Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas. Clique para baixar gratuitamente,

A Taxonomia de Bloom é um sistema de classificação de objetivos de aprendizagem que organiza hierarquicamente os diferentes níveis de cognição humana – de pensamento, aprendizado e compreensão.

Seu uso tem o objetivo de orientar o desenvolvimento de planos de ensino, avaliações e estratégias de aula, definindo um conjunto de habilidades a ser atingido, das mais básicas às mais complexas.

Com as mudanças que a tecnologia trouxe para a educação no século XXI, ganhou novas características que se adaptaram aos domínios de aprendizagem.

Por isso, neste artigo, vamos entender os caminhos para aplicar a taxonomia de bloom para aulas online.

Como surgiu a Taxonomia de Bloom para aulas online

Proposto em 1956 por um grupo de pesquisadores liderados por Benjamin Bloom, o modelo dividia o domínio cognitivo em 6 níveis: o conhecimento, a compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Em 2001, a Taxonomia de Bloom passou por uma revisão que a deixou mais dinâmica e aplicável em diversos contextos. Cada nível foi substituído por um verbo, facilitando como estruturar os processos de aprendizagem dos alunos.

Essa versão tem o objetivo de expandir as habilidades associadas a cada nível dentro do contexto tecnológico, visto que a tecnologia se torna um elemento essencial de aprendizagem.

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente, Podendo auxiliar na aplicação de rotações de estações de aprendizagem.

O foco não deve ser necessariamente no uso das ferramentas digitais, mas como elas podem ajudar a transformar o pensamento do aluno nos diferentes níveis de cognição. 

Assim, o objetivo está em como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são usadas no processo de ensino e aprendizagem para: lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar.

Além disso, outro ponto importante é que as ferramentas digitais podem ser utilizadas em vários níveis da taxonomia de Bloom.

Um exemplo disso é o Youtube, ferramenta de vídeo que pode ser usada tanto no nível mais básico, para lembrar dos conhecimentos, quanto em um estágio final, em que o estudante publica um vídeo criado por ele sobre o conteúdo. 

115 verbos da taxonomia de Bloom contextualizados para a geração Z

taxonomia de bloom verbos para aulas online

O primeiro passo para construir a taxonomia de Bloom é a adição de verbos relacionados a atividades que usam a tecnologia, como blogar, googlar e linkar.

Portanto, a adição desses verbos facilita a identificação de quais tecnologias podem ser utilizadas para cada objetivo de aprendizagem.

Então, vamos entender como a tecnologia pode influenciar cada uma das dimensões do domínio cognitivo e quais verbos acompanham cada nível da taxonomia de Bloom.

1º nível: Lembrar

A primeira etapa da Taxonomia de Bloom, a base da pirâmide, está relacionada aos conhecimentos fundamentais para o aprendizado.

No primeiro nível, pode-se usar vídeos, animações e jogos para atender o conteúdo relativo aos objetivos de aprendizagem do aluno.

Logo, é possível pensar em como integrar apps e softwares que ajudam os alunos a lembrar dos conteúdos, como jogo da memória e plataformas de tutoria, como o TutorMundi.

Veja como funciona uma aula no TutorMundi! Clique aqui 👈

Para esta fase, podemos usar os verbos de Bloom

2º nível: Compreender

O próximo estágio, o da compreensão, é o momento para testar o conhecimento dos alunos. Procure ferramentas que ajudem a visualizar diferentes formas de compreensão do conteúdo, como tabelas e gráficos. 

Para atingir esse objetivo, é possível usar ferramentas de questionário online e testes. Entretanto, cabe ao professor escolher as perguntas certas para testar o nível de compreensão dos estudantes.

São verbos da taxonomia de Bloom relacionados a isso:

3º Nível: Aplicar

Para alcançar este nível, é necessário mais esforço do professor para ajudar os alunos a colocarem o conhecimento em prática.

Veja também >> Guia das Metodologias Ativas para escolas 🤩

É possível aplicar o conhecimento em simulações, testes on-line e jogos virtuais, os quais colocam o aluno em interação com a matéria.

Assim, os jogos ou simulações devem trabalhar problemas da vida real e estimular que os alunos busquem soluções com os conhecimentos e habilidades adquiridos. Veja os verbos de Bloom em seguida:

4º Nível: Analisar

Este nível é o primeiro que envolve as habilidades de pensamento de ordem superior. Nele, os alunos já possuem um forte conhecimento sobre o conteúdo.

Aqui a interação entre os alunos permite que o conhecimento seja compartilhado. Os estudantes passam a interagir e desenvolver um conhecimento mais aprofundado.

Dessa forma, ferramentas digitais que permitem a interação – como fóruns de discussão e Ambientes Virtuais de Aprendizagem – são fundamentais para o 4º nível da Taxonomia Digital de Bloom. Veja alguns desses verbos Bloom a seguir:

5º Nível: Avaliar

Após a fase de análise, os alunos adquiriram conhecimento suficiente sobre o conteúdo para avaliar o conhecimento e o trabalho dos colegas. Eles podem se tornar instrutores e contribuir para a construção do conhecimento coletivo por meio de fóruns de discussão.

Assim, essa colaboração entre os times é muito produtiva e contribui para o protagonismo dos alunos. Veja alguns verbos da taxonomia de Bloom para esta fase em seguida:

6º Nível: Criar

No último estágio da Taxonomia de Bloom, os alunos são estimulados a criar projetos com base em todas as etapas anteriores.

Então os alunos desenham, inventam ou constroem projetos que demonstram o seu conhecimento. Além disso, ao pensar na dimensão digital, podemos adicionar verbos como blogar, mixar e programar.

Para isso, você pode pensar em quais ferramentas ajudam o aluno a criar, como as de edição de vídeo, podcasts, editores de imagem e muito mais.

Aqui vão alguns verbos da taxonomia de Bloom revisada para esta última parte:

Conclusão

A Taxonomia Digital de Bloom busca entender os novos comportamentos e oportunidades de aprendizagem que surgiram com as Tecnologias Educacionais.

Assim, adicionar verbos digitais à Taxonomia de Bloom para as aulas também promove habilidades essenciais do século XXI, como a comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico.

Esperamos, assim, ajudar a identificar maneiras de proporcionar um aprendizado tecnológico, trazendo maior engajamento e protagonismo para os seus alunos.

Além disso, vale lembrar que essa lista de verbos não é exaustiva, logo, cada escola pode acrescentar novos verbos de acordo com as realidades e ferramentas disponíveis, como: Gamificar, tutoriar, dramatizar etc.

Os verbos Taxonomia de Bloom aplicados à educação abrem muitas portas para a criatividade.

Por isso, para melhorar ainda mais as aulas, baixe também nosso Modelo de Plano de Aula e facilite o trabalho dos professores!

Fontes

Applying The Basics Of Bloom’s Taxonomy To eLearning

126 Bloom’s Taxonomy Verbs For Digital Learning