aulas sincronas e assincronas

Por que usar aulas síncronas e assíncronas na educação?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

A introdução de modelos de ensino a distância nas escolas tradicionais é um desafio que passou a fazer parte do dia a dia de professores em todo o Brasil.

Longe da sala de aula, os recursos virtuais ganharam protagonismo, com características específicas do mundo digital e com novos obstáculos a serem enfrentados. Nesse contexto, a utilização de formatos de aulas síncronas e assíncronas se torna essencial.

Podemos dividir em síncronas e assíncronas as abordagens comunicacionais utilizadas no ensino a distância.

Baseadas na relação com o tempo e com a forma de entregar o conteúdo para os alunos, elas apresentam particularidades que podem ser exploradas com eficiência e são intimamente ligadas a modelos de ensino híbrido.

Neste post, vamos entender melhor esses conceitos, suas vantagens e desvantagens, além de como essas abordagens podem ser aplicadas na construção de um programa de ensino completo. Boa leitura!

O que são aulas síncronas?

As aulas síncronas são aquelas que acontecem em tempo real. Na educação a distância, isso significa que o professor e o aluno interagem, ao mesmo tempo, em um espaço virtual.

A exemplo dos formatos de aula online que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo.

aulas sincronas e assincronas

A aula síncrona é um dos principais métodos de ensino a distância e concentra-se na realização de atividades educacionais em tempo real. Ela traz algumas vantagens, como veremos a seguir:

Acompanhamento simultâneo

Como a interação entre aluno e professor acontece ao mesmo tempo, as aulas síncronas fornecem mais clareza em relação ao ritmo de aprendizagem e dá informações sobre como o conteúdo pode ser planejado.

Esse modelo pode ser excelente para manter o grupo em sintonia e evitar situações nas quais os estudantes não consigam acompanhar o estudo sozinhos.

Maior interação

Uma das primeiras observações sobre a interação na aprendizagem síncrona é que ela alivia a sensação de isolamento que acompanha o ensino a distância, o que pode ter efeito benéfico no interesse dos alunos.

Além disso, as aulas síncronas permitem a realização de atividades em grupo e colaborativas, o que dá ao professor mais opções de aplicação de metodologias de aprendizagem.

Contato direto

Outro fator positivo das aulas síncronas é que o professor pode fornecer instruções diretamente aos seus alunos.

Os conceitos podem ser apresentados de acordo com o grau de dificuldade da turma e, caso haja necessidade, o tema pode ser abordado de outras formas.

A comunicação síncrona também permite que dúvidas sejam esclarecidas à medida que o assunto é estudado e abre espaço para perguntas e exemplos mais contextualizados.

Embora a aprendizagem síncrona tenha pontos positivos claros, também podemos observar alguns problemas potenciais:

Falta de flexibilidade

O maior desafio associado ao ensino a distância síncrono é a falta de flexibilidade do processo.

Assim como no formato de aulas presenciais, a aula síncrona necessita que os alunos e o professor estejam presentes na mesma plataforma e no mesmo horário

Por isso, pessoas que preferem aprender no seu próprio ritmo podem ter dificuldades em acompanhar as aulas em tempo real.

Menor autonomia para o aluno

No ensino a distância síncrono, o grupo deve evoluir na mesma velocidade para que as aulas ao vivo façam sentido, e o ritmo da aula é definido pelo professor.

Estudantes com maior domínio sobre o conteúdo podem ter que esperar a evolução do grupo para avançar, o que reduz sua autonomia no aprendizado.

Dependência da internet

Embora a tecnologia proporcione encontros online em tempo real, problemas estruturais como internet instável e computadores antigos podem influenciar no ritmo das aulas e no acesso ao conteúdo.

Se um estudante tiver problemas com a conexão ou não tiver acesso à internet de alta velocidade, ele pode acabar perdendo informações importantes da aula.

E se esses problemas forem com o professor, a turma inteira é afetada.

e-book ensino híbrido

O que são aulas assíncronas?

A comunicação assíncrona é aquela que acontece sem a necessidade de uma interação em tempo real.

Na educação, isso permite que as aulas sejam acompanhadas pelo estudante independente do horário ou local. Exemplos conhecidos são as videoaulas e webinários.

aula assíncrona

A principal característica do ensino que se vale da comunicação assíncrona é a capacidade de moldar o ritmo do aprendizado, por isso, o ensino a distância pode ser beneficiado por esse tipo de comunicação.

Além disso, alguns formatos de ensino híbrido, como a sala de aula invertida, usam módulos online que podem ser acessados sem o acompanhamento simultâneo do professor.

Saiba mais >> O que é sala de aula invertida? Saiba como funciona na prática

Elencamos algumas características positivas desse tipo de aula:

Flexibilidade

O aprendizado assíncrono permite que os estudantes tenham maior controle sobre o seu horário de aula, diferentemente dos modelos tradicionais.

Isso dá ao aluno a capacidade de controlar a velocidade e o ritmo com que aprende uma disciplina, e consequentemente, maior liberdade e autonomia. 

Acessibilidade

A aprendizagem assíncrona permite que um maior número de alunos tenha acesso ao mesmo conteúdo, sem a necessidade de acompanhar um grupo.

Outro fator é que o material de aula também demanda menos recursos, como internet de alta velocidade, webcam e configurações que permitam o acesso à videoconferências.

O aprendizado assíncrono traz benefícios que podem ser poderosos na educação, mas também apresentam desvantagens, como vamos apresentar a seguir.

Isolamento

Na aula assíncrona, o ambiente de aprendizagem é mais solitário. O ensino acaba sendo individualizado e torna inviável trabalhos em grupo como os experienciados em modelos que utilizam a comunicação em tempo real.

Os estudantes podem se sentir menos motivados a acompanhar uma matéria pela ausência de contato com os colegas.

Autodisciplina

A procrastinação é um grande desafio quando falamos da comunicação assíncrona.

Sem a orientação de um instrutor, o estudante precisa ter autodisciplina para realizar as tarefas e acompanhar as aulas, e o ambiente virtual oferece um universo de distrações que podem atrapalhar o hábito de estudo do aluno.

Contato e feedback limitados

Se o estudante optar por assistir às aulas em horários menos convencionais, ele pode enfrentar dificuldades na resolução de dúvidas e no feedback de suas atividades. O mesmo acontece com o professor, que pode não estar disponível na hora que o aluno precisar.

Algumas ferramentas se tornam especialmente relevantes nesse contexto, como a tutoria digital.

Este tipo de serviço tem como objetivo apoiar o aprendizado dos estudantes em casa através de tutores disponíveis a qualquer momento.

Como aulas síncronas e assíncronas podem fazer parte de um programa de ensino completo?

Como vimos neste texto, aulas síncronas e assíncronas trazem vantagens que podem ser muito valiosas no ensino a distância, mas também apresentam obstáculos para a aprendizagem.

Considere aplicar em sua rotina o armazenamento das aulas ao vivo. Dessa forma, os estudantes podem utilizar o que foi visto como material de revisão.

O mesmo pode ser útil em casos de adoecimento. Esses arquivos também podem gerar conteúdos para atividades de microlearning e serem reutilizados no futuro.

Como em muitos aspectos da Educação, não há soluções únicas. O ideal é combinar as características positivas das duas abordagens e oferecer um programa de ensino completo.

Cada modelo de educação online é diferente, e as melhores escolas encontram no equilíbrio boas formas de produzir experiências distintas e enriquecedoras.

Fontes:

Synchronous Learning vs. Asynchronous Learning in Online Education

The Pros and Cons of Asynchronous Distance Learning

The Pros and Cons of Synchronous Distance Learning

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

4 respostas

  1. Animador! Neste momento de pandemia, precisamos compreender a importância do equilíbrio entre as possíveis estratégias didáticas das aulas síncronas assíncronas.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação