Imagine se cada aluno tivesse tutores à disposição, sempre que precisasse. Isso pode parecer inviável para a maioria das escolas, mas, com a tutoria online, se torna possível.

A tutoria online traz o conceito de reforço escolar para o século XXI. Com o auxílio da tecnologia, o aluno tem, ao seu alcance, professores e tutores para solucionar dúvidas na hora em que elas aparecem.

Diferente de apenas acessar o conteúdo online, a tutoria online traz uma série de benefícios para o aluno, a começar pelo fato de que a relação acontece de pessoa para pessoa.

É digital, mas a interação é humana.

Neste artigo, vamos entender melhor como funcionam as ferramentas de tutoria online e como elas podem ser importantes aliadas na jornada de aprendizagem dos estudantes da sua escola.

O que é tutoria online?

A tutoria online consiste em uma intervenção pedagógica de reforço escolar individual e voluntária, através da qual o aluno busca a orientação de um tutor para ajudar com uma matéria através de plataformas digitais.

Muito comum em universidades que oferecem educação a distância, a tutoria online também pode ser um importante diferencial competitivo para o ensino básico, diferenciando a escola das demais instituições por oferecer atendimento personalizado. 

Em outras palavras, a tutoria é quase o mesmo que o sistema de monitoria que existe nas escolas, também conhecido como “Plantão de dúvidas”.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Durante o contexto da pandemia de covid-19, que impôs medidas de distanciamento social nas escolas, a tutoria online se mostrou fundamental para mitigar os prejuízos no aprendizado.

Com a tutoria online, o aluno pode entrar em contato com tutores e solucionar suas dúvidas antes que elas se tornem problemas maiores no futuro.

  • tutoria online
  • tutoria online

Qual o objetivo da tutoria online?

O principal propósito da tutoria online é proporcionar ao estudante um ambiente de aprendizagem personalizada que atenda às suas necessidades.

Em cursos a distância, a tutoria online deve estabelecer uma comunicação contínua e interativa, com acompanhamento pedagógico e avaliação da aprendizagem.

Dessa forma, o tutor assume papel de intérprete da disciplina, esclarecendo as dúvidas do aluno de forma personalizada e individual.

O que significa tutor educacional?

Tutor significa ser uma espécie de professor, é ser o responsável pelo ensino de um tutorado.

O tutor precisa ser organizado, responsável e ter carinho pelo estudante. Um tutor moderno pode desenvolver um plano de estudos tutorado para o aluno considerando suas necessidades e metas.

Por isso, ser tutor vai além de ser um responsável pelo ensino de alguém, mas ser quem verdadeiramente se importa com o estudante.

Qual o papel de um tutor no ensino online?

O tutor assume um papel estratégico em cursos a distância, sendo responsável por orientar, guiar e instigar o interesse do estudante pelo curso. Ele participa do processo de ensino de forma ativa, articulando todo o sistema de aprendizagem.

Para estimular a autonomia do tutorado, o tutor utiliza diversos recursos, como o confronto e discussão de diferentes pontos de vista, respeitando a visão de mundo do aluno.

Do ponto de vista da gestão escolar, o tutor também tem a função de reduzir os problemas de comunicação que podem surgir na jornada de aprendizagem do aluno, ajudando a aperfeiçoar o sistema de ensino a distância.

O tutor deve ter formação ou estar com curso em andamento na disciplina na qual ele atua. É importante que, além de responder aos questionamentos específicos do aluno, o tutor domine a área de conhecimento e estimule o interesse nos estudantes.

São atribuições de um tutor:

Qual a diferença entre um tutor e um professor?

A mediação tecnológica traz modificações significativas para a relação entre professor e estudante, e exige que a equipe pedagógica atue de forma integrada e específica para várias áreas do conhecimento.

O tutor não tem o mesmo papel que um professor, pois o seu atendimento é direcionado a um aluno a cada vez. Ele não precisa instruir um grupo de alunos nem desenvolver dinâmicas para gerenciar uma classe.

Ser professor envolve muito mais do que ensinar. Seu papel está ligado à liderança, à mediação e ao diálogo, por isso, engana-se quem acha que é uma tarefa fácil. E é exatamente nesse ponto que o tutor é fundamental.

Ao lidar com turmas grandes, o professor se vê em um lugar de dificuldade para atender às demandas de todos os estudantes, o que pode influenciar em desníveis de aprendizagem na turma.

A tutoria surge como uma intervenção que ajuda a reduzir as dificuldades dos estudantes, ao mesmo tempo que favorece o desempenho dos alunos com mais facilidade de aprendizado.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Qual a diferença de tutoria, monitoria e plantão de dúvidas?

No universo escolar, existem outras alternativas para auxiliar o processo de aprendizagem dos estudantes, com atividades de reforço escolar realizadas de forma presencial ou à distância, individuais ou em grupo.

Cada uma dessas propostas tem suas peculiaridades, e vamos entender como funciona cada uma delas.

Monitoria

A monitoria é uma prática tradicional, e consiste na criação de novas turmas em horário extraclasse com o objetivo de atender os alunos com maior dificuldade em matérias específicas.

Essas aulas podem unir estudantes de mais de uma turma, e também são utilizadas como reforço para provas, reduzir a evasão escolar e corrigir distorções de aprendizado.

Vale lembrar que é possível também ter monitoria online, que seria equivalente à tutoria online.

Plantão de dúvidas

O plantão de dúvidas consiste em um espaço dedicado para atender a demanda por disciplinas nas quais os alunos têm mais dificuldade, como matemática e física.

Diferente da monitoria, o plantão não é uma aula, mas um momento para que os alunos possam tirar dúvidas sobre uma disciplina com professores ou estagiários de forma individual.

O plantão de dúvidas ajuda no desenvolvimento de uma rotina de estudo para os estudantes, que podem acompanhar a evolução das disciplinas sem muitas barreiras para o aprendizado.

Para saber como montar um plantão de dúvidas na sua escola, acesse nosso artigo completo sobre o tema.

Tutoria

Como você pode ver, o grande diferencial da tutoria, e da tutoria digital, é a possibilidade de trabalhar com alunos de forma ininterrupta, personalizada e individual, o que favorece a procura e o engajamento de alunos mais tímidos e inseguros.

A tutoria não depende da criação de novas turmas ou da disponibilidade de espaços físicos na escola, e pode ser realizada para todas as disciplinas.

Independente do modelo escolhido, é importante que as escolas adotem estratégias de reforço escolar durante todo o ano letivo, não se restringindo ao suporte para provas e vestibulares.

  • monitoria, plantão de dúvidas e tutoria online
  • monitoria, plantão de dúvidas e tutoria online
  • monitoria, plantão de dúvidas e tutoria online
  • monitoria, plantão de dúvidas e tutoria online

Quais os benefícios da tutoria online no processo de ensino aprendizagem?

A tutoria online traz benefícios diretos tanto para quem é auxiliado quanto para a escola. Para o aluno, as vantagens estão diretamente ligadas ao aprendizado, afinal, o apoio de alguém com mais experiência só tem a contribuir.

Já as escolas e os professores também ganham com a tutoria online, pois veem o grupo de alunos com menos dificuldades para aprender e professores mais livres para trabalhar outras demandas que não sejam solucionar dúvidas individuais.

Além disso, adotar estratégias de tutoria online traz outros benefícios que estão diretamente ligados a práticas de ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem. Vamos conhecer alguns deles.

Melhora o aprendizado em até 98%

Alunos que aprendem com ajuda de um tutor possuem desempenho 98% maior, de acordo com estudo do MIT.

A pesquisa realizada pelo estudioso Bloom concluiu que, ao utilizar estratégias de aprendizado 1 para 1, os estudantes obtiveram resultados melhores do que alunos que apenas tiveram aulas regulares.

Grafico tutoria personalizada

A pesquisa também concluiu que, além do acompanhamento de um tutor, a prática de oferecer feedbacks para os alunos contribui significativamente com o desempenho escolar.

Em resumo, o contato com outras pessoas traz grandes benefícios para o aprendizado.

Tutoria online fortalece o ensino híbrido

Alguns modelos de ensino híbrido, como a sala de aula invertida, podem trazer dificuldades para que o aluno entenda o conteúdo. 

Isso acontece porque nem todos os estudantes aprendem no mesmo ritmo e da mesma forma, e podem precisar de outras abordagens para compreender a disciplina.

Uma alternativa para reduzir esse problema é a tutoria digital.

A tutoria oferece um atendimento personalizado, que respeita o andamento de cada aluno fornecendo explicações no formato mais adequado para compreensão da matéria, seja por vídeo, foto ou texto.

Se o aluno não entender, o tutor buscará outras abordagens até que a dúvida seja solucionada.

Com o acompanhamento de um tutor, o aluno se sente mais à vontade para avançar na disciplina, eliminando as dúvidas à medida em que elas surgem.

Dessa forma, a tutoria online contribui para reforçar os três pilares do ensino híbrido, que são engajar os estudantes, aprimorar as lições e melhoria contínua do processo de aprendizagem.

Alunos protagonistas

Um dos papéis do tutor é articular o processo de ensino aprendizagem, desafiando o estudante a investigar e encontrar soluções, estimulando-o a tomar iniciativas em busca de respostas para problemas do cotidiano.

Dessa forma, a tutoria incentiva o protagonismo do aluno, que é desafiado a construir o conhecimento, enquanto o tutor assume o papel de mediador do aprendizado.

O movimento de colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem está presente nas metodologias ativas de aprendizagem, que incentivam o aluno a ir atrás do aprendizado para resolver o problema apresentado.

Em metodologias ativas de aprendizagem como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), o aluno pode ir além do seu entendimento sobre o problema proposto com a ajuda do tutor, entendendo a perspectiva de outra pessoa. 

Como podemos observar, a tutoria não se limita ao reforço escolar. Os tutores auxiliam o aluno a explorar seu potencial, desenvolvendo também habilidades socioemocionais.

Maior motivação e realização com o estudo

Uma boa comparação entre estudar com o auxílio de um tutor e estudar por conta própria é frequentar uma academia de ginástica. Ao fazer exercícios sozinho, é possível que o aluno perca a motivação após alguns dias e deixe de treinar.

Mas se o aluno é auxiliado por um personal trainer, a probabilidade de deixar de frequentar as aulas diminui, graças ao acompanhamento externo. O mesmo se aplica para os estudos.

Quando estamos em companhia de alguém dedicado a nos ajudar em nossas dificuldades, temos o desejo natural de atender às expectativas da outra pessoa.

Por isso, uma das grandes vantagens da tutoria online é o engajamento e a motivação com os estudos.

Melhora o aprendizado assíncrono

Existem momentos adequados para estratégias de aprendizado síncronos ou assíncronos. Cada abordagem tem a sua vantagem e desvantagem, no entanto, as estratégias offline são mais complexas de serem aplicadas na educação básica.

Ao oferecer uma alternativa para que os estudantes tenham apoio quando precisam, a escola reforça a importância das atividades assíncronas. Os alunos se sentem mais confiantes, sem a rigidez de datas e horários de aulas.

Como funciona a tutoria online?

Na tutoria digital, o atendimento acontece online, sem necessidade de um espaço físico na escola ou de hora marcada.

No ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou em plataformas específicas para tutoria digital, como o TutorMundi, o aluno pode entrar em contato com um tutor de onde estiver, pelo celular, computador ou tablet.

Veja como é fácil utilizar a tutoria digital do TutorMundi!

Imagem mostrando o passo a passo para enviar uma dúvida na startup de educação tutormundi: 1. o estudante escolhe a matéria 2. Ele seleciona um tutor 3. Envia a dúvida por texto ou imagem 4. em instantes a monitoria começa

Assim como no formato presencial, a tutoria online é individual e privada entre o tutor e o aluno.

No TutorMundi, o contato é feito através de mensagem de texto, imagens, vídeos ou áudios, da forma que for mais fácil traduzir o conteúdo.

Imagem mostrando a correção de uma redação no TutorMundi, aplicativo de monitoria online

Veja como funciona uma aula no TutorMundi! Clique aqui 👈

Quem são os tutores no TutorMundi

Para ser tutor no TutorMundi, os candidatos passam por um rigoroso processo seletivo envolvendo 4 etapas, sendo elas:

Além disso, os tutores são constantemente acompanhados pela coordenação pedagógica e recebem formação continuada.

Orientação de estudos

Um dos diferenciais da tutoria para uma monitoria escolar simples é a questão do acompanhamento pedagógico.

O tutor elabora um plano de estudos tutorado para o aluno e faz um acompanhamento com ele ao longo de sua jornada escolar.

Para isso, há no TutorMundi a matéria orientação de estudos, em que o tutor ensina o aluno a aprender e o acompanha na sua trilha até a aprovação.

O tutor faz cronogramas semanais, mensais e semestrais para o estudante envolvendo não só as horas de estudo, mas também as matérias que precisa estudar.

Materiais de orientação de estudos personalizados no aplicativo TutorMundi

Relatórios pedagógicos

No TutorMundi, todos os atendimentos geram dados que permitem aos educadores entenderem coisas como:

Dessa forma, é possível aplicar intervenções pedagógicas mais assertivas de acordo com as necessidades dos alunos.

Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem

Conclusão

A tutoria digital não é apenas uma tendência impulsionada pela tecnologia. Ela pode ser uma importante aliada na jornada de aprendizagem dos estudantes, promovendo melhores resultados no desempenho e alunos mais satisfeitos e motivados.

Sua escola não precisa contratar novos profissionais ou dedicar professores especialmente para o atendimento online, existem alternativas mais simples e eficazes para oferecer tutoria online para os alunos.

Para isso, com TutorMundi, seus alunos podem contar com a ajuda de tutores das principais universidades do país, sempre que precisarem.

Ficou curioso para saber mais sobre a tutoria digital? Faça um teste em sua escola!

Fontes

Tutoria em Educação a Distância

Mediação e Tutoria: estratégias de aprendizagem no ensino básico

What Tutoring Is (And Isn’t)

Why Private Tutoring Might Be The Answer To (Most Of) Your Problems

Caderno de Orientações Metodológicas – “Reforço Escolar para Fortalecimento das Aprendizagens”