Imagine uma estratégia de ensino na qual o foco está em pequenas atividades que podem ser solucionadas em poucos minutos. Estamos falando de microlearning ou micro aprendizagem, um recurso que é um aliado das metodologias de ensino híbrido.

Nesta postagem, apresentamos esse novo conceito e trazer ideias inspiradoras para usá-la como uma ferramenta de ensino poderosa. Continue conosco e aproveite a leitura!

Banner oferecendo o Guia do Diferencial Competitivo nas escolas. Clique para baixar.

O que é microlearning?

Microlearning ou micro aprendizagem consiste no ensino que acontece em pequenos pedaços e em um curto espaço de tempo.

A primeira vez que esse termo foi usado foi em 1963, no livro The Economics of Human Resources (sem tradução), de Hector Correa. O conceito passou a ser aplicado a partir dos anos 1990, quando a internet tornou possível o acesso a novas formas de aprendizagem.

Recentemente o conceito vem ganhando força, principalmente através do uso de smartphones na educação. Nesse ponto é importante diferenciar entre o microlearning e m-learning, que deriva da expressão aprendizagem mobile.

Por que falar sobre micro aprendizagem?

O ser humano tem a capacidade de compreender melhor um assunto quando dedica o foco em um curto espaço de tempo. Isso se torna ainda mais evidente em atividades online, porque a internet é um ambiente ideal para a distração.

Assim como no computador, quando absorvemos uma quantidade grande de informação rapidamente, podemos experimentar uma sobrecarga.

Por outro lado, nossa capacidade de retenção aumenta quando consumimos conteúdo em pequenos intervalos, e isso é ainda mais eficaz quando interagimos sobre aquilo que estamos estudando.

O engajamento ativo é um dos muitos benefícios do microlearning. Promover o envolvimento ativo pode ajudar a aumentar a compreensão e a desenvolver no aluno uma conexão pessoal com seu aprendizado, garantindo maior autonomia ao processo.

Podemos caracterizar a micro aprendizagem através de:

Veja como funciona uma aula em um desses aplicativos! Clique aqui. 👈

Benefícios do Microlearning

Existem várias razões para aplicar o microlearning na sua escola. Em um mundo cheio de distrações, a micro aprendizagem se torna uma resposta adequada a essa variedade de distrações.

1. Melhora a retenção

O Microlearning pode ajudar a aplicar conteúdos com um grande potencial de retenção, mesmo que o aluno esteja cercado por outros estímulos.

Assim como acontece com um novo aplicativo que viraliza, os jovens têm a capacidade de se adequar a novidades que sejam mais atraentes, e atividades curtas permitem que essa característica seja usada também na educação.

2. Maior engajamento dos alunos

Os alunos se divertem! Sabemos que o estudante que gosta da aula é mais engajado, e maior engajamento está diretamente associado com melhores resultados de aprendizagem.

Trazer o ensino para uma abordagem mais próxima do dia a dia do jovem permite que estratégias possam ser adotadas em diversos contextos.

Banner oferecendo o Guia Diferencial Competitivo nas escolas. Clique para baixar.

3. Fácil memorização de conceitos

Atividades curtas seguidas por intervalos entre outras aulas é uma combinação ideal para a nossa capacidade de memorização.

O cérebro humano é projetado para manter o foco e aprender por períodos mais curtos, e oferecer aulas menores para as pessoas condiz com a nossa tendência natural de aprender em intervalos menores, devido aos limites da capacidade de retenção de informação.

Desvantagens do Microlearning

No entanto, o microlearning tem alguns pontos negativos. Atividades curtas são excelentes para o ensino de conceitos básicos, mas alguns conteúdos exigem uma visão geral sobre o assunto para a sua melhor compreensão.

Uma vez que a base do conteúdo foi passada, pode ser importante aplicar a matéria com mais aprofundamento.

Além disso, é importante lembrar que cabe ao professor administrar quais assuntos podem ser abordados com o auxílio da micro aprendizagem e quais merecem maior atenção e tempo.

Como ela pode ser aplicada na escola?

As atividades de micro aprendizagem devem ser apresentadas como parte de um contexto maior. O educador deve fornecer uma visão geral do conteúdo para que os alunos possam se guiar durante seu processo individual.

É necessário ter consciência de que o objetivo educacionais das micro atividades é dominar conceitos básicos, úteis na disciplina, e que esse conhecimento pode evoluir de forma independente. Cada lição deve focar em um objetivo, que será desenvolvido ao longo da aula.

Além disso, uma ferramenta muito importante na implementação é o vídeo, que ajuda a aumentar o envolvimento do estudante. É importante também que a mídia tenha curta duração, em torno de 4 minutos, sendo objetivo ao máximo.

Após a exibição do material, é importante que os alunos apliquem o conhecimento imediatamente, com atividades que transfiram o que foi aprendido para outros contextos.

3 Atividades de Microlearning

Existem muitas maneiras de usar o microlearning antes, durante ou depois das aulas. Aqui estão 3 perspectivas desse uso nas atividades da sua escola.

Conclusão

Portanto, para o educador, o microlearning ou micro aprendizagem deve ser considerada como parte de uma metodologia de aprendizagem mais ampla.

Ela tem bons resultados na retenção de conteúdo a um nível superficial, e pode ser uma importante aliada para maximizar o processo de aprendizagem e trazer mais engajamento para a aula.

O ideal é combinar o micro aprendizado com outras metodologias, como modelos de ensino híbrido que utilizam a tecnologia como mediadora do conhecimento. Saiba mais com nosso guia de metodologias ativas! Baixe grátis!

Fontes

Nine ways to use microlearning in your teaching

Microlearning: A Complete Guide

Microlearning in the Classroom