A gestão escolar reúne todas as ações necessárias para a administração integral da instituição de ensino. Ela é responsável por gerir os recursos da escola, desenvolver o planejamento e garantir a aplicação do projeto pedagógico.

Para ser efetiva e superar os desafios da escola, a gestão escolar deve promover um trabalho conjunto com todas as esferas escolares  e ouvir as demandas da comunidade escolar.

O gestor deve trabalhar com foco na liderança de modo que os professores se sintam motivados e valorizados e isso tenha reflexo no bem-estar da escola.

Mas, como funciona uma gestão escolar? Quais suas principais ações? Quais os obstáculos que o gestor enfrenta em uma escola? A resposta para essas e outras perguntas estão neste artigo. Boa leitura!

O que é a gestão escolar?

O ambiente escolar é composto por pessoas que precisam estar alinhadas a um projeto em comum. Por isso, é necessário um centro capaz de garantir a realização dos objetivos educacionais da instituição.

O termo gestão escolar surgiu para se diferenciar da expressão administração escolar, trazendo para o contexto educacional elementos e conceitos fundamentais para aumentar a eficiência dos processos institucionais e melhorar o ensino.

Ademais, o bom resultado de uma instituição de ensino está no planejamento estratégico, o que não se limita ao lado técnico da administração. O gestor também precisa entender seu posicionamento de mercado e atender às demandas da comunidade escolar.

Além disso, a gestão escolar também está ligada à liderança. É trabalho dela  gerir pessoas, encontrando caminhos para aumentar a motivação de seus colaboradores e influenciar e inspirar o grupo que participa da vida escolar.

Qual é o papel do gestor?

O gestor desempenha um papel de liderança na escola. Ele é mais do que um técnico especialista em sua área de atuação, pois ocupa funções que envolvem responsabilidades que são decisivas para o sucesso da instituição.

Ele é responsável por elaborar um planejamento estratégico, ou seja, traçar as diretrizes que vão guiar as ações da escola em direção aos objetivos.

Também deve ter uma boa relação com seus colaboradores, com comunicação eficiente e respeito.

Assim, esse cargo exige dedicação para estar sempre se aperfeiçoando no que há de novo no mercado, e, para isso, o gestor deve conhecer a fundo a escola que trabalha e saber suas necessidades.

São competências do gestor escolar:

Como funciona a gestão escolar?

Podemos dividir a gestão escolar em algumas áreas estratégicas que são responsáveis por gerir setores importantes da escola:

gestão escolar

Gestão Pedagógica

A gestão pedagógica da escola é um dos principais pilares da gestão escolar. Ela é a responsável pela aplicação do Projeto Político Pedagógico da escola, pelo currículo e demais processos de aprendizagem.

Entre as atividades da gestão pedagógica, podemos destacar:

Gestão Administrativa

A gestão administrativa é responsável por gerenciar o patrimônio da escola, a estrutura física e a saúde financeira da instituição. As principais atribuições da gestão administrativa são:

Gestão Financeira 

A gestão financeira da escola é ligada aos recursos financeiros e suas aplicações.

É o setor responsável por planejar investimentos na infraestrutura, pagamento de funcionários e professores, recebimento de mensalidades, entre outras funções.

Gestão de eficiência

A gestão de eficiência trabalha para garantir que a escola apresente níveis satisfatórios de qualidade de ensino e produtividade.

É um setor estratégico, que envolve o trabalho de pesquisa, análise de dados, entrevistas, entre outras abordagens.

Gestão de pessoas

Também conhecida por gestão de recursos humanos, esse setor atua diretamente na relação entre as pessoas da instituição.

É o setor responsável pelo recrutamento de novos profissionais, atendimento de pais e alunos, gerenciamento de questões trabalhistas etc.

Gestão de comunicação

Por fim, um dos setores que atuam na gestão escolar é a comunicação. Esse setor é responsável por toda a comunicação institucional da escola, pelo contato com os pais e alunos, além de pontes com a comunidade escolar e a imprensa.

A gestão de comunicação também atua no marketing institucional, divulgando os serviços que a escola oferece e captando novos alunos. São atividades da gestão de comunicação:

Gestão educacional

Muitas pessoas confundem os termos gestão educacional e gestão escolar. Apesar de serem parecidas, há diferenças entre elas.

Em suma, a gestão educacional são normas de caráter governamental que regulam as atividades de instituições de ensino, já a gestão escolar é uma metodologia administrativa, de forma geral.

Quais são os desafios da gestão escolar?

A gestão escolar não é uma tarefa trivial. Como vimos anteriormente, ela envolve a integração de vários setores da escola, que devem trabalhar para garantir a qualidade da educação. Listamos alguns desafios que acompanham a gestão escolar:

Evasão escolar

A evasão escolar é um dos principais desafios da gestão escolar. Para combater esse problema, toda a gestão precisa estar envolvida.

Por isso, a gestão pedagógica precisa cuidar para que o ensino seja de qualidade; a financeira que o preço não esteja muito alto, além de buscar benefícios para os pais; a de comunicação precisa fazer um bom trabalho elevando a reputação da escola e assim por diante.

Assim, com um bom trabalho, a evasão escolar e mudanças de escola conseguem ser diminuídas.

Motivação dos professores

O professor é o profissional que está a frente da aplicação das metodologias educacionais e tem diálogo mais próximo com os alunos. Por isso, um dos desafios da gestão escolar é manter o professor motivado e engajado com o sucesso da instituição.

O docente  se sente valorizado quando a escola oferece recursos e meios para lecionar, tem uma administração transparente e mantém uma boa relação com a comunidade. Por outro lado, a sobrecarga de trabalho e estrutura irregular promovem o contrário.

É importante que a escola invista na formação continuada dos professores, através de cursos de capacitação e estimule a participação.

Além disso, um espaço democrático, em que o educador tenha voz também colabora na construção de um ambiente motivador.

Para isso, é muito importante que a gestão escolar seja democrática, envolvendo o corpo docente e a comunidade nas decisões.

Escolha de tecnologias de ensino

A gestão escolar também é responsável pela escolha de tecnologias de ensino adequadas para a aplicação das metodologias em sala de aula e que gerem resultados significativos na aprendizagem.

Além disso, a gestão escolar deve estar atenta a todas as novidades que o mercado disponibiliza, mas também buscar tecnologias que tragam benefícios reais ao ensino, como o TutorMundi, por exemplo.

Respeito à diversidade

A gestão escolar deve trabalhar para promover um ambiente saudável para todos, com o objetivo de reduzir já na infância problemas graves como o racismo e o preconceito.

Por isso, a escola deve investir em ações de inclusão nas escolas, como: atividades e conteúdo educativo que estimulem o debate sobre temáticas sociais e culturais.

Promover a acessibilidade

A escola precisa promover um espaço acessível, não apenas em sua estrutura, mas também com profissionais preparados para receber alunos que apresentem deficiências físicas, déficit de aprendizagem ou outros limitadores.

Dessa forma, a acessibilidade também deve estar presente nas ações educativas, promovendo uma consciência de inclusão entre os estudantes que vão acolher os colegas.

Encontrar um diferencial competitivo

Diferencial competitivo é o conjunto de características que diferenciam a escola das demais. Em outras palavras, é a abordagem educacional, metodologia de ensino ou infraestrutura que fazem da sua escola única.

O diferencial competitivo agrega valor para a escola e influencia na escolha dos pais e responsáveis.

Desse modo, para saber como agregar um diferencial que destaque a sua escola, faça uma análise da concorrência. Observe quais são os pontos fortes e fracos das escolas concorrentes e construa a estratégia que vai diferenciar a sua instituição das outras.

Alguns dos diferenciais mais buscados em escolas são: 

Veja como entender e melhorar seu diferencial competitivo com nosso guia gratuito! 🤩

Como tornar a gestão escolar eficiente e saudável?

Selecionamos algumas dicas que podem ajudar a tornar a gestão escolar mais efetiva e com bons resultados para a instituição e para as pessoas que convivem na escola.

Tenha um planejamento estratégico

É fundamental levantar um diagnóstico dos principais problemas da escola para criar um planejamento estratégico com ações para curto, médio e longo prazo.

Para isso, usar o Design thinking na educação é uma estratégia interessante.

Assim, a partir desse planejamento, a escola terá uma ferramenta importante para traçar o caminho que será trilhado em todas as esferas da gestão escolar, otimizando o trabalho de todos.

Conte com um sistema de gestão escolar

Um sistema de gestão escolar é um excelente aliado para atingir bons resultados na escola, especialmente na era tecnológica em que vivemos.

Com um sistema desses, todos os processos mencionados acima podem ser facilitados, em especial a contabilidade e a gestão pedagógica.

Portanto, é essencial ter um bom sistema de gestão escolar para ter um ano letivo de sucesso.

Transparência com o projeto pedagógico

O projeto político pedagógico é um documento que apresenta de forma clara e objetiva qual é a proposta pedagógica da escola e como ela pretende alcançá-la.

Por isso é importante manter esse documento acessível para toda a comunidade escolar, oferecendo maior transparência nesse processo.

Além disso, é muito importante oferecer o treinamento adequado para professores e funcionários da escola para que eles tenham condições de aplicar as metodologias de ensino apontadas no PPP. 

Valorizar a comunicação

A gestão de comunicação tem o papel primordial de conectar as pontas do ambiente escolar, aproximando coordenadores, professores, pais e alunos.

Logo, investir em ferramentas que facilitem a comunicação, como redes sociais, quadros de aviso, sites, documentos e profissionais especialistas em comunicação é fundamental.

Apoiar a comunidade escolar

Os alunos, pais, vizinhos, familiares etc fazem todos parte da comunidade escolar. É da comunidade que vêm as matriculas.

Portanto, é preciso mostrar suporte à comunidade escolar, através de coisas como:

Ações como essa vão mostrar que a escola é importante e que de fato ela é relevante na comunidade em que está presente.

Conclusão

Portanto, a gestão escolar surgiu para descentralizar o trabalho de gerir os recursos da escola, atribuindo responsabilidades para setores a partir de um planejamento estratégico.

Logo, é papel da gestão promover um ambiente saudável na escola, em que  os professores e alunos se sintam motivados e que haja  satisfação para todos os pais e responsáveis.

Uma gestão escolar eficiente é um diferencial para a sua instituição de ensino.

Dessa forma, toda a comunidade escolar ganha com os benefícios de uma boa administração.

Veja como melhorar a sua gestão escolar com o nosso guia “Sua escola é competitiva no mercado?“. Clique para baixar grátis!

Fontes

Dimensões da Gestão Escolar

Gestão escolar Proesc