Com o ensino remoto adotado de forma emergencial por causa da pandemia e o fortalecimento da educação a distância, o tutor online ganhou um papel central no processo de aprendizagem.

Em escolas que adotam a tutoria online, os alunos conseguem tirar suas dúvidas e avançar no conteúdo através de plataformas digitais. O ritmo do aprendizado dos estudantes acelera e a sobrecarga dos professores durante a pandemia diminui.

Para os tutores, a experiência oferece uma fonte de renda extra, em uma rotina de trabalho divertida e desafiadora, ajudando estudantes de escolas de todo o país e de diferentes níveis de aprendizado.

Afinal, qual é o papel do tutor no EaD? Ele veio para substituir os professores? Os alunos realmente aprendem com um tutor especialista?

Para responder essas e outras questões sobre o papel do tutor EaD, montamos este artigo completo no qual você vai ver o que a tutoria online pode promover na sua escola.

O que é um tutor?

O conceito de tutor é simples, e o próprio nome já sugere as atribuições desse profissional. A pessoa que exerce a função de tutor é quem se dedica a melhorar a experiência de um aluno. Ou seja, o manejo da relação ensino-aprendizagem, com todas as suas particularidades, é a função do tutor.

O processo de tutoria auxilia o aluno de modo humanizado e personalizado. Esse suporte profissional é feito de maneira estratégica e pode ser presencial ou on-line. Na atualidade, os serviços de tutoria pela internet têm crescido cada vez mais.

Em geral, o tutor tem formação na disciplina em que leciona. É essencial que ele responda aos questionamentos do aluno, e esteja pronto para tal. Por isso, o tutor deve dominar a área de conhecimento em questão e ter o poder de estimular o mesmo interesse em seus estudantes.

Qual o papel do tutor?

O tutor é responsável por orientar, guiar e tirar dúvidas dos estudantes que não entenderam determinada matéria ou assunto durante as aulas. O tutor é sujeito ativo do processo de aprendizagem do aluno, este que toma o papel principal no contexto.

Afinal de contas, todo o processo de aprendizado vai ser pensado exatamente para esse aluno, de modo personalizado. Hoje em dia, na maioria das vezes, a tutoria acontece de forma on-line.

Professora ajudando aluna
pexels.com

O tutor busca dar mais autonomia ao estudante. Isso pode ser conquistado de diversas formas. Do ponto de vista escolar, a tutoria significa uma atuação complementar e que reduz problemas no ensino, especialmente o desnível pedagógico.

Abaixo, veja as funções de um tutor:

Diferença entre tutor e professor?

Muitas pessoas utilizam esses termos como sinônimos. No entanto, tutor e professor não significam a mesma coisa.

O objetivo do tutor é atender a um aluno de cada vez, de modo individualizado e personalizado. Por outro lado, o professor precisa comandar uma classe com diversos alunos. As turmas, em geral, têm diversos alunos e o objetivo é promover a interação entre eles de modo a promover a aprendizagem coletiva. 

Claro que existe, na função do professor, a preocupação individual com o aluno. No entanto, o tutor tem um direcionamento diferente.

O papel do professor é o de ser líder e mediar as relações em sala de aula, e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tutor não exclui o professor e vice-versa. Os trabalhos do tutor e do professor se complementam para criar uma relação ensino-aprendizagem ainda mais efetiva.

Especialmente quando estamos falando de turmas grandes, é muito complicado para um professor ficar de olho nas demandas de todos os alunos ao mesmo tempo. Isso acaba causando o que chamamos de desnível pedagógico na turma. Para combater isso, a figura do tutor é essencial.

Diferenciar esses dois agentes da educação é algo muito importante para entendermos que cada um tem o seu papel e que ambos são complementares. Em suma, o tutor complementa o professor e nunca exclui a atuação deste último.

Qual é o papel do tutor online?

Lembra-se do antigo programa em que se podia pedir apenas uma ajuda aos universitários para solucionar dúvidas? Hoje, os tutores cumprem essa função, mas respondendo perguntas ilimitadas.

O papel do tutor é ajudar a trilha de aprendizagem do aluno, mostrando caminhos que podem ajudá-lo a compreender melhor o conteúdo e trazer a experiência que vai tranquilizar o estudante em sua jornada.

Em cursos a distância, a tutoria tem um papel estratégico, guiando o estudante e estimulando a sua autonomia.

No ensino híbrido, o tutor favorece um dos principais objetivos da abordagem, que é a personalização do ensino. Com um tutor à disposição, o estudante pode encontrar a melhor maneira de aprender, reduzindo as chances de reprovação.

  • tutor online
  • tutor online
  • tutor online

A tutoria online, portanto, funciona de modo complementar à atuação do professor que está em sala de aula. Ao ter esse recurso para tirar suas dúvidas de forma prática, o rendimento do aluno tende a subir consideravelmente.

Quais são as competências do tutor online?

Além do conhecimento comprovado na área do conhecimento que pretende ensinar, existem outras competências e habilidades que o tutor precisa desenvolver.

As competências e funções que o tutor online desempenha nas áreas gerenciais, disciplinares, pedagógicas, comunicacionais, socioafetivas e tecnológicas.

Tutor Online: Mitos e verdades

Todo processo de inovação é acompanhado pelo receio de pessoas que temem perder espaço no mercado de trabalho e pela falta de confiança no que é novo. Com a tutoria online não é diferente.

Existem alguns mitos que envolvem o papel do tutor na educação. Neste artigo, buscamos desvendá-los e oferecer uma visão mais ampla sobre a tutoria. Vamos a alguns deles:

O tutor tira o papel do professor?

Mito. Professor e tutor ocupam papéis diferentes, mas complementares, nas escolas. Enquanto um é responsável por liderar uma turma e desenvolver o currículo, outro está focado no atendimento personalizado e individual.

Além de ensinar, o professor tem o importante papel de guiar o desenvolvimento da turma, escolher as metodologias que serão utilizadas e aplicar dinâmicas para gerenciar a classe.

O professor também é uma ponte entre a escola e as famílias, conhecendo de perto o contexto em que a comunidade escolar está inserida, enquanto o tutor dificilmente terá contato com ela.

Em escolas com centenas de alunos, é quase impossível que o professor consiga atender todos da mesma forma. Nesse sentido, o apoio da tutoria é fundamental.

O tutor presta atendimento individual ao aluno, acompanhando a sua trajetória de perto e ajudando quando for preciso.

Ele não foca em ensinar apenas; ele é um incentivador, facilitador, mediador e orientador da aprendizagem.

O tutor resolve a questão para o aluno?

Outro mito. A função da tutoria não é resolver as atividades para os alunos ou responder às questões de uma prova. O tutor auxilia o aluno a solucionar dúvidas através da didática.

Uma das competências do tutor é conhecer o aluno, identificando qual o melhor jeito que ele aprende, e, a partir da personalização do ensino, mostrar o caminho mais adequado para resolver o problema.

A tutoria é um investimento caro para a escola?

Essa questão é parte verdade, parte mito. De fato a tutoria pode ser um investimento caro para escolas que pretendem adotá-la exclusivamente presencial.

A instituição precisa fazer a seleção dos tutores, contratar novos profissionais e dispor de espaço físico para oferecer a tutoria. Isso tudo pode comprometer o orçamento da escola.

Entretanto, existem alternativas, como a tutoria online, com custo muito mais acessível e resultados, se não melhores, tão bons quanto.

Ao contratar uma plataforma de tutoria online como o TutorMundi, a escola não precisa de salas de aula ociosas ou de um processo seletivo. Todo o processo é realizado pela plataforma.

Assim, a escola pode contar com os melhores tutores e o atendimento personalizado na hora para os seus estudantes.

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi

A tutoria online favorece o aprendizado dos alunos?

Verdade. A tutoria individual é tema de um dos estudos de Benjamin Bloom, criador da famosa Taxonomia de Bloom.

Ao investigar um grupo de alunos, Bloom concluiu que os estudantes que recebiam auxílio de tutoria individual tinham um desempenho até 98% melhor do que os estudantes submetidos ao ensino tradicional.

Ilustração de gráfico compondo educador Bloom mostrando o poder da tutoria individual.

Apostar em ferramentas de tutoria online pode melhorar o aprendizado dos estudantes em níveis muito altos, favorecendo o desempenho da escola. 

Por que adotar a tutoria na educação a distância?

A tutoria traz para a educação a distância um componente humano, em um ambiente marcado pela automação e padronização da tecnologia.

o tutor pode aproximar o estudante do seu propósito e estimulá-lo a continuar no curso ou na escola. O aluno se sente ouvido e presente, mesmo em um ambiente virtual.

Tutora dando suporte online pelo notebook
pexels.com

Além de reduzir a solidão dos cursos online, a tutoria digital tem um impacto positivo no desempenho dos alunos. Entre as vantagens da tutoria digital, podemos destacar:

Ensino personalizado e tutoria online

O ensino personalizado e a tutoria on-line são ideias que podem se ligar por meio da tecnologia, especialmente quando falamos do EaD, que tanto precisa dessa personalização do ensino para chamar a atenção dos alunos.

Podemos citar, por exemplo, a possibilidade de se conduzirem estudos em casa em paralelo às aulas a distância. As aulas online de tutoria têm a vantagem de ajudar na construção de um conhecimento personalizado de forma complementar à escola.

Estudar em casa, por meio da tutoria online, é uma forma de complementar o conhecimento e ter mais benefícios do que sem esse recurso.

Plano tutorado: como fazer?

Por último, vamos explicar sobre o plano de estudos tutorado. Você sabe o que é e como fazer um? Leia mais sobre o assunto.

Um plano de estudos tutorado pode ser definido como a programação das matérias e assuntos a serem estudados e é feito pelos tutores. Esse plano de estudos envolve a atenção que cada disciplina merece, de acordo com a relevância e dificuldade, as horas a serem despendidas a cada programação e as temáticas a serem estudadas.

O que diferencia o plano de estudos comum do tutorado é exatamente a presença do tutor. Este profissional é responsável por estabelecer um método de ensino para cada aluno, o que se adeque mais a suas necessidades. Desse modo, o ensino é personalizado e dá melhores resultados.

Um plano de estudos tutorado respeita a rotina do estudante para se adequar ao que ele mais necessita. Sejam seus horários, pausas para descanso, momentos em que o aluno se sente mais disposto, entre outros aspectos.

Como ser tutor EaD?

Para se tornar um tutor EaD é necessário, além das competências e habilidades que falamos no início deste artigo, ser apaixonado por ensinar.

No TutorMundi, o processo de seleção para se tornar um tutor é bastante rigoroso. Todos os candidatos passam por etapas de análise e de treinamento para garantir que apenas os melhores tutores sejam aprovados.

A primeira etapa é uma análise curricular, com comprovações de experiências em tutoria, checagem de dados acadêmicos e de antecedentes criminais.

Após essa primeira filtragem, os candidatos são submetidos a uma prova técnica, com conhecimentos específicos das disciplinas.

Professora dando aula de matemática pelo celular
pexels.com

Os selecionados passam por um treinamento didático e pedagógico, além de conhecer as melhores práticas para atender os estudantes e, a partir daí, podem iniciar a tutoria.

No entanto, o processo seletivo é contínuo. Mesmo após inclusos na plataforma, os tutores passam a cada atendimento pela avaliação dos alunos através de um sistema de pontuação disponibilizado pelo aplicativo. Os com baixo rendimento são removidos automaticamente.

Depoimentos

César, que está atualmente cursando engenharia química na USP, sempre deu aulas particulares para seus amigos e já deu aulas em cursinho. Ele nos conta um pouco da sua experiência com o TutorMundi:

cesar tutor online

“Conheci o TutorMundi através de um amigo meu, na república que eu morava, achei muito interessante a ideia da plataforma pois você não depende de um aluno vir atrás de você, o aplicativo cuida de tudo”.

O TutorMundi não traz benefícios apenas para a educação dos estudantes. A tutora Thais também relata boas experiências com a ferramenta.

tutora thais bennet tutormundi

“Trabalhar no TutorMundi é um prazer! O contato com os alunos é incrível, criamos vínculos duradouros e aprendemos muito mutuamente. O carinho dos alunos pela plataforma me ajudou a superar a Síndrome de Burnout e perceber que o problema não era que eu não servia para ser professora, mas sim que a sala de aula tradicional é um sistema ultrapassado.”

Quanto ganha um tutor EaD?

Os benefícios que a tutoria online pode trazer para o dia a dia são diversos, entre eles melhorar o aprendizado e retenção, colocar o aluno como protagonista, dar mais motivação e realização pessoal para o aluno, entre outros fatores.

No entanto, ser um tutor EaD também é algo rentável para os profissionais da educação. A média salarial inicial para um tutor é de R$ 1.500,00. O profissional pode vir a ultrapassar os R$ 3.000,00. No entanto, a média, após o início da profissão, costuma variar entre R$ 2.000,00 e R$ 2.200,00.

O TutorMundi é a maior plataforma de tutoria digital da América Latina. Somos uma ferramenta 100% brasileira, na qual os alunos podem contar com o auxílio dos melhores tutores das principais faculdades do país, a todo o momento.

No TutorMundi, nosso sistema de dados completo dá informações acerca do desempenho de cada estudante, e permite a identificação das dificuldades de cada um, seja individualmente ou por turma.

Por isso, se você ama ensinar e tem interesse em se tornar um tutor, inscreva-se em nosso processo seletivo e faça parte da maior plataforma de tutoria da América Latina!

Vamos juntos construir o futuro da educação!

Uso de inteligência artificial na tutoria online

Além disso, com a chegada da AI, é possível ter essa ferramenta ajudando a responder mais rapidamente as dúvidas dos estudantes.

No TutorMundi, além da monitoria online tradicional, o tutor também pode responder as dúvidas dos alunos no tira-dúvidas, em que ele é auxiliado pela inteligência artificial.

Entretanto, todas as respostas são revisadas pelo tutor, já que a inteligência artificial pode errar.

exemplo de inteligência artificial na educação com TutorMundi

Conclusão

Em um mundo de transformações promovidas pela tecnologia, a educação vê novas possibilidades, seja no modelo presencial, seja no EaD. Nesse sentido, o tutor é um agente essencial.

Você gostou de saber mais sobre o papel do tutor no EAD? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido de grande utilidade.Para se aprofundar mais e ver o quanto um tutor pode transformar a educação, veja nosso material sobre como monitorias e plantões de dúvidas melhoram o desempenho dos estudantes.

Fontes

COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS TUTORES ONLINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA