O final de ano está se aproximando, e isso significa que os dias de prova para o ENEM 2022 também estão chegando! 

Além de servir para avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil, o ENEM também serve para abrir portas para milhares de estudantes brasileiros ingressarem na Educação Técnica ou no Ensino Superior.

Se você acompanhou qualquer notícia sobre a prova nos últimos dois anos, sabe que existe uma nova modalidade sendo aplicada: o Enem Digital. Você já sabe como funciona o ENEM digital? Vale a pena? Por que ele foi implantado? Quem poderá realizá-lo?

Vamos esclarecer tudo isso neste conteúdo! Então, nos acompanhe até o final e você terá certeza de como orientar os seus alunos nessa escolha.

Descubra como escolas particulares estão inovando com o plantão de dúvidas on-line, convite para clicar no banner

Como funciona o ENEM digital?

O ENEM digital tem seu modelo de prova idêntico ao da prova impressa, o que significa que as questões alternativas são respondidas no computador, e conta com folha de rascunho no segundo dia de prova. Portanto, não há diferenças no conteúdo ou no formato da prova, somente na maneira como ela será aplicada.

Para que a prova seja inclusiva, serão oferecidos recursos de acessibilidade pelo Inep. Pessoas com deficiência poderão contar com intérprete de Libras, tempo adicional e letra ampliada ou superampliada.

Além disso, os resultados no ENEM auxiliam na compreensão da situação educacional do país (IDEB).

ENEM digital não é a distância

Ao ouvir “prova digital do enem”, muitos estudantes pensam que esse Enem é realizado a distância, no conforto do lar.

Todavia, não é assim que funciona o ENEM digital. Os estudantes que optaram por ele farão a prova em instituições que possuem boa infraestrutura para disponibilizar computadores.

Portanto, precisam cumprir o horário, deslocar-se até a escola e fazer a prova normalmente, no mesmo horário que os demais estudantes.

Ainda que estejam em uma prova do enem online, os estudantes terão acesso somente ao sistema de prova e não poderão utilizar a internet.

Além disso, estes alunos também são fiscalizados, assim como no Enem impresso.

Em suma, qual a diferença entre o Enem digital e o impresso? Apenas o modo de realizar, pois as questões e tema de redação são iguais.

Como funciona a redação no ENEM digital

O tema da redação do Enem digital 2022 é o mesmo do impresso. Em anos anteriores foram diferentes apenas porque o dia de realização era outro.

Por isso, os participantes não precisam se preocupar se o tema será mais difícil ou mais fácil que o impresso, já que é o mesmo.

Além disso, em ambos os exames, as redações são manuscritas. A folha de redação é exatamente a mesma e a folha de rascunho também é disponibilizada.

Dessa forma, não existe nenhuma desvantagem entre os participantes, pois não haverá ninguém que fará o texto digitado.

Quem faz o Enem Digital está sendo submetido aos mesmos critérios do Enem Impresso, sendo eles:

Competência 1 – Uso adequado da norma padrão.

Competência 2 – Correta estrutura do texto dissertativo argumentativo e seleção pertinente e produtiva de repertório sociocultural.

Competência 3 – Argumentação coerente e convincente.

Competência 4 – Coesão do texto, demonstrando domínio do uso dos elementos coesivos.

Competência 5 – Estruturar uma proposta de intervenção adequada ao que foi desenvolvido contendo: agente, ação, meio, efeito e um detalhamento.

Os alunos podem consultar a cartilha de redação do participante para entenderem todas as cobranças da banca.

O que é necessário para fazer o ENEM digital?

Aluna anotando no papel informações que viu no computador sobre o Enem Digital.
pexels.com

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tiveram início no dia 10 de maio. Os interessados em realizar a principal prova para o ingresso no Ensino Superior no Brasil tiveram até o dia 21 do mesmo mês para realizarem a sua inscrição.

Passado esse período, não é mais possível se inscrever para o Enem. Além disso, se o candidato não pagou o boleto, a inscrição não é confirmada.

Vale lembrar que a inscrição é feita pelo participante, não é a escola que inscreve o aluno no exame digital ou impresso.

Da mesma maneira que ocorreu em 2020 e 2021, foram oferecidas 100 mil vagas para estudantes que escolheram fazer o ENEM digital

Aqueles que desejam realizar essa modalidade de prova, precisam escolher essa opção na própria inscrição. 

Entretanto, não é qualquer estudante que pode optar pela prova digital. Isso porque, como nem todas as cidades contam com instituições que possuem infraestrutura para oferecer computadores, somente algumas foram selecionadas para a aplicação da prova.

As provas digitais e impressas ocorrerão nos mesmos dois domingos, 13 e 20 de novembro. Mesmo se fossem em dias separados, os alunos só podem se inscrever em uma modalidade.

Mais detalhes sobre quais cidades foram selecionadas para a aplicação podem ser conferidos no Edital do ENEM 2022.

Banner oferecendo o material Mapeamento Edtechs de Educação Básica do Brasil

Como é dividida a prova do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é composto por quatro avaliações objetivas que envolvem os conteúdos da  BNCC.

Cada prova conta com 45 questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta, além da redação.

No primeiro dia de ENEM 2022, serão aplicados os testes de:

Já no segundo dia, ocorrerem:

Se um aluno for no primeiro dia e faltar no segundo, por exemplo, ele terá as notas zeradas em todas as disciplinas do dia que faltou.

Após a prova, os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados dia 23 de novembro, divulgados no Portal do Inep. Entretanto, é comum haver atrasos na divulgação dos gabaritos.

ENEM digital ou impresso: qual o melhor?

Jovem realizando o enem digital em um computador enquanto faz contas em uma folha de papel.

pexels.com

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, o ENEM será completamente digital até o ano de 2026. Então, o ENEM digital veio para ficar.

De certa forma, fazer o exame nesta modalidade é uma preparação para o futuro. É interessante incentivar os alunos treineiros a experimentarem as duas modalidades, assim podem escolher qual preferem enquanto é possível.

Vantagens da prova virtual do ENEM

Desde 2015, o Ministério da Educação tem analisado a possibilidade de trazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o formato digital por diversas razões, sendo algumas delas:

Custos e logística

Como você deve saber, existem várias etapas para a elaboração e a aplicação da prova. O INEP tem que imprimir mais de 4 milhões de cadernos de questões e de respostas em média.

No dia da prova, precisa garantir que os cadernos cheguem até o centro de aplicação e que sejam abertos somente quando as provas puderem ser distribuídas, com todo esse processo sendo fiscalizado.

Após a prova, existe uma “logística reversa” para que todos os cadernos e documentos cheguem até os locais de digitalização, acompanhados por uma escolta militar.

Então, há muita coisa envolvida no processo do ENEM e digitalizá-lo facilitaria tudo isso, podendo, inclusive, reduzir os custos do exame.

Aplicação da prova

Está nos planos do INEP fazer com que o ENEM seja aplicado mais vezes durante o ano, e não somente uma vez como tem sido feito até agora. Um dos empecilhos para isso é justamente a logística.

Entretanto, com o formato digital, seria mais fácil ampliar o número de questões para a realização de várias provas e aplicar, talvez, até quatro vezes ao ano até 2026.

Com várias oportunidades de realizar a prova, estudantes de todo o país poderiam encarar o ENEM com muito mais tranquilidade, pois teriam mais chances de tentar.

Gamificação da prova

Nesse ENEM digital “do futuro”, seria possível, também, trazer questões diferentes, com vídeos, animações, infográficos e, talvez, até algumas ferramentas de gamificação da prova, trazendo ela para moldes tecnológicos.

Isso tornaria a prova menos maçante para os estudantes e eles ficariam mais motivados ao realizá-la.

Ganho de tempo

Para o estudante, a prova é muito vantajosa porque ele ganha tempo. A prova possui cerca de 5 horas de aplicação, o que é um tempo muito curto para a maioria dos estudantes.

Por isso, ao fazer o Enem digital, o participante não precisa preencher o gabarito, já que a resposta é digital. Nisso o aluno já ganha cerca de 40 minutos, além de não ter a possibilidade de rasurar.

Desvantagens do ENEM digital

Todas essas medidas bem vantajosas são planos do MEC para serem formalizados até 2026, como tem sido falado em pronunciamentos oficiais do Ministério. Entretanto, as dificuldades são similares aos problemas enfrentados no ensino remoto: infraestrutura e desigualdade social.

Infraestrutura

Na prova impressa, já pudemos observar alguns problemas com a distribuição. Então, já podemos imaginar que teremos alguns problemas com computadores defasados ou com a falta de internet durante a aplicação do ENEM digital. 

Além disso, existe o risco de faltar energia na escola, por exemplo, como já aconteceu em anos anteriores (mas esses alunos prejudicados puderam fazer a segunda aplicação).

Desigualdade social

Segundo pesquisa Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o número de estudantes que possuem computadores em casa é maior nas escolas particulares do que nas públicas.

Além disso, alunos de escolas particulares têm aulas mais frequentes de informática e até acesso a um tutor online, por exemplo.

Dessa forma, alunos da rede privada poderão ser favorecidos com o ENEM digital, por já terem costume de usar o computador.

Para que isso não ocorra, os governos deverão investir em letramento digital com os alunos da rede pública nos próximos anos.

Conclusão

Em suma, para o estudante, fazer o Enem digital em 2022 é muito vantajoso pelo ganho de tempo, mas isso se ele já estiver acostumado à tecnologia.

No geral, gostou de como funciona o ENEM digital? Esperamos que o conteúdo tenha ajudado.

Conte também com a Correção de Redação do TutorMundi para melhorar as redações de seus alunos em tempo real e prepare-os para tirar uma boa nota em uma das partes mais importantes do ENEM!