gestão escolar

Dicas de gestão escolar na educação remota e híbrida

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Para uma escola ter uma gestão escolar de sucesso, é preciso muito trabalho e dedicação. Com as aulas remotas e escolas planejando a retomada com ensino híbrido, os desafios são ainda maiores. 

Uma nova realidade pede por um novo modelo de estudo. Você já está pronto para a volta às aulas? Gestores, professores, alunos e famílias devem se adaptar e trabalhar juntos para manter a rotina escolar. 

Por isso, selecionamos 5 dicas para continuar a jornada educacional e fazer uma gestão escolar de sucesso mesmo em períodos de crise. 

1. Crie um plano de ação escolar

Para começar, o principal é definir bem os objetivos da escola. Assim, gestores e professores devem criar um plano de ação bem estruturado com metas reais, suas etapas e o passo a passo para atingi-las. 

O plano funciona como um guia para o planejamento de ações e atividades que serão realizados pela escola. Feito da maneira correta, ele ajudará a administrar a gestão escolar e alcançar os melhores resultados com os alunos. 

É interessante desenvolver no plano as dinâmicas e atividades pedagógicas, criar um cronograma e pensar em novas formas de avaliação. Lembre-se que estamos em um momento novo e desafiador para todos e precisamos entender as dificuldades e necessidades de cada aluno e flexibilizar os prazos. 

2. Planeje as aulas com cuidado 

Você acha que o ensino remoto é feito somente com aulas online? A gestão escolar devem considerar novas formas de ensinar que possam ir além das atividades do dia a dia e se adequem ao contexto atual dos alunos. 

Para criar planos de aula online, considere os recursos que os estudantes têm disponíveis em casa, como internet, espaço e materiais. Também lembre-se que o envolvimento dos pais é diferente durante o isolamento social e a própria vida do aluno tem uma nova rotina. 

No ensino híbrido, é ainda mais importante saber identificar os principais pontos da aula presencial e da aula remota combinados. Como dividir a turma? Quais conteúdos se adequam a cada momento? 

Explore novas maneiras de aprendizagem com interações que estimulem a criatividade e curiosidade. Adeque as formas de avaliação e proponha projetos diferentes, estudos de caso e redações. 

3. Capacite e escute os professores

Os professores são centrais durante o processo para descobrir novas formas de aprendizagem. A escola deve investir em capacitações e cursos, novas ferramentas e apoiar novos projetos, como a gravação de videoaulas e transmissões ao vivo.

Os professores também estão passando por grandes mudanças e dificuldades. É essencial ouvir e entender quais são as suas necessidades e adaptar a sua rotina para a nova realidade. Incentive horários bem definidos, tempo para descanso, exercícios e a troca de experiências com outros educadores. 

4. Renegocie para evitar inadimplência 

Um dos grandes problemas de gestão escolar durante a suspensão das aulas é o atraso e inadimplência, além da incerteza da rematrícula. Algumas dicas para melhorar a saúde financeira da sua escola:

  1. Renegocie as dívidas e ofereça opções de parcelamento
  2. Invista em um bom relacionamento o ano inteiro
  3. Mostre o valor da sua escola para os responsáveis enxergarem como um serviço essencial 
  4. Ofereça pagamento simplificado

Uma ótima opção para simplificar todo o processo de cobrança da sua escola é com o EduPay, que está dentro do aplicativo da Agenda Edu. Tudo é feito dentro do app, em poucos cliques a escola gera uma nova cobrança e os responsáveis recebem diretamente no celular, pagando via boleto ou até no cartão de crédito. 

O EduPay envia notificações automáticas para a família com lembretes do vencimento e a escola acompanha quem visualizou e quando, além de ter um controle rápido e fácil de quem já realizou o pagamento. 

5. Estreite os laços e melhore a comunicação

Uma boa comunicação entre escola, alunos e família sempre foi a peça chave para o sucesso da gestão escolar. Agora, esse relacionamento deve ser ainda mais valorizado, estreitando laços ainda mais fortes.

A escola deve manter canais abertos de comunicação com as famílias para enfrentar esta crise lado a lado. Saber ouvir os responsáveis, entender os alunos e se comunicar de forma clara é o caminho para ter mais confiança. 

Com uma agenda escolar, a comunicação é efetiva, rápida e segura. A Agenda Edu é a solução líder de mercado do país e já faz parte da rotina de mais de 2 mil escolas e mais de 1 milhão de alunos.

A escola pode enviar comunicados, atividades, materiais extras e links de videoaulas, fazer transmissões ao vivo e criar canais personalizados de mensagens. Na educação híbrida, também é possível usar o cardápio, mural de fotos, diário do aluno e muito mais. 

Aproveite ofertas especiais por tempo limitado, experimente Agenda Edu na sua escola e revolucione sua gestão escolar. 

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
AgendaEdu

AgendaEdu

O que achou do artigo? Nos conte.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.