marketing educacional para escolas particulares

Construa uma marca forte para a escola

Provavelmente a sua cidade tem uma escola que é referência de educação de qualidade há muitos anos. Isso acontece porque, o nome da escola é uma marca, que carrega autoridade e reputação

Construir uma marca forte deve levar em conta várias camadas que o cliente passa até chegar em você. O nome da escola, a identidade visual, a logo, todas essas camadas devem fazer parte da estratégia de marketing de escolas particulares.

Uma forma de fortalecer a marca da escola é mostrar a direção estratégica da escola a partir da definição da missão, visão e valores da escola.

  • Missão – Apresenta o propósito da escola, a razão de ser da instituição. Geralmente criada com a visão dos fundadores da instituição.
  • Visão – Delimita onde a escola deseja chegar com suas ações em um futuro próximo.
  • Valores – São os ideais e os comportamentos que estão presentes na filosofia da escola, dos colaboradores e parceiros.

A direção estratégica está diretamente ligada à proposta pedagógica e se você quiser saber mais sobre isso, confira nosso artigo completo sobre como fazer uma proposta pedagógica para a sua escola.

construir uma marca forte: estratégias de marketing educacional para escolas particulares

Use as redes sociais da escola

As redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação entre a comunidade escolar e de publicidade para a escola. Através das redes sociais é possível divulgar eventos, impulsionar campanhas de matrícula escolar e mostrar o dia a dia da escola.

Também é nas redes sociais que pais e alunos estão criando seus próprios conteúdos ,e nesse ponto, eles também podem ser divulgadores da sua escola.

Ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram, um canal no Youtube e em outras redes ajuda a sua escola a se posicionar e ser reconhecida.

É importante que o trabalho de mídias sociais seja frequente e o trabalho de criação de conteúdo não deve ficar restrito à veiculação de campanhas publicitárias.

Saiba mais >> Gestão Escolar para o século 21

Aproveite a ferramenta para mostrar o dia a dia da escola. Apresente os diferenciais competitivos, a estrutura da escola, os recursos disponíveis, etc.

As redes sociais das escolas também são uma importante ferramenta de comunicação com os pais, que também fazem o papel de divulgar a escola. O famoso marketing de “boca a boca”, hoje em dia, acontece nos comentários das postagens.

É muito importante tomar cuidado com a privacidade dos alunos. Sempre tenha em mente que a imagem de uma pessoa é um direito individual e expor crianças e adolescentes pode trazer problemas sérios para a escola.

Para evitar constrangimentos legais, considere adicionar no contrato de matrícula um termo de uso de imagem para os estudantes, em que o pai autoriza a veiculação da imagem dos filhos na comunicação da escola.

Invista em um bom site

O site é a nova recepção da escola. Da mesma forma que é importante construir um espaço aconchegante, que mostre os principais valores da instituição para pais e visitantes, o site deve passar uma boa primeira impressão para quem o acessa.

A página deve trazer, de forma clara e acessível, as principais informações da escola, para que o visitante tenha o menor trabalho possível para encontrar o que precisa.

Em tempos de aulas remotas e ensino a distância, o site também é uma importante ferramenta de gestão de aprendizagem, entrega de notas e comunicados.

Com sistemas integrados, o site da escola pode otimizar tarefas simples, como o contato com a gestão escolar, o acesso a boletins, a comunicação com a família, entre outras funcionalidades.

Certifique que o seu site tem fotos atualizadas da escola, telefones e outros meios para contato corretos.

Crie um blog para sua escola

Se você chegou no blog do TutorMundi através deste artigo, é possível que tenha buscado por marketing educacional ou estratégias de marketing para escolas particulares.

E talvez você nem conheça o TutorMundi, a maior plataforma de tutoria online do Brasil. Até agora. Isso acontece porque ferramentas de pesquisa, como o Google, tem um mecanismo próprio para tratar o conteúdo que é inserido na internet.

Um blog é uma ótima ferramenta de marketing digital, que permite que potenciais clientes cheguem até a sua escola sem necessariamente buscar por ela.

Ao criar conteúdos relevantes sobre a sua escola, ou sobre educação, você ajuda os mecanismos de busca a entenderem que o seu site é uma página interessante para mais pessoas. E a partir daí, vai recomendar a sua página para novos visitantes.

Faça pesquisas de satisfação com os pais

A pesquisa de satisfação com pais e alunos é uma ferramenta fundamental para conhecer os desejos e as reclamações da comunidade escolar.

Com as perguntas certas, a gestão pode usar a pesquisa para montar um planejamento estratégico adequado e melhorar a retenção de alunos, levando a uma maior a confiança na escola.

As campanhas de matrícula escolar devem levar em conta os dados coletados pelas pesquisas de satisfação e mostrar que a escola está atenta para as demandas dos pais.

Saiba como realizar uma pesquisa de satisfação e quais ferramentas usar no nosso artigo sobre o tema.

fazer pesquisa de satisfação: estratégias de marketing educacional para escolas particulares

Invista em diferenciais competitivos relevantes

Destacar a sua escola das outras exige estratégias de marketing educacional que vão além do óbvio. Mais do que mostrar o que a escola tem, é necessário contar o porquê de a escola oferecer o que tem.

Diferenciais competitivos relevantes mostram para os pais que a escola está preocupada com a qualidade do aprendizado dos alunos e isso envolve uma pesquisa intensa no que há de inovador na educação.

Em um período de grandes mudanças provocadas pela pandemia e pela tecnologia, as metodologias ativas de aprendizagem, o ensino híbrido e a tutoria digital são o que há de mais novo no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem.

Como exemplo, estudos realizados em 1980 já mostravam que a tutoria individual pode aumentar em até 98% o desempenho dos alunos. Com a tutoria online, essa teoria se tornou realidade acessível para qualquer escola.

Encontrar um diferencial competitivo que destaque a sua escola das demais não é uma tarefa fácil. Para ajudar nessa tarefa, fizemos um material gratuito com dicas para a gestão escolar. Acesse e confira.

diferencial competitivo para escolas

Conclusão

O marketing educacional é um caminho para melhorar a retenção de estudantes e garantir que a sua escola esteja sempre no radar de pais que buscam as melhores instituições.

Mais do que vender um serviço, as estratégias de marketing para escolas particulares ajudam a contar uma história. E essa história vai fazer parte da vida dos seus alunos.

Neste artigo, você aprendeu como pode fazer com que sua escola se destaque da concorrência e traga bons resultados tanto nas campanhas de matrícula escolar quanto na comunicação realizada no dia a dia.

Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter e receba semanalmente uma seleção de notícias e materiais relevantes sobre educação!

Fonte

Escolas particulares perdem um terço das matrículas na pandemia

Educação Básica teve 47,3 milhões de matrículas em 2020

IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO MERCADO EDUCACIONAL

10 Online Marketing Tips for Schools to Increase Enrollments

MARKETING DIGITAL PARA ESCOLAS

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação