vantagens e desvantagens do ensino a distancia

Vantagens e desvantagens da educação à distância para a educação básica

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

Com a pandemia de covid-19, a educação a distância passou a fazer parte da formação básica no Brasil. Até então, o país não tinha experiências significativas no ensino a distância para crianças e jovens, por isso, precisou aderir à prática de forma emergencial.

Bastante empregada no ensino superior, pode-se dizer que a educação a distância vive sua melhor fase. Se no passado a qualidade no aprendizado era questionada, hoje as instituições contam com tecnologias que garantem ótimos resultados no aprendizado.

Mas até que ponto é possível trabalhar com educação a distância no ensino básico? É possível ensinar às crianças de forma remota? Quais as diretrizes educacionais brasileiras para o EAD na educação básica? Quais as vantagens e desvantagens da educação à distância?

Para conferir as respostas para esses e outros questionamentos, continue a leitura do nosso artigo!

O que é ensino a distância (EaD)?

A educação a distância é uma modalidade de ensino em que a mediação do aprendizado acontece através de recursos tecnológicos. Sem a necessidade de um ambiente físico, de salas de aula ou de um campus, o EaD permite maior mobilidade e custos mais baixos.

Embora o conceito de educação a distância on-line seja algo recente, as primeiras experiências de EaD surgiram há muito tempo, com cursos realizados através de correspondências.

Foi com o processo de digitalização do ensino e o desenvolvimento de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que o ensino a distância se popularizou e ganhou força, principalmente para a capacitação profissional e o ensino superior.

O que é Ensino a Distância

Saiba mais >> 10 melhores escolas com ensino a distância e pré-vestibular

Como é o ensino a distância no Brasil?

Atualmente, a legislação brasileira permite a educação a distância para o ensino superior (cursos completos ou até 40% dos presenciais), para uma parte do ensino médio (até 30% para cursos noturnos e 20% dos diurnos) e na Educação de Jovens e Adultos (até 80%).

Diretrizes de Ensino a Distância antes da pandemia

Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, as escolas da educação básica adotaram o ensino remoto. Em caráter provisório, o CNE permitiu que as escolas oferecessem aulas a distância, com flexibilização da carga horária e dias letivos. 

Grafico Aulas Online Pandemia 1

Diferente do EaD, o remoto que foi aplicado emergencialmente nas escolas brasileiras adaptou o formato tradicional para a realidade digital. Essa adaptação, no entanto, não traz os reais benefícios do ensino a distância, como a personalização do ensino e a flexibilidade.

Ensino híbrido e educação a distância

A educação básica está em constante movimento. Desde 1996, com a implementação da LDB, até os dias atuais, os educadores podem notar uma maior velocidade nas mudanças e a adoção de novas metodologias mais adequadas ao perfil dos estudantes do século XXI.

Existem muitos fatores que influenciam isso, mas nenhum é tão impactante quanto os avanços tecnológicos. A internet, as tecnologias digitais de informação e comunicação e os smartphones mudaram a forma como consumimos informação dentro e fora da escola.

Diante desse fato,  instituições de todo o país têm adotado o ensino híbrido como alternativa para trabalhar o ensino a distância na educação básica.

e-book ensino híbrido

Saiba mais >> 6 atividades do ensino híbrido para aplicar nas suas aulas

Unindo momentos de aprendizagem virtual com encontros presenciais nas escolas, o ensino híbrido promove o protagonismo do aluno, que se torna responsável pelo próprio aprendizado com o apoio de professores e tutores.

As tendências para a educação básica no pós-pandemia apontam para uma presença ainda maior do ensino híbrido nas escolas. Com aulas semipresenciais e atividades realizadas on-line, a educação básica passará por um período de mudanças. 

Vantagens e desvantagens da educação à distância na formação básica

Vantagens da educação à distância

Selecionamos algumas vantagens do ensino a distância para comparar e avaliar os ganhos efetivos da prática no processo de ensino aprendizagem. Vamos conhecê-los.

  1. Flexibilidade – o aluno pode acompanhar as aulas em qualquer local com acesso à internet.
  2. Horários personalizados – Os estudos podem acontecer fora do horário escolar, quando o aluno precisa.
  3. Menos pressão social – O ambiente virtual é menos propício para o surgimento de problemas como o bullying e o assédio, e os alunos podem aprender com menos ansiedade sobre o julgamento dos colegas.
  4. Ritmo de aprendizado ditado pelo estudante – o aluno avança de acordo com seu próprio ritmo, evitando que o desempenho da turma seja influenciado.
  5. Menos distração – em casa, os estudantes podem focar melhor sem a interferência de distrações externas presentes no ambiente escolar.
  6. Conteúdo personalizado – as disciplinas podem ser personalizadas de acordo com o estudante, seus objetivos e gostos pessoais.
  7. Comunicação multimídia – com o auxílio da mídia digital, a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas entre aluno e professor acontece em vários formatos, por texto, áudio, vídeo etc.
  8. Controle da turma – Em uma sala de aula on-line, o professor pode ter mais controle sobre a conversa e as distrações, com um ambiente mais silencioso ao ter os microfones desativados.
  9. Atividades variadas e interativas- No ensino a distância, também existe a possibilidade de trabalhar com aulas síncronas e atividades assíncronas em atividades que usam metodologias ativas de aprendizagem, como TBL e PBL.
  10. Benefícios das plataformas digitais – Os ambientes virtuais de aprendizagem contam com diversas funcionalidades que permitem tornar o aprendizado ainda mais dinâmico e divertido. Além disso, através do acompanhamento individual de tutoria digital e plantões de dúvidas, os estudantes ganham atendimento personalizado.

Desvantagens da educação a distância

O ensino a distância encontra desafios significativos para ganhar espaço na educação básica. Embora tenha bons resultados quando aplicado com adultos, o perfil das crianças exige um acompanhamento mais dedicado e intervenção do professor.

Elencamos 12 desvantagens que o ensino a distância apresenta em comparação ao ensino presencial. 

  1. Supervisão dos pais – Para crianças mais novas, existe a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis, que precisam estar em casa durante a aula.
  2. Demanda de atenção – Alguns alunos apresentam dificuldades de aprendizagem e demandam maior atenção, o que pode ser desafiador por meio de uma tela. Nesse caso, propostas de intervenção pedagógica podem ser necessárias.
  3. Excesso de telas – A luz da tela pode causar danos aos olhos, por isso é importante que as atividades remotas também aconteçam offline.
  4. Custo de professor particular – Especialmente quando há mais de uma criança em casa, ou quando os pais precisam sair para trabalhar, o ensino a distância pode demandar a contratação de professores particulares.
  5. Sociabilidade prejudicada – A interação social que vem com a escola presencial é reduzida. É importante encontrar outras atividades sociais para os estudantes, como esportes, arte, música etc.
  6. Interação em comunidade – Sem encontros presenciais, o senso de comunidade é abalado, o que impacta na formação social dos estudantes.
  7. Estrutura para atividades – Nem todos os alunos têm acesso aos mesmos materiais em casa, e algumas atividades demandam uma abordagem prática e interativa para o aprendizado. 
  8. Acesso à internet – A inclusão digital é um desafio no Brasil. Nesse sentido, políticas públicas que tornem a tecnologia acessível são grandes aliadas da educação.
  9. Desafios de mobilidade – Necessidade de permanecer em um mesmo lugar por longos períodos durante aulas síncronas.
  10. Motivação para assistir às aulas – Sem supervisão adequada, alunos menos motivados podem sair da aula online e se envolver em outras atividades, como assistir a vídeos do youtube, jogar videogame, conversar com os amigos. 
  11. Espaço e silêncio – Em casa, os alunos podem não ter um espaço adequado para estudar, silencioso e calmo para se concentrar nas tarefas.
  12. Segurança alimentar e física – Para crianças em situação de vulnerabilidade, a escola é o lugar mais seguro. Elas podem estar em lares abusivos, ou precisarem da merenda para se alimentarem adequadamente. 

Conclusão

O ensino a distância não substitui por completo a interação social e a formação integral que a escola oferece. No entanto, o EaD pode ser uma ferramenta importante para otimizar o aprendizado e garantir que o ensino aconteça independente das circunstâncias do momento.

Portanto, entender os benefícios que o EaD promove e equilibrar as desvantagens desse modelo de ensino com alternativas inovadoras, como o ensino híbrido, podem ser a solução para os problemas enfrentados nas escolas, como evasão escolar e isolamento social.

Gostou do conteúdo? Aqui no blog do TutorMundi temos diversos artigos sobre ensino híbrido, gestão escolar inovadora, personalização do ensino e metodologias ativas da aprendizagem. Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as nossas novidades!

Fontes

Pros and Cons of Learning Online

K 12 technology benefits and drawbacks

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação