dinamicas-de-acolhimento-online

Dinâmicas de acolhimento online para a volta às aulas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

A volta às aulas é um momento que demanda muita energia e criatividade dos professores. Os reencontros e a animação podem dispersar a atenção dos alunos, por isso, dinâmicas de acolhimento são fundamentais para ajudar a conter os ânimos.

Segundo o balanço da Unesco sobre a situação da educação no Brasil, escolas em todo o país estão retomando as atividades presenciais gradativamente, o que deve aumentar no segundo semestre letivo com mais pessoas vacinadas.

Mesmo assim, a maior parte das instituições vai manter a educação a distância e modelos de ensino híbrido no segundo semestre. 

Em aulas remotas, as dinâmicas de acolhimento online exigem o domínio de outras habilidades e ferramentas para conquistar a atenção dos alunos e tornar o retorno às atividades mais interessante.

Neste artigo, vamos abordar algumas dinâmicas para a volta às aulas que podem ajudar a quebrar o gelo de uma aula remota e trazer mais engajamento para o ensino online.

Por que fazer uma dinâmica na volta às aulas?

Voltar às aulas depois de um período de férias costuma ser um momento de festa para os alunos, que querem compartilhar o que viveram, retomar o contato e fazer novas amizades.

O professor precisa, portanto, driblar as distrações para começar o semestre com o pé direito. Mas, vale ressaltar, que podem levar alguns dias até que todos os alunos entrem no ritmo da escola.

Saiba mais >> Como trabalhar com alunos desmotivados e desinteressados nas aulas remotas?

As dinâmicas de acolhimento são importantes porque ajudam o aluno a sair de um estado de relaxamento para se concentrar nas aulas e retomar a rotina.

O objetivo das dinâmicas de acolhimento é tornar o ambiente escolar mais receptivo e trazer a atenção dos alunos para a sala de aula, preparando o caminho que será trilhado ao longo do semestre.

Quais são os benefícios da dinâmica de acolhimento?

As dinâmicas de acolhimento na volta às aulas são atividades que ajudam a conectar a mente e o corpo e entrosar os alunos antes de mergulhar no conteúdo do semestre.

Depois de um longo período de férias (e em boa parte do ano sem a presença física em sala de aula), os alunos precisam de um estímulo para retomar os estudos e nada melhor, para essas horas, do que o afeto e a compreensão.

As dinâmicas englobam desde tarefas simples, como falar sobre o dia a dia e os desejos para o resto do ano, até jogos e brincadeiras que estimulam a atividade física e o desenvolvimento cognitivo.

As atividades abrem o caminho para que o aluno fale e escute o outro, e ao se sentir ouvido, ele destrava os bloqueios socioemocionais e a aula se torna mais humanizada.

Conheça alguns benefícios de dinâmicas de acolhimento na volta às aulas:

  • Melhora a atenção do estudante;
  • Estimula a participação nas atividades;
  • Aumenta o engajamento com as disciplinas;
  • Humaniza o processo de ensino aprendizagem;
  • Promove a socialização e a recepção de novos alunos.

Como fazer uma dinâmica de acolhimento online?

Não podemos falar da volta às aulas em 2021 sem abordar o ensino remoto. Na educação a distância, a dinâmica de acolhimento online também traz resultados importantes e ajuda a motivar o aluno.

As dinâmicas na volta às aulas online acontecem através de ferramentas digitais de aprendizagem, como o Google Classroom, e demandam bastante criatividade dos professores.

Elas podem ser utilizadas tanto em formato síncrono ou assíncrono, a depender do objetivo e do tempo disponível para as dinâmicas de grupo.

Vamos conhecer algumas dinâmicas de acolhimento que podem ser aplicadas tanto em aulas presenciais quanto na a educação a distância. Confira!

Duas verdades e uma mentira

Essa dinâmica é bem divertida e ajuda a conhecer melhor a personalidade do aluno. Consiste em pedir que o aluno fale três afirmações sobre si mesmo, mas uma delas deve ser falsa. Os colegas deverão descobrir qual delas é a mentira.

Por exemplo, um aluno diz que nasceu em São Paulo, tem dois irmãos e já viajou para fora do país. Um detalhe interessante é que normalmente as crianças inventam uma mentira que gostariam que fosse verdade.

Em aulas online, essa dinâmica pode ser realizada com fóruns de discussão, seguindo as mesmas regras. A atividade pode ser realizada tanto em aula síncrona, em um chat ao vivo, quanto em formatos assíncronos com tempo definido para envio das respostas.

Saiba mais >> Como usar a Taxonomia de Bloom para aulas online (115 verbos)

A, B, C…

Tipos de dinâmicas de acolhimento online

Para essa dinâmica, os alunos devem dizer uma palavra sobre si seguindo a ordem alfabética. O professor pode começar a dinâmica, fazendo uma declaração que comece com a letra A. O próximo estudante pega a letra B, e assim por diante.

As palavras podem ser qualquer coisa que a pessoa goste, como hobbies, esportes, áreas de interesse, etc.

A atividade pode ser realizada em classe ou em turmas virtuais. Use quadros de discussão ou outras ferramentas de aprendizagem digital que permitam a participação de vários usuários simultaneamente, como o Padlet.

Memória Fotográfica

Na primeira semana de aulas, peça para os alunos escolherem uma foto da infância. Distribua as fotos entre os colegas, que devem identificar quem é a pessoa da foto.

Com as fotos antigas, os alunos podem reconhecer as mudanças com a passagem do tempo. A atividade, também, ajuda o professor a memorizar os nomes dos alunos.

Saiba mais >> Como otimizar a rotina dos professores com 15 ferramentas para aulas remotas

Vamos Tuitar!

Seguindo o formato do Twitter, os alunos devem fazer uma breve descrição sobre si mesmos, de até 140 caracteres. 

Se a sua escola utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem que permite chats e interações, essa simulação de Twitter pode acontecer no mural da disciplina.

A dinâmica também pode ser feita em aulas presenciais, com o uso de cartões, para em seguida compartilhar as descrições com os demais colegas.

Volta ao mundo

Nessa dinâmica de acolhimento, cada aluno deve escolher um país e pensar em três pistas. Os colegas devem adivinhar qual país o aluno escolheu com base nas pistas.

Em atividades online, o aluno pode usar recursos como músicas tradicionais, fotografias que mostrem a cultura ou a natureza do país, sem entregar a resposta para os colegas.

Além de quebrar o gelo nas aulas, essa atividade também exercita o conhecimento da geografia e da história dos países, podendo ser utilizada em aulas dessas disciplinas.

Tags Virtuais

Na dinâmica com Tags Virtuais, cada aluno deve criar um “crachá virtual”, em que, além do nome, deve marcar algumas informações sobre sua personalidade. As sugestões são:

  • No centro, nome e sobrenome do aluno;
  • No canto superior esquerdo, quatro coisas que gosta de fazer;
  • No canto inferior esquerdo, quatro filmes favoritos;
  • No canto superior direito, quatro cantores ou bandas favoritos;
  • No canto inferior direito, quatro palavras que descrevem sua personalidade.
dinâmicas de acolhimento online

Obs: o número e o tipo das informações pode ser personalizado de acordo com o interesse do professor. As informações acima são sugestões.

Com os crachás virtuais, está na hora de criar um fórum de discussão no AVA da turma. Os alunos devem compartilhar seus crachás com os colegas. Depois de alguns dias, peça para que eles formem grupos baseados nos interesses em comum.

A dinâmica é uma chance de fazer com que os alunos estreitem os laços e conheçam colegas com interesses semelhantes antes de começar as atividades escolares.

Dinâmicas com Kahoot!

Kahoot! para dinâmicas de acolhimento online

O Kahoot é uma ferramenta virtual de aprendizagem gratuita voltada para a realização de quizzes e avaliações interativas.

A plataforma oferece vários modelos de dinâmicas de acolhimento online para usar em aulas remotas. Trazemos alguns templates para você utilizar agora mesmo. Você pode duplicar o quiz e editar com as suas perguntas e respostas.

  • Introdução de volta às aulasEste modelo para a volta às aulas traz perguntas sobre como foram as férias do aluno.
  • Conheça seu professor – Template para usar com os alunos contando um pouco sobre a sua rotina e ajudar a conhecer melhor quem está ensinando.
  • Conheça seu colegaNesse quiz, os alunos podem preencher com informações sobre eles mesmos e compartilhar o teste com os colegas.
  • Lembranças das férias – Os alunos podem criar o quiz contando como foram as férias e compartilhar com os colegas.

Utilize as avaliações do Kahoot para criar dinâmicas com os estudantes, descobrir quais são os seus interesses e o que esperam do semestre.

Ao final de cada quiz, a plataforma fornece um pódio com os alunos que se destacam, o que pode ser interessante para estimular a participação.

Quer saber mais sobre ferramentas de avaliação online? Conheça nosso guia completo com dicas para avaliar em aulas a distância!

Conclusão

Você viu neste artigo que a dinâmica de acolhimento na volta às aulas é uma ótima forma de quebrar o gelo e dar o pontapé inicial no semestre.

Em aulas a distância, as dinâmicas de acolhimento online tornam o ambiente digital mais caloroso e humanizado e estimulam a participação e o engajamento com as atividades.

Nesta volta às aulas, leve criatividade para a sala de aula, seja ela presencial ou remota, e transforme a experiência do aprendizado dos seus alunos!

Fontes

Virtual Icebreaker 4172

Connect students with our icebreaker kit for back to school

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Uma resposta

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação