O que é Tutoria Online e como ela melhora a jornada de aprendizagem do aluno?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

Imagine se cada aluno tivesse tutores à disposição, sempre que precisasse. Isso pode parecer inviável para a maioria das escolas, mas com a tutoria online se torna possível.

A tutoria online traz o conceito de reforço escolar para o século XXI. Com o auxílio da tecnologia, o aluno tem, ao seu alcance, professores e tutores para solucionar dúvidas na hora em que elas aparecem.

Diferente de apenas acessar o conteúdo online, a tutoria online traz uma série de benefícios para o aluno, a começar pelo fato de que a relação acontece de pessoa para pessoa. É digital, mas a interação é humana.

Neste artigo, vamos entender melhor como funcionam as ferramentas de tutoria online e como elas podem ser importantes aliadas na jornada de aprendizagem dos estudantes da sua escola.

O que é tutoria online?

A tutoria online consiste em uma intervenção pedagógica de reforço escolar individual e voluntária, através da qual o aluno busca a orientação de um tutor para ajudar com uma matéria através de plataformas digitais.

Muito comum em universidades que oferecem educação a distância, a tutoria online também pode ser um importante diferencial competitivo para o ensino básico, diferenciando a escola das demais instituições por oferecer atendimento personalizado. 

diferencial competitivo para escolas

Durante o contexto da pandemia de covid-19, que impôs medidas de distanciamento social nas escolas, a tutoria online se mostrou fundamental para mitigar os prejuízos no aprendizado.

Com mais tempo em casa e distante do ambiente escolar, os estudantes precisam recorrer aos pais ou aos professores para conseguir absorver o conteúdo, o que nem sempre é possível.

Com a tutoria online, o aluno pode entrar em contato com tutores e solucionar suas dúvidas antes que elas se tornem problemas maiores no futuro.

  • tutoria online
  • tutoria online

Qual o objetivo da tutoria online?

O principal propósito da tutoria online é proporcionar ao estudante um ambiente de aprendizagem personalizada que atenda às suas necessidades.

Em cursos a distância, a tutoria online deve estabelecer uma comunicação contínua e interativa, com acompanhamento pedagógico e avaliação da aprendizagem.

Dessa forma, o tutor assume papel de intérprete da disciplina, esclarecendo as dúvidas do aluno de forma personalizada e individual.

Como funciona a tutoria online?

Na tutoria digital, o atendimento acontece online, sem necessidade de um espaço físico na escola ou de hora marcada.

No ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou em plataformas específicas para tutoria digital, como o TutorMundi, o aluno pode entrar em contato com um tutor de onde estiver, pelo celular, computador ou tablet.

Assim como no formato presencial, a tutoria online é individual e privada entre o tutor e o aluno. O contato é feito através de mensagem de texto, imagens, vídeos ou áudios, da forma que for mais fácil traduzir o conteúdo.

Saiba mais >> Como a tecnologia educacional está transformando a educação

Mas quem são os tutores que vão auxiliar o aluno? Para compreender como funciona a tutoria online, é importante entender o que define um tutor, qual é o seu papel e qual a sua diferença para um professor.

Qual o papel de um tutor no ensino online?

O tutor assume um papel estratégico em cursos a distância, sendo responsável por orientar, guiar e instigar o interesse do estudante pelo curso. Ele participa do processo de ensino de forma ativa, articulando todo o sistema de aprendizagem.

Para estimular a autonomia do tutorado, o tutor utiliza diversos recursos, como o confronto e discussão de diferentes pontos de vista, respeitando a visão de mundo do aluno.

Do ponto de vista da gestão escolar, o tutor também tem a função de reduzir os problemas de comunicação que podem surgir na jornada de aprendizagem do aluno, ajudando a aperfeiçoar o sistema de ensino a distância.

O tutor deve ter formação ou estar com curso em andamento na disciplina na qual ele atua. É importante que, além de responder aos questionamentos específicos do aluno, o tutor domine a área de conhecimento e estimule o interesse nos estudantes.

São atribuições de um tutor:

  • Tirar dúvidas sobre o conteúdo e a metodologia;
  • Produzir esquemas de conteúdo para explicações solicitadas;
  • Corrigir trabalhos realizados pelos alunos;
  • Estimular os alunos a elaborar um plano de estudo e organização pessoal;
  • Estimular a participação com perguntas e desafios, usando exemplos ligados a situações reais de vida;
  • Acompanhar a realização das atividades pelo aluno;
  • Minimizar a solidão do estudante no ensino a distância;
  • Ser receptivo e transmitir um clima motivacional favorável à aprendizagem;
  • Dialogar, saber ouvir, ter empatia e manter uma atitude de cooperação;
  • Considerar o que os alunos já sabem e aproximá-los de novos conhecimentos e informações;
  • Oferecer oportunidades de participação, de reflexão e de tomada de decisões;
  • Proporcionar atendimento individualizado e cooperativo, oferecendo os recursos necessários para o alcance dos objetivos da disciplina.

Qual a diferença entre um tutor e um professor?

A mediação tecnológica traz modificações significativas para a relação entre professor e estudante, e exige que a equipe pedagógica atue de forma integrada e específica para várias áreas do conhecimento.

O tutor não tem o mesmo papel que um professor, pois o seu atendimento é direcionado a um aluno a cada vez. Ele não precisa instruir um grupo de alunos nem desenvolver dinâmicas para gerenciar uma classe.

Ser professor envolve muito mais do que ensinar. Seu papel está ligado à liderança, à mediação e ao diálogo, por isso, engana-se quem acha que é uma tarefa fácil. E é exatamente nesse ponto que o tutor é fundamental.

Ao lidar com turmas grandes, o professor se vê em um lugar de dificuldade para atender às demandas de todos os estudantes, o que pode influenciar em desníveis de aprendizagem na turma.

A tutoria surge como uma intervenção que ajuda a reduzir as dificuldades dos estudantes, ao mesmo tempo que favorece o desempenho dos alunos com mais facilidade de aprendizado.

Qual a diferença de tutoria, monitoria e plantão de dúvidas?

No universo escolar, existem outras alternativas para auxiliar o processo de aprendizagem dos estudantes, com atividades de reforço escolar realizadas de forma presencial ou à distância, individuais ou em grupo.

Cada uma dessas propostas tem suas peculiaridades, e vamos entender como funciona cada uma delas.

Monitoria

A monitoria é uma prática tradicional, e consiste na criação de novas turmas em horário extraclasse com o objetivo de atender os alunos com maior dificuldade em matérias específicas.

Essas aulas podem unir estudantes de mais de uma turma, e também são utilizadas como reforço para provas, reduzir a evasão escolar e corrigir distorções de aprendizado.

Plantão de dúvidas

O plantão de dúvidas consiste em um espaço dedicado para atender a demanda por disciplinas nas quais os alunos têm mais dificuldade, como matemática e física.

Diferente da monitoria, o plantão não é uma aula, mas um momento para que os alunos possam tirar dúvidas sobre uma disciplina com professores ou estagiários de forma individual.

O plantão de dúvidas ajuda no desenvolvimento de uma rotina de estudo para os estudantes, que podem acompanhar a evolução das disciplinas sem muitas barreiras para o aprendizado.

Para saber como montar um plantão de dúvidas na sua escola, acesse nosso artigo completo sobre o tema.

Tutoria

Como você pode ver, o grande diferencial da tutoria, e da tutoria digital, é a possibilidade de trabalhar com alunos de forma ininterrupta, personalizada e individual, o que favorece a procura e o engajamento de alunos mais tímidos e inseguros.

A tutoria não depende da criação de novas turmas ou da disponibilidade de espaços físicos na escola, e pode ser realizada para todas as disciplinas.

Independente do modelo escolhido, é importante que as escolas adotem estratégias de reforço escolar durante todo o ano letivo, não se restringindo ao suporte para provas e vestibulares.

  • monitoria, plantão de dúvidas e tutoria online
  • monitoria, plantão de dúvidas e tutoria online
  • monitoria, plantão de dúvidas e tutoria online
  • monitoria, plantão de dúvidas e tutoria online

Quais os benefícios da tutoria online no processo de ensino aprendizagem?

A tutoria online traz benefícios diretos tanto para quem é auxiliado quanto para a escola. Para o aluno, as vantagens estão diretamente ligadas ao aprendizado, afinal, o apoio de alguém com mais experiência só tem a contribuir.

Já as escolas e os professores também ganham com a tutoria online, pois veem o grupo de alunos com menos dificuldades para aprender e professores mais livres para trabalhar outras demandas que não sejam solucionar dúvidas individuais.

Além disso, adotar estratégias de tutoria online traz outros benefícios que estão diretamente ligados a práticas de ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem. Vamos conhecer alguns deles.

Melhora o aprendizado em até 98%

Alunos que aprendem com ajuda de um tutor possuem desempenho 98% maior, de acordo com estudo do MIT.

A pesquisa realizada pelo importante Instituto Americano concluiu que, ao utilizar estratégias de aprendizado 1 para 1, os estudantes obtiveram resultados melhores do que alunos que apenas tiveram aulas regulares.

Grafico tutoria personalizada

A pesquisa também concluiu que, além do acompanhamento de um tutor, a prática de oferecer feedbacks para os alunos contribui significativamente com o desempenho escolar. Em resumo, o contato com outras pessoas traz grandes benefícios para o aprendizado.

Tutoria online fortalece o ensino híbrido

Alguns modelos de ensino híbrido, como a sala de aula invertida, podem trazer dificuldades para que o aluno entenda o conteúdo. 

Isso acontece porque nem todos os estudantes aprendem no mesmo ritmo e da mesma forma, e podem precisar de outras abordagens para compreender a disciplina. Uma alternativa para reduzir esse problema é a tutoria digital.

A tutoria oferece um atendimento personalizado, que respeita o andamento de cada aluno fornecendo explicações no formato mais adequado para compreensão da matéria, seja por vídeo, foto ou texto.

E se o aluno não entender, o tutor buscará outras abordagens até que a dúvida seja solucionada. Com o acompanhamento de um tutor, o aluno se sente mais à vontade para avançar na disciplina, eliminando as dúvidas à medida em que elas surgem.

Dessa forma, a tutoria online contribui para reforçar os três pilares do ensino híbrido, que são engajar os estudantes, aprimorar as lições e melhoria contínua do processo de aprendizagem.

Alunos protagonistas

Um dos papéis do tutor é articular o processo de ensino aprendizagem, desafiando o estudante a investigar e encontrar soluções, estimulando-o a tomar iniciativas em busca de respostas para problemas do cotidiano.

Dessa forma, a tutoria incentiva o protagonismo do aluno, que é desafiado a construir o conhecimento, enquanto o tutor assume o papel de mediador do aprendizado.

O movimento de colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem está presente nas metodologias ativas de aprendizagem, que incentivam o aluno a ir atrás do aprendizado para resolver o problema apresentado.

Em propostas pedagógicas como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), o aluno pode ir além do seu entendimento sobre o problema proposto com a ajuda do tutor, entendendo a perspectiva de outra pessoa. 

Como podemos observar, a tutoria não se limita ao reforço escolar. Os tutores auxiliam o aluno a explorar seu potencial, desenvolvendo também habilidades socioemocionais.

Maior motivação e realização com o estudo

Uma boa comparação entre estudar com o auxílio de um tutor e estudar por conta própria é frequentar uma academia de ginástica. Ao fazer exercícios sozinho, é possível que o aluno perca a motivação após alguns dias e deixe de treinar.

Mas se o aluno é auxiliado por um personal trainer, a probabilidade de deixar de frequentar as aulas diminui, graças ao acompanhamento externo. O mesmo se aplica para os estudos.

Quando estamos em companhia de alguém dedicado a nos ajudar em nossas dificuldades, temos o desejo natural de atender às expectativas da outra pessoa.

Por isso, uma das grandes vantagens da tutoria online é o engajamento e a motivação com os estudos.

Melhora o aprendizado assíncrono

Existem momentos adequados para estratégias de aprendizado síncronos ou assíncronos. Cada abordagem tem a sua vantagem e desvantagem, no entanto, as estratégias offline são mais complexas de serem aplicadas na educação básica.

Ao oferecer uma alternativa para que os estudantes tenham apoio quando precisam, a escola reforça a importância das atividades assíncronas. Os alunos se sentem mais confiantes, sem a rigidez de datas e horários de aulas.

Saiba mais >> 10 benefícios da tutoria no ensino-aprendizagem dos seus alunos

Como usar a tutoria online na minha escola?

Sua escola não precisa contratar novos profissionais ou dedicar professores especialmente para o atendimento online, existem alternativas mais simples e eficazes para oferecer tutoria online para os alunos.

Com o TutorMundi, ferramenta de tutoria digital 100% brasileira, seus alunos podem contar com a ajuda de tutores das principais universidades do país, sempre que precisarem.

aplicativo TutorMundi

No TutorMundi, os tutores são escolhidos a partir de um processo seletivo rigoroso, que leva em conta algumas etapas para medir o domínio das disciplinas.

Além dos benefícios da tutoria online, nossa ferramenta também dispõe de um sistema de dados completo que fornece informações sobre o desempenho, permitindo identificar quais são as maiores dificuldades dos alunos por turma ou individualmente através de relatórios pedagógicos.

Ficou curioso para saber mais sobre a tutoria digital? Entre em contato com um de nossos consultores educacionais para entender se o TutorMundi faz sentido para a sua escola!

Conclusão

A tutoria digital não é apenas uma tendência impulsionada pela tecnologia. Ela pode ser uma importante aliada na jornada de aprendizagem dos estudantes, promovendo melhores resultados no desempenho e alunos mais satisfeitos e motivados.

Oferecer caminhos para que os alunos construam seu próprio percurso é dar autonomia e confiança e apostar no desenvolvimento individual. 

Fontes

Tutoria em Educação a Distância

Mediação e Tutoria: estratégias de aprendizagem no ensino básico

What Tutoring Is (And Isn’t)

Why Private Tutoring Might Be The Answer To (Most Of) Your Problems

Caderno de Orientações Metodológicas – “Reforço Escolar para Fortalecimento das Aprendizagens”

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação