Com a pandemia de covid-19, a educação a distância passou a fazer parte da formação básica no Brasil.

Até então, o país não tinha experiências significativas no ensino a distância para crianças e jovens, sendo mais focado no ensino superior.

Se no passado a qualidade no aprendizado era questionada, hoje as instituições contam com tecnologias que garantem ótimos resultados no aprendizado.

Mas até que ponto é possível trabalhar com educação a distância no ensino básico? É possível ensinar às crianças de forma remota? Quais as diretrizes educacionais brasileiras para o EAD na educação básica? Quais as vantagens e desvantagens da educação à distância?

Para conferir as respostas para esses e outros questionamentos, continue a leitura do nosso artigo!

Banner oferecendo gratuitamente o infográfico de intervenções pedagógicas. Clique para baixar.

O que é ensino a distância (EaD)?

A educação a distância é uma modalidade de ensino em que a mediação do aprendizado acontece através de recursos tecnológicos. Sem a necessidade de um ambiente físico, de salas de aula ou de um campus, o EaD permite maior mobilidade e custos mais baixos.

Embora o conceito de educação a distância on-line seja algo recente, as primeiras experiências de EaD surgiram há muito tempo, com cursos realizados através de correspondências.

Foi com o processo de digitalização do ensino e o desenvolvimento de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que o ensino a distância se popularizou e ganhou força, principalmente para a capacitação profissional e o ensino superior.

Qual a diferença ensino remoto e educação à distância?

Antes de nos aprofundarmos nas estratégias de ensino utilizadas na pandemia, é importante estabelecer uma diferenciação entre o que é o ensino a distância (EaD) e as Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR) adotadas emergencialmente.

O termo “Educação a Distância (EaD)” é relacionado ao método de ensino que pressupõe uma organização e lógica própria. Já o “ensino remoto” está ligado à ação adotada para conter os prejuízos educacionais da pandemia. 

EaD na Educação Básica tem suas vantagens e desvantagens, mas, no contexto atual, não se trata de uma análise exclusiva sobre ela, e sim, sobre o que está ao alcance das escolas em um momento que exige respostas rápidas e, até então, inéditas.

Em resumo:

diferença entre ensino remoto e educação a distânciadiferença entre ensino remoto e educação a distância

Como é o ensino a distância no Brasil?

Atualmente, a legislação brasileira permite a educação a distância para o ensino superior (cursos completos ou até 40% dos presenciais), para uma parte do ensino médio (até 30% para cursos noturnos e 20% dos diurnos) e na Educação de Jovens e Adultos (até 80%).

Diretrizes de Ensino a Distância antes da pandemia

Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, as escolas da educação básica adotaram o ensino remoto. Em caráter provisório, o CNE permitiu que as escolas oferecessem aulas a distância, com flexibilização da carga horária e dias letivos. 

Diferente do EaD, o remoto que foi aplicado emergencialmente nas escolas brasileiras adaptou o formato tradicional para a realidade digital. Essa adaptação, no entanto, não traz os reais benefícios do ensino a distância, como a personalização do ensino e a flexibilidade.

Ensino híbrido e educação a distância

A educação básica está em constante movimento. Desde 1996, com a implementação da LDB, até os dias atuais, os educadores podem notar uma maior velocidade nas mudanças e a adoção de novas metodologias mais adequadas ao perfil dos estudantes do século XXI.

Existem muitos fatores que influenciam isso, mas nenhum é tão impactante quanto os avanços tecnológicos.

Isso porque a internet, as tecnologias digitais de informação e comunicação e os smartphones mudaram a forma como consumimos informação dentro e fora da escola.

Diante disso,  instituições de todo o país têm adotado o ensino híbrido como alternativa para trabalhar o ensino a distância na educação básica.

Unindo momentos de aprendizagem virtual com encontros presenciais nas escolas, o ensino híbrido promove o protagonismo do aluno, que se torna responsável pelo próprio aprendizado com o apoio de professores e tutores.

Vantagens e desvantagens da educação à distância na formação básica

Assim como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens no ensino a distância, veja algumas delas em seguida:

Vantagens da educação à distância

Selecionamos algumas vantagens do ensino a distância para comparar e avaliar os ganhos efetivos da prática no processo de ensino aprendizagem. Vamos conhecê-los.

  1. Flexibilidade – o aluno pode acompanhar as aulas em qualquer local com acesso à internet.
  2. Horários personalizados – Os estudos podem acontecer fora do horário escolar, quando o aluno precisa.
  3. Menos pressão social – O ambiente virtual é menos propício para o surgimento de problemas como o bullying e o assédio, e os alunos podem aprender com menos ansiedade sobre o julgamento dos colegas.
  4. Ritmo de aprendizado ditado pelo estudante – o aluno avança de acordo com seu próprio ritmo, evitando que o desempenho da turma seja influenciado.
  5. Menos distração – em casa, os estudantes podem focar melhor sem a interferência de distrações externas presentes no ambiente escolar.
  6. Conteúdo personalizado – as disciplinas podem ser personalizadas de acordo com o estudante, seus objetivos e gostos pessoais.
  7. Comunicação multimídia – com o auxílio da mídia digital, a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas entre aluno e professor acontece em vários formatos, por texto, áudio, vídeo etc.
  8. Controle da turma – Em uma sala de aula on-line, o professor pode ter mais controle sobre a conversa e as distrações, com um ambiente mais silencioso ao ter os microfones desativados.
  9. Atividades variadas e interativas- No ensino a distância, também existe a possibilidade de trabalhar com aulas síncronas e atividades assíncronas em atividades que usam metodologias ativas de aprendizagem, como TBL e PBL.
  10. Benefícios das plataformas digitais – Os ambientes virtuais de aprendizagem contam com diversas funcionalidades que permitem tornar o aprendizado ainda mais dinâmico e divertido. Além disso, através do acompanhamento individual de tutoria digital e plantões de dúvidas, os estudantes ganham atendimento personalizado.

Veja como é uma aula em um aplicativo de tutoria digital! Clique aqui 👈

Desvantagens da educação a distância

O ensino a distância encontra desafios significativos para ganhar espaço na educação básica. Embora tenha bons resultados quando aplicado com adultos, o perfil das crianças exige um acompanhamento mais dedicado e intervenção do professor.

Elencamos 12 desvantagens que o ensino a distância apresenta em comparação ao ensino presencial. 

Supervisão dos pais

Para crianças mais novas, existe a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis, que precisam estar em casa durante a aula.

Isso se torna uma atividade árdua, pois a maioria dos responsáveis não trabalha de casa e envia a criança à escola justamente para não deixá-la sozinha.

Demanda de atenção

Alguns alunos apresentam dificuldades de aprendizagem e demandam maior atenção, o que pode ser desafiador por meio de uma tela.

Um exemplo disso são os alunos com TDAH que, naturalmente, vão ter mais dificuldades para prestar atenção.

Por isso, é importante que sejam utilizadas metodologias ativas de aprendizagem que tornem a aula interativa e engajadora mesmo online.

Entre no metaverso na educação com nossa lista de 41 ferramentas para aulas online e potencialize o uso da educação a distância

Excesso de telas

A luz da tela pode causar danos aos olhos, vale então orientar os alunos a utilizarem filtros de luz azul e a terem períodos de descanso.

O professor também pode passar atividades que não envolvam o uso de telas, como escrever uma redação manuscrita.

Custo de professor particular

Especialmente quando há mais de uma criança em casa, ou quando os pais precisam sair para trabalhar, o ensino a distância pode demandar a contratação de professores particulares.

Uma alternativa para isso, se os alunos forem mais velhos, é o uso de monitoria digital, em que o estudante consegue ter um tutor para ajudá-lo em suas dificuldades.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Sociabilidade prejudicada

A interação social que vem com a escola presencial é reduzida. É importante encontrar outras atividades sociais para os estudantes, como esportes, arte, música etc.

Dessa forma, a criança ou adolescente ainda vai interagir bastante com outros da mesma idade.

Interação em comunidade

Sem encontros presenciais, o senso de comunidade é abalado, o que impacta na formação social dos estudantes.

Por isso, modelos híbridos são interessantes, já que permitem o melhor dos dois mundos, fazendo com que os jovens socializem.

Estrutura para atividades

Nem todos os alunos têm acesso aos mesmos materiais em casa, por exemplo, um computador para acessar o google docs todos juntos ou um celular potente para entrar em jogo educativo.

Uma solução para isso seria uso de máquinas virtuais ou geforcenow.

Acesso à internet

A inclusão digital é um desafio no Brasil. Nesse sentido, políticas públicas que tornem a tecnologia acessível são grandes aliadas da educação.

Desafios de mobilidade

Há a necessidade de permanecer em um mesmo lugar por longos períodos durante aulas síncronas, uma vez que, à distância, não é muito fácil fazer atividades que envolvam movimentação.

Motivação para assistir às aulas

Sem supervisão adequada, alunos menos motivados podem sair da aula online e se envolver em outras atividades, como assistir a vídeos do youtube, jogar videogame, conversar com os amigos. 

Espaço e silêncio

Em casa, os alunos podem não ter um espaço adequado para estudar, silencioso e calmo para se concentrar nas tarefas.

Segurança alimentar e física

Para crianças em situação de vulnerabilidade, a escola é o lugar mais seguro. Estar fora da escola, portanto, é ruim pois, muitas vezes, sofrem abuso em casa ou não têm alimentos suficientes.

Por isso, a educação a distância traz perigos para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Quatro lições para o ensino a distância eficiente

A partir de uma análise das estratégias das redes estaduais e municipais para oferecer aulas remotas, o Todos Pela Educação levantou 4 orientações para as redes de ensino:

Educação a distância deve ser normatizada

O ensino a distância é benéfico, mas atualmente há dificuldade em estruturar isso. De que forma devem ser feitas as avaliações? Como garantir que não há cola ou uso de ferramentas como ChatGPT?

Por isso, para um uso mais coerente do ensino a distância, os órgãos reguladores e redes de ensino devem planejar um conjunto robusto de ações.

Estratégias de educação a distância devem considerar as desigualdades pré-existentes

Para ser consistente, a adoção do ensino a distância deve levar em conta as diferentes condições de acesso à tecnologia e de desempenho dos estudantes.

Para evitar que as desigualdades aumentem com o uso do Ensino a Distância, é preciso entender que cada aluno tem acesso diferente à cultura digital e que os estudantes que já têm bons resultados escolares têm condições de se adaptarem melhor ao ensino remoto.

Educação a distância não é sinônimo de aula online

A aprendizagem a distância não se resume a aulas online. Se bem trabalhadas, as atividades EaD podem garantir muito mais resultados do que apenas transmitir o conteúdo.

É importante entender o ensino remoto como algo além de plataformas de aulas online, vídeos, apresentações e conteúdo.

As experiências de aprendizagem devem ser diversificadas, com foco na criação de uma rotina positiva que garanta aos alunos estabilidade diante das mudanças de cenário na escola.

Importância da atuação dos professores no Ensino a Distância

O protagonismo e a autonomia que o Ensino a Distância oferece não diminui o papel do professor no aprendizado.

Mesmo que as atividades escolares aconteçam na casa dos alunos, os professores seguem sendo fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem.

Segundo o Todos Pela Educação, as evidências apontam que os docentes possuem papel fundamental para que o uso de tecnologias melhorem o desempenho acadêmico dos estudantes.

Ou seja, mesmo no caso de atividades de longo alcance, como no uso da televisão, é importante estimular o envolvimento dos professores e de alternativas como a monitoria online para atender às dúvidas e questionamentos dos alunos.

Conclusão

O EaD pode ser uma ferramenta importante para otimizar o aprendizado e garantir que o ensino aconteça independente das circunstâncias do momento.

Portanto, entender os benefícios que o EaD promove e equilibrar as desvantagens desse modelo de ensino com alternativas inovadoras, como a monitoria online, podem ser a solução para os problemas enfrentados nas escolas, como evasão escolar e isolamento social.

Veja mais sobre a monitoria escolar! Baixe nosso e-book grátis 😉

Fontes

Pros and Cons of Learning Online

K 12 technology benefits and drawbacks