aulas-hibridas

Como preparar aulas híbridas: 7 passos para um ensino híbrido eficiente

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

O ensino híbrido é um modelo que une o melhor do aprendizado presencial com as principais inovações da tecnologia educacional. Mas preparar aulas híbridas não se resume a levar recursos digitais para a sala de aula, ter um bom planejamento é essencial.

Com a ajuda da tecnologia, o processo de ensino e aprendizagem é favorecido em diversos aspectos. Os alunos ganham protagonismo e autonomia, enquanto a escola e os professores dispõem de dados e informações para melhorar o desempenho em sala de aula.

Para preparar uma aula híbrida eficiente, é necessário dar alguns passos que começam antes mesmo de reunir os alunos na sala, seja ela física ou online.

Neste artigo, vamos entender qual é o passo a passo para transformar as aulas tradicionais em um ambiente de aprendizagem dinâmico com as aulas híbridas. Boa leitura!

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma estratégia de aprendizagem que combina recursos digitais com o ensino presencial.

Enquanto os alunos se reúnem com colegas e professores em sala de aula, o aprendizado é enriquecido com atividades online e conteúdo digital, como tarefas gamificadas, videoaulas e avaliações virtuais.

A aula híbrida favorece o aprendizado síncrono e assíncrono, estimulando o melhor das duas abordagens. Através dela, a convivência e a interação ganham espaço nas atividades presenciais e, em casa, o aluno pode absorver o conteúdo no seu próprio ritmo.

Saiba mais >> Por que usar aulas síncronas e assíncronas na educação?

Durante a pandemia de covid-19, as escolas que investiram na implementação do ensino híbrido conseguiram superar as dificuldades e garantir a aprendizagem dos alunos. Neste período, então, o modelo ganhou a credibilidade dos educadores e hoje é apontado por especialistas da educação como uma tendência para o futuro.

Se você tem interesse em saber mais sobre o ensino híbrido, conhecer os modelos e como ele favorece o aprendizado, acesse nosso artigo completo sobre aprendizagem híbrida.

Como funciona uma aula híbrida?

Por natureza, as aulas híbridas combinam abordagens pedagógicas convencionais, seja em uma sala de aula, no laboratório ou em outro espaço físico de uma escola, com ensino em ambientes virtuais.

A aula híbrida pode acontecer tanto em um formato síncrono, com estudantes e professores ocupando o mesmo espaço na escola, quanto no formato assíncrono, em que o aluno pode consumir o conteúdo das disciplinas quando e onde for melhor para ele estudar.

Essa flexibilidade dá ao ensino híbrido uma vantagem, que é permitir que o aluno seja protagonista do seu aprendizado, estimulando a responsabilidade com os estudos, a autonomia e a liberdade do estudante.

Outro grande benefício das aulas híbridas é a capacidade de personalização do ensino. Em um ambiente virtual, as possibilidades de aprendizagem são ilimitadas.

O estudante pode aprender de várias formas, como através de vídeos, jogos ou podcasts. Essa diversidade de formatos valoriza a individualidade do aluno, suas habilidades e competências pessoais.

Para alavancar o aprendizado nas aulas híbridas, uma boa ferramenta que pode ser explorada é a tutoria online. Com um tutor disponível para cada aluno, sempre que ele precisar, o ritmo em sala de aula flui com mais naturalidade. Isso acontece já que o uso da tutoria online reduz o déficit de aprendizagem entre alunos e otimiza o tempo do professor.

Passo a passo para preparar aulas híbridas eficientes

Para acertar na hora de transformar as suas aulas convencionais em atividades de ensino híbrido, o professor deve estar atento a algumas etapas. Neste artigo, vamos trazer sete passos para criar uma aula híbrida com alunos engajados e satisfeitos!

1. Defina os objetivos da disciplina

Como acontece com qualquer metodologia de aprendizagem, o primeiro passo para preparar uma aula híbrida é definir quais são os objetivos da disciplina e quais metas deverão ser alcançadas.

Para definir os objetivos de sua aula híbrida, responda as questões a seguir:

  • Quais habilidades os alunos vão aprender?
  • Qual é o conteúdo que será ensinado?
  • Quais ferramentas podem ser úteis para ensinar?

As respostas que você encontrar servirão como um guia para as suas aulas híbridas. Com os objetivos em mente, você poderá medir os resultados de cada etapa concluída e saber quais são os pontos que precisam de mais atenção ao longo da disciplina.

2. Crie um roteiro da sua aula híbrida

O roteiro da aula híbrida funciona como uma ementa e é uma forma de garantir que todos estão na mesma página e que a disciplina está caminhando no ritmo desejado.

No roteiro, é importante deixar claro para todos:

  • Os objetivos da aula híbrida;
  • As tarefas realizadas no curso;
  • Os trabalhos e testes que deverão ser entregues;
  • Os prazos de entrega dos trabalhos;
  • As ferramentas e materiais utilizados.

O roteiro também pode indicar quais são as temáticas que serão abordadas em cada módulo e quais metodologias de ensino serão aplicadas no processo de aprendizagem.

3. Determine o nível de interação

O ensino híbrido permite que os alunos tenham mais controle sobre o próprio aprendizado. Como as aulas híbridas não se resumem à apresentação do conteúdo pelo professor, é possível explorar atividades em diversos níveis de interação.

Ao elaborar a sua aula híbrida, determine quais dos conteúdos serão apresentados em sala de aula e quais serão disponibilizados nas plataformas digitais.

Dessa forma, o professor pode escolher entre uma variedade de recursos disponíveis para o aprendizado online e presencial, seja através de videoconferências, atividades em grupo, lives com convidados em outras cidades ou países, entre outras possibilidades.

É importante refletir sobre os objetivos da aula híbrida antes de escolher qual recurso é o ideal para alcançá-los. Para isso, vale a recomendação de avaliar cada módulo antes de avançar e ver quais serão as atividades ideais.

4. Monte grupos de trabalho

Apesar de favorecer o aprendizado individual e a autonomia do aluno, as atividades em grupo não devem ser esquecidas nas aulas híbridas. Trabalhando em equipes, os alunos têm a oportunidade de aprender com seus pares, interagir e compartilhar vivências.

Ao preparar a sua aula híbrida, é fundamental considerar que a sala de aula também é um espaço para o desenvolvimento de aprendizado social.

As interações em grupo estimulam habilidades socioemocionais importantes, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de falar em público.

O trabalho em grupo pode ser realizado em atividades a distância, com aplicativos e ferramentas que permitem fazer tarefas em equipe. Nesta lista, trazemos 41 ferramentas que vão transformar a sua aula online em uma fonte de aprendizagem híbrida e interativa.

5. Facilite a comunicação

No ensino híbrido, é de se esperar que alunos e professores tenham rotinas diferentes e, muitas vezes, conflitantes. Por isso, é fundamental desenhar estratégias para melhorar a comunicação, estabelecendo horários para tirar dúvidas e canais para o contato.

Evite compartilhar contatos pessoais, como número de celular ou redes sociais com os alunos. Estabeleça regras de convivência e dê preferência aos meios de comunicação da escola, como e-mail institucional ou o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Definir quais os horários e prazos de entrega é importante para criar uma relação de responsabilidade e respeito e trazer benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Mas nem sempre as dúvidas dos alunos esperam a hora certa para surgir.

Por isso, ferramentas de tutoria online podem ser a diferença que vai melhorar o desempenho e o ritmo de aprendizagem nas aulas híbridas.

Com tutores disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, o TutorMundi oferece um serviço de tutoria online que coloca os alunos de sua escola em contato com estudantes universitários das melhores instituições do país e garante que nenhuma dúvida ficará sem resposta por mais de 5 minutos!

Entre em contato com um de nossos consultores e avalie você mesmo os benefícios que a tutoria online pode trazer para a sua escola.

6. Liste os recursos digitais usados em sala de aula

Entregue para os alunos uma lista com todos os recursos digitais que serão usados em sala de aula, como links úteis, apresentações, vídeos, jogos e atividades.

É importante que o material esteja disponível e seja de fácil acesso para todos, para poupar o tempo das aulas e permitir que o aluno utilize as ferramentas de forma adequada nos momentos assíncronos.

Saiba mais >> Como otimizar a rotina dos professores com 15 ferramentas para aulas remotas

7. Crie um plano de avaliação de aprendizagem

A avaliação de aprendizagem no ensino híbrido é uma etapa essencial para verificar se os objetivos e as metas da disciplina foram atingidos e avaliar como foi o aproveitamento da turma.

A avaliação pode acontecer no final da disciplina ou em momentos específicos, como no início, para medir o nível da turma em relação ao tópico que será estudado, ou durante o percurso, com o objetivo de fazer ajustes no processo.

O processo de avaliação não deve ser encarado como uma forma de separar os alunos em bons ou ruins, mas sim como um estímulo à aprendizagem e uma forma de avaliar o conhecimento adquirido e propor melhorias no caminho.

Existem muitas ferramentas que podem facilitar o processo de avaliação de aprendizagem no ensino híbrido. De gabaritos online a provas gamificadas, as ferramentas digitais trazem opções infinitas para tornar a prova em um momento aguardado pelos alunos.

No e-book gratuito Avaliação no ensino híbrido para escolas inovadoras, fizemos um guia completo sobre como aplicar avaliações de aprendizagem em aulas híbridas e remotas. Baixe e aplique em suas aulas agora mesmo!

Como adaptar sua escola para o ensino híbrido?

Antes de tornar as atividades presenciais em aulas híbridas, a gestão escolar deve estar atenta a alguns pontos que favorecem a cultura escolar como um todo.

Adotar o ensino híbrido requer investimentos que vão além de levar tecnologia para a sala de aula e contratar serviços virtuais. Essa adaptação passa primeiramente pela capacitação do corpo docente, que deve ter voz ativa nos processos de decisão da escola.

Com novos papéis dentro e fora da sala de aula, é necessário repensar a relação entre professor e aluno. Uma escola conectada depende da combinação de gestão escolar ativa, professores engajados com a sua profissão e alunos motivados.

Transforme as suas aulas híbridas agora mesmo!

Se a sua escola ainda não adotou as aulas híbridas, ainda há tempo de fazer a transição e garantir um currículo estimulante e inovador para seus alunos.

O ensino híbrido chegou para ficar e seus diversos benefícios vão ajudar a recuperar a aprendizagem perdida durante os meses de isolamento social causados pela pandemia.

Neste artigo, você conheceu os sete passos para criar aulas híbridas em sua escola. Se você gostou deste conteúdo e acha que ele pode ajudar mais pessoas, compartilhe e ajude a divulgar conhecimento!

Em nosso blog, temos uma série de materiais sobre gestão escolar, ensino híbrido, metodologias ativas e personalização do ensino para enriquecer a sua bagagem profissional! Confira alguns artigos que selecionamos para você:

Como trabalhar com alunos desmotivados e desinteressados nas aulas remotas?

9 ações de intervenção pedagógica para reduzir o desnível de conhecimento

Repense o plantão de dúvidas na sua escola para 2021

Fontes

7 Steps to Designing Effective Blended Learning Courses

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação