aulas sincronas e assincronas

O que são aulas síncronas e assíncronas na educação a distância?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A introdução de modelos de ensino a distância nas escolas tradicionais é um desafio que passou a fazer parte do dia a dia de professores em todo o Brasil. Longe da sala de aula, os recursos virtuais ganharam protagonismo, com características específicas do mundo digital e com novos obstáculos a serem enfrentados. Nesse contexto, a utilização de formatos de aulas síncronas e assíncronas se torna essencial.

Podemos dividir em síncronas e assíncronas as abordagens comunicacionais utilizadas no ensino a distância. Baseadas na relação com o tempo e com a forma de entregar o conteúdo para os alunos, elas apresentam particularidades que podem ser exploradas com eficiência e são intimamente ligadas a modelos de ensino híbrido.

Neste post, vamos entender melhor esses conceitos, suas vantagens e desvantagens, além de como essas abordagens podem ser aplicadas na construção de um programa de ensino completo. Boa leitura!

O que são aulas síncronas?

As aulas síncronas são aquelas que acontecem em tempo real. Na educação a distância, isso significa que o professor e o aluno interagem, ao mesmo tempo, em um espaço virtual. A exemplo dos formatos de aula online que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo.

aulas sincronas e assincronas

A aula síncrona é um dos principais métodos de ensino a distância e concentra-se na realização de atividades educacionais em tempo real. Ela traz algumas vantagens, como veremos a seguir:

Acompanhamento simultâneo

Como a interação entre aluno e professor acontece ao mesmo tempo, as aulas síncronas fornecem mais clareza em relação ao ritmo de aprendizagem e dá informações sobre como o conteúdo pode ser planejado. Esse modelo pode ser excelente para manter o grupo em sintonia e evitar situações nas quais os estudantes não consigam acompanhar o estudo sozinhos.

Maior interação

Uma das primeiras observações sobre a interação na aprendizagem síncrona é que ela alivia a sensação de isolamento que acompanha o ensino a distância, o que pode ter efeito benéfico no interesse dos alunos. Além disso, as aulas síncronas permitem a realização de atividades em grupo e colaborativas, o que dá ao professor mais opções de aplicação de metodologias de aprendizagem.

Contato direto

Outro fator positivo das aulas síncronas é que o professor pode fornecer instruções diretamente aos seus alunos. Os conceitos podem ser apresentados de acordo com o grau de dificuldade da turma e, caso haja necessidade, o tema pode ser abordado de outras formas. A comunicação síncrona também permite que dúvidas sejam esclarecidas à medida que o assunto é estudado e abre espaço para perguntas e exemplos mais contextualizados.

Embora a aprendizagem síncrona tenha pontos positivos claros, também podemos observar alguns problemas potenciais:

Falta de flexibilidade

O maior desafio associado ao ensino a distância síncrono é a falta de flexibilidade do processo. Assim como no formato de aulas presenciais, a aula síncrona necessita que os alunos e o professor estejam presentes na mesma plataforma e no mesmo horário, por isso, pessoas que preferem aprender no seu próprio ritmo podem ter dificuldades em acompanhar as aulas em tempo real.

Menor autonomia para o aluno

No ensino a distância síncrono, o grupo deve evoluir na mesma velocidade para que as aulas ao vivo façam sentido, e o ritmo da aula é definido pelo professor. Estudantes com maior domínio sobre o conteúdo podem ter que esperar a evolução do grupo para avançar, o que reduz sua autonomia no aprendizado.

Dependência da internet

Embora a tecnologia proporcione encontros online em tempo real, problemas estruturais como internet instável e computadores antigos podem influenciar no ritmo das aulas e no acesso ao conteúdo. Se um estudante tiver problemas com a conexão ou não tiver acesso à internet de alta velocidade, ele pode acabar perdendo informações importantes da aula. E se esses problemas forem com o professor, a turma inteira é afetada.

O que são aulas assíncronas?

A comunicação assíncrona é aquela que acontece sem a necessidade de uma interação em tempo real. Na educação, isso permite que as aulas sejam acompanhadas pelo estudante independente do horário ou local. Exemplos conhecidos são as videoaulas e webinários.

aula assíncrona

A principal característica do ensino que se vale da comunicação assíncrona é a capacidade de moldar o ritmo do aprendizado, por isso, o ensino a distância pode ser beneficiado por esse tipo de comunicação. Além disso, alguns formatos de ensino híbrido, como a sala de aula invertida, usam módulos online que podem ser acessados sem o acompanhamento simultâneo do professor.

Saiba mais >> O que é sala de aula invertida? Saiba como funciona na prática

Elencamos algumas características positivas desse tipo de aula:

Flexibilidade

O aprendizado assíncrono permite que os estudantes tenham maior controle sobre o seu horário de aula, diferentemente dos modelos tradicionais. Isso dá ao aluno a capacidade de controlar a velocidade e o ritmo com que aprende uma disciplina, e consequentemente, maior liberdade e autonomia. 

Acessibilidade

A aprendizagem assíncrona permite que um maior número de alunos tenha acesso ao mesmo conteúdo, sem a necessidade de acompanhar um grupo. Outro fator é que o material de aula também demanda menos recursos, como internet de alta velocidade, webcam e configurações que permitam o acesso à videoconferências.

O aprendizado assíncrono traz benefícios que podem ser poderosos na educação, mas também apresentam desvantagens, como vamos apresentar a seguir.

Isolamento

Na aula assíncrona, o ambiente de aprendizagem é mais solitário. O ensino acaba sendo individualizado e torna inviável trabalhos em grupo como os experienciados em modelos que utilizam a comunicação em tempo real. Os estudantes podem se sentir menos motivados a acompanhar uma matéria pela ausência de contato com os colegas.

Autodisciplina

A procrastinação é um grande desafio quando falamos da comunicação assíncrona. Sem a orientação de um instrutor, o estudante precisa ter autodisciplina para realizar as tarefas e acompanhar as aulas, e o ambiente virtual oferece um universo de distrações que podem atrapalhar o hábito de estudo do aluno.

Contato e feedback limitados

Se o estudante optar por assistir às aulas em horários menos convencionais, ele pode enfrentar dificuldades na resolução de dúvidas e no feedback de suas atividades. O mesmo acontece com o professor, que pode não estar disponível na hora que o aluno precisar.

Algumas ferramentas se tornam especialmente relevantes nesse contexto, como a tutoria digital. Este tipo de serviço tem como objetivo apoiar o aprendizado dos estudantes em casa através de tutores disponíveis a qualquer momento.

Como aulas síncronas e assíncronas podem fazer parte de um programa de ensino completo?

Como vimos neste texto, aulas síncronas e assíncronas trazem vantagens que podem ser muito valiosas no ensino a distância, mas também apresentam obstáculos para a aprendizagem.

Considere aplicar em sua rotina o armazenamento das aulas ao vivo. Dessa forma, os estudantes podem utilizar o que foi visto como material de revisão. O mesmo pode ser útil em casos de adoecimento. Esses arquivos também podem gerar conteúdos para atividades de microlearning e serem reutilizados no futuro.

Como em muitos aspectos da Educação, não há soluções unânimes. O ideal é combinar as características positivas das duas abordagens e oferecer um programa de ensino completo.

Cada modelo de educação online é diferente, e as melhores escolas encontram no equilíbrio boas formas de produzir experiências distintas e enriquecedoras.

Fontes:

Synchronous Learning vs. Asynchronous Learning in Online Education

The Pros and Cons of Asynchronous Distance Learning

The Pros and Cons of Synchronous Distance Learning

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos vão além de seus potenciais.

O que achou do artigo? Nos conte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail.

Aprendizagem Personalizada

Inscreva-se na nossa Newsletter semanal

Fique por dentro de como a tecnologia tem tranformado a aprendizagem.