A volta às aulas é um momento que demanda muita energia e criatividade dos professores. Os reencontros e a animação podem dispersar a atenção dos alunos, por isso, usar uma dinâmica de acolhimento são fundamentais para ajudar a conter os ânimos.

Neste artigo, vamos abordar algumas dinâmicas para a volta às aulas que podem ajudar a quebrar o gelo e trazer mais engajamento para o ensino online.

Lista com 41 ferramentas, inclusive para fazer uma dinâmica de acolhimento

Por que fazer uma dinâmica para volta às aulas?

Voltar às aulas depois de um período de férias costuma ser um momento de festa para os alunos, que querem compartilhar o que viveram, retomar o contato e fazer novas amizades.

O professor precisa, portanto, driblar as distrações para começar o semestre com o pé direito. Para isso, a coordenação pedagógica pode mandar sugestões.

Mas, vale ressaltar, que podem levar alguns dias até que todos os alunos entrem no ritmo da escola.

Nesse sentido, as dinâmicas de acolhimento são importantes porque ajudam o aluno a sair de um estado de relaxamento para se concentrar nas aulas e retomar a rotina.

Por isso, o objetivo das dinâmicas de acolhimento é tornar o ambiente escolar mais receptivo e trazer a atenção dos alunos para a sala de aula, preparando o caminho que será trilhado ao longo do semestre.

Quais são os benefícios da dinâmica de acolhimento?

As dinâmicas de acolhimento na volta às aulas são atividades que ajudam a conectar a mente e o corpo e entrosar os alunos antes de mergulhar no conteúdo do semestre.

Depois de um longo período de férias (e em boa parte do ano sem a presença física em sala de aula), os alunos precisam de um estímulo para retomar os estudos e nada melhor, para essas horas, do que o afeto e a compreensão.

As dinâmicas englobam desde tarefas simples, como falar sobre o dia a dia e os desejos para o resto do ano, até jogos e brincadeiras que estimulam a atividade física e o desenvolvimento cognitivo.

As atividades abrem o caminho para que o aluno fale e escute o outro, e ao se sentir ouvido, ele destrava os bloqueios socioemocionais e a aula se torna mais humanizada.

Conheça alguns benefícios de dinâmicas de acolhimento na volta às aulas:

Como fazer uma dinâmica de acolhimento? 7 Dinâmicas para se inspirar

Vamos conhecer algumas dinâmicas de acolhimento que podem ser aplicadas tanto em aulas presenciais quanto na a educação a distância. Confira!

Duas verdades e uma mentira

Essa dinâmica é bem divertida e ajuda a conhecer melhor a personalidade do aluno. Ela consiste em pedir que o aluno fale três afirmações sobre si mesmo, mas uma delas deve ser falsa.

Então, os colegas deverão descobrir qual delas é a mentira.

Por exemplo, um aluno diz que nasceu em São Paulo, tem dois irmãos e já viajou para fora do país.

Além disso, um detalhe interessante é que normalmente as crianças inventam uma mentira que gostariam que fosse verdade.

Em aulas online, essa dinâmica pode ser realizada com fóruns de discussão, seguindo as mesmas regras.

A, B, C…

Tipos de dinâmicas de acolhimento online

Para essa dinâmica, os alunos devem dizer uma palavra sobre si seguindo a ordem alfabética. O professor pode começar a dinâmica, fazendo uma declaração que comece com a letra A. O próximo estudante pega a letra B, e assim por diante.

As palavras podem ser qualquer coisa que a pessoa goste, como hobbies, esportes, áreas de interesse, etc.

Em caso de aulas online, a atividade pode ser realizada em classe ou em turmas virtuais. Use quadros de discussão ou outras ferramentas de aprendizagem digital que permitam a participação de vários usuários simultaneamente, como o Padlet.

Memória Fotográfica

Na primeira semana de aulas, peça para os alunos escolherem uma foto da infância. Distribua as fotos entre os colegas, que devem identificar quem é a pessoa da foto.

Com as fotos antigas, os alunos podem reconhecer as mudanças com a passagem do tempo. A atividade, também, ajuda o professor a memorizar os nomes dos alunos.

Vamos Tuitar!

Seguindo o formato do Twitter, os alunos devem fazer uma breve descrição sobre si mesmos, de até 140 caracteres. 

Se a sua escola utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem que permite chats e interações, essa simulação de Twitter pode acontecer no mural da disciplina.

A dinâmica também pode ser feita de forma sem tecnologia, com o uso de cartões, para em seguida compartilhar as descrições com os demais colegas.

Volta ao mundo

Nessa dinâmica de acolhimento, cada aluno deve escolher um país e pensar em três pistas. Os colegas devem adivinhar qual país o aluno escolheu com base nas pistas.

Em atividades online, o aluno pode usar recursos como músicas tradicionais, fotografias que mostrem a cultura ou a natureza do país, sem entregar a resposta para os colegas.

Além de quebrar o gelo nas aulas, essa atividade também exercita o conhecimento da geografia e da história dos países, podendo ser utilizada em aulas dessas disciplinas.

Tags

Na dinâmica com Tags, cada aluno deve criar um “crachá”, em que, além do nome, deve marcar algumas informações sobre sua personalidade. As sugestões são:

dinâmicas de acolhimento online

Obs: o número e o tipo das informações pode ser personalizado de acordo com o interesse do professor. As informações acima são sugestões.

Para aulas presenciais, peça aos alunos que conversem uns com os outros para encontrarem interesses em comum com base em seus crachás.

Para aulas online, com os crachás, está na hora de criar um fórum de discussão no AVA da turma. Os alunos devem compartilhar seus crachás com os colegas. Depois de alguns dias, peça para que eles formem grupos baseados nos interesses em comum.

A dinâmica é uma chance de fazer com que os alunos estreitem os laços e conheçam colegas com interesses semelhantes antes de começar as atividades escolares.

Dinâmica de acolhimento com Kahoot

Kahoot! para dinâmicas de acolhimento online

O Kahoot é uma ferramenta virtual de aprendizagem gratuita voltada para a realização de quizzes e avaliações interativas.

A plataforma oferece vários modelos de dinâmicas de acolhimento online para usar em aulas remotas. Trazemos alguns templates para você utilizar agora mesmo. Você pode duplicar o quiz e editar com as suas perguntas e respostas.

Utilize as avaliações do Kahoot para criar dinâmicas com os estudantes, descobrir quais são os seus interesses e o que esperam do semestre.

Ao final de cada quiz, a plataforma fornece um pódio com os alunos que se destacam, o que pode ser interessante para estimular a participação.

Conclusão

Você viu neste artigo que a dinâmica de acolhimento na volta às aulas é uma ótima forma de quebrar o gelo e dar o pontapé inicial no semestre.

Em aulas a distância, as dinâmicas de acolhimento online tornam o ambiente digital mais caloroso e humanizado e estimulam a participação e o engajamento com as atividades.

Nesta volta às aulas, leve criatividade para a sala de aula, seja ela presencial ou remota, e transforme a experiência do aprendizado dos seus alunos!

Baixe também nossa lista com 41 ferramentas para aulas!

Fontes

Virtual Icebreaker 4172

Connect students with our icebreaker kit for back to school