Em 2020, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) completou 30 anos, consolidando-se como um dos principais instrumentos de avaliação do ensino no Brasil.

Oferece um diagnóstico preciso sobre a qualidade da educação básica, através de avaliações realizadas periodicamente em todo o país em escolas de todas as redes e sistemas de ensino.

Aplicado desde 1990, o sistema é composto por provas e questionários socioeconômicos que levantam dados importantes sobre a realidade brasileira.

Em 2021, o Saeb passa por uma série de mudanças que vão impactar especialmente o Ensino Médio.

Para entender quais são as novidades previstas para 2021, preparamos este guia completo com as principais informações sobre o tema.

Boa leitura!

Guia Diferencial Competitivo nas escolas

O que é o Saeb?

O Saeb é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada.

Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico para criar um retrato fiel do aluno.

Além disso, o seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.

Os objetivos do Saeb são:

Quem aplica o Saeb?

A aplicação do Saeb é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

logo inep

O Inep é diretamente ligado ao Ministério da Educação (MEC) e sua função principal é a de realizar diagnósticos sobre a educação, com o objetivo de subsidiar políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social do país.

Qual é a relação entre o Saeb e o Ideb?

O Saeb é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal levantamento sobre a qualidade do ensino no Brasil.

O cálculo do índice é feito a partir do fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) levantado pelo Censo Escolar, e o resultado do desempenho dos alunos no Saeb.

Assim, o Ideb permite visualizar, a partir do equilíbrio entre desempenho e fluxo escolar, se as escolas e sistemas de ensino estão atingindo as metas de qualidade definidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação.

Como funciona o Sistema de Avaliação da Educação Básica?

O Saeb é um sistema que reúne avaliações aplicadas em larga escala de forma censitária, a fim de realizar um diagnóstico do estado da educação no Brasil.

Em 2018, ele passou a ser composto por três exames, a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC ou Prova Brasil) e a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Logo, com a mudança, todas essas avaliações passaram a integrar um único sistema, com um mesmo cronograma.

199020152017
Público-alvo1, 3, 5 e 7 séries do Ensino Fundamental5 e 5 séries do Ensino Fundamental, 3 série do Ensino Médio3, 5 e 9 séries do Ensino Fundamental e 3 série do Ensino Médio
AbrangênciaEscolas Públicas (amostral)Escolas Públicas (amostral) – Escolas particulares (Estratos Censitários)Escolas Públicas (obrigatório) – Escolas particulares (Facultativo)
Formulação dos itensCurrículos de sistemas estaduaisMatrizes de referência – Avalia competências / Define descritores (conteúdos curriculares + operações mentais)Matrizes de referência – Avalia competências / Define descritores (conteúdos curriculares + operações mentais)
Áreas de conhecimento / Disciplina AvaliadasLíngua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação.Língua Portuguesa e MatemáticaLíngua Portuguesa e Matemática

Veja nosso modelo de acompanhamento pedagógico e guie melhor os alunos! 🤩

Matrizes de Referência do Saeb

O Saeb é composto por provas elaboradas a partir de matrizes de referência para cada área do conhecimento.

Essas matrizes não compreendem todo o currículo escolar e não devem ser confundidas com estratégias de ensino, já que a avaliação precisa ser realizada de forma que possa ser medida.

Dessa forma, cada matriz é composta por descritores, os quais determinam os conteúdos associados às competências e às habilidades de cada série e componente curricular.

Nesse sentido, cada descritor está ligado aos conteúdos curriculares e às habilidades mentais dos alunos e devem ser usados como base para elaboração dos itens do exame.

Confira, nos links abaixo, as matrizes de referência do Saeb para cada área do conhecimento:

Escalas de Proficiência do Saeb

As escalas de proficiência permitem identificar os níveis de aprendizagem dos alunos a partir do resultado da aplicação do Saeb.

Elas oferecem uma visualização sobre as habilidades demonstradas pelos estudantes, a partir de parâmetros estabelecidos para cada item.

Quais as mudanças que ocorreram no SAEB em 2021?

Em 2021, o Novo Saeb promoveu uma mudança significativa, com alterações que vão das áreas abordadas aos grupos de alunos avaliados.

O motivo desses ajustes é implementar as novidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação e pelo Novo Ensino Médio.

Um dos objetivos é digitalizar a avaliação. A aplicação das provas e dos questionários vai mudar progressivamente para o formato digital, como já vem sendo observado no Enem.

O exame digital é aplicado a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.

Dessa forma, com a prova digital, o teste se torna adaptativo, com uma prova personalizada para cada estudante e questões baseadas nas respostas anteriores, garantindo que cada exame seja único.

Todas as mudanças do Novo Saeb serão implementadas gradualmente até 2026.

Guia Diferencial Competitivo para escolas

Ampliação do alcance do Saeb

Até agora, o Saeb era aplicado para os alunos dos últimos anos de cada segmento de forma bienal, contemplando os 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio.

Entretanto, com o Novo Saeb, o sistema será aplicado anualmente para todos os anos e séries da educação básica a partir do 2º ano (momento em que se espera a conclusão do ciclo de alfabetização).

Apenas a educação infantil continuará a fazer a prova a cada dois anos.

Ademais, outra mudança será nas áreas de conhecimento. O Saeb era realizado para as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Agora, a meta é que a avaliação seja aplicada para todas as áreas do conhecimento.

Além disso, o Saeb também será obrigatório para todas as escolas, tanto das redes públicas de ensino quanto das escolas particulares. Até então, o exame era obrigatório para as escolas públicas e facultativo na rede privada.

O Saeb e o Novo Ensino Médio

O Saeb no ensino médio é aplicado para todos os anos e, além de avaliar o desempenho dos alunos, também será uma alternativa para ingresso no ensino superior.

Dessa forma, o Saeb se torna o que vem sendo chamado de Enem Seriado. O Enem Seriado não substitui o modelo tradicional do exame, será mais uma opção para o estudante.

Ele poderá utilizar as duas provas, que são complementares e independentes. O Inep ainda estuda destinar percentuais de vagas para cada modelo de exame no futuro.

Todavia, os resultados dessa mudança para o ingresso em universidades não são sentidos imediatamente.

Assim, em concordância com o Novo Ensino Médio, as matrizes de referência do Saeb devem contemplar tanto a formação básica da BNCC quanto os itinerários formativos.

Qual é a importância do Saeb para as escolas?

O Saeb é um importante instrumento de avaliação do desempenho dos alunos e permite diagnosticar problemas na aprendizagem e elaborar planos de ação para o Projeto Político Pedagógico da instituição.

Ao garantir o cálculo do Ideb, o Saeb permite que a gestão escolar tenha informações sobre o desenvolvimento da escola, podendo acompanhar a evolução dos alunos em cada edição do exame.

Dessa forma, deve-se criar planejamentos estratégicos para corrigir eventuais problemas ligados ao aprendizado e identificar soluções conjuntas com outras escolas, a partir dos dados socioeconômicos coletados pelo sistema.

Conclusão

Com as novidades previstas para os próximos cinco anos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica vai fazer cada vez mais parte do dia a dia das escolas.

Além de permitir um diagnóstico do desempenho escolar, o Saeb vai fornecer informações que podem ser utilizadas pela gestão escolar para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

Assim, com mais dados e informações, a educação brasileira ganha um reforço importante na busca por mais qualidade e modernização.

Ainda sobre dados e informações, veja também nossa pesquisa sobre a eficiência de plantões de dúvidas e monitorias nas escolas!

Fontes

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-10-de-8-de-janeiro-de-2021-298322305

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-se-prepara-para-implantacao-do-novo-saeb-em-2021/21206

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/matrizes-e-escalas