fbpx
Tutoria com a professora auxiliando a aluna com as tarefas

10 benefícios da tutoria no ensino-aprendizagem dos seus alunos

Compartilhe

Sumário

Monitorias e Plantões de Dúvida em escolas brasileiras

Um programa de tutoria é uma ferramenta que traz vários benefícios para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma escola.

Tanto na educação presencial como no ensino a distância, a tutoria oferece um apoio para a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro da construção do conhecimento.

De forma personalizada, aluno e tutor trabalham juntos para melhorar a compreensão do conteúdo e garantir a qualidade do aprendizado, respeitando ritmo e estilo individuais.

Neste post, vamos entender como funciona um programa de tutoria, quais os benefícios para os alunos e como é a atuação do tutor na prática.

Tutoria: o que é?

A tutoria é um processo didático pedagógico que tem como objetivo acompanhar e orientar o aluno ao longo de sua jornada escolar.

Para isso existe a figura do tutor, uma pessoa que atua no ensino, na formação e na motivação do aluno.

O tutor trabalha para melhorar a experiência de ensino do estudante, traçando alvos estratégicos necessários para o aperfeiçoamento de suas habilidades e melhorando a qualidade do aprendizado de forma personalizada.

O objetivo da tutoria é ajudar o aluno a alcançar o sucesso escolar e a realização de seu projeto de vida por meio de um acompanhamento sistemático. Ela pode ser compreendida a partir de duas dimensões: a educativa e a de cuidado.

A dimensão educativa se caracteriza por oferecer ao aluno o suporte pedagógico necessário para melhorar o seu desempenho acadêmico, como tirar dúvidas ou montar um plano de estudos tutorado.

Leia Também >> Diferencial competitivo para escolas  

Já a dimensão de cuidado vai além e preocupa-se em promover competências sociais que auxiliam a viver e estudar de maneira mais saudável, como dormir nos horários corretos e tirar um tempo para o lazer.

Qual o objetivo da tutoria?

Diferente de uma aula particular ou de um reforço escolar, a tutoria concebe o processo ensino-aprendizagem de forma mais ampla.

O trabalho é focado na observação das dificuldades do estudante e atua diretamente nas suas queixas.

Tutoria para correção de exercícios feitos por aluno.
pexels.com

Existem alguns tipos de tutoria:

  • Orientação pessoal – Tem objetivo de dar ao aluno uma formação integral, promovendo autoconhecimento, adaptação e tomada de decisões;

  • Orientação acadêmica – Voltada à superação das dificuldades dos alunos com os hábitos e metodologias de estudo, bem como sua integração em sala de aula;

  • Orientação profissional – Destinada a ajudar o aluno na escolha profissional e acadêmica, de acordo com sua personalidade, suas aptidões e seus interesses.

A tutoria pode assumir vários formatos dependendo do objetivo da escola com essa ferramenta e do ambiente disponível.

Ela pode acontecer de forma individual ou em grupos, presencial ou a distância, e ainda em modelos síncronos ou assíncronos.

O primeiro passo é a seleção de pessoas capacitadas para serem tutoras. Além da bagagem na área de atuação, o tutor também deve conhecer práticas pedagógicas e metodologias que auxiliem no ensino.

O programa de tutoria pode durar semanas ou todo o ano letivo, caso exista a necessidade.

Quais são os benefícios da tutoria?

As salas de aula são formadas por turmas heterogêneas, em que parte dos alunos tem o conhecimento prévio necessário para assimilar o conteúdo, enquanto a outra parte não consegue caminhar no mesmo ritmo.

Nesse cenário, a tutoria tem um impacto positivo para nivelar o conhecimento dos alunos, pois dá a eles a atenção individual que não encontram em uma sala de aula cheia de colegas e distrações.

Tutoria com aluno participando de forma online através de dispositivo móvel.
pexels.com

Programas de tutoria podem ajudar o aluno a desenvolver habilidades de estudo e aprendizado que vão acompanhá-lo durante toda a sua jornada.

Confira alguns dos benefícios que a tutoria proporciona:

1. Desempenho acadêmico – a tutoria tem impacto direto nas áreas com maior dificuldade do aluno, ajudando no desempenho em provas, atividades e avaliações;

2. Personalização do ensino – um programa de tutoria eficaz garante que o aluno aprenda da forma que mais funciona para ele, com ritmo e conteúdo personalizado;

3. Hábitos de estudo – estudantes que participam de programas de tutoria tendem a criar hábitos de estudo fora da sala de aula;

4. Autoestima e confiança – a tutoria ajuda a deixar os alunos mais motivados e confiantes com o bom desempenho escolar;

5. Pensamento crítico – com um programa de tutoria, os alunos são estimulados a pensar criticamente sobre os problemas e a buscar soluções eficazes;

Monitorias e Plantões de Dúvida em escolas brasileiras

6. Independência intelectual – a tutoria fornece habilidades para que os alunos aprendam por conta própria;

7. Desafio para alunos mais experientes – mesmo que o estudante tenha bom desempenho, a tutoria estimula que ele evolua com o auxílio de desafios mais complexos;

8. Melhora as habilidades sociais – A tutoria estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comunicativas, além de um bom relacionamento com os colegas;

9.Ajuda a identificar dificuldades de aprendizagem – o programa de tutoria pode facilitar a encontrar as dificuldades que devem ser trabalhadas pela escola;

10. Feedback personalizado – com o atendimento individual, o aluno pode receber retorno direto e detalhado sobre o trabalho e entender melhor suas dificuldades e habilidades.

Saiba mais >> Personalização do ensino: 10 tecnologias inovadoras ao redor do mundo

Qual é o papel do tutor?

O tutor tem o papel de conhecer o aluno, o seu projeto de vida e os resultados do seu desempenho acadêmico. Por mais que ele atue também na esfera pessoal, na social e na profissional do aluno, o foco é o acadêmico.

Ele constrói uma relação de parceria com o tutorado, com foco no seu desenvolvimento de forma personalizada e com o objetivo de melhorar seus resultados de aprendizagem.

São qualidades essenciais do tutor:

  • ser parceiro dos docentes e alunos;
  • facilitar a aprendizagem dos alunos;
  • conhecer o conteúdo das disciplinas sob sua responsabilidade; 
  • acompanhar e orientar o aluno ao longo do curso.

O tutor desempenha diferentes funções, a depender do contexto em que a tutoria acontece.

Na educação básica, sua atuação está mais ligada a auxiliar o estudante a encontrar os caminhos para melhorar seu desempenho escolar.

Já na educação a distância, o tutor tem um papel central na relação com os alunos e é uma figura muito importante no sucesso do programa de ensino.

Quais são os tipos de tutores?

A tutoria é um assunto muito amplo. Exatamente por isso existem também diversos tipos de tutores. O tutor pode ser semipresencial, bimodal e virtual. É isso que vamos destrinchar a seguir, confira.

Tutor presencial

O primeiro tipo de tutoria que vamos apresentar é a presencial, feita quando tanto o aluno como o tutor estão no mesmo recinto. Em geral, esse tipo de intervenção pedagógica visa, como qualquer tutoria, melhorar o rendimento dos estudantes.

A tutoria presencial pode ser individual ou coletiva. No caso de alunos em grupo que interagem com o tutor, é um pouco mais difícil conhecer o perfil de cada um e oferecer um ensino individualizado.

Exatamente por isso, cada vez mais estudantes e responsáveis optam por encontros presenciais individuais, a fim de a aumentar o rendimento do estudante ao tirar as suas dúvidas.

Tutor semipresencial

Esse tipo de tutor presta uma tutoria um pouco diferente: ela é tanto virtual, ou seja, a distância, como presencialmente, se necessário ou programada.

As aulas presenciais acontecem por meio da internet, e, caso seja necessário, os encontros presenciais são marcados. O tutor semipresencial costuma lidar com alunos individuais, mas nada impede que ele pegue pequenos grupos.

O estudante que geralmente busca um tutoramento semipresencial é o que consegue ser mais responsável em seu estudo, precisando de menos “compromisso” em suas entregas e dúvidas por exemplo.

Tutor On-line

Também chamado de tutor virtual, esse profissional dá aulas digitais utilizando-se de tecnologia educacional virtual, para atingir o objetivo de ajudar o aluno a melhorar o seu rendimento.

O sistema de tutoria, nesse caso, é feito de modo totalmente digital, utilizando-se da tecnologia para agregar ao processo ensino-aprendizagem. Nesse caso, é preciso que o tutor tenha familiaridade com a modalidade de ensino a distância, para que os aspectos pedagógicos não fiquem prejudicados.

Da mesma forma, é imprescindível conhecer os recursos de tecnologia utilizados na ministração das aulas. Exatamente por isso, quem mais procura esse tipo de tutoria on-line são os alunos que têm facilidade com computadores e smartphones, os chamados “nativos digitais“.

O tutor virtual é uma das formas de tutoria que mais se liga às novas tecnologias e às necessidades da geração Z.

Exatamente por ser um uma ferramenta que usa a internet e acessível a qualquer momento, alunos com dificuldade em participar nas aulas presenciais e se sentem mais à vontade tirando as suas dúvidas desse modo podem se beneficiar.

Como é a tutoria na educação a distância?

Na educação a distância, o tutor age como um intermediário dos estudantes com o conteúdo do curso.

Ele é responsável pela interação com os alunos e por todo o contato com eles. Seja na avaliação de participação das atividades e ou na mediação das discussões entre os participantes.

O tutor também deve conhecer o ambiente virtual de aprendizagem no qual o curso é realizado, orientando para o melhor uso da plataforma, suas funcionalidades e recursos digitais disponíveis.

Além dos benefícios que já abordamos neste artigo, a tutoria on-line traz algumas vantagens em relação ao formato presencial. Veja a seguir.

tutoria online, com tutora e aluna interagindo.
pexels.com

Tutoria interativa e inovadora

A tutoria on-line tem grande potencial para engajar os alunos. Além do contato direto com o tutor, o aluno pode usar ferramentas virtuais como jogos, vídeos e imagens e incorporar mais elementos ao aprendizado.

O ensino se torna mais leve, efetivo e personalizado ao aluno. O que faz com que o rendimento do estudante em si aumente.

Encontros com flexibilidade

A tutoria on-line pode ser agendada no melhor horário para o aluno, sem a necessidade de deslocamento para um local físico.

Essa característica da monitoria on-line é excelente para não interferir no dia a dia do aluno e dos responsáveis. Tudo que é necessário é um computador ou smartphone e conexão à internet.

Aprendizagem personalizada

É possível utilizar os recursos digitais para aprimorar ainda mais a personalização do ensino e o ensino individualizado, de modo a tornar a abordagem mais customizada e acessível para o tutorado.

A aprendizagem personalizada tem diversos benefícios para os alunos. O foco é desenvolver a matéria por meio de um ensino individualizado. Assim, é possível seguir as necessidades do aluno. Ou seja, o estudante está sempre na posição principal.

Todo o método de ensino vai ser moldado às necessidades e preferências daquele estudante em questão, como o próprio nome já sugere, auxiliando em seu desenvolvimento. Para isso, recursos como a aula de reforço escolar, a monitoria on-line e o próprio tutoramento auxiliam bastante.

Confira também >> Diferencial competitivo para escolas  

Tutoria on-line 

Além da tutoria on-line disponível para cursos a distância, existem ferramentas para aperfeiçoar o atendimento dos alunos de forma personalizada e sem agendamento.

A monitoria on-line sem agendamentos traz uma enorme facilidade para os estudantes. Afinal de contas, é possível utilizar os recursos do tutoramento com as inovações tecnológicas, para tirar dúvidas sobre determinados assuntos.

Como vivemos em um mundo que tem pressa, a tutoria on-line que utiliza a tecnologia educacional para dar aulas digitais é muito vantajosa. Sem precisar nem mesmo agendar horário, há menos entraves para o ensino, ainda mais nesse contexto imediatista em que vivemos.

O TutorMundi é uma ferramenta que permite que os estudantes tenham contato com especialistas de diversas disciplinas imediatamente, sem agendamento prévio, com soluções diretas para as suas dúvidas.

Com ele, os alunos podem se conectar com tutores das melhores universidades do país para ter aulas digitais. Tudo isso na hora, de forma on-line, sem precisar agendar. Os atendimentos acontecem sob demanda, 7 dias por semana, na hora em que a dúvida acontece.

Tutor particular

A tutoria ou monitoria individualizada é quando um professor de reforço escolar dá o suporte a um aluno apenas, de forma individual. A aula de reforço do tutor particular, nesse caso, é a garantia de um ensino individualizado.

Os benefícios de uma tutoria ou monitoria individualizada são vários. Além de, é claro, melhorar o aprendizado e a retenção de conteúdo, o ensino individualizado coloca o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem.

Assim, ele tem melhor desempenho em algumas metodologias ativas como no ensino híbrido e na sala de aula invertida. A relação ensino-aprendizagem, desse modo, pode ser enriquecida.

O processo para escolha de tutores particulares pode ser extremamente facilitado por meio de plataformas especializadas. O TutorMundi, nesse sentido, tem um rígido processo de análise dos seus tutores.

Além de serem das melhores universidades do Brasil, os nossos profissionais passam pela análise de perfil, treinamento, provas de conhecimento e a fase final, que é a avaliação final dos alunos ao final de cada uma das aulas digitais (de 1 a 5 estrelas).

O que é a tutoria no novo Ensino Médio?

Finalmente, vamos abordar sobre a importância da tutoria no novo Ensino Médio. O ano de 2022 marcou o início oficial da consolidação do novo Ensino Médio em todo o Brasil. Exatamente por isso, é essencial ressaltar mecanismos de apoio a alunos nesse sentido.

monitoria e plantao de duvidas

A proposta do novo Ensino Médio é ampliar a carga horária e oferecer currículos flexíveis aos alunos. A tutoria, no caso, é de grande ajuda nesse momento de mudanças e adaptações. Especialmente para os alunos que vierem do ensino fundamental acostumados a outra realidade.

Houve até escolas que fizeram da tutoria parte da grade curricular obrigatória do Ensino Médio. Tal recurso, tanto individual como em grupo, ajuda a desenvolver as novas atividades dos estudantes sem maiores problemas.

Além disso, a transição para o novo modelo de ensino proposto se torna mais tranquila e efetiva. O acompanhamento que é oferecido ao aluno assegura o rendimento esperado e até mesmo a sua melhora em determinados casos.

Conclusão

A tutoria oferece um acompanhamento integral para o aluno e tem ótimos benefícios tanto para a atuação presencial em uma escola quanto nos cursos on-line.

Esse recurso promove a união entre o reforço para um melhor desempenho escolar e o cuidado com o aluno, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais humanizado.

Você gostou de conhecer as possibilidades que a tutoria proporciona?

Aproveite que está no final do texto e entenda como as escolas têm implementado alternativas para as monitorias presenciais durante a pandemia com as Monitorias e Plantões de Dúvida.

Compartilhar esse artigo:

Gostou? Deixe sua opinião

Inscreva-se para receber conteúdos e notícias sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail toda a semana.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação