Queremos explorar um pouco sobre o papel do tutor na história, entendendo que apesar de novos formatos, tutores estão presentes na vida de grandes nomes ao redor do mundo.

O que é ser tutor? Como ele contribui para a aprendizagem? O que é tutoria? Confira neste artigo!

O que é tutoria?

Tutoria é um processo em que alguém com mais conhecimento e mais experiente acompanha de perto o desenvolvimento de um aluno, no caso, o tutorado.

A tutoria é muito relevante porque permite um ensino personalizado, já que o tutor ensina o aluno bem de perto, no ritmo do estudante e de acordo com a forma que for mais eficiente para ele.

Dessa forma, o estudante aprende de forma muito mais eficiente.

O que significa tutor educacional?

Tutor significa ser uma espécie de professor, é ser o responsável pelo ensino de um tutorado.

O tutor precisa ser organizado, responsável e ter carinho pelo estudante. Um tutor moderno pode desenvolver um plano de estudos tutorado para o aluno considerando suas necessidades e metas.

Por isso, ser tutor vai além de ser um responsável pelo ensino de alguém, mas ser quem verdadeiramente se importa com o estudante.

Os tutores dos grandes nomes da história

Muitos dos grandes nomes da história tiveram tutores que contribuíram muito para que eles deixassem suas marcas na história. Vamos conhecer alguns deles em seguida.

O papel do tutor na vida de Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci, assim como muitas outras pessoas que são reconhecidas e famosas atualmente, contou com tutor para se tornar um ícone da história da humanidade.

Antes de se tornar um grande artista, ele foi educado e ensinado pelo seu mestre Verrocchio, tendo começado em seu ateliê aos 14 anos de idade.

Verrocchio à esquerda e Da Vinci à direita mostrando a relação de Tutor e tutorado.
Verrocchio à esquerda e Da Vinci à direita

Verrocchio, seu tutor, ensinou a trabalhar com diversos materiais, como o couro e o metal, e de começar a utilizar técnicas artísticas de desenho, pintura, escultura e modelagem, o que ajudou bastante Leonardo, afinal quanto mais se aprende na juventude, interioriza-se mais o entendimento dos conceitos aprendidos.

Na oficina de Verrocchio, Leonardo teve o aprendizado que levaria para todo vida.

Aprendeu as técnicas da fundição e seus segredos; a partir de modelos nus aprendeu a preparar quadros e esculturas; aprendeu a desenhar animais e plantas, assim como teve uma base sólida no aprendizado na perspectiva e no uso das cores.

Giorgio Vasari, um dos maiores pintores e historiadores do Renascimento e da mesma época de Leonardo, diz que Verrocchio acabou aborrecido com a arte de pintar, ao porque se sentiu ultrapassado pelo próprio aprendiz.

Em resumo, não podemos negar que Leonardo Da Vinci nasceu com um talento para as artes, mas o contato com Verocchio, que teve o papel de tutor na sua vida, conseguiu desenvolver suas principais técnicas artísticas.

O tutor na vida de Platão

Platão, como é normalmente estudado nas aulas de filosofia, foi discípulo de Sócrates e é responsável por passar o conhecimento de seu mestre, já que Sócrates não havia, tecnicamente, deixado nada escrito.

Platão só se tornou um dos grandes nomes da filosofia graças ao acompanhamento de perto que ele teve com seu tutor Sócrates.

O filósofo é famoso pela teoria dualista, suas ideias sobre o conhecimento, sobre política, educação e é grandemente cobrado nos vestibulares atualmente, pois influenciou a ciência, a política e a religião.

Entretanto, Platão só conseguiu ser quem foi graças ao exemplo que ele teve de Sócrates. O legado de integridade e fidelidade aos valores que Sócrates deixou impactou Platão fortemente.

Embora o discípulo teve algumas ideias divergentes de seu mestre, em vários aspectos, como na ética, ele carregou o amor pela filosofia que aprendeu com seu tutor. Essa ideia de tutor e tutorado foram tão importantes para ele que aplicou com outro grande nome da filosofia, Aristóteles.

Alexandre o grande e seu tutor

O grande imperador Alexandre foi uma lenda, com apenas 33 anos de idade já havia conquistado quase todo o mundo da época.

Ele foi um grande estrategista, liderou grandes exércitos e expandiu grandemente o império grego com sua liderança política.

Todavia, sem seu tutor, grande mestre político, Aristóteles, certamente Alexandre não teria conquistado tudo que conseguiu.

O estudo tutorado hoje

Com o passar do tempo, o papel do tutor também se atualizou, especialmente devido ao uso das tecnologias educacionais.

O estudo tutorado no século XXI não envolve um tutor morando com o aluno em uma escola em um lugar remoto, mas isso não impede o tutor de estar sempre junto através da tecnologia.

Com a tutoria online, por exemplo, o estudante consegue chamar um tutor quando tiver uma dúvida e conversar até que não tenha mais dúvidas. O estudo tutorado se torna bem eficiente devido a esse contato próximo.

No TutorMundi, aplicativo de tutoria online, os alunos podem tirar as dúvidas em qualquer horário via chat, por meio de textos, áudios, imagens e vídeos, sempre da forma que o aluno preferir e no ritmo dele.

Quer conhecer mais? Veja como é uma aula no TutorMundi!

Conclusão

O tutor tem um papel muito importante para desenvolver o estudante além dos seus potenciais.

Na atualidade, usar um tutor online para fazer um estudo tutorado com os estudantes de sua escola pode ser algo extremamente vantajoso.

Conheça mais sobre isso, veja a história de como a tutoria potencializou o ensino no Plus Aprendizagens.