Em um mundo em constante mudança, a escola desempenha um papel central para formar uma nova geração capaz de dialogar com as demandas da sociedade.

Nesse contexto, a formação continuada para os professores surge como caminho para alcançar um dos principais objetivos da gestão pedagógica: aprimorar o processo de ensino aprendizagem.

Além disso, cada vez mais, vemos as tecnologias educacionais chegando às salas de aula. Quanto maior é o conteúdo que os alunos têm acesso, maior é o desafio dos professores quando se fala em capacitação.

Nesse sentido, a formação continuada de professores é um meio de garantir uma educação de qualidade. Isso pois ela serve para que o corpo docente esteja sempre atualizado e atenda às demandas de aprendizagem dos estudantes.

Por isso, neste artigo, entenda a formação continuada de professores, sua importância e benefícios. Além disso,  daremos 7 dicas para considerar na hora de fazer uma. Boa leitura!

Guia Diferencial Competitivo nas escolas

O que é a formação continuada para professores?

A formação continuada é uma prática relacionada à busca constante pela qualificação profissional, com o objetivo de melhorar a prática docente e a trajetória profissional do professor.

Por isso, a formação continuada é uma forma que o professor tem de se preparar para o futuro e conquistar melhores condições profissionais.

Seja no âmbito acadêmico, através de pós-graduações ou em cursos livres, é na melhoria da prática docente que ela é ancorada, vista como um processo permanente e constante.

Assim, com o papel de conduzir a aprendizagem, os professores precisaram se reinventar, descobrir novas ferramentas, desenvolver competências, comunicar de forma diferente.

Como acontece a formação continuada de professores?

O conceito de formação de professores continuada surgiu no Brasil em 1996, com a implementação da ‎Lei nº 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Esse dispositivo legal dá aos professores o direito de ampliar a sua atuação a partir de cursos de atualização, desde a pré-escola até o ensino superior.

Além disso, aprender novas habilidades não é novidade na vida do docente, isso faz parte da busca por entregar um ensino de qualidade e garantir o aprendizado dos alunos.

Ela acontece através de cursos de formação, capacitações, oficinas, programas de qualificação profissional, entre outras abordagens, oferecidas por instituições privadas e públicas para profissionais que atuam em todos os segmentos da educação.

Dessa forma, o professor que busca a formação continuada para se qualificar se torna capaz de se adaptar às novas tendências da educação, além de acompanhar as evoluções do processo de ensino-aprendizagem.

Quais os objetivos da formação continuada para professores ?

Um dos objetivos da formação continuada para os professores é incluir metodologias de ensino inovadoras nas propostas pedagógicas e desenvolver conhecimentos que possam agregar no aprendizado dos alunos.

Além disso, a formação continuada é uma forma de valorização do profissional.

Isso porque, quando em constante atualização, o professor se destaca e pode conquistar melhores condições de trabalho.

Por outro lado, a escola ganha um quadro de docentes capaz de atender às demandas por educação de qualidade.

Assim, alguns dos principais objetivos da formação continuada para os professores são: 

Em suma, o objetivo da formação continuada é tornar o professor um facilitador do aprendizado, em vez de um simples transmissor de informações.

A importância da formação continuada para professores
pexels.com

Os benefícios da formação continuada

Em seguida, vamos explorar os benefícios que a formação continuada de professores traz para a instituição como um todo.

Atualização dos professores

O primeiro benefício da formação continuada para professores é literalmente a capacitação de docentes para ministrarem aulas:

Isso melhora a satisfação dos estudantes e, consequentemente, reduz a evasão escolar.

Aumento do nível do ensino

Com a formação de professores continuada, é possível aumentar o nível do ensino no geral. Afinal, os profissionais não vão utilizar métodos obsoletos.

Assim, como resultado, é mais fácil detectar problemas na aprendizagem e combater tais intercorrências.

Alinhamento com inovações e tecnologias educacionais

A formação continuada obedece aos preceitos da atualização constante, inclusive no que diz respeito às tecnologias educacionais.

Por consequência, um resultado extremamente positivo desse alinhamento é o aumento no engajamento da turma nas atividades, especialmente quando nos referimos à geração Z.

Distribua nosso e-book de metodologias ativas para seus professores! Clique aqui para baixar 👈

Aumenta a motivação dos professores

Um professor motivado é certeza de um trabalho bem-feito. A formação continuada traz novos olhares e técnicas para o docente, deixando-o animado para os colocar em prática. 

Desse modo, novas técnicas pedagógicas também podem deixar o docente menos sobrecarregado, como o uso de tecnologias educacionais e técnicas de domínio de sala, consequentemente, aumentando a motivação e o prazer de lecionar. 

Como é a formação continuada de professores no Brasil?

No Brasil, a formação continuada dos professores está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reforçado com a adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a finalidade de zelar pela aprendizagem dos alunos.

Por isso, esse processo também deve ser entendido como uma política pública, sendo responsabilidade do Estado promover a capacitação dos professores através de programas públicos de educação.

Programas de formação continuada gratuitos

Atualmente, existem alguns programas de formação continuada para professores oferecidos pelo Estado. Confira a seguir:


Formação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Curso para os professores que atuam na alfabetização.

Com duração de 2 anos, são abordados os direitos de aprendizagem das crianças, os processos de:

ProInfantil

Curso voltado aos profissionais que atuam na educação infantil, nas creches e pré-escolas das redes pública e privada que não possuem formação docente.

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor

Programa voltado para a oferta de educação superior gratuita para professores da rede pública de educação básica.

Proinfo Integrado

Programa voltado para capacitação no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC nas escolas. Também está vinculado à distribuição de equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos multimídia.

e-Proinfo

Um ambiente virtual de aprendizagem público que permite o desenvolvimento de ações como cursos a distância, projetos colaborativos e diversas formas de apoio à educação a distância.

Pró-letramento

Programa para a melhoria da aprendizagem nas áreas da leitura e escrita e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Gestar II

Oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas.

Rede Nacional de Formação Continuada de Professores

Criada em 2004, tem o objetivo de contribuir para melhorar a formação dos professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.

Guia Diferencial Competitivo para escolas

Modelos de formação continuada de professores

Além dos programas públicos de educação, é importante que a gestão escolar das escolas particulares ofereça meios de formação continuada para os professores e estimule a participação dos docentes nas atividades de qualificação.

Confira algumas alternativas que as escolas podem buscar para oferecer formação continuada aos professores:

Cursos livres

Os cursos livres são a forma mais comum de oferecer capacitação profissional a baixo custo e com aplicação direta em uma área específica. Eles costumam ser oferecidos com finalidade e objetivo bem definidos e têm curta duração.

Os cursos livres podem ser realizados tanto no formato presencial quanto no online. Uma característica dos cursos livres é que eles não precisam ser reconhecidos pelo MEC, portanto, qualquer pessoa pode oferecer um curso livre sobre algum conhecimento que domine.

Pós-graduação

As pós-graduações são um complemento à formação acadêmica tradicional. Com duração aproximada de um a dois anos, a pós é uma modalidade voltada para capacitar profissionais para serem especialistas em uma determinada área.

Oficinas

Assim como os cursos livres, as oficinas são voltadas para atender uma demanda específica de aprendizado, porém costumam acontecer em um período de tempo menor.

Sua aplicação está relacionada ao desenvolvimento de habilidades práticas, como no uso de uma ferramenta ou no treinamento para adoção de metodologias de aprendizagem.

Palestras e eventos

Os eventos são uma ótima oportunidade para fazer networking e conhecer novas referências profissionais. Eles costumam reunir diversos profissionais especialistas em uma área para palestras, oficinas e seminários.

Importância da formação continuada para professores
pexels.com

Como fazer uma formação continuada para professores: 7 dicas para considerar

Quando falamos da capacitação de professores, existem diversas formas de incentivar a condução desse processo.

A seguir, veja 7 dicas para promover a formação continuada dos professores corretamente e o que considerar nesse aspecto.

1. Selecione os temas que fazem sentido

O primeiro passo é selecionar os temas que mais fazem sentido para a formação continuada.

O que pode ajudar, nesse aspecto, é ter de onde tirar essa sugestão de temas para formação continuada de professores. A seguir, vamos dar algumas sugestões.  

2. Entenda as necessidades da equipe

Existe uma necessidade de manter o diálogo com os docentes, entendendo os pontos de fragilidade e quais os melhores caminhos e pontos a serem desenvolvidos.

Isso pode ser feito através de ouvidorias, questionários e abertura para opiniões durante as reuniões pedagógicas. Para só então, definir e dar seguimento à formação continuada.

Então, esse é o melhor modo de assegurar que o investimento vai dar o resultado esperado, inclusive no que diz respeito ao feedback da equipe.

3. Invista em cursos presenciais e Cursos EAD

Os cursos presenciais são o método de aprimoramento das habilidades do professor mais utilizados. Para isso, é necessário que a gestão e coordenação da escola incentivem seus professores de modo a tornar mais fácil a adesão a tal formação.

Esse incentivo normalmente é feito com o oferecimento de certificados, prêmios, lanches e pagamento da hora-aula que o docente gasta no curso. É possível também fazer esses momentos durante o período de planejamento que antecede o início das aulas.

Na era das tecnologias educacionais, os cursos a distância (EAD) são uma ferramenta eficiente nesse sentido especialmente quando levamos em conta a rotina ocupada e agitada de um professor. 

Os cursos online EAD permitem o acesso de professores de todo o Brasil e das mais diversas instituições de ensino.

Nos cursos, os professores aprendem sobre diversos assuntos envolvendo:

4. Promova palestras e seminários

Palestras e seminários também são excelentes formas de incentivar a troca de informação do professor em formação e seus colegas.

O conhecimento de um professor, além do que se aprende na faculdade, provém de interações com alunos e colegas de trabalho. Exatamente por isso, reuniões coletivas como palestras e seminários podem incentivar o compartilhamento de ideias, discussões e proposições de soluções para problemas do dia a dia.

5. Adote também os workshops

Os workshops consistem em cursos de curta duração, não ultrapassando um ou dois dias. Geralmente ministrados em fins de semana, exatamente por conta da rotina dos profissionais. 

Professora assistindo uma aula de formação continuada.
pexels.com

Os workshops têm um caráter mais prático, focando nas atividades em sala de aula. Com eles, é possível dar uma formação mais objetiva, revisar conceitos e tratar de técnicas mais específicas.

Vale ressaltar que a formação continuada, independentemente da metodologia, não é um custo, mas sim um investimento na escola. Com ela, é possível melhorar a qualidade das aulas e, consequentemente, satisfazer mais aos alunos e aos pais deles.

Um corpo docente mais preparado tem o poder de elevar o nível de qualidade da instituição. Por isso, a gestão tem o dever de incentivar essa qualificação. 

6. Alinhe a capacitação com o objetivo da escola

Qual é o objetivo da escola? Qual é a missão, visão e valores defendidos pela instituição de ensino? Essas perguntas, por mais simples que pareçam, ajudam a situar o corpo docente e alinhar a formação continuada com a escola.

Afinal de contas, os professores nada mais são do que uma extensão da escola e devem prezar pelos objetivos da instituição em sala de aula.

7. Faça pesquisas de autoavaliação

Por último, mas não menos importante, conduzir pesquisas de autoavaliação é um recurso de grande importância nessa jornada. Assim, é possível mensurar os resultados positivos e incentivar ainda mais que o corpo docente se atualize.

É possível solicitar que os docentes respondam perguntas quanto à prática docente deles, envolvendo desde o uso com tecnologias ao domínio de sala. Por isso, peça-lhes que apresentem as dificuldades e as ferramentas que gostariam de ter para ter o trabalho facilitado.

Assim, tais resultados permitem que a gestão identifique pontos faltantes e necessidades em comum. 

Conclusão

Portanto, a formação continuada de professores é uma forma de garantir mais qualidade no ensino e melhores condições de trabalho para os docentes.

Dessa forma, é um meio de mostrar para a comunidade escolar que a instituição se preocupa com o futuro dos alunos e valoriza seus profissionais.

Então aproveite e veja como nosso e-book de metodologias ativas pode te ajudar a promover uma palestra de formação continuada em sua escola! Baixe gratuitamente abaixo 😉

Referências


https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724

http://portal.mec.gov.br/formacao