O ensino híbrido é um modelo que une o melhor do aprendizado presencial com as principais inovações da tecnologia educacional. Mas preparar aulas híbridas não se resume a levar recursos digitais para a sala de aula, ter um bom planejamento é essencial.

Com a ajuda da tecnologia, o processo de ensino e aprendizagem é favorecido em diversos aspectos.

Além disso, os alunos ganham protagonismo e autonomia, enquanto a escola e os professores dispõem de dados e informações para melhorar o desempenho em sala de aula.

Para preparar uma aula híbrida eficiente, é necessário dar alguns passos que começam antes mesmo de reunir os alunos na sala, seja ela física ou online.

Neste artigo, vamos entender qual é o passo a passo para transformar as aulas tradicionais em um ambiente de aprendizagem dinâmico com as aulas híbridas. Boa leitura!

10 passos para você implementar o Ensino Híbrido na sua escola​

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma estratégia de aprendizagem que combina recursos digitais com o ensino presencial.

Enquanto os alunos se reúnem com colegas e professores em sala de aula, o aprendizado é enriquecido com atividades online e conteúdo digital, como tarefas gamificadas, videoaulas e avaliações virtuais.

A aula híbrida favorece o aprendizado síncrono e assíncrono, estimulando o melhor das duas abordagens. Através dela, a convivência e a interação ganham espaço nas atividades presenciais e, em casa, o aluno pode absorver o conteúdo no seu próprio ritmo.

Durante a pandemia de covid-19, as escolas que investiram na implementação do ensino híbrido conseguiram superar as dificuldades e garantir a aprendizagem dos alunos. Neste período, então, o modelo ganhou a credibilidade dos educadores e hoje é apontado por especialistas da educação como uma tendência para o futuro.

Se você tem interesse em saber mais sobre o ensino híbrido, conhecer os modelos e como ele favorece o aprendizado, acesse nosso artigo completo sobre aprendizagem híbrida.

Como funciona uma aula híbrida?

Por natureza, as aulas híbridas combinam abordagens pedagógicas convencionais, seja em uma sala de aula, no laboratório ou em outro espaço físico de uma escola, com ensino em ambientes virtuais.

A aula híbrida pode acontecer tanto em um formato síncrono, com estudantes e professores ocupando o mesmo espaço na escola, quanto no formato assíncrono, em que o aluno pode consumir o conteúdo das disciplinas quando e onde for melhor para ele estudar.

Essa flexibilidade dá ao ensino híbrido uma vantagem, que é permitir que o aluno seja protagonista do seu aprendizado, estimulando a responsabilidade com os estudos, a autonomia e a liberdade do estudante.

Outro grande benefício das aulas híbridas é a capacidade de personalização do ensino. Em um ambiente virtual, as possibilidades de aprendizagem são ilimitadas.

O estudante pode aprender de várias formas, como através de vídeos, jogos ou podcasts. Essa diversidade de formatos valoriza a individualidade do aluno, suas habilidades e competências pessoais.

Para alavancar o aprendizado nas aulas híbridas, uma boa ferramenta que pode ser explorada é a tutoria online. Com um tutor disponível para cada aluno, sempre que ele precisar, o ritmo em sala de aula flui com mais naturalidade. Isso acontece já que o uso da tutoria online reduz o déficit de aprendizagem entre alunos e otimiza o tempo do professor.

O que é aula remota?

Já entendemos o que é uma aula híbrida, mas o que é uma aula remota?

O conceito de aulas remotas é bem simples. Todo o diferencial remoto das aulas significa que elas podem ser ministradas de um lugar e assistidas de outro. As aulas são ofertadas online, pela internet e através de um ambiente virtual de aprendizagem.

aulas remostas com atividades manuais
pexels.com

A aprendizagem a distância ganha cada vez mais força entre as tendências educacionais do momento. Um dos motivos é que as aulas a distância permitem o uso de diversas metodologias ativas e atividades assíncronas e síncronas, tema que vai ser explorado mais adiante.

Qual a diferença entre ensino remoto e EAD?

Mesmo após saber o que são as aulas remotas, algumas pessoas ainda confundem o ensino remoto com a educação a distância. Os estudos remotos, de modo diferente da educação a distância (EAD), são transmitidos em tempo real, na maioria das vezes.

Além disso, aulas remotas são apenas um meio de dar aula, cuja ferramenta é a internet. Do outro lado, temos a educação a distância que não apenas utiliza a internet como ferramenta, mas é desenvolvida para esse meio.

Em resumo, podemos colocar os estudos remotos como uma solução pontual, tendo como apoio o ensino presencial. O EAD, por outro lado, é uma modalidade de ensino.

Passo a passo para preparar aulas híbridas eficientes

Para acertar na hora de transformar as suas aulas convencionais em atividades de ensino híbrido, o professor deve estar atento a algumas etapas. Neste artigo, vamos trazer sete passos para criar uma aula híbrida com alunos engajados e satisfeitos!

1. Defina os objetivos da disciplina

Como acontece com qualquer metodologia de aprendizagem, o primeiro passo para preparar uma aula híbrida é definir quais são os objetivos da disciplina e quais metas deverão ser alcançadas.

Para definir os objetivos de sua aula híbrida, responda as questões a seguir:

As respostas que você encontrar servirão como um guia para as suas aulas híbridas. Com os objetivos em mente, você poderá medir os resultados de cada etapa concluída e saber quais são os pontos que precisam de mais atenção ao longo da disciplina.

10 passos para você implementar o Ensino Híbrido na sua escola​

2. Crie um roteiro da sua aula híbrida

O roteiro da aula híbrida funciona como uma ementa e é uma forma de garantir que todos estão na mesma página e que a disciplina está caminhando no ritmo desejado.

No roteiro, é importante deixar claro para todos:

O roteiro também pode indicar quais são as temáticas que serão abordadas em cada módulo e quais metodologias de ensino serão aplicadas no processo de aprendizagem.

3. Determine o nível de interação

O ensino híbrido permite que os alunos tenham mais controle sobre o próprio aprendizado. Como as aulas híbridas não se resumem à apresentação do conteúdo pelo professor, é possível explorar atividades em diversos níveis de interação.

Ao elaborar a sua aula híbrida, determine quais dos conteúdos serão apresentados em sala de aula e quais serão disponibilizados nas plataformas digitais.

Dessa forma, o professor pode escolher entre uma variedade de recursos disponíveis para o aprendizado online e presencial, seja através de videoconferências, atividades em grupo, lives com convidados em outras cidades ou países, entre outras possibilidades.

É importante refletir sobre os objetivos da aula híbrida antes de escolher qual recurso é o ideal para alcançá-los. Para isso, vale a recomendação de avaliar cada módulo antes de avançar e ver quais serão as atividades ideais.

4. Monte grupos de trabalho

Apesar de favorecer o aprendizado individual e a autonomia do aluno, as atividades em grupo não devem ser esquecidas nas aulas híbridas. Trabalhando em equipes, os alunos têm a oportunidade de aprender com seus pares, interagir e compartilhar vivências.

Ao preparar a sua aula híbrida, é fundamental considerar que a sala de aula também é um espaço para o desenvolvimento de aprendizado social.

As interações em grupo estimulam habilidades socioemocionais importantes, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de falar em público.

O trabalho em grupo pode ser realizado em atividades a distância, com aplicativos e ferramentas que permitem fazer tarefas em equipe.

Nesta lista, trazemos 41 ferramentas que vão transformar a sua aula online em uma fonte de aprendizagem híbrida e interativa.

5. Facilite a comunicação

No ensino híbrido, é de se esperar que alunos e professores tenham rotinas diferentes e, muitas vezes, conflitantes. Por isso, é fundamental desenhar estratégias para melhorar a comunicação, estabelecendo horários para tirar dúvidas e canais para o contato.

Evite compartilhar contatos pessoais, como número de celular ou redes sociais com os alunos. Estabeleça regras de convivência e dê preferência aos meios de comunicação da escola, como e-mail institucional ou o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Definir quais os horários e prazos de entrega é importante para criar uma relação de responsabilidade e respeito e trazer benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Mas nem sempre as dúvidas dos alunos esperam a hora certa para surgir.

Por isso, ferramentas de tutoria online podem ser a diferença que vai melhorar o desempenho e o ritmo de aprendizagem nas aulas híbridas.

Com tutores disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, o TutorMundi oferece um serviço de tutoria online que coloca os alunos de sua escola em contato com estudantes universitários das melhores instituições do país e garante que nenhuma dúvida ficará sem resposta por mais de 5 minutos!

Imagem mostrando o passo a passo para enviar uma dúvida na startup de educação tutormundi: 1. o estudante escolhe a matéria 2. Ele seleciona um tutor 3. Envia a dúvida por texto ou imagem 4. em instantes a monitoria começa

Entre em contato com um de nossos consultores e avalie você mesmo os benefícios que a tutoria online pode trazer para a sua escola.

6. Liste os recursos digitais usados em sala de aula

Entregue para os alunos uma lista com todos os recursos digitais que serão usados em sala de aula, como links úteis, apresentações, vídeos, jogos e atividades.

É importante que o material esteja disponível e seja de fácil acesso para todos, para poupar o tempo das aulas e permitir que o aluno utilize as ferramentas de forma adequada nos momentos assíncronos.

7. Crie um plano de avaliação de aprendizagem

A avaliação de aprendizagem no ensino híbrido é uma etapa essencial para verificar se os objetivos e as metas da disciplina foram atingidos e avaliar como foi o aproveitamento da turma.

A avaliação pode acontecer no final da disciplina ou em momentos específicos, como no início, para medir o nível da turma em relação ao tópico que será estudado, ou durante o percurso, com o objetivo de fazer ajustes no processo.

O processo de avaliação não deve ser encarado como uma forma de separar os alunos em bons ou ruins, mas sim como um estímulo à aprendizagem e uma forma de avaliar o conhecimento adquirido e propor melhorias no caminho.

Existem muitas ferramentas que podem facilitar o processo de avaliação de aprendizagem no ensino híbrido. De gabaritos online a provas gamificadas, as ferramentas digitais trazem opções infinitas para tornar a prova em um momento aguardado pelos alunos.

No e-book gratuito Avaliação no ensino híbrido para escolas inovadoras, fizemos um guia completo sobre como aplicar avaliações de aprendizagem em aulas híbridas e remotas. Baixe e aplique em suas aulas agora mesmo!

Como adaptar sua escola para o ensino híbrido?

Antes de tornar as atividades presenciais em aulas híbridas, a gestão escolar deve estar atenta a alguns pontos que favorecem a cultura escolar como um todo.

Adotar o ensino híbrido requer investimentos que vão além de levar tecnologia para a sala de aula e contratar serviços virtuais. Essa adaptação passa primeiramente pela capacitação do corpo docente, que deve ter voz ativa nos processos de decisão da escola.

Com novos papéis dentro e fora da sala de aula, é necessário repensar a relação entre professor e aluno. Uma escola conectada depende da combinação de gestão escolar ativa, professores engajados com a sua profissão e alunos motivados.

Quais são as vantagens de aulas híbridas?

Aulas híbridas tem benefícios perceptíveis e óbvios. Outros nem tanto, mas igualmente benéficas a alunos e professores. A seguir, veja mais sobre o assunto.

Maior flexibilidade

A primeira das vantagens do ensino remoto é a flexibilidade. Com aulas remotas, o aluno tem a opção de acompanhar o momento de aula de qualquer lugar, desde que disponha de uma conexão à internet.

Além de, é claro, ter mais conforto na hora de estudar. Não é preciso estar em uma carteira e de uniforme escolar completo. Basta apenas ter um local silencioso e seu material à disposição.

Inclusive, a depender do sistema de aprendizagem e da disponibilidade das aulas, os estudos também podem se dar fora do horário escolar, quando o aluno tiver disponibilidade e disposição para estudar.

Recursos multimídia

O mundo virtual, no que tange à ministração de aulas, também é repleto de recursos multimídia que auxilia na troca de informações, implementação de atividades e esclarecimento de dúvidas entre professores e alunos.

Citamos, a título de exemplo, o uso de vídeos para exemplificar um ponto da matéria. Outra ferramenta interessante é a gamificação para a fixação do conteúdo.

Assim, as tecnologias digitais aplicadas à educação potencializam o processo de aprendizagem.

Menos distrações

No ambiente de menor interação social (no caso, em sua residência), o aluno vai ter menos interferências do que no ambiente escolar. Por isso, é possível aumentar o seu rendimento e atenção na matéria que está sendo explicada.

É claro que esse fator depende da colaboração dos pais, que precisam monitorar seus filhos e terem a certeza de que não existem distrações no ambiente de estudo, especialmente no momento reservado para as aulas remotas.

Maior dinamismo

A utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem para as aulas permite o uso de recursos inerentes ao mundo virtual. Isso acaba fazendo do momento de aula ainda mais dinâmico. Como resultado, podem afirmar que a evasão escolar diminui e o interesse dos alunos aumenta.

Afinal de contas, quanto mais dinâmica e interativa for uma aula, mais fácil é captar alunos e mantê-los interessados, mesmo em atividades híbridas.

aulas remotas com aluna engajada acenando para a câmera do computador
pexels.com

Mais interação da turma

Há diversas atividades interativas que podem ser conduzidas com o fim de promover uma interação controlada da turma mesmo à distância. Sejam estas assíncronas ou síncronas, esse é um grande benefício.

Há, ainda, a possibilidade de integrar os estudantes por meio de metodologias ativas de aprendizagem, conferindo ainda mais, novamente, dinamismo ao momento de aula.

Dificuldades das aulas remotas

Existem, como é de se imaginar, dificuldades do ensino remoto nos processos de aprendizagem. A seguir, veja alguns pontos e como contorná-los de modo efetivo.

aluno com apoio da tecnologia participando de aulas remotas
pexels.com

Dificuldade do aluno

Em geral, nas aulas remotas, cada aluno pode avançar em seu ritmo, tendo pouca influência no desempenho da turma. As diferenças no ritmo de aprendizado, no entanto, podem se tornar uma desvantagem para aqueles estudantes que têm mais dificuldade.

No caso de o aluno ter uma maior dificuldade na aprendizagem, esse caso demanda mais atenção, e pode ser o caso de recorrer à tutoria online.

Para isso, o TutorMundi é uma ferramenta de tutores 100% online, que ajuda os alunos a melhorarem seus resultados. O TutorMundi conecta alunos do mundo todo a tutores das melhores universidades do país na hora, em qualquer lugar.

No TutorMundi, as aulas podem ser por diversos meios tecnológicos e ficam gravadas para revisão posterior, não é preciso marcar horário e os alunos podem tirar dúvidas de diversas matérias e, até mesmo, desfrutar de correções de redações.

Interação na aula online

Apesar de ser um benefício dos recursos tecnológicos, a interação no espaço online pode aparecer como dificuldade. Isso pois, a depender da turma, idade e personalidade dos estudantes, a interação pode ficar prejudicada.

Por isso, cabe ao professor contornar quaisquer problemas de interações (a título de exemplo, a resistência em falar no microfone) com bastante jogo de cintura e técnicas pedagógicas, de modo a não fazer o aluno se sentir pressionado.

Organização da aula

As aulas em si mudam quando migram do formato presencial para serem ministradas remotamente, por isso, o professor deve ficar atento à organização da aula e se adaptar a quaisquer mudanças que sejam necessárias para preparar a melhor aula possível para o online.

Nesse sentido, utilizar um plano de aula remoto pode ser a melhor opção para driblar problemas de organização do tempo de aula e/ou preparação.

Modelo de Aula Remota

Transforme as suas aulas híbridas agora mesmo!

Se a sua escola ainda não adotou as aulas híbridas, ainda há tempo de fazer a transição e garantir um currículo estimulante e inovador para seus alunos.

O ensino híbrido chegou para ficar e seus diversos benefícios vão ajudar a recuperar a aprendizagem perdida durante os meses de isolamento social causados pela pandemia.

Neste artigo, você conheceu os sete passos para criar aulas híbridas em sua escola. Experimente como o TutorMundi pode potencializar o ensino em sua escola! Faça um teste grátis!

Fontes

7 Steps to Designing Effective Blended Learning Courses