Em plena era de transformação digital, os alunos podem utilizar uma série de ferramentas que deixam o processo de aprendizagem mais interessante. Esse é o caso do plano de estudo tutorado.

É um método que une organização e personalização de ensino, de modo a potencializar o desempenho do estudante. É como um planejamento, mas que conta com algumas características que fogem de um cronograma tradicional e fazem com que o estudo tutorado seja muito mais eficiente.

Que tal saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para conferir algumas dicas e entender como montar um plano do jeito certo.

Acesse já o modelo editável de plano de aula remota!
baixe agora

O que é um plano de estudo tutorado?

Primeiro, é muito importante entender o conceito do plano tutorado. É possível definir esse material como uma espécie de programação integral, que reúne todas as disciplinas e o conteúdo que deve ser estudado em cada uma delas.

Tudo é separado por quantidade de horas, matérias que precisam de maior dedicação e também aquelas que são mais importantes, conforme o objetivo definido para o plano. Assim, ele garante resultados melhores ao aluno.Para completar, é devidamente acompanhado por um tutor

Nesse cenário, o que é tutor? Nada mais do que um professor que fica disponível à distância para tirar dúvidas do aluno e interpretar possíveis novas dificuldades.

Ele não é um professor tradicional, porque não se responsabiliza por ensinar o conteúdo desde o começo, e sim proporciona um estudo ativo, em que o aluno é o protagonista do aprendizado, e o tutor é um auxiliar.

Por que ter um plano de estudo tutorado?

O plano de estudo tutorado, também conhecido como PET, é indicado para alunos que têm certa dificuldade para aprender, como déficit de atenção, dislexia ou hiperatividade.

Também é importante para alunos que procuram um alto desempenho, especialmente de vestibulandos de cursos concorridos como medicina, pois, assim, eles conseguem potencializar seus estudos.

Ele contribui para que seja possível estudar em casa por meio de técnicas e estratégias de assimilação. Com isso, fica mais fácil adaptar o conteúdo às necessidades individuais de aprendizagem dos estudantes, ou então para atender a pontos específicos em que é preciso melhorar a compreensão ou ter uma melhor performance.

Em suma, o plano tutorado é democrático, direcionado conforme o foco do aluno e aplicável em vários contextos.

Além do plano, o aluno também conta com a ajuda do tutor para guiá-lo na jornada, o que torna o acompanhamento pedagógico muito mais assertivo.

O auxílio do tutor geralmente acontece online. Pode ser por meio de uma plataforma de vídeo ou uma plataforma própria da escola. Basta marcar um horário para que a aula de tutoria aconteça diariamente ou conforme o cronograma estabelecido e as necessidades do aluno.

Quem pode montar um plano de estudo tutorado?

O próprio estudante pode montar seu plano para estudo em casa. No entanto, é natural que eles fiquem um pouco perdidos nesse processo, mesmo existindo alguns modelos que podem ser encontrados na internet.

Afinal, se já estão com certa dificuldade nas disciplinas, é mais complicado conseguir organizar tudo por conta própria e saber por onde começar. Dessa maneira, a melhor opção é que a escola, com a ajuda do tutor professor, monte o plano.

Essa escolha é ainda mais indicada porque a tutoria online visa acompanhar o rendimento dos alunos. Então o professor que participa do processo desde o início tende a identificar mais rapidamente pontos de melhora e dificuldade, além de saber com maior exatidão o que é preciso trabalhar desde o início.
Dessa forma, o acompanhamento ao longo da execução do PET fica mais preciso e os resultados mais efetivos.

Como fazer um plano de estudos tutorado?

Professora passando plano de estudos tutorado para o papel
pexels.com

Mas, afinal, como fazer um plano de estudo tutorado? Como você viu, cada plano é individual e exclusivo. No entanto, algumas medidas gerais podem ser tomadas para iniciar a estruturação do plano e depois adaptadas conforme o perfil do estudante. Veja só o que levar em conta para desenvolver um modelo de plano de estudo!

Entenda a rotina do estudante

Primeiro, é muito importante que você entenda exatamente como funciona a rotina do estudante. Qual é o horário em que ele tem aula, se ele faz outras atividades e qual seria o tempo disponível para estudar.

Assim, você conseguirá distribuir melhor o conteúdo e as demandas. Além de fazer um cronograma que ele consiga cumprir para não gerar frustrações.

Alguns exemplos de perguntas de direcionamento:

Estabeleça metas

Outro fator importante é estabelecer metas. Quando o estudante sabe o que tem para fazer e em quanto tempo deve concluir, fica mais focado na tarefa.

Isso também é importante porque o conteúdo naturalmente avança durante o semestre. Ele precisa acompanhar o que vem pela frente, mas não poderá fazer isso se o que ficar para trás não for bem absorvido. Daí a importância de colocar metas nos estudos.

Perguntas como: Qual o curso que deseja? Qual a concorrência? Qual a média que precisa alcançar? Em quanto tempo quer cumprir esse objetivo? Quando ocorre a prova? Quantas fases são? São importantes também para o estabelecimento de metas.

Exemplos de metas palpáveis que podem ser delimitados:

Alinhe-se com os requisitos

Em um modelo de plano de aula para o ensino médio, por exemplo, os requisitos são diferentes em comparação a um plano voltado para o ensino fundamental. Mais do que o conteúdo, o desenvolvimento do aluno deve ser levado em consideração para definir as atividades.

Veja o que ele está aprendendo naquele momento, se houve alguma defasagem anterior e o que ele precisa aprender e o que precisa ser aprendido para tirar boas notas nos vestibulares.

Para isso, é preciso fazer algumas perguntas:

Distribua bem o tempo

Não se esqueça de distribuir bem o tempo. Se o estudante só tem, por exemplo, 1 hora para a aula online, use-a bem. Faça atividades variadas e priorize o conteúdo que precisa ser trabalhado com mais afinco.

Para isso, foque no mais importante, como o que as provas anteriores têm cobrado mais, nas disciplinas com maior peso e de acordo com a dificuldade dele nesses aspectos.

É importante, ainda, acrescentar um período para intervalo. Dessa forma, o estudante não se distrai e não se cansa rápido, além de conseguir seguir adiante no cronograma previsto com bastante foco.

Modelo de Plano de Aula Remota

Delimite os materiais de estudo

Por fim, delimite os materiais de estudo que serão utilizados. Se você usa um plano de aula online, certifique-se de que ele está disponível para que o aluno consiga acessá-lo pelo smartphone ou computador.

A tecnologia também pode ser aliada para outras atividades, pesquisas e consultas. No mais, veja quais outros itens ele precisará e deixe listado, assim o estudante pode separar tudo antes e não perde tempo à toa para começar a estudar.

Assim, o tutor pode ir inserindo materiais que funcionem melhor de acordo com as preferências dos alunos.

Estudar em casa e a tecnologia

Não dá para negar: depois da pandemia da Covid-19, os estudantes ficaram ainda mais ligados à tecnologia. Nesse período tão difícil para todos, ela inclusive se constituiu como uma grande aliada do ensino.

É por isso que o acompanhamento do PET pelo tutor funciona tão bem online, sem qualquer necessidade de um ambiente físico. 

Garota usando notebook caderno e bloco de notas para estudar
pexels.com

Com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou ferramentas de tutoria digital, é muito fácil manter contato com o aluno e saber como anda a execução do plano.

Tutoria online

Mas afinal, como funciona a tutoria online? Bom, por meio do recurso digital escolhido, o aluno está em contato constante com o tutor, seja pelo celular ou computador.

Pode ser por um horário agendado ou então, se o professor fizer períodos de plantão, no caso do TutorMundi, ficará disponível para atendimento imediato. A tutoria é individual e particular, e pode ser feita por meio de áudios, vídeos, mensagens ou qualquer outra forma simples de comunicação entre as duas partes.

A tutoria online ainda garante inúmeros benefícios aos alunos: melhora o aprendizado em até 98%, fortalece o ensino híbrido, incentiva a autonomia do aluno e assegura mais motivação para os estudos. 

Não é apenas uma proposta de reforço escolar, mas uma maneira de permitir que os alunos explorem seu potencial e desenvolvam habilidades socioemocionais.

Aula de orientação de estudos no TutorMundi em que o tutor monta um plano de estudos tutorado para o aluno

Ferramentas de comunicação

Manter um AVA ativo pode sair um pouco caro para a escola. Plataformas gratuitas, por outro lado, apresentam certas limitações de uso. No entanto, existem ferramentas de comunicação específicas que podem ser utilizadas, como o google classroom.

Outra opção, por ser algo individual, o tutor pode utilizar o Discord, por exemplo, em que todas as interações e arquivos ficam gravados.

Mas, para uma comunicação ainda mais segura, é possível utilizar o TutorMundi, pois todas as aulas ficam gravadas, o aluno consegue acessar o histórico a qualquer momento e a escola tem acesso a todas as conversas.

Modelo de plano de estudos tutorado

Por fim, um modelo de plano de estudos tutorado que funcione bem tem muitos elementos. 

Por exemplo, as unidades temáticas a serem estudadas, os objetos de conhecimento, as habilidades que serão desenvolvidas, as fontes e outros conteúdos relacionados, o tema do plano de aula e, por fim, as atividades.

Cronograma diário para montar um plano de estudos tutorado

Para ter um modelo de plano de estudos com tudo o que você precisa, baixe o nosso aqui!

Conclusão 

Então, gostou de saber mais sobre como funciona o plano de estudo tutorado e como montá-lo do jeito certo? Essa é uma tendência de ensino que veio para ficar, principalmente porque mostra excelentes resultados no aprendizado dos alunos.

Escolas modernas e que prezam pela qualidade da educação precisam começar a pensar no assunto e a preparar seus tutores para um atendimento impecável aos alunos.

Se você é ou tem vontade de ser um tutor online e quer oferecer o melhor aos seus alunos, aproveite que está por aqui e não deixe de conferir o modelo definitivo de planejamento para suas aulas remotas!