Toda escola que demonstra preocupação com o ensino dos alunos possui uma monitoria escolar que atenda as dúvidas dos alunos ao menos uma vez por semana, como um reforço.

Entretanto, fazer uma monitoria eficiente é um grande desafio para as instituições de ensino, pois os custos são elevados para pouco aproveitamento.

Por isso, preparamos este artigo com dicas de como melhorar a monitoria de sua escola! Boa leitura.

O que é monitoria escolar?

O termo monitoria escolar pode ser utilizado para se referir a 3 tipos de atividades dentro de uma instituição de ensino:

  1. É um momento em que os professores, tutores ou monitores ficam à disposição para tirar as dúvidas dos alunos e ajudá-los com reforço escolar.
  2. É um programa preparado pela instituição em que os alunos com mais facilidade ensinam os demais. Normalmente isso é feito no ensino superior, já que o aluno ganha uma bolsa para ministrar estes atendimentos.
  3. É o nome dado à profissão de auxiliar da escola. O monitor escolar vigia os alunos, ajuda os professores em suas demandas e fica responsável por atividades diversas dentro da escola. 

Para este artigo, vamos focar no primeiro caso: a monitoria escolar que a instituição oferece aos alunos por meio da contratação de professores ou monitores que normalmente são estagiários.

Qual a diferença entre monitoria escolar e plantão de dúvidas?

A diferença entre monitoria e plantão de dúvidas depende da forma que a própria instituição coloca essas atividades.

No geral, a monitoria, muitas vezes, acaba sendo uma aula extra, uma aula de reforço escolar que os alunos podem fazer perguntas ao final.

Por outro lado, o plantão de dúvidas não envolve uma aula, apenas o professor atendendo aos estudantes um a um.

Em suma, os dois são parecidos e muitas vezes enfrentam os mesmos problemas que abordaremos a seguir.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Quais as maiores dificuldades da monitoria escolar?

A monitoria na escola nem sempre é efetiva, o que faz com que muitas escolas tenham resistência ao implementá-la ou a vejam como um desperdício de dinheiro.

Entretanto, ela ainda é necessária porque se não os pais reclamam que a escola não dá reforço adequado aos alunos, fazendo com que a monitoria seja um grande desgosto da escola.

Os principais problemas das monitorias escolares são:

Professores ociosos

Como as monitorias e plantões de dúvidas acontecem em horários fixos, um professor ou monitor escolar precisa ser contratado para estar lá à disposição dos alunos.

O problema é que poucos alunos aparecem (quando aparecem), deixando o professor ocioso por muito tempo, mas que mesmo assim recebe o valor da hora aula dele.

Mesmo se o plantão for feito online, ainda assim existe o grande risco do professor ficar sem ter quem atender, tornando a monitoria um desperdício de dinheiro.

Filas de alunos

Outro problema das monitorias escolares presenciais é a fila. Isso pois algumas matérias como matemática e física são muito requisitadas, especialmente antes das provas, o que gera uma fila grande na espera pelo atendimento.

Por conta disso, há um desânimo nos alunos, o que os frustra e os deixa desmotivados de irem à próxima monitoria.

Necessidade de deslocamento

Ter que se deslocar até a escola é um dos grandes obstáculos para que os alunos frequentem a monitoria.

Isso acontece pois os alunos são dependentes dos pais para os levarem, e muitos não têm essa disponibilidade para levarem os filhos as monitorias.

Entretanto, caso o aluno consiga ir de uber ou de ônibus, há um custo envolvido e o tempo alto de deslocamento, o que o desanima.

Além disso, muitos estudantes já possuem atividades extracurriculares no contraturno, o que dificulta a ida à monitoria nos horários fornecidos pela escola.

Horários fixos

Ter horários fixos também dificulta o sucesso das monitorias porque:

Sendo assim, esses são os principais motivos que a monitoria escolar é ineficiente nas escolas. 

Mas como é possível resolver esses problemas? É o que apresentamos em seguida!

Solução: aplicativo de monitoria escolar

Para que sua monitoria escolar seja eficiente, ela precisa ser rápida, flexível e que traga uma boa experiência educacional para o aluno. 

Nesse sentido, só levar a monitoria para o google meet, por exemplo, não resolve todos os problemas, porque ainda haverá horários fixos, professores ociosos e falta de flexibilidade.

Por isso, ter um aplicativo de monitoria escolar é uma excelente forma de potencializar a monitoria de sua escola, pois:

Funciona sob demanda

Um aplicativo de monitoria escolar aciona o tutor ou monitor apenas quando o aluno precisa. Por isso, todo o tempo e dinheiro é bem aproveitado, já que seus professores não ficarão ociosos.

Além disso, o aluno consegue o contato com o monitor exatamente no momento que precisa, sem ter que esperar até o dia marcado da monitoria.

Outra coisa interessante é que o tempo entre as matérias também é bem distribuído, já que o aluno chama nas matérias que ele precisa.

Então, se um aluno tem uma dúvida pontual de filosofia, por exemplo, que é uma matéria não muito requisitada e que normalmente não há plantão na escola dessa disciplina, ele pode chamar um tutor ali para ajudá-lo na hora.

Um aplicativo de monitoria escolar possui todas as matérias da BNCC para os alunos consultarem quando precisarem.

Não tem filas

Pelo aplicativo de monitoria escolar, o estudante acessa direto do celular na hora que ele precisa. Ou seja, não há mais filas na escola.

Além disso, por ser o dia todo e todos os dias, não há acúmulo de alunos buscando monitoria em um horário específico.

Dessa forma, os estudantes não precisam ficar esperando em longas filas e podem, assim, utilizar seu tempo de forma mais produtiva.

Sem deslocamento! Tudo direto do celular

Com um aplicativo de monitoria escolar o estudante não precisa mais se deslocar até a escola para frequentar o plantão de dúvidas.

Isso economiza tempo e dinheiro do aluno e dos responsáveis, otimizando também a quantidade de uso das monitorias, que agora ficam muito mais frequentes.

Disponível a qualquer hora!

Diferente das monitorias escolares que têm horários fixos para o atendimento dos alunos, um aplicativo de monitoria escolar permite que o estudante chame um tutor em qualquer horário e qualquer dia.

Dessa forma, o aluno consegue tirar suas dúvidas exatamente na hora que elas surgem e aprofundar-se na matéria no mesmo dia que ele está estudando aquele conteúdo.

Por isso, fazer a monitoria de sua escola por meio de um sotfware educacional potencializa e torna muito mais eficiente a monitoria de sua escola.

Logo, vale conhecer o TutorMundi! O aplicativo de monitoria online que mais cresce no Brasil!

Como um plantão de dúvidas pode gerar uma má experiência educacionalImagem msotrando como o TutorMundi melhora o plantão de dúvidas

O que é o TutorMundi?

O TutorMundi é um aplicativo de monitoria online que conecta alunos a tutores das melhores universidades do Brasil na hora, sem nenhuma necessidade agendamento.

As monitorias ocorrem por chat com o envio de áudios, imagens, vídeos e textos e o aluno pode selecionar o tutor que deseja que o atenda.

Imagem mostrando a correção de uma redação no TutorMundi, aplicativo de monitoria online

Além disso, o ambiente é seguro e o ensino é personalizado de acordo com as necessidades e preferências do estudante.

Todos os atendimentos geram relatórios que permitem à coordenação pedagógica entender as maiores dificuldades e dúvidas dos alunos, fazendo com que as intervenções pedagógicas sejam mais assertivas.

Quer ver como funciona uma aula no TutorMundi? Clique aqui! 😍

Conclusão

A monitoria escolar pode deixar de ser ineficiente para se tornar uma excelente ferramenta para personalizar o ensino de seus alunos.

Para fazer isso, pode contar com o TutorMundi!

Quer conhecer mais como funciona? Converse com a gente!