Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Novo Saeb 2021: o que é e como funciona o Sistema de Avaliação da Educação Básica?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

Em 2020, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) completou 30 anos, consolidando-se como um dos principais instrumentos de avaliação do ensino no Brasil.

Oferece um diagnóstico preciso sobre a qualidade da educação básica, através de avaliações realizadas periodicamente em todo o país em escolas de todas as redes e sistemas de ensino.

Aplicado desde 1990, o sistema é composto por provas e questionários socioeconômicos que levantam dados importantes sobre a realidade brasileira.

Em 2021, o Saeb passa por uma série de mudanças que vão impactar especialmente o Ensino Médio.

Para entender quais são as novidades previstas para 2021, preparamos este guia completo com as principais informações sobre o tema.

Boa leitura!

O que é o Saeb?

O Saeb é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada.

Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico para criar um retrato fiel do aluno.

Além disso, o seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.

Os objetivos do Saeb são:

  • Oferecer subsídios para elaboração de políticas públicas.
  • Identificar problemas e desigualdades na educação.
  • Fornecer informações sobre o contexto econômico, social e cultural que influenciam o desempenho dos estudantes.
  • Visualizar os resultados dos processos de ensino e aprendizagem.
  • Desenvolver a pesquisa na área de avaliação educacional.

Quem aplica o Saeb?

A aplicação do Saeb é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

logo inep

O Inep é diretamente ligado ao Ministério da Educação (MEC) e sua função principal é a de realizar diagnósticos sobre a educação, com o objetivo de subsidiar políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social do país.

Qual é a relação entre o Saeb e o Ideb?

O Saeb é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal levantamento sobre a qualidade do ensino no Brasil.

O cálculo do índice é feito a partir do fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) levantado pelo Censo Escolar, e o resultado do desempenho dos alunos no Saeb.

Assim, o Ideb permite visualizar, a partir do equilíbrio entre desempenho e fluxo escolar, se as escolas e sistemas de ensino estão atingindo as metas de qualidade definidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação.

Como funciona o Sistema de Avaliação da Educação Básica?

O Saeb é um sistema que reúne avaliações aplicadas em larga escala de forma censitária, a fim de realizar um diagnóstico do estado da educação no Brasil.

Em 2018, ele passou a ser composto por três exames, a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC ou Prova Brasil) e a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Logo, com a mudança, todas essas avaliações passaram a integrar um único sistema, com um mesmo cronograma.

199020152017
Público-alvo1, 3, 5 e 7 séries do Ensino Fundamental5 e 5 séries do Ensino Fundamental, 3 série do Ensino Médio3, 5 e 9 séries do Ensino Fundamental e 3 série do Ensino Médio
AbrangênciaEscolas Públicas (amostral)Escolas Públicas (amostral) – Escolas particulares (Estratos Censitários)Escolas Públicas (obrigatório) – Escolas particulares (Facultativo)
Formulação dos itensCurrículos de sistemas estaduaisMatrizes de referência – Avalia competências / Define descritores (conteúdos curriculares + operações mentais)Matrizes de referência – Avalia competências / Define descritores (conteúdos curriculares + operações mentais)
Áreas de conhecimento / Disciplina AvaliadasLíngua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação.Língua Portuguesa e MatemáticaLíngua Portuguesa e Matemática

Matrizes de Referência do Saeb

O Saeb é composto por provas elaboradas a partir de matrizes de referência para cada área do conhecimento.

Essas matrizes não compreendem todo o currículo escolar e não devem ser confundidas com estratégias de ensino, já que a avaliação precisa ser realizada de forma que possa ser medida.

Cada matriz é composta por descritores, os quais determinam os conteúdos associados às competências e às habilidades de cada série e componente curricular.

Nesse sentido, cada descritor está ligado aos conteúdos curriculares e às habilidades mentais dos alunos e devem ser usados como base para elaboração dos itens do exame.

Confira, nos links abaixo, as matrizes de referência do Saeb para cada área do conhecimento:

Escalas de Proficiência do Saeb

As escalas de proficiência permitem identificar os níveis de aprendizagem dos alunos a partir do resultado da aplicação do Saeb.

Elas oferecem uma visualização sobre as habilidades demonstradas pelos estudantes, a partir de parâmetros estabelecidos para cada item.

Quais as mudanças no SAEB em 2021?

Em 2021, o Novo Saeb promove uma mudança significativa, com alterações que vão das áreas abordadas aos grupos de alunos avaliados.

O motivo desses ajustes é implementar as novidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação e pelo Novo Ensino Médio.

Saiba mais >> Qual é a diferença entre competência e habilidade para a BNCC?

Um dos objetivos é digitalizar a avaliação. A aplicação das provas e dos questionários vai mudar progressivamente para o formato digital, como já vem sendo observado no Enem.

O exame digital será aplicado a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.

Com a prova digital, o teste será adaptativo, com uma prova personalizada para cada estudante e questões baseadas nas respostas anteriores, garantindo que cada exame seja único.

A previsão é de que todas as mudanças do Novo Saeb sejam implementadas gradualmente nos próximos cinco anos, até 2026.

Ampliação do alcance do Saeb

Até agora, o Saeb era aplicado para os alunos dos últimos anos de cada segmento de forma bienal, contemplando os 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio.

Entretanto, com o Novo Saeb, o sistema será aplicado anualmente para todos os anos e séries da educação básica a partir do 2º ano (momento em que se espera a conclusão do ciclo de alfabetização).

Apenas a educação infantil continuará a fazer a prova a cada dois anos.

Outra mudança será nas áreas de conhecimento. O Saeb era realizado para as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Agora, a meta é que a avaliação seja aplicada para todas as áreas do conhecimento.

Além disso, o Saeb também será obrigatório para todas as escolas, tanto das redes públicas de ensino quanto das escolas particulares. Até então, o exame era obrigatório para as escolas públicas e facultativo na rede privada.

O Saeb e o Novo Ensino Médio

O Saeb no ensino médio será aplicado para todos os anos e, além de avaliar o desempenho dos alunos, também será uma alternativa para ingresso no ensino superior.

Dessa forma, o Saeb se torna o que vem sendo chamado de Enem Seriado. O Enem Seriado não substitui o modelo tradicional do exame, será mais uma opção para o estudante.

Ele poderá utilizar as duas provas, que são complementares e independentes. O Inep ainda estuda destinar percentuais de vagas para cada modelo de exame no futuro.

Todavia, os resultados dessa mudança para o ingresso em universidades não serão sentidos imediatamente. Em 2021, a novidade só será válida para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que vão entrar no ensino superior em 2024.

Em concordância com o Novo Ensino Médio, as matrizes de referência do Saeb devem contemplar tanto a formação básica da BNCC quanto os itinerários formativos.

Saiba mais >> Novo ensino médio 2021: como se preparar?

Qual é a importância do Saeb para as escolas?

O Saeb é um importante instrumento de avaliação do desempenho dos alunos e permite diagnosticar problemas na aprendizagem e elaborar planos de ação para o Projeto Político Pedagógico da instituição.

Ao garantir o cálculo do Ideb, o Saeb permite que a gestão escolar tenha informações sobre o desenvolvimento da escola, podendo acompanhar a evolução dos alunos em cada edição do exame.

Saiba mais >> O que é Gestão Escolar Democrática e como aplicar?

Dessa forma, é possível criar planejamentos estratégicos para corrigir eventuais problemas ligados ao aprendizado e identificar soluções conjuntas com outras escolas, a partir dos dados socioeconômicos coletados pelo sistema.

Conclusão

Com as novidades previstas para os próximos cinco anos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica vai fazer cada vez mais parte do dia a dia das escolas.

Além de permitir um diagnóstico do desempenho escolar, o Saeb vai fornecer informações que podem ser utilizadas pela gestão escolar para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

Assim, com mais dados e informações, a educação brasileira ganha um reforço importante na busca por mais qualidade e modernização.

Fontes

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-10-de-8-de-janeiro-de-2021-298322305

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-se-prepara-para-implantacao-do-novo-saeb-em-2021/21206

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/matrizes-e-escalas

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

O que achou do artigo? Nos conte.

Inscreva-se para receber conteúdo e notícias sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail toda a semana.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação