Fazer uma aula interativa não é mais uma questão de dinamizar as aulas, mas de potencializar o ensino.

Em uma geração de alunos nativos digitais, os quais são imediatistas, multitarefas e acostumados à interatividade, é preciso fazer aulas cada vez mais participativas e interativas.

Veja neste artigo várias formas de criar aulas interativas, dinâmicas e diferenciadas. Boa leitura!

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente para criar aulas interativas.

O que é uma aula interativa?

Uma aula interativa é uma abordagem de ensino que busca envolver ativamente os alunos no processo de aprendizado, promovendo a participação ativa, a colaboração e a reflexão.

Por isso, em uma aula interativa, os alunos não são meros receptores passivos de informações, mas sim participantes ativos que interagem com o conteúdo, com o professor e com seus colegas.

Essa interatividade pode ser feita através de:

Tipos de aula

Existem vários tipos de aula, cada uma tem um propósito diferente e pode funcionar dependendo do que precisa ser ensinado e da turma.

Veja abaixo alguns dos tipos de aula e seus usos comuns:

Aula expositiva

Uma aula expositiva é uma abordagem tradicional de ensino na qual o professor atua como o principal transmissor de conhecimento e informações para os alunos. 

Nesse formato, o professor geralmente fala, apresenta informações, conceitos e teorias, enquanto os alunos desempenham um papel mais passivo ao ouvir, tomar notas e absorver o conteúdo apresentado.

Aulas expositivas são muito comuns nas escolas, mas tem o lado negativo de tratar os estudantes de forma passiva.

Por isso, os estudantes não costumam gostar de aulas expositivas, especialmente os mais jovens.

Aula prática

Na aula prática, os estudantes colocam em prática o conhecimento adquirido.

Por exemplo, os estudantes aprenderam as formas geométricas, agora eles têm uma aula prática em que precisam construir todas as formas geométricas aprendidas usando materiais diversos.

Essas aulas são projetadas para permitir que os alunos apliquem o conhecimento teórico em situações práticas. 

Entretanto, são mais comuns em disciplinas de ciências, em que os alunos realizam experimentos e observações.

aula interativa no laboratório

Aula invertida

Na aula invertida, os estudantes aprendem o conteúdo em casa, ou seja, vão aprender estudando sozinhos fora da sala de aula.

Esse estudo pode ocorrer através de:

Após o estudante adquirir o conhecimento em casa, no seu ritmo e da forma que funciona melhor para ele, ele vai para a sala de aula para tirar dúvidas e reforçar o conteúdo.

Em sala, os alunos tiram dúvidas com os professores, debatem e resolvem problemas, dessa forma, colocando o conhecimento em prática.

Aula assíncrona

As aulas assíncronas também são chamadas de videoaulas e acontecem de forma gravada. O estudante, então, só vai assistir a aula posteriormente, ficando impossibilitado de interagir na hora com o professor.

Entretanto, podem existir aulas assíncronas que sejam interativas, por exemplo, se o próprio sistema exigir que o estudante responda uma pergunta quanto ao vídeo antes de continuar a assistir.

aula interativa virtual

Veja uma aula interativa online do app TutorMundi! Clique aqui 👈

Aula interativa

A aula interativa, como vimos anteriormente, permite e estimula a participação dos estudantes, colocando-os como protagonistas do aprendizado.

Há várias razões pelas quais fazer uma aula interativa é benéfico tanto para os alunos quanto para os professores:

Aulas dinâmicas

Aulas dinâmicas são aulas divertidas, há elementos que tornam a aula diferente. Por exemplo:

O objetivo de uma aula dinâmica é tornar o processo de aprendizado mais interessante, relevante e eficaz, atendendo às necessidades dos alunos e preparando-os para enfrentar desafios do mundo real. 

Esse estilo de ensino é frequentemente associado a resultados de aprendizado mais profundos e duradouros, uma vez que os alunos estão ativamente envolvidos na construção do conhecimento.

Entretanto, uma aula dinâmica não necessariamente é interativa, já que a interatividade requer que os estudantes tenham um papel ativo no processo de aprendizagem.

5 formas de fazer uma aula interativa

Fazer uma aula interativa não necessariamente requer artefatos de infraestrutura como projetores e quadros interativos, mas sim boa vontade e as metodologias corretas.

Por isso, veja como fazer uma aula interativa usando 5 recursos pedagógicos diferentes!

Jogos dinâmicos para a sala de aula

A gamificação é uma excelente forma de fazer uma aula interativa.

Isso porque ela permite que o estudante interaja com o conteúdo constantemente, além de revisar o que foi aprendido e fixar os conceitos com mais facilidade.

Existem algumas formas de gamificar uma aula, veja formas simples e mais complexas abaixo:

Quizizz

O quizziz é uma plataforma de gamificação em que o professor consegue criar um game ou até mesmo uma série de slides que contém games e perguntas no meio.

É possível, ainda, deixar os alunos fazerem tudo no tempo dele ou seguirem o passo do professor, o que é especialmente útil em uma aula interativa.

Isso torna as aulas divertidas, pois enquanto explica, você pode solicitar que os alunos respondam perguntas. Então, como o feedback é imediato, é fácil perceber se os estudantes de fato fixaram o conteúdo ou não.

Além disso, existem “power ups” que permitem ao aluno com dificuldade, por exemplo, conseguir ter um “boost” na pontuação para conseguir alcançar os que estão no topo.

Isso deixa todos os estudantes engajados e cria uma excelente aula interativa.

quizizz como atividade interativa para criar uma aula interativa

Wordwall

Na plataforma wordwall, os estudantes podem jogar diversos tipos de games, desde pacman até perguntas e respostas, todos pedagógicos e criados pelo próprio professor ou outros docentes.

Essa é outra forma fácil de criar uma sala de aula interativa, sendo possível jogar com todos os alunos juntos no telão ou cada um jogar direto de seu celular.

Gamificação como uma estratégia para uma aula interativa: print do wordwall mostrando uma atividade em que o avião precisa bater na nuvem com a resposta correta

Minecraft education

Com o Minecraft education, o professor pode criar uma gigante sala virtual, como uma espécie de metaverso.

No MineCraft, os estudantes podem acessar direto de seus celulares e é possível criar vários tipos de aulas interativas lá dentro.

Um exemplo disso é a CraftSapiens, uma escola dentro do Minecraft em que há aulas de todas as disciplinas.

Metaverso na Educação no CraftSapiens como uma forma de sala de aula interativa

Jogos de tabuleiro

É possível, também, criar uma sala de aula interativa com jogos de tabuleiro!

O professor pode usar um jogo já existente ou até mesmo criar o seu. Outra coisa possível é pedir que os estudantes criem seus próprios jogos de tabuleiro.
São exemplos de games de tabuleiro que eles podem criar:

Vale a pena solicitar uma atividade dos alunos desse tipo, eles podem criar jogos incríveis e deixar a aula dinâmica.

Rotação por estações

A rotação por estações é uma estratégia de ensino que pode ser altamente eficaz para criar uma sala de aula interativa. 

Ela envolve a organização da sala de aula em estações ou áreas diferentes, em que os alunos alternam entre essas estações para realizar atividades diferentes. 

Todas as estações devem ter começo, meio e fim e nenhuma pode ser pré-requisito da outra, embora todas devam girar em torno de um tema central.

Além de ser uma aula diferente, divertida e dinâmica, também é uma aula interativa, especialmente se houver muitas estações de interação.

Cada estação dura em média 15 minutos e podem existir quantas estações o tempo de aula permitir.

Ilustração do TutorMundi explicando como aplicar a rotação por estações como uma aula interativa

Veja abaixo um modelo de sala de aula interativa com a rotação por estações da matéria de redação:

Aula interativa de redação

Em uma estação, os alunos leem redações do Enem que utilizaram analogia e fazem anotações do que acham interessante;

Na segunda estação, os alunos fazem um quiz sobre analogia e vão percebendo enquanto jogam as características desse tipo de estratégia argumentativa;

Em uma outra, os estudantes recebem cards com vários filmes e séries conhecidos, então eles têm que pensar em quais temas de redação utilizariam analogia citando essas obras.

Na última, os alunos contam com a ajuda de um tutor online pelo app TutorMundi para receber uma explicação detalhada do que é analogia e para ajudá-los a elaborar um parágrafo usando essa estratégia.

Para estas 4 estações, o tempo ideal seria de duas aulas, ou seja, aproximadamente 80 minutos.

Rotação por estações como atividade interativa para uma aula interativa

Veja outras formas de dinamizar o ensino em sua escola com nosso ebook sobre metodologias ativas de aprendizagem!

Debates

Promover debates em sala de aula é uma excelente maneira de criar uma aula interativa por várias razões:

Participação Ativa dos Alunos: Em um debate, os alunos não são apenas receptores passivos de informações, mas são incentivados a expressar suas opiniões, argumentar e defender seus pontos de vista. 

Isso os torna participantes ativos na construção do conhecimento.

Troca de Ideias e Perspectivas: Os debates proporcionam uma plataforma para os alunos compartilharem suas perspectivas e ideias. 

Isso enriquece a discussão e permite que os alunos vejam diferentes pontos de vista sobre um tópico, promovendo uma compreensão mais ampla e profunda do assunto.

Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Participar de debates requer que os alunos pensem criticamente sobre o tópico em questão, pesem evidências, avaliem argumentos e desenvolvam raciocínio lógico.

Microlearning

O microlearning é um novo método de ensino e está relacionado ao e-Learning. O microlearning divide o conhecimento em pequenas e compreensíveis frações. 

A ideia é apresentar o conteúdo de forma fracionada, objetiva e assertiva e logo em seguida já ir para a prática.

Por isso, usar o microlearning em aula é uma forma de criar uma sala de aula interativa, já que os estudantes recebem uma exposição rápida do conteúdo e já vão para a prática.

A prática pode envolver um exercício, um questionário ou até um momento de perguntas e respostas.

Monitoria online em aula

Outra forma de fazer uma aula dinâmica e uma aula interativa é com a monitoria online.

Usando um aplicativo de monitoria online, os estudantes interagem na hora com um monitor que os responde direto do celular, sem a necessidade do aluno parar a aula para perguntar, por exemplo.

Além disso, eles podem solicitar aprofundamento em um exercício específico ou em algo que o professor comentou.

Alunos que já têm conhecimento sobre o assunto sendo exposto também podem pedir para o tutor explicá-los conteúdos mais avançados.

plataforma digital de educação tutormundi e seus passos para tirar as dúvidas e ter uma aula interativa

Dessa forma, usar a monitoria online em aula, além de personalizar o ensino, torna a aula mais dinâmica para os alunos.

Para potencializar isso, os professores podem:

Quer ver uma aula com monitoria online na prática? Clique aqui 👈

3 exemplos de atividades interativas

Para facilitar a sua aula interativa, separamos 3 atividades interativas (diferentes das apresentadas anteriormente) que podem ser aplicadas em sala de aula. São 3 ideias de aulas criativas que vão encantar seus alunos!

Entrevista com especialista

Realizar uma entrevista com um especialista ou palestrante é uma maneira eficaz de enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos, fornecendo uma perspectiva do mundo real sobre um tópico específico. Veja um passo a passo de como fazer isso:

Identificação do Especialista

Comece identificando um especialista ou palestrante que tenha conhecimento e experiência no tópico relevante para a matéria. Isso pode envolver convidar um profissional da área, um acadêmico, um autor ou alguém com experiência prática relacionada.

Convite e Logística 

Entre em contato com o especialista para convidá-lo para a aula. Explique o propósito da entrevista e forneça detalhes sobre a data, hora e local (ou plataforma virtual) da entrevista. Certifique-se de definir uma data que seja conveniente para o especialista.

Preparação dos Alunos

Antes da entrevista, prepare os alunos informando sobre o tópico que será abordado e incentivando-os a pensar em perguntas relevantes. Pode ser útil fornecer a eles uma breve biografia do especialista para que possam entender melhor sua área de especialização.

Realização da Entrevista

Durante a entrevista, o especialista pode fazer uma apresentação breve sobre seu trabalho e experiência, seguida de uma sessão de perguntas e respostas com os alunos. É importante garantir que a entrevista seja interativa, permitindo que os alunos façam perguntas e compartilhem suas perspectivas.

Perguntas dos Alunos

Os alunos devem ser encorajados a fazer perguntas significativas e relevantes. Aqui está um roteiro genérico de perguntas que os alunos podem fazer ao especialista:

a. Qual é a sua experiência e formação na área?

b. Quais são as principais tendências ou desafios em seu campo de atuação?

c. Como o conhecimento que estamos adquirindo na sala de aula se aplica ao mundo real?

d. Quais são as oportunidades de carreira nesta área?

e. Pode compartilhar um exemplo prático de como seu trabalho impactou positivamente a sociedade ou a indústria?

f. Como você vê o futuro desta área de estudo ou campo profissional?

g. Que conselhos você daria aos alunos que estão interessados em seguir uma carreira semelhante?

Agradecimento e Reflexão

Ao final da entrevista, agradeça ao especialista pela contribuição e incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam. Eles podem escrever ensaios, relatórios ou compartilhar suas reflexões em discussões em grupo.

Uma entrevista com um especialista não apenas fornece uma perspectiva do mundo real sobre o tópico, mas também inspira os alunos e os ajuda a ver a relevância do que estão aprendendo para suas vidas futuras.

Além disso, essa abordagem ajuda a fortalecer as habilidades de comunicação, pensamento crítico e pesquisa dos alunos.

Torta na cara

Outra atividade interativa divertida é fazer um “show” de torta na cara!
Simples, em duplas os alunos respondem a perguntas, aquele que errar, leva uma torta na cara!

Entretanto, é claro, antes de fazer a atividade é preciso prestar atenção a:

Caça ao tesouro

Promover uma caça ao tesouro é uma forma de promover uma sala de aula interativa, mas dá bastante trabalho para o professor.

Além disso, o ideal é que o espaço possa ir além da sala de aula presencial e permita aos estudantes explorarem e interagirem com os outros funcionários da escola.

O caça ao tesouro precisa ter várias dicas que serão espalhadas pela escola, uma dica deve levar a outra e elas não podem ser facilmente vistas.

Isso porque, se um grupo encontrar a pista do outro, pode escondê-la para prejudicar. Por isso, é ideal que os lugares de esconderijo sejam diferentes para cada grupo.

Um exemplo de caça ao tesouro é o seguinte:

Caça ao tesouro sobre Egito

Início da Caça ao Tesouro: Sala de Aula

Pista 1

“Para começar esta aventura antiga, vá onde muitos se sentam com canetas e papel em mãos.”

Resposta para a Charada: Sala dos Professores

Pista 2

“Aqui, você encontrará a próxima dica nas palavras de um faraó famoso que reside perto de onde a sede é saciada.”

Resposta para a Charada: Estátua de um Faraó próxima ao bebedouro

Pista 3

“Continue sua busca pelo conhecimento do Egito na casa de sabedoria, onde muitos livros descansam.”

Resposta para a Charada: Biblioteca da Escola

Pista 4

“Dentro deste templo de leitura, procure um antigo deus do Egito na seção das civilizações antigas.”

Resposta para a Charada: Estátua de um Deus Egípcio na seção de História

Pista 5

“Em meio a estes hieróglifos modernos, siga a dica do faraó sábio na parede.”

Resposta para a Charada: Siga as instruções escritas na parede, que levam você à próxima pista.

Pista 6

“Você está se saindo muito bem na busca do Egito Antigo. Siga os degraus que levam ao trono da sabedoria.”

Resposta para a Charada: Escadas que levam ao palco do auditório da escola

Pista 7

“No local onde sábios discursos são feitos, você encontrará a próxima parte do enigma egípcio.”

Resposta para a Charada: No púlpito do auditório

Pista 8

“Seu conhecimento do Egito Antigo está se tornando lendário! Agora, vá para onde os esportes e atividades se desdobram.”

Resposta para a Charada: Ginásio da escola

Pista 9

“Enquanto os atletas competem, a próxima pista você vai encontrar, perto de onde as bolas saltam.”

Resposta para a Charada: A próxima pista estará atrás do cesto de basquete.

Pista 10

“A última pista te espera onde os estudantes se reúnem para se alimentar. Com sabedoria, descubra a localização final.”

Resposta para a Charada: No refeitório da escola, próximo à saída

Tesouro Final:

Na localização final, os alunos encontrariam uma pequena representação de uma esfinge egípcia, simbolizando o término da caça ao tesouro. Além disso, uma pequena lição sobre a história do Egito Antigo poderia ser compartilhada para enriquecer a experiência educacional.

Essa caça ao tesouro com a temática “Egito Antigo” pode ser uma maneira divertida e educativa de envolver os alunos e ensiná-los sobre a antiga civilização egípcia, sendo uma excelente aula diferenciada e interativa.

Conclusão

Aulas interativas revolucionam a educação, aumentam a fixação do conteúdo por parte dos alunos, engajam mais e ainda dinamizam o ensino.

Por isso, não deixe de tentar dinamizar as aulas em sua escola. Para ajudá-lo nisso, que tal experimentar dinamizar com o TutorMundi? Faça um teste grátis com a gente! É só preencher o formulário abaixo 😉

Referências

Effectiveness of Microlearning

Sala de aula interativa

Docência interativa