A TutorMundi é uma startup de reforço escolar brasileira que, através da tecnologia educacional, proporciona ensino personalizado aos estudantes.

Veja, neste artigo, um pouco da história dessa edtech e como ela funciona. Boa leitura!

Por que o reforço escolar é importante?

O reforço escolar é necessário porque, devido às turmas terem muitos alunos, é natural que cada um aprenda em uma velocidade e existam lacunas de aprendizagem.

Por isso, é preciso investir em reforço escolar, porque ele faz com que esse desnível escolar seja amenizado.

Com ações de reforço escolar, é possível:

O que é startup de educação?

Uma startup de educação é uma empresa nova que tem um modelo de negócio escalável e aplicado à educação, por exemplo:

Existem vários tipos de startups de educação que podem oferecer coisas como as citadas acima ou soluções para problemas mais específicos dentro das escolas.

Em suma, uma startup educacional é uma empresa inovadora que busca criar soluções tecnológicas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Você pode conhecer mais sobre edtechs nesta matéria que participamos da revista Exame.

O que é o TutorMundi?

TutorMundi é uma edtech brasileira de reforço escolar que tem o objetivo de proporcionar ensino 1 a 1 de forma personalizada a todos os estudantes do Brasil.

Fundada em 2016 por mim, Raphael Coelho Ribadouro, e pelos engenheiros Alexandre Tondello, Thomas Machado e o programador holandês Bart Sturm, o TutorMundi tem a missão de conectar cada aprendiz com um tutor na hora.

Fundadores da Startup de reforço escolar TutorMundi

A ideia inicial foi inspirada no meu amigo Carlos, que, apesar de eu estudar em uma escola pública e ter tido muitas lacunas educacionais, ele foi meu tutor e me ajudou a estudar e ir além do meu potencial. 

Carlos não apenas me ajudou nas matérias, mas também me motivou e me fez acreditar que era capaz de superar as dificuldades.

Então me formei engenheiro, tendo muitas conquistas internacionais, mas não antes de passar pelo chão da sala de aula, sendo professor por 9 anos.

Com isso, senti que podia fazer mais, queria que houvesse um Carlos para cada estudante, por isso, surgiu a ideia de criar uma startup de educação: o TutorMundi, para isso, investi meu dinheiro e procurei outros investidores para que o TutorMundi nascesse.

Em 2023 a edtech já cresceu muito e possui mais de 2 mil tutores cadastrados, mais de 100 mil atendimentos realizados proporcionando reforço escolar de qualidade a mais de 20 mil alunos.

Em 2020 e 2021 recebemos o prêmio HolonIQ como uma das 100 edtechs mais inovadoras e atualmente atendemos cerca de 80 escolas parceiras, dentre elas: Grupo Fleming, Rede Losango, Rede LaSalle, e o Colégio XIX de Março, como você pode ver nesta matéria da Veja.

Veja a nossa história com o Colégio XIX de Março aqui! 👈

Equipe da startup de reforço escolar tutormundi atendendo visitantes no estande da Bett educar 2022

Como funciona o TutorMundi?

No TutorMundi, os alunos têm acesso a tutores das melhores universidades do Brasil em qualquer dia da semana, sem precisar agendar nada, direto do celular.

Os estudantes entram no app e podem escolher qualquer uma das matérias ofertadas:

matérias disponíveis na startup de reforço escolar tutormundi

Os alunos têm minutos ilimitados e podem postar quantas dúvidas quiserem e demorar o tempo que for necessário em cada uma delas. É o aluno quem diz quando terminar o atendimento.

Nesse sentido, os atendimentos ocorrem via chat, com envio de imagens, áudios e vídeos também, sempre a depender da preferência do estudante.

O tutor nunca passa a resposta pronta, mas sempre ajuda o estudante na construção do conhecimento até chegar até ela.

Dinamismo ao tirar as dúvidas na startup de reforço escolar tutormundi

Os tutores também sempre trarão explicações contextualizadas e aplicadas à realidade do estudante.

Veja como funciona uma aula no TutorMundi! Clique aqui. 🤩

Além disso, os alunos podem favoritar seus tutores favoritos, marcar horário com eles e chamá-los em quaisquer matérias que eles atendam.

tutores disponíveis na startup de reforço escolar tutormundi

Em uma pesquisa com os professores das escolas parceiras do TutorMundi, vários resultados positivos foram colocados, como:

82% dos professores afirmam que houve melhora por parte dos alunos quanto ao entendimento dos conteúdos;

80% deles colocaram que o aplicativo foi efetivo para a redução de lacunas educacionais;

90% notaram aumento nas notas dos estudantes.

imagem mostrando que 90% dos alunos que usam o app melhoraram suas notas

Veja um exemplo desses com a história do Plus Aprendizagens! 💹

Quem são os tutores da startup de reforço escolar?

No TutorMundi, prezamos pela segurança dos alunos e pela eficiência dos atendimentos, por isso, os tutores passam por um rigoroso processo seletivo para lecionarem no app.

Primeiro, há uma análise da documentação, em que os seguintes documentos são analisados:

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Então, em seguida, os tutores passam por um treinamento pedagógico e uma prova técnica em que precisam atingir 80% de aproveitamento.

Por último, os tutores são constantemente avaliados pelos estudantes com uma nota de 1 a 5 estrelas. Caso o tutor fique abaixo de 4.5 ele perde acesso àquela matéria. 

Avaliação dos tutores na startup de reforço escolar TutorMundi

Auxílio para a gestão escolar

No software educacional, todos os atendimentos ficam registrados, bem como as observações que os tutores fazem quanto aos alunos, sendo elas:

Dessa forma, são gerados relatórios que permitem à gestão escolar analisar coisas como:

Assim, é possível ter um excelente acompanhamento escolar destes alunos, facilitando proporcionar um reforço escolar adequado às necessidades deles.

Além disso, os pais também recebem relatórios de usabilidade dos filhos deles.

análise de Dados pedagógicos como uma estratégia pedagógica

Em caso de reclamações dos pais, por exemplo, por falta de apoio ao filho dele, é possível mostrar os relatórios de usabilidade do aluno a eles.

Então, é possível mostrar que o apoio é oferecido diariamente e a todo momento, direto do celular, mas que o aluno não está aproveitando ao máximo.

Ou, ainda, que o estudante está usando bastante, portanto possui sim um apoio personalizado e adaptado às necessidades dele.

Economia

Ter um aplicativo de reforço escolar também permite que as escolas economizem com a contratação de professores ou monitores para os plantões de dúvidas. 

Então, ter um aplicativo de reforço escolar permite que você economize com: estrutura da escola, contratação dos monitores e professores e com funcionários para receberem os alunos.

Ainda, ele otimiza suas monitorias, pois é comum que os alunos não frequentem os plantões de dúvidas presenciais porque:

Assim, com a tutoria online, os estudantes conseguem acessar facilmente o tutor do celular, evitando deslocamentos, necessidade de agendar, filas, além de tirar as dúvidas todas na hora.

Esses benefícios foram percebidos pela diretora Lou, do Colégio XIX de Março

“Economicamente, o investimento que a escola fazia, no presencial, passou a fazer pelo TutorMundi e atendendo uma demanda muito maior, porque passou a atender todas as matérias, que era uma coisa que não tinha, todos os dias da semana, porque [antes] eram dias limitados. Então, assim, casou perfeitamente.” 

Conclusão

O TutorMundi é uma excelente ferramenta para promover o ensino personalizado e melhorar a educação em sua escola.Conheça mais sobre a gente! Marque um teste gratuito em sua escola!