A prática docente, apesar de muito importante e valorosa, é muito desgastante para os professores, o que os leva a ficarem facilmente desmotivados.

Por isso, é preciso que a administração escolar esteja sempre focada em motivar os professores, mas de que forma é possível fazer isso? 

Neste artigo, vamos dar 5 dicas de como motivar o corpo docente de forma fácil!

Boa leitura!

Banner com a capa sobre o Modelo de Relatório de acompanhamento pedagógico para facilitar o trabalho dos professores e deixá-los mais motivados.

Motivos para a desmotivação dos professores

Não é difícil encontrar um professor desmotivado com a carreira, isso culmina em uma grande quantidade de docentes que mudam de profissão a cada ano, levando as escolas a enfrentarem dificuldades na contratação de professores, especialmente de fundamental II e ensino médio.

Alguns dos motivos para o desânimo do corpo docente são: 

Mas, em especial, queremos focar em 3 motivos que apresentaremos a seguir:

Falta de disciplina dos alunos

A falta de disciplina dos alunos nas aulas é uma das coisas mais estressantes para os professores, pois boa parte da aula acaba sendo gasta tentando manter a ordem.

Devido à necessidade de seguir o cronograma escolar, mesmo que seja bem difícil dar as aulas, o professor precisa continuar passando o conteúdo.

Isso faz com que não haja muito tempo para atividades diferenciadas que manteriam os alunos mais disciplinados, como uso de rotação por estações, por exemplo.

Outras coisas que contribuem para a falta de disciplina são a falta de estrutura e orientação familiar e salas de aula lotadas.

Portanto, a falta de disciplina dos alunos é um dos motivos da desmotivação dos professores.

Sobrecarga docente

Outro motivo da falta de motivação dos professores é a sobrecarga de trabalho. Os professores têm que lidar com muita burocracia, como: sistema de notas, semanário, relatórios, além de avaliar inúmeras provas e atividades.

Professores continuamente usam os finais de semana para preparação de atividades e inclusão de atividades no sistema da escola.

Além disso, há também a necessidade de realizar plantões de dúvidas e de responder perguntas dos alunos no AVA da escola ou até mesmo via whatsapp.

Tudo isso faz com que os docentes não tenham muito tempo livre, contribuindo para a desmotivação dos professores.

Alunos desmotivados

Por último, os próprios alunos desmotivados também afetam os docentes.

Quando o professor tem tempo para preparar algo diferente e pede a classe para fazer a atividade diferenciada, não há engajamento dos alunos.

Isso é extremamente desmotivador, pois parece que o trabalho duro não é recompensado, o que acaba fazendo com que o professor não tente mais realizar essas atividades.

Tal atitude leva a um ciclo vicioso, porque o professor desmotivado não tenta nada para engajar os alunos, o que os deixa ainda mais desmotivados e, consequentemente, piorando a falta de motivação do professor.

Ilustração de como funciona o ciclo vicioso entre alunos e professores desmotivados.

As causas da desmotivação dos alunos são várias, mas uma das principais delas é o desnível escolar.

Ao contemplar a desigualdade de conhecimento, muitos alunos desistem e simplesmente levam os estudos com o mínimo esforço possível, já que acreditam que nunca irão alcançar os outros porque não têm o suporte necessário.

Logo, alunos desmotivados também desmotivam os professores.

Como motivar o corpo docente em 5 maneiras

Por mais complicado que pareça o cenário, ainda é possível reverter isso e estimular professores desmotivados.

Isso porque os docentes amam a profissão e só precisam de uma ajuda para ficarem novamente dispostos, e essa ajuda não é apenas um motivacional para professores.

Veja a seguir 5 formas de estimular professores desmotivados!

1. Reconhecer e apreciar o trabalho do professor

Se você perguntar a algum professor o que o motiva, provavelmente ouvirá respostas semelhantes a essas: 

De fato, o reconhecimento é uma das coisas que mais estimula os professores desmotivados, mas o contrário também acontece, a falta de reconhecimento, especialmente por parte da gestão escolar, é uma das coisas que mais desmotiva os professores.

Por isso, é crucial que a administração da escola mostre reconhecimento ao trabalho dos professores, com coisas como:

Atitudes como essas, por pequenas que sejam, mostram aos docentes que eles são importantes, reconhecidos e apreciados na escola em que trabalham, aumentando, assim, a motivação dos professores.

Banner com a capa sobre a História de Sucesso do Colégio XIX de Março, um dos parceiros do TutorMundi, em como se adequou as necessidades do ensino online.

2. Criar um plano de carreira para os professores

Criar um plano de carreira certamente é uma das formas de como estimular professores desmotivados, porque, como apresentamos acima, os baixos salários são uma das coisas que desanimam um professor.

Além de ter que aguentar uma rotina bem estressante, o professor recebe pouco pelo seu trabalho, o que o leva ao desânimo.

Para evitar que isso aconteça, é interessante criar um plano de carreira para o professor, em que ele ganhe um percentual a mais ao realizar e completar coisas como:

Isso vai fazer com que o professor fique mais motivado, pois irá ganhar mais, além de contribuir para que ele sempre esteja fazendo uma formação continuada e, com isso, aumentando a qualidade das aulas.

3. Ficar ao lado dos docentes

Coordenadora escolar demonstrando suporte aos professores para motivar os professores.
pexels

Isso pode parecer estranho para alguns, mas muitas escolas não acompanham e nem defendem seus professores, o que é uma das causas da desmotivação dos professores.

Ficar ao lado do professor significa:

Atitudes como essas fazem a diferença para os docentes, uma vez que eles sentem que têm com quem contar, que a administração escolar trabalha com eles e não contra eles.

Esse cuidado é, portanto, uma das formas de estimular professores desmotivados.

Baixe também nosso modelo de relatório de acompanhamento pedagógico e facilite o trabalho de seus professores! 😁

4. Proporcionar acompanhamento psicológico aos docentes

Essa certamente é uma excelente maneira de dar incentivo para professores. Recentemente a importância da saúde mental tem sido destacada na sociedade e precisa ser valorizada na escola também.

Muitas vezes as escolas oferecem psicólogos ou psicopedagogos aos estudantes, mas não dão esse tipo de suporte aos seus professores.

Esse grupo é justamente quem precisa estar com a saúde mental sempre em dia para conseguir lidar bem com os estudantes. 

Assim, é interessante fazer coisas como:

Com atitudes como essas, seus professores não apenas ficarão mais motivados, mas também com maior gestão emocional, com melhor relacionamento com os alunos e até com a gestão.

5. Usar a tecnologia para facilitar o trabalho do professor

Os benefícios da tecnologia na educação são muitos, especialmente para o corpo docente. Professor e tecnologia podem ser uma dupla imbatível.

Com a tecnologia, é possível diminuir a sobrecarga dos professores com softwares de gerenciamento, além de melhorar a motivação dos alunos diminuindo os desníveis escolares.

Além disso, uma infraestrutura tecnológica permite ao professor passar o conteúdo de forma mais dinâmica e eficiente, como com:

Por isso, vale a pena investir na tecnologia educacional para motivar professores, e uma boa tecnologia para isso é TutorMundi, que apresentaremos em seguida.

Como o TutorMundi diminui a sobrecarga docente

O TutorMundi é um aplicativo de reforço escolar em que o aluno tem acesso a tutores das melhores universidades do Brasil na hora, sem precisar agendar.

O app contempla todas as matérias da BNCC e o estudante pode tirar quantas dúvidas quiser ou pedir uma explicação aprofundada em qualquer conteúdo que ele queira entender melhor.

Ao utilizar o aplicativo, o aluno não sobrecarrega o professor com perguntas ou dúvidas no AVA ou nas redes que o colégio disponibiliza para este contato. Além disso, o professor não precisa mais fazer plantões na escola para atender os alunos.

Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem

Com o TutorMundi, também, os desníveis escolares são reduzidos e o professor consegue até acelerar o ritmo que passa os conteúdos em sala, pois os alunos acompanharão mesmo que ele acelere.

Outra coisa que facilita o trabalho docente é a disponibilização de dados que permitem aos professores identificarem as maiores dificuldades dos alunos, suas dúvidas recorrentes e ter uma visão mais interdisciplinar.

Assim, usar o aplicativo para a redução da sobrecarga dos professores é um caminho para estimular professores desmotivados.

Veja como o Colégio Fator diminuiu a sobrecarga dos professores! Clique aqui. 🤩

Como motivar alunos desmotivados

Professora animando os alunos mostrando alguns países no globo terrestre.
pexels

O aplicativo pode ser acessado direto do celular em qualquer momento que o aluno tenha alguma dúvida.

Essa ação imediata faz com que o aluno não se sinta “preso” por não conseguir avançar no estudo, o que gera uma melhor autoestima no estudante, deixando-o motivado.

Além disso, no app, os estudantes têm contato com tutores que enfrentaram as mesmas dificuldades que eles, mas mesmo assim conseguiram entrar na faculdade desejada. Esses exemplos também os motivam a estudarem para conseguirem realizar seus sonhos.

Há também a disciplina de “orientação de estudos”, em que os alunos aprendem como estudar e recebem a ajuda do tutor para a elaboração de uma rotina e um cronograma de estudos.

Dessa forma, com mais organização no cotiadiano, os alunos tendem a ficar mais motivados por conseguirem completar rotinas realistas planejadas para eles.

Por último, com todos esses benefícios, os desníveis escolares são reduzidos, o que deixa o aluno mais motivado porque, ao se comparar com os colegas, não vê mais uma lacuna tão grande.

Com isso, os professores são motivados também e a qualidade das aulas aumenta.

Como melhorar a disciplina em sala de aula

Justamente por deixar os alunos mais motivados, usar o TutorMundi melhora a disciplina em sala de aula, mas não apenas por isso!

Como há redução dos desníveis, é natural que os alunos fiquem mais engajados nas aulas, mas também por terem criado uma rotina de estudos ao utilizar o aplicativo.

Outra coisa interessante é que é possível ao aluno – se houver permissão da escola, é claro – utilizar o TutorMundi durante as aulas. 

Assim, caso o professor explique algo que ele não entenda, em vez de perguntar ali e interromper o cronograma da aula, ele pode perguntar diretamente ao tutor e ter uma explicação personalizada.

Logo, com uma melhor disciplina em sala de aula, é possível estimular os professores desmotivados.

Conclusão

Professores desmotivados são comuns, mas é possível reverter esse quadro! Conte com a ajuda do TutorMundi para isso!

Teste, sem compromisso, o aplicativo em sua escola! Converse com a gente 😁