Tutor online: qual é o papel da tutoria na Educação a Distância?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

Com o ensino remoto adotado de forma emergencial por causa da pandemia e o fortalecimento da educação a distância, o tutor online ganhou um papel central no processo de aprendizagem.

Em escolas que adotam a tutoria online, os alunos conseguem tirar suas dúvidas e avançar no conteúdo através de plataformas digitais. O ritmo do aprendizado dos estudantes acelera e a sobrecarga dos professores durante a pandemia diminui.

Para os tutores, a experiência oferece uma fonte de renda extra, em uma rotina de trabalho divertida e desafiadora ajudando estudantes, de escolas de todo o país, em diferentes níveis de aprendizado.

Mas afinal, qual é o papel do tutor no EaD? Ele veio para substituir os professores? Os alunos realmente aprendem com um tutor especialista?

Para responder essas e outras questões sobre o papel do tutor EaD, montamos este artigo completo no qual você vai ver o que a tutoria online pode promover na sua escola.

Qual é o papel do tutor no EaD?

Lembra do antigo programa em que se podia pedir apenas uma ajuda aos universitários para solucionar dúvidas? Hoje, os tutores cumprem essa função, mas respondendo perguntas ilimitadas.

O papel do tutor é ajudar a trilha de aprendizagem do aluno, mostrando caminhos que podem ajudá-lo a compreender melhor o conteúdo e trazer a experiência que vai tranquilizar o estudante em sua jornada.

Em cursos a distância, a tutoria tem um papel estratégico, guiando o estudante e estimulando a sua autonomia.

No ensino híbrido, o tutor favorece um dos principais objetivos da abordagem, que é a personalização do ensino. Com um tutor à disposição, o estudante pode encontrar a melhor maneira de aprender, reduzindo as chances de reprovação.

  • tutor online
  • tutor online
  • tutor online

Quais são as competências do tutor online?

Além do conhecimento comprovado na área do conhecimento que pretende tutorar, existem outras competências e habilidades que o tutor precisa desenvolver.

As competências e funções que o tutor online desempenha nas áreas gerenciais, disciplinares, pedagógicas, comunicacionais, sócio afetivas e tecnológicas.

  • Organização – capacidade de estabelecer contato com os alunos e mediar as atividades.
  • Planejamento – organizar atividades de tutoria e selecionar estratégias adequadas ao aluno.
  • Administrar o tempo – organizar a agenda e manter regularidade de acesso, atendendo os alunos dentro do prazo.
  • Conhecimento da disciplina – buscar, continuamente, conhecimento sobre o conteúdo e trazer para os alunos materiais complementares.
  • Capacidade de orientação – saber orientar e estimular os estudos, proporcionando a compreensão dos conteúdos.
  • Acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem – analisar o desempenho dos alunos e propor melhorias.
  • Boa comunicação – receber e transmitir informações de forma clara, com fluência na comunicação escrita.
  • Cordialidade – fazer com que os alunos se sintam “bem-vindos”, respeitados e confortáveis.
  • Compreensão – compreender a realidade do aluno para que se sinta no centro do processo de ensino e aprendizagem.
  • Ser verdadeiro e autêntico – competência ligada à honestidade e à ética, fundamental para estimular confiança.
  • Ter empatia – se colocar no lugar do aluno, respeitando seus sentimentos.
  • Habilidade digital – conhecer os softwares, ferramentas, mídias e tecnologias utilizadas para desempenhar a função de tutor online.

Mitos e verdades da tutoria online

Todo processo de inovação é acompanhado pelo receio de pessoas que temem perder espaço no mercado de trabalho e pela falta de confiança no que é novo. Com a tutoria online não é diferente.

Existem alguns mitos que envolvem o papel do tutor na educação. Neste artigo, buscamos desvendá-los e oferecer uma visão mais ampla sobre a tutoria. Vamos a alguns deles.

O tutor tira o papel do professor?

Mito. Professor e tutor ocupam papéis diferentes, mas complementares, nas escolas. Enquanto um é responsável por liderar uma turma e desenvolver o currículo, outro está focado no atendimento personalizado e individual.

Além de ensinar, o professor tem o importante papel de guiar o desenvolvimento da turma, escolher as metodologias que serão utilizadas e aplicar dinâmicas para gerenciar a classe.

O professor também é uma ponte entre a escola e as famílias, conhecendo de perto o contexto em que a comunidade escolar está inserida.

Saiba mais >> O papel do professor no ensino híbrido: 10 novas habilidades

Em escolas com centenas de alunos, é quase impossível que o professor consiga atender todos os alunos da mesma forma. Nesse sentido o apoio da tutoria é fundamental.

O tutor presta atendimento individual ao aluno, acompanhando a sua trajetória de perto e ajudando quando for preciso. O tutor não foca em ensinar; ele é um incentivador, facilitador, mediador e orientador da aprendizagem.

O tutor resolve a questão para o aluno?

Outro mito. A função da tutoria não é resolver as atividades para os alunos ou responder às questões de uma prova. O tutor auxilia o aluno a solucionar dúvidas através da didática.

Uma das competências do tutor é conhecer o aluno, identificando qual o melhor jeito que ele aprende, e a partir da personalização do ensino, mostrar o caminho mais adequado para resolver o problema.

A tutoria é um investimento caro para a escola?

Essa questão é parte verdade, parte mito. De fato a tutoria pode ser um investimento caro para escolas que pretendem adotá-la exclusivamente presencial.

A instituição precisa fazer a seleção dos tutores, contratar novos profissionais e dispor de espaço físico para oferecer a tutoria. E isso tudo pode comprometer o orçamento da escola.

Mas existem alternativas, como a tutoria online, com custo muito mais acessível e resultados, se não melhores, tão bons quanto.

Ao contratar uma plataforma de tutoria online, como o TutorMundi, a escola não precisa de salas de aula ociosas ou de um processo seletivo. Todo o processo é realizado pela plataforma.

um tutor para cada aluno da sua escola, na hora

A tutoria online favorece o aprendizado dos alunos?

Verdade. A tutoria individual é tema de um dos estudos de Benjamin Bloom, criador da famosa Taxonomia de Bloom.

Ao investigar um grupo de alunos, Bloom concluiu que os estudantes que recebiam auxílio de tutoria individual tinham um desempenho até 98% melhor do que os estudantes submetidos ao ensino tradicional.

Apostar em ferramentas de tutoria online pode melhorar o aprendizado dos estudantes em níveis muito altos, favorecendo o desempenho da escola. 

Porque adotar a tutoria na educação a distância?

A tutoria traz para a educação a distância um componente humano, em um ambiente marcado pela automação e padronização da tecnologia.

Longe do contato presencial, o tutor pode aproximar o estudante do seu propósito e estimulá-lo a continuar no curso. O aluno se sente ouvido e presente, mesmo em um ambiente virtual.

Saiba mais >> 10 benefícios da tutoria no ensino-aprendizagem dos seus alunos

Além de reduzir a solidão dos cursos online, a tutoria digital tem um impacto positivo no desempenho dos alunos. Entre as vantagens da tutoria digital, podemos destacar:

A tutoria tem impacto direto nas áreas em que os alunos têm maior dificuldade, auxiliando no desempenho nas provas e atividades. 

Com um tutor para cada aluno, o processo de aprendizagem se torna personalizado. O aluno aprende da forma que mais funciona para ele, e no seu próprio ritmo.

Como ser tutor EaD?

Para se tornar um tutor EaD é necessário, além das competências e habilidades que falamos no início deste artigo, ser apaixonado por ensinar.

No TutorMundi, o processo de seleção para se tornar um tutor é bastante rigoroso. Todos os candidatos passam por etapas de análise e de treinamento para garantir que apenas os melhores tutores sejam aprovados.

A primeira etapa é uma análise curricular, com comprovações de experiências em tutoria, checagem de dados acadêmicos e de antecedentes criminais.

Após essa primeira filtragem, os candidatos são submetidos a uma prova técnica, com conhecimentos específicos das disciplinas.

Os selecionados passam por um treinamento didático e pedagógico, além de conhecer as melhores práticas para atender os estudantes, e a partir daí podem iniciar a tutoria.

Mas o processo seletivo é contínuo. Mesmo após inclusos na plataforma, os tutores passam, a cada atendimento, pela avaliação dos alunos através de um sistema de pontuação disponibilizado pelo aplicativo. Os tutores com baixo rendimento são removidos automaticamente.

Cesar, que está atualmente cursando engenharia química na USP, sempre deu aulas particulares para seus amigos e já deu aulas em cursinho. Ele nos conta um pouco da sua experiência com o TutorMundi:

cesar tutor online

“Conheci o TutorMundi através de um amigo meu, na república que eu morava, achei muito interessante a ideia da plataforma pois você não depende de um aluno vir atrás de você, o aplicativo cuida de tudo”.

O TutorMundi não traz benefícios apenas para a educação dos estudantes. A tutora Thais também relata boas experiências com a ferramenta.

tutora thais bennet tutormundi

“Trabalhar no TutorMundi é um prazer! O contato com os alunos é incrível, criamos vínculos duradouros e aprendemos muito mutuamente. O carinho dos alunos pela plataforma me ajudou a superar a Síndrome de Burnout e perceber que o problema não era que eu não servia para ser professora, mas sim que a sala de aula tradicional é um sistema ultrapassado.”

Conclusão

Em um mundo de transformações promovidas pela tecnologia, a educação vê novas possibilidades, seja no modelo presencial, seja no EaD.

Conheça mais sobre os benefícios que a tutoria online pode trazer para o dia a dia da sua escola. 

Se você ama ensinar e tem interesse em se tornar um tutor, inscreva-se em nosso processo seletivo e faça parte da maior plataforma de tutoria da América Latina.

Vamos juntos construir o futuro da educação!

Fontes

COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS TUTORES ONLINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação